• Carregando...
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)| Foto:
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

As férias são um ótimo momento para descansar e para repensar algumas de nossas atitudes. Com tempo para aproveitar e refletir, podemos pensar no que desejamos para 2017. Pensar em nós mesmos, no outro e no mundo que nos rodeia.

Devemos levar em consideração o nosso comportamento em relação ao meio ambiente. Parece demagógico, mas peço sua reflexão. Nós fazemos parte de uma cadeia e certas vezes não nos apercebemos quanto nossas atitudes permeiam nosso bem-estar e o das futuras gerações. Destruímos a possibilidade de outros viverem com qualidade em ações do cotidiano e não nos recompomos e disciplinamos para melhorar essas condições.

Quando falamos em sustentabilidade nas férias é muito simples enxergarmos e percebermos o que isso quer dizer:

– Cuidar com a nossa produção do lixo, com o que nós fazemos com o lixo que produzimos;

– Na praia, se sou fumante, não devo colocar a bituca na areia para ser apagada e que apodreça ali;

– A espiga do milho verde que comemos na praia deve ter o destino correto e não ser enterrado na areia.

Esses são apenas simples exemplos de muitas atitudes que podemos tomar. Então, por que será que não nos comprometemos com o meio ambiente? Por que será que não paramos para pensar sobre isso?

É nítida a mudança climática que está acontecendo, sentimos e vivemos isso, mas não nos sensibilizamos. É como se nada nos fosse de valor, apenas viver intensamente.

Esquecemos as futuras gerações, não pensamos em manter a sustentabilidade a longo prazo.

Que tal deixar esse egoísmo e falta de responsabilidade de lado e fazer diferente em 2017? Que tal inserir metas mais sustentáveis em sua rotina? Mesmo que sejam metas simples como as citadas acima.

Façamos juntos um pensar sustentável, em atitudes do dia a dia que farão muita diferença se for coletiva:

– Separe o lixo adequadamente;

– Guarde o óleo/azeite usado em um lugar apropriado para o devido descarte;

– Consuma menos produtos industrializados;

– Economize água;

– Converse com amigos e vizinhos sobre uma possível corrente da sustentabilidade.

*Artigo escrito por Esther Cristina Pereira, Presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR). O SINEPE é colaborador voluntário do Instituto GRPCOM no blog Giro Sustentável.  

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]