• Carregando...
A nobreza fake
| Foto:

A reação exasperada do presidente Jair Bolsonaro, em vídeo, à notícia que o envolvia na investigação do assassinato de Marielle provocou outras reações exasperadas. Ainda antes da declaração do Ministério Público do Rio de que o porteiro havia mentido, vozes civilizadas clamaram por compostura no exercício da presidência da República. De fato, compostura é sempre bom.

Então vejamos como ela vai (a compostura). A melhor forma de aferir isso é observar os personagens que representam indiscutivelmente a civilidade, a educação e as boas maneiras – enfim, a compostura. Destacamos a seguir alguns dos expoentes do comportamento impecável e suas ações mais recentes:

Emmanuel Macron

Presidente da França, um dos principais centros da civilização ocidental, Macron atraiu para si as atenções internacionais nos últimos meses espalhando fake news sobre a Amazônia, incluindo premissas cientificamente absurdas e fotografias com datas falsas. Ele queria tentar isolar o Brasil diplomaticamente – com todas as consequências graves para o povo brasileiro – para fingir que estava combatendo o nazifascismo. Emanuel Macron é um hipócrita que não perde a linha.

Fernando Henrique Cardoso

Sociólogo, ex-presidente da República, nunca foi visto dizendo um palavrão em público. Sua ação mais notada nos últimos tempos foi um apelo na TV para que Sergio Moro, principal símbolo do combate à corrupção no Brasil, renunciasse ao cargo de ministro da Justiça – no qual vem anunciando a queda de absolutamente todos os índices de criminalidade. Fernando Henrique quis com isso alimentar uma das muitas crises artificiais criadas diuturnamente no Brasil contra Moro e Paulo Guedes para tentar desestabilizar o governo ao qual faz oposição sistemática, predisposta, conspiratória e burra – tentando inclusive fingir que o contingenciamento de verbas para educação significava um garrote obscurantista. É a compostura que passarinho não bebe.

João Dória

Empresário educado e articulado, atual governador de São Paulo, de estampa bem cuidada sem nenhum fio de cabelo desgarrado da maioria, tem se destacado por seus movimentos arrojados para conciliar Alexandre Frota e Fernando Henrique Cardoso em nome da resistência democrática e civilizatória. Eleito na chamada onda “bolsodória”, o governador passou a atacar o presidente no dia seguinte – valendo defender as girafas da Amazônia contra o incêndio fascista e fazer coro com a politicagem petista da OAB contra Sergio Moro. Está chocado com as maneiras rudes do presidente e levou Alexandre Frota para o PSDB como esperança de civilidade e gentileza.

Armínio Fraga

Economista brilhante, ex-presidente do Banco Central, ajudou a salvar o Plano Real de uma de suas piores crises. Homem altamente polido e atencioso, de sólida bagagem intelectual, tem usado suas credenciais para tentar sabotar o governo federal – insistindo em afirmar à imprensa nacional e estrangeira que o Brasil está vivendo um “retrocesso democrático”. A fundamentação da tese envolve uma mistura alegre e descontraída dos bordões supracitados – incluindo as fake news amazônicas e educacionais que arrebentaram nas paradas da resistência cenográfica em 2019. Armínio Fraga só desarma sua simpatia e urbanidade para fazer cara de nojo para a agenda reformista que ele sempre defendeu – mas que agora não serve mais. Com todo esse rigor e compostura, em 1999 ele teria deixado o Brasil valendo 1,99.

Faça você mesmo os verbetes dos demais lordes e ladies da nobreza nacional – esses que têm usado sem parcimônia sua sofisticação para tentar sabotar a reconstrução do país em nome da mais ordinária politicagem.

A moral da história – e bota moral nisso – é a seguinte: o homem comum votou exatamente contra essa afetação virtuosa que lhe passou a mão no traseiro (aguenta firme e sobe o som do churrasco) em nome da democracia – a democracia particular dos humanistas de butique. Assim que a compostura deixar de ser contrabando de cinismo, os modos no salão melhoram imediatamente. Façam essa experiência, senhoras e senhores, não vai doer nada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]