i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Guilherme de Carvalho

Foto de perfil de Guilherme de Carvalho
Ver perfil

A agenda que pode derrotar Bolsonaro em 2022

  • Guilherme de CarvalhoPor Guilherme de Carvalho
  • 08/01/2021 18:32
Bolsonaro diz que gasto com cartão 'é zero' e desafia imprensa a desmenti-lo
O presidente da República, Jair Bolsonaro.| Foto: Marcos Correa/PR

A recente invasão do Capitólio confirma que Donald Trump e o movimento neotradicionalista que ele representa são um perigo para a república dos Estados Unidos e para a democracia em todo o mundo. E as palavras de Bolsonaro, alimentando as mesmas teorias conspiratórias gratuitas contra as instituições da nossa República, destacam o quanto ele é perigoso para o nosso país. Sim, o caso dos EUA é como o de um bêbado ao volante de uma carreta, ao passo que no Brasil o sujeito pilota um carrinho; mesmo assim, dá para fazer muito estrago.

Isso dito, penso que há perigos opostos no Brasil, inclusive o da ascensão do identitarismo ao poder máximo, o que apenas reforçaria a presente guerra cultural, destruindo ainda mais o nosso frágil tecido social. Derrotar Bolsonaro a qualquer custo não é suficiente; precisamos de alternativas. Meu artigo de hoje explora uma delas, que por não ser pragmática, mas principial, chamo de “a coisa certa a fazer”.

Como as elites culturais radicalizaram a guerra cultural

Pouco antes do fim do ano, a brasilianista Amy Erica Smith (da Iowa State University) e Taylor C. Boas (da Boston University) disponibilizaram um paper fascinante, conectando o aguçamento das políticas de sexualidade pela esquerda com a ascensão da direita cristã na América Latina e no Brasil: “Religião, política sexual e a transformação dos eleitorados latinoamericanos”. Os resultados foram apresentados no encontro anual da American Political Science Association.

O paper apresenta e discute os resultados de uma investigação científica sobre o comportamento eleitoral quando temas morais de interesse religioso ganham saliência na disputa pelos votos. Em termos simples: como as pessoas votam quando políticas de sexualidade e reprodução, como o aborto, ganham o centro das atenções? A pesquisa de Smith e Boas confirmou as intuições de muitos:

“Em uma região na qual temas materialistas como redistribuição econômica e controle do crime costumavam ser os maiores orientadores do voto, opiniões sobre gênero e sexualidade estão emergindo como uma nova clivagem que influencia a decisão nas eleições. Essas mudanças também estão mudando as implicações da religião para o comportamento eleitoral na região. Em uma era na qual temas materialistas dominavam a agenda, cristãos evangélicos latino-americanos tendiam a votar à esquerda, talvez por suas origens em classes baixas. Mas em tempos e lugares nos quais a política da sexualidade ganhou proeminência, essa minoria religiosa aliou-se ao bloco da direita. Onde o aborto está na agenda, os evangélicos são unidos a seus irmãos católicos, com ambas as tradições votando de modo mais conservador que os não religiosos. Assim, a ascensão da política da sexualidade está impulsionando a consolidação de uma nova direita cristã, uma base de suporte para candidatos como Jair Bolsonaro no Brasil – mesmo que a opinião pública, na média, esteja se inclinando a políticas mais liberais.”

Derrotar Bolsonaro a qualquer custo não é suficiente; precisamos de alternativas

As descobertas de Smith e Boas têm implicações de grande alcance. Anos atrás o conhecido sociólogo Paul Freston, atualmente professor na Universidade Wilfrid Laurier, no Canadá, e anteriormente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), defendeu que os evangélicos não representariam um bloco conservador ou reacionário unificado. Freston, que é evangélico e foi cooperador da Aliança Bíblica Universitária (ABU) por muitos anos, opunha-se nesse ponto a uma visão preconceituosa sobre os evangélicos que era bastante comum na sociologia paulista. Durante a era lulopetista, Freston teve sua leitura confirmada pelo amplo apoio eleitoral evangélico a Lula, a despeito de uma relativamente sólida manutenção de doutrinas morais conservadoras.

Mas então veio a reviravolta: uma forte reação evangélica contra o progressismo, culminando com a recusa da natimorta “Política Nacional de Participação Social” (PNPS, em 2014), com suas aspirações hegemônicas, e uma virada à direita. Não é possível alegar, com isso, que Freston estivesse errado. Sua tese segue válida, inclusive, pela confirmação, por Smith e Boas, de que nos temas mais “materialistas”, como seguridade social, saúde e economia, os cristãos seguem dispostos a apoiar visões mais à esquerda. Nesse sentido, mesmo agora eles continuam não sendo equivalentes tropicais do conservadorismo liberal do Partido Republicano dos EUA.

Onde está a diferença? Segundo os brasilianistas, no impacto das políticas de sexualidade. Aparentemente, no contexto latino, a oposição evangélica e católica a essas pautas é muito mais entranhada que nos EUA. E, com a reviravolta identitária dentro da esquerda brasileira – essa, por sua vez, importada dos EUA –, os temas “materialistas” tradicionais perderam seu lugar para temas morais e de costumes. E isso desnaturou o quadro analisado inicialmente por Freston, criando o que Smith e Boas descrevem como “novas clivagens” no eleitorado local. Eles atribuem a causa desse efeito, explicitamente, às elites culturais e movimentos sociais progressistas:

“Argumentamos que a emergência de novas clivagens eleitorais ao redor das políticas de sexualidade e religião deve ser atribuída não a mudanças demográficas graduais, como o crescimento do evangelicismo ou do desenvolvimento humano e da pós-modernização (...), mas antes a ações específicas das elites políticas, frequentemente em aliança com movimentos sociais progressistas.”

É claro que, para os defensores desses “avanços civilizacionais”, a reação negativa dos evangélicos pode ser vista como uma espécie de inflamação que se segue inevitavelmente ao procedimento médico necessário e inadiável. Talvez seja a posição dos autores do paper. Mas, de um ponto de vista cristão e/ou conservador, trata-se, antes, de um perigoso movimento de destruição do tecido social, que acelera processos de polarização, radicalização e, como fatos recentes sugerem, de desestabilização da república.

O que a guerra cultural significa para 2022?

Quais são as implicações mais diretas da tese de Smith e Boas? Se eles estiverem corretos, quanto mais a esquerda pressionar o ponto das políticas de sexualidade e do aborto, menos apoio terá das massas evangélicas e católicas, o que favorecerá um longo domínio da direita no caso do Brasil. Dificilmente haveria por aqui uma reviravolta geral, como ocorreu na Argentina e nos EUA, simplesmente porque nosso contexto religioso local é mais fervoroso e nosso sistema político é muito distante do bipartidarismo.

É claro que tudo depende da saliência da pauta. É possível que outro tema, como o desastre na política da pandemia, por exemplo, favoreça uma desidratação eleitoral de Jair Bolsonaro nos próximos meses. Mesmo assim, como não vivemos em um sistema bipartidário, esses votos provavelmente migrarão para uma alternativa moderada ou de centro, e não para a esquerda ideológica. Isso foi exatamente o que aconteceu nas eleições municipais de 2020, e o que pode ocorrer em 2022.

Penso que devemos falar abertamente: se não for completamente derrotado antes por sua própria inépcia, basta que Bolsonaro levante a bandeira antiaborto – e que a esquerda compre esse debate – para que o bolsonarismo leve a Presidência ou eleja alguém em 2022; exatamente como ele fez com Marina Silva em 2018, quando a pôs contra a parede e furou o seu balão em rede nacional com a agulha do aborto.

Se Smith e Boas estiverem corretos, quanto mais a esquerda pressionar o ponto das políticas de sexualidade e do aborto, menos apoio terá das massas evangélicas e católicas, o que favorecerá um longo domínio da direita no caso do Brasil

A pesquisa de Amy Smith e Taylor Boas parece confirmar o argumento de Mark Lilla, de que o identitarismo e as pautas narcisistas da esquerda contemporânea alienam as massas, as quais percebem um desinteresse pelo bem comum e uma tentativa de doutrinação moral. Só que, no caso do Brasil, a destruição das forças da esquerda foi muito mais completa que nos EUA, porque subestimou o enraizamento moral cristão da sociedade brasileira.

É claro que há um aspecto terrivelmente trágico nisso tudo: a revolta das massas contra a elite cultural não garante estabilidade e renovação para a república; pelo contrário, como todos temos constatado, tornou-se a ocasião para a ascensão de um populismo de direita oportunista. É um erro, no entanto, responsabilizar apenas os setores extremistas da direita, uma vez que a elite cultural, desrespeitando toda a prudência e os valores espirituais do brasileiro, forçou a porta em nome do “avanço civilizacional”. Sua corresponsabilidade com o bolsonarismo deve receber todo o destaque que merece. Nesse campo, não pode haver perdão sem penitência.

Um calcanhar de Aquiles do bolsonarismo

O embate entre Marina Silva e Bolsonaro foi, para mim, um fato simbólico. Ali estava alguém com o coração correto, mas mal orientada pelos conselheiros políticos, e o ímpio Bolsonaro, usando a bala de prata da bandeira pró-vida. O que estava em jogo: exatamente o eleitorado cristão. Bolsonaro estava certo ao levantar a bandeira, mas não era digno dela. Por outro lado, Marina abdicou dessa bandeira para não desagradar o setor da elite cultural que lhe dava apoio. O resultado foi que ela perdeu toda a base, dispersa entre a esquerda e o bolsonarismo.

De novo a pesquisa científica mais recente nos traz insights cruciais para interpretar esse embate. Amy Erica Smith publicou em 2020 outro artigo igualmente fascinante, dessa vez com Robin N. Veldman, da Texas A&M University, sobre a atitude dos evangélicos brasileiros diante da questão ambiental. Sua investigação científica produziu um resultado interessantíssimo:

“A suposição de que a doutrina evangélica conduz a atitudes antiambientais se sustenta no contexto brasileiro? Nossos dados confirmam que a filiação evangélica e pentecostal não está associada com diminuição da preocupação ambiental no Brasil, como é o caso nos EUA. De fato, em algumas análises, ela está positivamente correlacionada com atitudes ambientalistas (...) outro contraste em relação aos Estados Unidos emergiu: evangélicos e pentecostais brasileiros criticaram a destruição humana do ambiente como pecaminosa, e reconheceram a responsabilidade humana de reverter essas tendências (...) Finalmente, evangélicos e pentecostais também contrastaram com seus contrapartes americanos quanto à compreensão da responsabilidade humana pelo clima e as mudanças ambientais. Brasileiros simultaneamente aceitaram explanações religiosas e científicas/mundanas para essas mudanças, e não apresentaram maior probabilidade de preferir soluções extramundanas em relação a soluções mundanas.”

A elite cultural, desrespeitando toda a prudência e os valores espirituais do brasileiro, forçou a porta em nome do “avanço civilizacional”

Aparentemente fatores locais fizeram com que evangélicos brasileiros tenham maior abertura para a noção clássica da convergência entre ação divina e processos naturais, sem mútuo cancelamento. Isso pode ter relação com a base católico-romana anterior do protestantismo brasileiro, ou com o atraso histórico no enraizamento de discursos anticientíficos do fundamentalismo americano. Seja como for, o fato é que o evangélico típico não vê contradição entre o cuidado ambiental responsável e a oração pela preservação da Criação. Também não vê, por default, contradição entre ciência e ação divina (embora isso possa ser induzido). Além disso, ele dispõe de categorias teológicas para interpretar o desmatamento sistemático e a grilagem de reservas protegidas, por exemplo, como pecados contra Deus. Finalmente, Smith e Veldman notaram que a atitude pró-ambientalismo entre evangélicos é até mesmo maior do que entre pessoas sem religião!

Permitam-me celebrar as implicações sensacionais desse resultado: é possível que o grande apoio evangélico desfrutado por Marina Silva, por muito tempo, tenha relação com essa atitude naturalmente positiva dos evangélicos para com a agenda ambiental. E num contexto em que a crise ambiental se torna cada vez mais aguçada, com o desmatamento atingindo enormes proporções no Brasil com todas as suas graves consequências climáticas, é possível que a agenda ambiental tenha também o potencial de se tornar uma saliência secundária, assim como a luta anticorrupção foi uma saliência secundária em 2018.

Nesse caso, diferentemente da questão do aborto, a causa ambiental não seria uma bandeira alienígena em relação à fé evangélica. Pelo contrário, trata-se demonstravelmente de uma causa interna da fé cristã, desde figuras como São Patrício e São Francisco de Assis, com representação na tradição romanista (como na encíclica Laudato Si’, do papa Francisco) e também na tradição evangélica (em figuras como Francis Schaeffer, John Stott, Peter Harris e, no Brasil, a própria Marina Silva). É digna de nota a observação de Smith e Veldman: “Promissoramente, o contexto brasileiro proporciona exemplos úteis de como ensinos teológicos podem reforçar a preocupação ambiental”.

Vale destacar o ponto: desejando combater a direita, muitos políticos e militantes de esquerda adotam a traiçoeira estratégia de tentar “converter” evangélicos para causas evidentemente anticristãs, como o aborto e o casamento igualitário, e então vender-se como amigos da comunidade cristã. À parte do ridículo da situação, está mais do que claro que a estratégia não está funcionando. Por outro lado, há pautas que são organicamente ligadas ao espírito do cristianismo, como a conservação ambiental, e é possível demonstrar que a negação dessa pauta é um afastamento do cristianismo.

Como derrotar Bolsonaro em 2022 sem fazer o jogo da esquerda identitária

Se a oposição (tanto de direita quanto de esquerda) não for “salva” por novos desastres no governo Bolsonaro, ou pela emergência de uma nova pauta absolutamente urgente e inacessível ao bolsonarismo, é grande a possibilidade de que a saliência das políticas de sexualidade o conduza a uma vitória parcial ou total em 2022. No tocante a esse quadro específico, e descontando outras variáveis, tenho uma sugestão a fazer.

A única forma de neutralizar Bolsonaro, nesse quadro, seria neutralizar a saliência das políticas de sexualidade e adicionar uma saliência secundária que desempate o jogo. É uma sugestão simples e quase elementar, mas está debaixo do nariz de todos.

Se emergir com força política um candidato que seja inequivocamente contrário ao abortismo e que se coloque abertamente a favor da família tradicional (e isso pode ser enquadrado em uma proposta pluralista de sociedade civil, na qual nem conservadores nem progressistas sejam execrados), ele seria capaz de neutralizar a bala de prata de Bolsonaro. E, do ponto de vista cristão, o qual eu mesmo sustento, isso seria simplesmente a coisa certa a fazer.

As pautas pró-vida e pró-família, com seu fundamento personalista e criacional, se harmonizam naturalmente e facilmente com a pauta da conservação ambiental

Mas o que desempataria o jogo? A adesão, com qualidade, a qualquer pauta que tenha valor para os brasileiros, mas não tenha nenhum valor para Bolsonaro. Há mais de um tema que poderia ser levantado aqui, mas a essa altura todos sabem qual tema deveria ter preeminência na minha opinião: a questão ambiental. E, nesse caso, ele deve ter preeminência não apenas porque é uma questão urgente para todo o planeta, e que está na mente de todos os brasileiros, mas simplesmente porque é a coisa certa a fazer.

Há, evidentemente, uma questão de timing: a eleição de Joe Biden para a presidência dos Estados Unidos significa que a pressão externa contra o desmatamento no Brasil aumentará enormemente. Biden já sinalizou que haverá “consequências econômicas” para o Brasil; e o fato de que ele precisará demonstrar seus compromissos de campanha torna Bolsonaro um alvo imediato, como já foi ventilado num artigo do Huffington Post no ano passado. Se Bolsonaro, repentinamente, “se converter” ao ambientalismo, demitir Ricardo Salles, remover os tampões militares e der liberdade ao ICMBio, ao Ibama e a outras instituições, é possível que o tema deixe de ser a saliência secundária. Mas, se a Presidência seguir na teimosia, pode ser possível combinar a pressão interna e pressão externa, criando um efeito tesoura.

E como aumentar a pressão interna? Ora, o fato de a questão ambiental ter um lugar no coração e na fé dos evangélicos, a despeito de Bolsonaro e do conspiracionismo de Olavo de Carvalho, faz dela o ponto de convergência ideal para um movimento de renovação política apartidário, e a saliência secundária que poderia desempatar a disputa pela direita brasileira, exorcizando o espírito da extrema-direita.

Em conclusão, devo dizer o óbvio: muitos esquerdistas e liberais progressistas odiarão minha proposta, com ódio tão consumado quanto o dos bolsonaristas, porque isso implicaria colocar um freio em sua corrida desvairada pelo identitarismo e pela invenção de pseudodireitos afetivos e sexuais. Mas isso só confirma que a utopia do “progresso civilizatório” da nossa elite cultural é a causa do bolsonarismo, e que a esquerda e a direita enterraram juntas o princípio da fraternidade.

Perto do fim do artigo, cabe deixar claro que nosso exercício de modelagem pode se mostrar totalmente equivocado. Embora tenha algum fundamento teórico, não posso garantir nada. Os bolsonaristas podem, por exemplo, ter sucesso em galvanizar o movimento evangélico contra a pauta ambiental. Em todo o caso, os moderados em cada campo reconhecerão que minha abordagem tem plausibilidade estratégica e também favoreceria a despolarização e arrefecimento do odium politicum.

Há, também, bons argumentos teológicos e filosóficos cristãos para alegar que as pautas pró-vida e pró-família, com seu fundamento personalista e criacional, se harmonizam naturalmente e facilmente com a pauta da conservação ambiental. Eu chamaria todas essas pautas, em termos simbólicos, de “pautas edênicas”: pautas que ressaltam a função sacerdotal e pastoral de todos os seres humanos de cultivar e guardar as coisas feitas por Deus, segundo a mensagem moral e espiritual do Gênesis. Além de as pautas edênicas já estarem no coração dos cristãos brasileiros, elas são a coisa certa a fazer.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
118 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 118 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    André Lima Botelho

    ± 0 minutos

    Preciso como sempre, Guilherme!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • K

      kukafe

      25/01/2021 10:39:39

      Eu já perdi uma noite de sono quando soube que Guilherme era de esquerda, já assisti palestra dele na IBCU, gostava! Tomara que o Covolan não entre nesse papinho de esquerdista ressentido. Só Deus na causa!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        Saulo Seiffert

        15/01/2021 15:23:05

        Guilherme ficou claro a preferência pela Marina kkk Penso ser uma pauta muito cara e que foi muito atacada nesse governo (a ambiental). Uma articulação para revitaliza-la sem associar a esquerda identitária é um desafio e tanto. O movimento de centro das eleições 2020 pode realmente indicar pontos de convergência. Espero que realmente articule para 2022.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Marcelo M

          15/01/2021 13:04:38

          Quanta bobagem, mais um onanista fervoroso, que faz mandinga e despacho na esquina para ver se o PR cai ou nao se reelege. Vai ranger muito dente em 2022...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            André Alonso

            15/01/2021 8:11:07

            Mais um que ofende os eleitores do Bolsonaro se colocando como um ser superior. Estamos cansados desse tipinho. Não assino a Gazeta para ler um colunista da Foice de São Paulo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              LSB

              14/01/2021 16:39:29

              No mais, uma picaretagem intelectual: “ ‘Assim, a ascensão da política da sexualidade está impulsionando a consolidação de uma nova direita cristã, uma base de suporte para candidatos como Jair Bolsonaro no Brasil – mesmo que a opinião pública, na média, esteja se inclinando a políticas mais liberais’.” SE a opinião pública, NA MÉDIA, estivesse se inclinando para políticas liberais, Bolso não seria eleito. O MAIS PROVÁVEL é que, NA MÉDIA (média, média, média... a “resultante” da “somatória de todas posições”!) a opinião/posicionamento do público (e não da opinião “publicada” ou de “bolhas”) está se inclinando para políticas mais conservadoras!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                LSB

                14/01/2021 16:09:34

                O artigo é bom, mas discordo totalmente da visão idealizada, romântica até (ou mesmo idiotizada), sobre meio ambiente. Primeiramente é temerário discutir qualquer assunto cujos dados são “torturados” dia e noite para “confessarem” o que ideólogos querem que digam. O desmatamento nunca foi tão baixo e é acinte ficar apontando o “problema“ do desmatamento em um país que 60-65% do todo seu território é COBERTO DE MATA NATIVA. Os EUA ainda estão cortando MATA NATIVA (tenho um primo morando lá e q trabalha nessa área. Se não quiser acreditar, faça seu trabalho de jornalista e vá investigar). O Norte tem que se desenvolver!!!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                4 Respostas
                • L

                  LSB

                  14/01/2021 16:34:35

                  Já passou da hora, principalmente para os formadores de opinião, de parar de acreditar que um debate sério, ou propor alguma coisa séria, seja tão somente repetir chavões, lugares comuns, generalidades, slogans, “Wishful thinkings”, platitudes, obviedades e desejos utópicos. Enfim, já passou da hora da “elite intelectual” encarar a questão com seriedade, com conhecimento de causa (real e não redigida/construída/roteirizada em academias e escritórios de “bacana”) e de como funcionam negócios, mercados, logística, etc. (e obviamente, com números e dados corretos acerca de mercados, infraestruturas, custos, receitas, etc etc etc).

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • L

                  LSB

                  14/01/2021 16:26:07

                  A Zona Franca de Manaus - baseada numa indústria tradicional e que goza de benefícios fiscais há mais de meio século - quer mais meio século de benefícios fiscais... e não conseguiu levar o desenvolvimento sustentável para a região! Por que você acredita que atividades inexistentes (não definidas, não descritas, etc; apenas designadas como “sustentáveis”!), mas sonhadas/idealizadas como sustentáveis, vão conseguir realizar essa missão que a indústria tradicional não conseguiu?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • L

                  LSB

                  14/01/2021 16:22:20

                  É fácil apontar soluções teóricas mas que não existem na prática! Não adianta apontar as “Naturas” da vida: menos de 3 ou 2% de suas receitas vão p/ Amazônia; os outros 97/98% vãos para as fábricas instaladas nos grandes centros e para auditorias, marketing, Thammy Gretchen e por aí vai!!! Um laboratório jamais iria instalar seu centro de pesquisa no meio da Amazônia - e muito menos sua fábrica -: paga um estagiário e dois matutos para colher “plantas” para pesquisa que será realizada muito longe dali!!! Turismo necessita de infraestrutura; serviços sofisticados; população bilíngue e logística! (e se for p/ sustentar toda Amazônia c/ turismo só se todos os turistas do mundo viessem para cá)

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • L

                  LSB

                  14/01/2021 16:15:01

                  O Norte tem que se desenvolver!!! Ficar pregando que tal desenvolvimento só pode ser levado a cabo com atividades sustentáveis é apenas slogan vazio! Mostre quais são as atividades sustentáveis; mostre quais produtos explorar, vender, processar; mostre em quais mercados você vai vender; mostre a logística... Não faltam empresários e investidores querendo ganhar dinheiro; falta é negócio lucrativo! Pare de ficar reclamando da falta de atividades sustentáveis e vai empreendê-las! Você vai ficar milionário; salvar a natureza e provar que sua tese está correta.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • F

                FRANCIELY

                10/01/2021 16:32:48

                Não há tiriva no mundo que tenha mais valor q a vida humana!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  José Luiz A. C.

                  10/01/2021 15:00:44

                  Há uma ingenuidade do autor quanto a Marina Silva, que nunca conseguiu abandonar seu discurso panfletário (afasta rodinha) e ser efetivamente uma líder ambiental em nível nacional. Com visão míope, ele reduz o voto evangélico como sendo de cabresto. Embora a sua intenção seja a de oferecer uma opção de plataforma política para sobrepujar Bolsonaro, ele explicita a inexistência de tais oponentes qualificados. O leitor não tem memória curta quanto à corrupção do PT, embora o articulista parece ter.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • S

                    SERGIO RODRIGUES MARTINS

                    10/01/2021 14:54:02

                    O pseudo escrivinhador confunde fatos com torcida

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      MARCIO ROGERIO DAVID

                      10/01/2021 14:31:00

                      O colunista associa a derrota da sua esquerda a tudo no Brasil. Menos a corrupção sistemática instaurada. Um artigo com pseudo lastro cientifico. Totalmente ideológico, panfletário, partidário. Caro Guilherme esqueça a Teologia da Libertação, já foi, não deu certo. E, por favor, pare de tratar cristãos como um povinho sem cultura e senso crítico. Basta mudar a pauta e eles votarão em nós outra vez. Ora!!!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      4 Respostas
                      • B

                        Breno

                        12/01/2021 19:24:50

                        Leia mais os textos do Guilherme e vai ver que só falou besteiras em seu comentário .

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • M

                        MARCIO ROGERIO DAVID

                        11/01/2021 18:02:00

                        Opa. Abraço Lucas.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • G

                        Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                        10/01/2021 18:53:09

                        Pra me associar com a TdL, não me conhece mesmo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Lucas Bechtloff

                        10/01/2021 16:17:21

                        Iria escrever um texto criticando o autor, mas você já falou tudo Marcio! Abraço

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • P

                      PauloC Cruz Jr

                      10/01/2021 13:31:22

                      A Esquerda deixou a pauta "materialista" por ter perdido o feitiço do canto de sereia da "justiça social". Em lugar algum do mundo o socialismo funcionou para isso, simples assim. As elites intelectuais tinham que identificar novos opressores, já que a burgesia não se prestava mais para tal. Chegaram nas politicas identitárias e já sabemos o resto - apenas um meio distinto para se justificar um Estado paquidérmico controlando a todos - agora com a força de leis para determinar o politicamento correto, o que se fala, o que se permite divulgar. Os fatos recentes nos EUA não nos deixam dúvida.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Felipe de Souza Marques

                        10/01/2021 13:11:09

                        Ótimo artigo, Guilherme! Tenho dúvidas apenas sobre a constatação de que a causa ambiental pode oferecer um capital político tão relevante a ponto de desbancar Bolsonaro. De qualquer maneira, sobre a competição dentro da direita brasileira, não enxergo o futuro com otimismo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          José Maria de Lima

                          10/01/2021 12:34:34

                          Quanto tempo perdido para escrever tanta babaquice vai direto ao assunto é contra o Bolsonaro é pronto mais não adianta é o Capitão de novo até 2026 é fim de papo.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • D

                            Danuzo aquino

                            10/01/2021 11:02:15

                            Sua ideia é boa. Mas reflita: tu acha que feministas ... esquerdistas radicais e abortistas, algum dia terão condições de conversa e diálogo?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Antônio Carlos Teixeira

                              10/01/2021 8:58:09

                              O que na realidade vocês querem é a volta dos mensalões e petrolões. A mamata acabou o povo brasileiro já alijou vocês. Vocês só têm aqueles 33% de votos de cabresto que se aliaram à quadrilha para vantagem própria. Até 2022.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • V

                                Valdemar Katayama Kjaer

                                10/01/2021 3:33:07

                                O “Republican Liberal” é um ser em extinção nos EUA e extinto no Brasil. Nosso conservadorismo é ridículo, burro e insensato. A idolatria por políticos, a crença no caminho do estado como legítimo condutor da sociedade, são características dos bolsonaristas que os afastam completamente do conservadorismo ocidental bem sucedido, aquele que deu origem aos países mais prósperos e livres. Os conservadores cristãos reformados (liberais clássicos) sensatos precisam se livrar do rótulo bolsonaro, que a esquerda tenta colar em todos os que se dizem conservadores. Ou fazemos isso ou o patife do Bolsonaro vai afundar de vez a moral da direita brasileira.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  Rodrigo Luis Brolese

                                  10/01/2021 1:45:54

                                  Com todo respeito, pragmatismo é o que se passa na cabeça do povo (na média). Jabá no prato, leitinho das crianças... econômico vai bem? Sim! Então o resto é o resto.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • P

                                    Petrônio Borges Pr

                                    10/01/2021 0:48:34

                                    Guilherme, seu texto é uma contribuição brilhante (sem retoques) para o debate sobre 2022. Pensei em outro ponto (além da pauta ambiental): uma espécie de plano de "auxílio emergencial permanente até a eleição" não poderia consolidar o crescimento da aprovação a Bolsonaro no Nordeste? O nordestino costuma votar com a melhor "situação"!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • G

                                      Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                      10/01/2021 3:27:07

                                      Sem dúvida.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • E

                                    Ericson Flores

                                    10/01/2021 0:48:03

                                    Parabéns pelo excelente texto.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • P

                                      Paulo

                                      09/01/2021 23:02:06

                                      Votei em Bolsonaro porque no momento era o único com chances de tirar o PT. Pensei em estancar o roubo. Se vai dar certo não sei, até porque já tem alguma coisa com os filhos. Agora é ver o que acontece e analisar as próximas candidaturas. É certo, no entanto, que partidos como o PT, PC do B etc... Nem a pau.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • G

                                        Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                        09/01/2021 23:54:17

                                        Perfeito

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • W

                                      Walter

                                      09/01/2021 22:58:49

                                      Trabalhar em prol do País e ser honesto. Esse é o candidato que o eleitor procura. Simples assim.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • P

                                        Paulo Santos

                                        09/01/2021 22:49:22

                                        Acompanho várias revistas e jornais virtuais. Quase suplico que me apresentem alguém para dissecar e, quem sabe, após analisar e avaliar substituir BOLSO. No final do primeiro mandato do Rato cheguei a pensar em procurar alguém para substituí-lo, mas a mídia, com os institutos de pesquisa, e resultados aparentemente positivos me fizeram repetir o erro. Datafolha chegou a dar-lhe quase 90% de aprovação, era imbatível, embora no Vamos Ver no dia D, não conseguia 50,01%, enquanto seu antecessor, FHC, passou direto, sem segundo turno. O comentarista esqueceu que uma boa ajuda dos IBOPES fazem a diferença, FORTALEZA é um belo exemplo, de como os últimos resultados antes da eleição foram fatais.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • G

                                          Gilberto Nascimento

                                          09/01/2021 22:03:07

                                          Entendido. Se o Diabo quiser se eleger, é só abraçar causas ambientalistas e antiaborto.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          3 Respostas
                                          • M

                                            Mauricio M

                                            10/01/2021 14:05:04

                                            Vc que não entendeu nada, Vilela. Para o autor o objetivo é livrar o país do Bolsonaro, quando deveria ser a implantação de uma agenda com valores morais e cristãos, seja quem for o presidente.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • G

                                            Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                            10/01/2021 3:27:37

                                            Esse comentário foi removido pelo usuário

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • G

                                            Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                            09/01/2021 23:59:20

                                            Lê mais umas três vezes pra ver se entende.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • S

                                          Sergio Perrella

                                          09/01/2021 21:40:38

                                          Como alguem pode.merecer tanto espaco em uma publocavao como esta para escrever tanta bobagem? Ele viaja por teollgias malucas da primeira á ultima palavra de im exercicio mental totalmente desvairado e sem nexo Tá maluco ô cara?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          3 Respostas
                                          • P

                                            Paulo Roberto da Costa Brandão

                                            10/01/2021 5:25:03

                                            Não me pareceu maluco, apenas fora da realidade. Aparentemente ele não anda por aí, conversando com os motoristas de aplicativo, o pessoal da roça, as donas de casa e os feirantes. Religião é importante, mas não explica tudo. O povo quer comprar roupa boa, ter um transporte decente, casa, televisão e celular. Além de ter trabalho e renda pra manter isso tudo. Por isso o PT fez sucesso no início. Acontece que era um arranjo insustentável, baseado em malabarismos econômicos, pedaladas e roubo.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • G

                                            Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                            10/01/2021 3:27:51

                                            Esse comentário foi removido pelo usuário

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • G

                                            Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                            09/01/2021 23:55:46

                                            Xingou e não disse nada.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Mauricio M

                                          09/01/2021 21:20:04

                                          O articulista parte do princípio que todos os políticos são mentirosos e que, para vencer Bolsonaro, é necessário alguém que conte a mentira "certa". Não há necessidade de pessoas com valores morais nem com compromisso com seu discurso, mas apenas que seja capaz de seduzir eleitores com as palavras corretas. Pode ter razão, mas para mim o resultado não poderá dar certo, pois sem valores o novo presidente não resistirá ao mecanismo da corrupção e tudo seguirá da mesma forma, uma elite política intocável e povo submisso. Reverter esse quadro deveria ser o objetivo maior dos candidatos decentes e os intelectuais ajudariam se propusessem formas de fazê-lo, o que este não foi capaz.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • G

                                            Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                            10/01/2021 3:28:06

                                            Esse comentário foi removido pelo usuário

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • G

                                            Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                            10/01/2021 0:00:42

                                            Se ler o artigo inteiro mais algumas vezes talvez entenda!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          JR.SARMENTO

                                          09/01/2021 21:12:02

                                          E as fraudes nas eleições americanas? Grande imprensa e articulistas de araque, todos calados, né!!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            Deocy França

                                            09/01/2021 20:54:48

                                            Afinal,Marina da Silva,vai salvar a religião e o Brasil?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • G

                                              Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                              09/01/2021 23:57:15

                                              Não.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Roberto Fakir

                                            09/01/2021 20:37:45

                                            Um resumo da sua pergunta implícita : Como um sanguinário como Maduro poderia derrubar o Lula ou Dilma? Como o "corneteiro" Trump poderia derrotar Bolsonaro em 2022? Países diferentes motivos diferentes. A sorte de Bolsonaro é que aqui temos a Nanci Pelosi tupiniquim chamada de Botafogo Maia, aliada de PT e PSOL.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Luiz

                                              09/01/2021 20:36:24

                                              Vai ver o candidato do nosso prezado Guilherme p/derrotar o "Bozo" será o Dória, o hipócrita mór da nação, ou seria um Boulos, uma Marina da vida? Quiça até o coronel lá do Ceará?Ou quem sabe o Lularápio, aquele que está solto - e sem tornozeleira fazendo turismo em Cuba- graças a uma canetada de seus amiguinhos do STF. né? Guilherme? pisaste no tomate vergonhosamente, hein?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • G

                                                Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                                09/01/2021 23:57:59

                                                Essas bobagens saíram da sua cabeça, não do meu texto.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Mauricio Conde

                                              09/01/2021 19:43:00

                                              Então dependemos que a extrema esquerda não continue no seu radicalismo para sacramentar a derrota do Bolsonaro?? Esquece. Eles não aprenderam nada em 2018 e continuam sem aprender. E pior, querem dobrar a aposta. Sempre acreditei que Bolsonaro nada de braçadas no radicalismo da extrema esquerda. Eles serão os principais cabos eleitorais de 2022 de Bolosnaro. Ainda mais se o STF anular as penas do Lularápio. No mesmo dia o ex-presidiário se candidata a presidente. E aí, serão mais 4 anos de Bolsonaro. Estamos num mato sem cachorro.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                José geusimar Moreira

                                                09/01/2021 19:29:21

                                                Depender de mim está reeleito, com imprensa criminosa q quer defuntos ao invés de salvar vidas, deputados senadores e ministros do STF envolvido em atos obscuro, é Bolsonaro 2022 com certeza.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Marcelo Gurgel

                                                  09/01/2021 18:45:10

                                                  Esse manual para sonhar com o Bolsonaro perdendo a próxima eleição é **** . A única verdade do texto é que a esquerda não representa o povo trabalhador e que hoje serve aos milionários (artistas, grande mídia e donos de empresas mutinacionais) progressistas e globalistas.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • A

                                                    Antoniel Souza Ribeiro da Silva Júnior

                                                    09/01/2021 18:32:15

                                                    Texto cheio de clichês. Não dá pra ler até o fim. Cheio de ressentimento.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      Claudia Aguiar de Siqueira

                                                      09/01/2021 17:58:18

                                                      Excelente artigo. Ótima contribuição para o debate público.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        André

                                                        09/01/2021 16:28:41

                                                        Muito boa reflexão e interessante sua sugestão. É um caso a se pensar realmente. Só acho, em princípio, que essa pauta ambiental não tem muito apelo popular, é um discurso mais para a elite. Mas pode ser o início de um polo agregador.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • S

                                                          Sr. Walker

                                                          09/01/2021 16:25:21

                                                          Vai ser mais difícil do que pensam os seus bovinos seguidores à reeleição desse que já pode ser considerado o pior presidente que esse país já teve. Uma desgraça.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • E

                                                            Evaldo

                                                            09/01/2021 16:01:02

                                                            Gastou muita tinta à toa. Toda argumentação que se estrutura em premissa falsa, é comumente conhecida como FALÁCIA, nada vale. Asta la vista mamador. Recolha-se à sua insignificância. .

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            2 Respostas
                                                            • E

                                                              Evaldo

                                                              10/01/2021 17:12:01

                                                              Quando souber o que é falácia.... ..

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • G

                                                              Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                                              10/01/2021 3:29:26

                                                              Xingou e não disse nada.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • J

                                                            João Martins Donizete

                                                            09/01/2021 16:56:25

                                                            Puro jogo de palavras ou hipótese em cima de hipótese. De minha parte analiso a situação política de agora e do momento da eleição. O que mudou? Nada. Fica a esquerda a boicotar tudo e o governo tentando e até fazendo. Não fazendo mais porque o tempo todo - repito - é boicotado. Só de medidas provisórias que caducaram na mão daquele pária Botafogo foi aos montes. Ou seja, a câmara não rejeitou a ideia. Foi um anti governo que assim decidiu. Um câncer. Em suma: se está ruim com esse governo é muito pelas circunstâncias encimadas, imagina com o poste. Portanto, a seguir esse mesmo filme sou novamente Bolsanaro. Ou alguém cai nesta ladainha que PSDB é centro ou que Dória é bom e vendido amiúde.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • T

                                                              TIAGO

                                                              09/01/2021 15:11:46

                                                              Resumindo: não apoiar aborto e ideologia de gênero, ou seja, Bolsonaro está reeleito.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • J

                                                                Joao Jose da Silva

                                                                09/01/2021 14:59:06

                                                                Bozo surfou na onda do Anti Petismo ...agora descobriram o quao incompetente é o milico ....nao tera nem metade dos votos que obteve em 2018 ..Bozo pra ser considerado ruim...tem que melhorar muito ...toma vacina vira jacare..noutro dia ta comprando 46 milhoes que o sargento Tainha disse que depois desdisse ...farmaceuticas tem é que nos procurar !!! Hoje pdeiu pelo amor de Deus pra India entregar uma mixaria de vacinas ....esse é pior que Dilma !!!

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                1 Respostas
                                                                • E

                                                                  Evaldo

                                                                  09/01/2021 16:02:32

                                                                  Kkkkkl, chora Maria.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              • C

                                                                Carlos fastruck

                                                                09/01/2021 14:53:23

                                                                Houve um crime de invasão, que todos sejam presos, mas incriminar Trump e os seus apoiadores e louvar os antifas e os Black live matter, é no mínimo desonesto, do tipo "um peso, duas medidas". Quando um grupo se enxerga como sendo "do bem", sendo que "malvados" são todos os que pensam diferente, que merecem ser calados, cancelados, etc, prática de nossos ministros do STF em especial o "cabeção", isto nunca acaba bem, pois injustiça nunca serviu para acalmar os nervos, pelo contrário, só acirra.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                2 Respostas
                                                                • C

                                                                  Carlos fastruck

                                                                  09/01/2021 15:37:31

                                                                  Rubens fracassado, exatamente de gente assim como você que eu estava me referindo.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                • R

                                                                  Rubens Farias

                                                                  09/01/2021 15:09:21

                                                                  Carlos frustrado você acha que a causa negra americana é errada? Primeiro você não sabe nada de história americana. Quando você diz que um lado se acha do bem, querendo impor isso aos defensores da causa negra, você não tem a capacidade de enxergar que quem se acha do bem são os brancos, evangélicos e desrespeitam todos os que pensam e agem diferentes deles. Deixe dessa conversa hipócrita.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              • C

                                                                Célio Toni

                                                                09/01/2021 13:55:30

                                                                Texto do artigo horrível.......... um balaio de gato

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • A

                                                                  Alexandre Kappaun

                                                                  09/01/2021 13:51:27

                                                                  Excelente artigo! Concordo. Precisamos nos afastar dos extremos (seja da extrema-esquerda ou da extrema-direita) e movermo-nos em direção ao centro. Eu, particularmente, defendo um pensamento mais de centro-direita, mas é rico o debate com o pensamento inteligente de centro-esquerda. O diálogo é fundamental na democracia e o caminho do meio costuma ser o mais inteligente, desde os tempos de Sócrates até os dias de hoje.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  2 Respostas
                                                                  • R

                                                                    Raimundo Nonato Moraes costa

                                                                    10/01/2021 10:27:06

                                                                    Cuidado Guilherme! Ficar em cima do muro é o mesmo que não ser nem quente e nem frio, é ser morno. E aí você pode ser vomitado. Mas eu percebo pelas suas publicações que você é militante esquerdista. Isso, no meu ponto de vista, não é bom pra quem é pastor.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • G

                                                                    Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                                                    09/01/2021 18:19:27

                                                                    É onde estou no momento!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • L

                                                                  Luciane Francielli Ribeiro Roque

                                                                  09/01/2021 13:38:44

                                                                  Bolsonaro representa o que a maioria do país pensa. Para derrotá-lo terão que calar todos.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  2 Respostas
                                                                  • G

                                                                    Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                                                    09/01/2021 18:19:48

                                                                    Não.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • R

                                                                    Rubens Farias

                                                                    09/01/2021 15:59:46

                                                                    Você está fora da casinha. Uma grande parte dos que votaram no doente, foram porque não queriam mais o PT no poder, se ele continuar assim, só sobrarão os comedores de feijão milagroso para votar nele em 2022, isso se ele conseguir partido para se candidatar.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • F

                                                                  Felipe Santos

                                                                  09/01/2021 13:22:27

                                                                  O colunista sem dúvida tem capacidade acadêmica. Consegui ler até a metade. Então saquei a tentativa de torturar a realidade. Quando você precisa de muitas laudas para explicar sua ideia, muito provavelmente ela é desonesta.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  2 Respostas
                                                                  • L

                                                                    Luiz Guilherme Gimenes

                                                                    09/01/2021 20:36:09

                                                                    Preguiçoso!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • G

                                                                    Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                                                    09/01/2021 18:20:27

                                                                    Desculpa para a preguiça.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • F

                                                                  Flavio

                                                                  09/01/2021 12:37:39

                                                                  O texto é bom e traz uma perspectiva inovadora. Senti falta em sua análise dos impactos do abandono da pauta lavajatista e do combate a corrupção. O Bolsonaro perdeu parcela significativa de votos (inclusive o meu) quando apontou petistas para a PGR, MJ e STF, bem como não vetou o juizado das garantias e reduziu a autonomia do COAF, enfraqueceu as forças tarefa e lavatoga. Ele também tinha posição contrária à reeleição enquanto era candidato. A pauta anticorrupção jamais deve ser subestimada. Um candidato, com reputação minimamente satisfatória, que se valer desta pauta será o maior risco a presidente candidato.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  1 Respostas
                                                                  • G

                                                                    Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                                                    09/01/2021 18:21:13

                                                                    Concordo! Penso que a retomada da tese anticorrupção é fundamental!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • L

                                                                  Luiz

                                                                  09/01/2021 12:26:15

                                                                  Não se preocupe Gulherme, o "Bozo", esse fascista, genocida, será eleito em 22. As pautas dele já foram colocadas na eleição passada. O povo está com ele. Esse papo de sociólogo seu ninguém atura mais. Vc quer "neutralizar" o "Bozo"? Primeiro vai ter que combinar com a imensa maioria dos brasileiros que defendem a família, o não ao aborto e liberação de drogas. O mérito o patriotismo, a defesa da propriedade privada, valores cristãos, o não a politicas identitárias. Fora o resto. Não votei no Bolsonaro esperando que fosse um Churchill. Fala bobagens? Atire a primeira perdra Guilherme. Pelo menos o "Bozo" é autentico, e está sim, dentro do possível fazendo um bom governo. O resto é mimi.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  3 Respostas
                                                                  • L

                                                                    Luiz

                                                                    09/01/2021 19:59:21

                                                                    Porque vc não fala da ditadura do STF que está lá pra tentar derrubar o presidente, que eles odeiam, claro! Usurparam o poder do executivo sem a mínima vergonha na cara. Tocqueville se revira, né Carvalho? a maioria está lá por indicação, eu disse indicação, dos corruptos Dilma/Lularapio, né? Eles tem uma agenda, que tem miolos sabem quais. Destruir, enfraquecer o "Bozo". Para isso rasgam a Carta Maior toda semana. E a imprensa canalha, com algumas exceções se cala. Ah sim, Guilherme, tem um cologa seu preso injustamente, sabia?

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • G

                                                                    Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                                                    10/01/2021 3:31:20

                                                                    Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • G

                                                                    Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                                                    09/01/2021 18:22:34

                                                                    Bolsonaro é um fracasso. Nem a pauta de costumes ele representa direito. Olha a escolha dele pro STF. Uma piada.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • E

                                                                  Eden Lopes Feldman

                                                                  09/01/2021 12:17:22

                                                                  A pauta ambiental é necessária, mas o seu extremismo apenas reflete uma forma de agricultores europeus se defenderam da superioridade brasileira na agricultura. Biden vai atuar por este grupo. E graças as redes sociais todos sabemos disto, muito embora a grande mídia brasileira tente esconder este aspecto. Quanto ao resto do texto, reflete apenas uma esperança do autor que a esquerda volte ao país. Principalmente rotulando que católicos e evangélicos enxergam apenas a questão da sexualidade para apoiar a direita. Ridículo.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  1 Respostas
                                                                  • G

                                                                    Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                                                    09/01/2021 18:25:01

                                                                    Meu argumento tem fundamento empírico. Leia os papers. E criticar a escória da direita não é ser de esquerda.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • L

                                                                  Luiz

                                                                  09/01/2021 12:15:48

                                                                  Eita Guilme, seu viés anti Bolsonaro é "pracabar", hein? Seu textão de sociólogo querendo se fazer de isento revela todo o seu lado "progressista". Desaste na pandemia? Então a culpa pelas mazelas da Covid-19 é do governo? E o bilhões gastos no combate a pandemia? E as milhares de ações feitas pelo Min. da Saúde? E grana enviada aos estados? O STF não tirou do executivo a responsabilidade pela pandemia dando aos governadores e prefeitos, Guilherme? Vc acha que um Mandetta da vida teria feito algo diferente? As mortes, os infectados, os doentes teriam sido milhares a menos? Francamente, é muita delinquência intelectual.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  3 Respostas
                                                                  • L

                                                                    Luiz

                                                                    09/01/2021 19:52:46

                                                                    Prezado , Bolsonaro ímpio? vamos lá, ímpio no dicionário significa: que ou aquele desapiedado, desumano, cruel. Diz aí onde, como, quando o "Bozo" foi cruel, desumano? Por demonstrar resiliência, coragem no enfrentamento do vírus? Não usar máscara, dizer que a doença é um gripezinha é ser desumano? Oras, pra ele foi sim uma gripezinha como também para milhões de outros brasileiros. Infelizmente morreram muitos. A maioria com co-morbidades e por não fazerem o tratamento precoce. Existe tratamento sim para mitigar a Covid. Por politicagem e ideologia **** muitos médicos deixam o paciente ser entubado. Bando de hipócritas. O "Bozo, prezado, sempre esteve certo nesta pandemia.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • G

                                                                    Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                                                    09/01/2021 18:26:24

                                                                    Não sou isento. Sou contra Bolsonaro, o ímpio pseudo-Cristão.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    Alexandre

                                                                    09/01/2021 15:06:17

                                                                    Síntese perfeita do texto do colunista. Posando de isentão mas torcendo contra. Bem típico dessa esquerda intelectualóide que pulula nos meios jornalísticos.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • F

                                                                  Fabio

                                                                  09/01/2021 11:55:47

                                                                  Mais um esquerdopata justificando sua falta de razão e coerência! Que pena esse jornal publicar esse tipo de matéria.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • D

                                                                    DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                                    09/01/2021 13:08:22

                                                                    Concordo que para elite cultural do Brasil, seus valores é que são um processo civilizatório. E estes são a ideologia de gênero, aborto e ambientalismo. E nunca abdicarão disso, tenha certeza. Podem no máximo, retroceder por um momento. E partir daqui discordo com articulista, onde mistura valores cristãos e ambientalismo. A nossa floresta é maior reserva ambiental do mundo, nós decidiremos o que fazer com a floresta. Não nos sujeitaremos a hipocrisia dos europeus e americanos. Daí, fazendo um paralelo grosseiro com Cuba, prefiro sofrer toda espécie de embargo. Às favas, com todos eles.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    1 Respostas
                                                                    • M

                                                                      Martinho

                                                                      09/01/2021 14:03:46

                                                                      Amigo...fique tranquilo...nenhum país jamais fará embargos ao país que tem o maior reservatório de água doce do mundo (sem estar congelado) , a maior biodiversidade, recursos naturais infindáveis e um mercado consumidor de mais de 200 milhões de bocas com educação precária (consomem tudo o que se vende sem se importar com qualidade x custo). Meu medo é que quando tudo isso faltar...seja pela força ou pela natureza corrupta das nossas elites políticas...vai ser muito fácil entrar aqui e pegar o que quiser!!

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                  • H

                                                                    Hermes Rossi

                                                                    09/01/2021 11:40:23

                                                                    Quando eu vejo a Gazeta do Povo dando espaço para um cara que elogia a Marina Silva me da vontade de cancelar a minha assinatura!!!!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • O

                                                                      Osvaldo Colarusso

                                                                      09/01/2021 11:38:18

                                                                      Que textão chato. Só forçação de Barra. Nada consistente. Vai carpir lote

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      2 Respostas
                                                                      • G

                                                                        Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                                                        10/01/2021 3:32:58

                                                                        Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • G

                                                                        Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                                                        09/01/2021 18:27:34

                                                                        Faço isso na missão em que trabalho, periodicamente.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                    • P

                                                                      PT NUNCA MAIS

                                                                      09/01/2021 11:18:05

                                                                      Tantas palavras, mas irrelevantes. O que acha do perigo do socialismo que doutrina e bestializa jovens? O que acha dos "democratas" que apoiam as ditaduras cubana e venezuelana? Esses sim são o perigo, os que querem calar quem não compactua com a ideologia deles, inclusive controlar a mídia. Para grande parte da imprensa quem não é esquerdista é fascista. O verdadeiro perigo é os socialistas. Distorce os fatos por militância política.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • A

                                                                        Adriel Farias

                                                                        09/01/2021 11:10:14

                                                                        Bolsonaro é consequência de políticas estranhas a maior parte dos brasileiros, basta lembrar como ele ganhou destaque nacional ao fazer dobradinha com o Jean Willys. A classe jornalística e artística do Brasil anunciam seus valores crendo que estão em sintonia com a população em geral ( eles vivem em uma bolha) o resultado são figuras como Bolsonaro.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • D

                                                                          devanil paulo martins

                                                                          09/01/2021 11:02:14

                                                                          Bolsonaro só perde se estiver na agenda de Deus, caso contrário é apenas desespero de um grupo havido pelo poder.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • D

                                                                            Destemido

                                                                            09/01/2021 10:48:02

                                                                            Marina Silva defende agenda anti-cristã se pautando em defensora do meio ambiente, mas onde ela estava quando seus primos do PT destruíam o País??????

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            1 Respostas
                                                                            • R

                                                                              Raimundo Nonato Moraes costa

                                                                              10/01/2021 18:32:39

                                                                              Talvez na casa do Guilherme de Carvalho.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                          • D

                                                                            Destemido

                                                                            09/01/2021 10:45:41

                                                                            Esquerda NADA tem a ver com os valores cristãos. Água e óleo- não se misturam. Aborto, ateísmo, lgbtqabcd, nada disso foi defendido por Cristo. Esquerda = socialismo = comunismo = totalitarismo = antiDeus.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • J

                                                                              José Leopoldo Nedel

                                                                              09/01/2021 9:14:10

                                                                              Em suma Pastor. Seria mentir na campanha se afastando no momento da pauta progressista até assumir o poder depois volta a pauta. Lembre-se que o pai da mentira é o diabo. Elite cultural no Brasil é uma piada: Fernando Henrique sociólogo que estudou com Pol pot, Chico Buarque que ama Cuba mas tem casa em Paris, e o luminar Barroso que defendeu Cesare Battisti, terrorista, entre outros. Único setor que funciona no Brasil é o agronegócio. Com Marina estaríamos melhor? Piada de mau gosto Negócio é afastar o Bolsonaro de qualquer jeito

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              2 Respostas
                                                                              • G

                                                                                Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                                                                10/01/2021 3:35:52

                                                                                Mentira é do diabo. E gostar de ser enganado também é. Bolsonaro enterrou a pauta anticorrupção e a de costumes escolhendo um nome nada a ver para o STF para proteger a famiglia.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • G

                                                                                Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho

                                                                                10/01/2021 3:35:51

                                                                                Mentira é do diabo. E gostar de ser enganado também é. Bolsonaro enterrou a pauta anticorrupção e a de costumes escolhendo um nome nada a ver para o STF para proteger a famiglia.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                            • T

                                                                              TIAGO SILVA

                                                                              09/01/2021 7:49:40

                                                                              Muito bom! Se Deus quiser em 2022 será o último ano desse risível corrupto Presidente. Precisamos de alternativas, os estragos nas campanhas a favor da corrupção com o Bolsonaro foram grandes, na parte ambiental um tanto mais graves, e a diplomacia internacional jogando contra chega desse encosto. Tanto na Direita qto na esquerda precisamos de alternativas.... quem vota na ala BolsoLula ou é **** é simplesmente ignorante.....

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • O

                                                                                osvaldo americo

                                                                                09/01/2021 4:19:40

                                                                                que porcaria de texto.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • J

                                                                                  José Vicente bittencourt

                                                                                  09/01/2021 3:42:43

                                                                                  O Sr. Guilherme de Carvalho cita, entre outras citações imaginárias e supositórias, "desastres" do governo Bolsonaro. Ele é outro opositor do governo que está "cego", pois, não percebe a luta do Bolsonaro contra parte da imprensa, contra PT e outros partidos da esquerda, contra S.T.F., contra Rede Globo, contra corruptos em geral e está vencendo. O Sr. Guilherme, cita a tolice de que o Bolsonaro ganhou um debate da Marina Silva. Ora, senhor, a Marina Silva teve 1% dos votos em 2018. Ponha na tua cabeça, que o Bolsonaro ganhou as eleições pela rede social e esta contestará qualquer pesquisa tendenciosa. A rede social que aprova o Bolsonaro, é formada por uma grande camada da população, POVO.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • R

                                                                                    Reinaldo Camargo

                                                                                    09/01/2021 3:33:48

                                                                                    Este cara é jornalista mesmo? Erros factuais e a definição de que o presidente do Brasil é um perigo ao país? O que faz um cara deste no jornal? Olha fazia tempo que não entrava aqui, para ver meu pagamento ir para este lixo?

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • P

                                                                                      Paulo Junior

                                                                                      09/01/2021 3:29:31

                                                                                      Poucas vezes li um texto com tantos erros factuais e analiticos como esse. O autor esta vivendo em outro planeta.

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • P

                                                                                        Paulo Afonso Pasquotto de Lima

                                                                                        09/01/2021 2:19:46

                                                                                        As eleições nos EUA foram roubadas, caro articulista. Não esqueça disso.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • C

                                                                                          Cidadão Brasileiro

                                                                                          09/01/2021 1:53:37

                                                                                          Se o artigo foi escrito há 2 dias, já está velho! Se as pessoas simplesmente conectarem o que aconteceu no Capitólio americano ontem ao modus operandi de Trump, que é obviamente muito semelhante ao de Bolsonaro, teremos um novo momento no país a partir de janeiro de 2023. Oxalá, com bases renovadas para remodelar o sistema político e alcançarmos um grau de transparência e probidade do setor público pelo menos 10 vezes maior que o atual.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          • M

                                                                                            Mike Hotel

                                                                                            09/01/2021 1:34:45

                                                                                            De onde surgiu esse ser estranho...? (o autor)

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                            • N

                                                                                              Nico Gavelick

                                                                                              08/01/2021 23:14:48

                                                                                              Desculpe, mas num país de maioria pobre, que em 2022 ainda estará tentando se recuperar da pandemia, achar que a pauta ambiental vai ser uma grande preocupação do grosso do eleitorado é loucura.

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                              • M

                                                                                                Matheus Luiz Guimarães Mendes

                                                                                                08/01/2021 22:37:11

                                                                                                Já passou da hora de ambos os lados pararem de minar boas auternativas por causa de birra. Só alimenta os extremos

                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                • G

                                                                                                  GUILHERME LINDROTH

                                                                                                  08/01/2021 22:18:24

                                                                                                  Mais um Arauto do Apocalipse? Ou é da Porcalice?

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                  2 Respostas
                                                                                                  • P

                                                                                                    Paulo Junior

                                                                                                    09/01/2021 3:31:15

                                                                                                    Concordo plenamente. Foi sofrivel ler este texto, principalmente na parte em que falou da socialista verde, Marina Silva.

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • A

                                                                                                    Anônimo

                                                                                                    09/01/2021 2:20:19

                                                                                                    Esse foi duro de aguentar...

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                Fim dos comentários.