• Carregando...
Somos os Amigos do HC
| Foto: Imagem cedida pela organização

Há 34 anos, um grupo de amigos percebeu que poderia contribuir para melhoria da qualidade do atendimento, assistência à saúde e com a formação dos profissionais de saúde dentro do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Assim, no dia 18 de setembro de 1986, nascia em Curitiba a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR (AAHC), carinhosamente chamada por todos de Amigos do HC.

A Associação é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que se dedica à promoção da saúde pública, tendo como foco a melhoraria na qualidade do atendimento aos pacientes, familiares e acompanhantes de tratamento do Complexo Hospital de Clínicas, que é composto pelo Hospital de Clínicas e pela Maternidade Victor Ferreira do Amaral. O Complexo HC conta com aproximadamente quatro mil funcionários, entre médicos, profissionais de saúde e demais áreas, além da atuação de mais de 300 professores e 500 residentes da área de saúde. Em 2019, foram realizados mais de 1,3 milhão de atendimentos.

Além da dedicação ao Complexo HC, desde 2016, os Amigos do HC também prestam assistência gratuita para crianças e adolescentes vítimas de violências graves e gravíssimas por meio do Programa DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.  Atualmente, o DEDICA realiza cerca de seis mil atendimentos por ano, sendo aproximadamente 300 pacientes por semana. Os casos são encaminhados pelo Complexo HC, Ministério Público, Vara da Infância, Conselhos Tutelares, Delegacias e outros centros de atendimento. O Programa oferece assistência psicológica, social, proteção legal, psicanalítica e médica, sendo modelo nacional de atendimento.

Para atingir o seu propósito, os Amigos do HC trabalham em busca de recursos destinados aos seus projetos. Devido o Hospital de Clínicas ser 100% SUS e o maior hospital público do Paraná, atende Curitiba, região metropolitana e diversos municípios do Estado. Desse modo, a atuação da organização beneficia um grande número de pessoas. O resultado do trabalho da Associação é transformado em investimentos em infraestrutura, aquisição de equipamentos de alta tecnologia e insumos que impactam diretamente na melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes, familiares e acompanhantes de tratamento do Complexo HC e do Programa DEDICA. As revitalizações da Central de Agendamento, a porta entrada do hospital para consultas, exames e internações; as novas instalações da Clínicas Cirúrgica 2 para os internamentos pré e pós-operatório de Otorrinolaringologia, Neurocirurgia e Oftalmologia; e apoio e atendimento às necessidades do Hospital de Clínicas durante a pandemia de Covid-19 são apenas alguns exemplos desse trabalho no ano de 2020.

O trabalho dos Amigos do HC é reconhecido por credenciamentos em entidades sociais, participação em conselhos de defesa de direitos voltados às crianças, adolescentes e idosos e prêmios concedidos por instituições e pela sociedade. Entre os prêmios conquistados recentemente, estão o 1° Prêmio Impulso de Boas Práticas no 3° Setor, na categoria Gestão de Projetos, e a 14ª Edição do Prêmio Áster, na categoria Responsabilidade Social, com o Programa DEDICA. Além disso, a Associação recebeu pelo segundo ano consecutivo o Selo Doar A+, que legitima seu padrão de gestão e transparência, o Selo ONG Transparente, ambos concedidos pelo Instituto Doar, e o Selo SESI ODS 2019 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis).

*Artigo escrito por Vitoria Peluso, jornalista e analista de marketing com experiência em criação de conteúdo. Vitoria é colaboradora dos Amigos do HC.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]