• Carregando...
Uma chave para muitas possibilidades
| Foto: Imagem disponibilizada no site da organização: https://www.pescadoresdevidas.org.br/

Há 14 anos o projeto Pescadores de Vidas, formado por voluntários, atua no desenvolvimento e no fortalecimento da ideia de protagonismo social com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A Organização da Sociedade Civil (OSC) hoje é referência no desenvolvimento da autonomia por meio da viabilização do acesso a novas perspectivas de vida, através de novas oportunidades e informações.

Cerca de 90 menores de idade são beneficiados, atualmente, pelas atividades desempenhadas pela organização, que são muitas, como oficinas de dança, inglês, esportes, atletismo, monitoria, futebol, informática, roda de conversa e muito mais. A organização impacta ainda, as famílias das crianças e adolescentes beneficiados, com orientação e escuta.

A Associação Pescadores de Vidas foi vencedora, em 2019, da categoria Comunicação Interna do Prêmio Impulso de Boas Práticas do Terceiro Setor, do Instituto GRPCOM. A ação premiada foi a implantação de um informativo semanal. Conforme nos informa Thaise Marques, do Relacionamento Institucional da organização, a Associação Pescadores de Vidas funciona quase que 100% com trabalho voluntário, sendo em torno de 60 pessoas que trabalham de forma não remunerada. Esses voluntários são capacitados em primeiros socorros, atividades didáticas, ética e se responsabilizam pelo trabalho de atenção e orientação das crianças e adolescentes que participam das atividades e oficinas oferecidas pela instituição.

De acordo com Thaise, o informativo interno foi a forma encontrada para integrar esses voluntários com o que acontece na associação como um todo, sem que o indivíduo fique focado apenas na oficina em que atua. “Pelo informativo, enviamos convites de eventos internos, como festas do dia das Crianças e de Natal, confraternizações, além de ser uma ferramenta eficaz de comunicação, por meio da qual podemos solicitar apoio em outras atividades realizadas pela Associação, como em ideias para eventos beneficentes, vendas, trabalho prático nos dias em que são realizados eventos e atividades e apoio na divulgação.” O informativo permitiu, ainda, que a OSC pudesse divulgar internamente o resultado das ações, fotos dos eventos e atividades, os valores arrecadados e também se tornou uma forma prática efetiva de agradecer a todos os envolvidos pela participação.

A prática ganhadora tem capricho em sua execução. Quem produz foca em usar imagens, artes, textos e layouts atrativos para que a leitura seja prazerosa e para permitir que o voluntário verifique todas as informações em poucos minutos.

A organização atua na orientação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e promove orientação acerca de temas presentes nessas etapas da vida de jovens que crescem nesse contexto, como violência, drogas e gravidez precoce. A instituição se mantém por meio de doações e contando com o trabalho dos voluntários. Você pode se tornar um voluntário ou fazer uma doação. Acesse: https://www.pescadoresdevidas.org.br/

*Artigo escrito por Gabriella Porto, comunicóloga e redatora com experiência em comunicação organizacional e criação de conteúdo. Gabriella é colaboradora voluntária do Blog Giro Sustentável da Gazeta do Povo.

**Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]