• Carregando...
Gleisi Hoffmann e Fernando Haddad, em ato pela liberdade de Lula
É cada vez maior o contingente de pessoas com excelente formação optando por essa vida fácil.| Foto: Joka Madruga / PT

A prostituição está legalizada – para quem tem fantasia de herói da democracia. Você desfila na calçada gritando que a democracia está ameaçada e vende seu corpinho numa boa. É cada vez maior o contingente de pessoas com excelente formação optando por essa vida fácil – que deve ser maravilhosa, porque ninguém está nem ligando para o estigma da prostituição. Ao contrário, estigmatizados hoje são os que não se prostituem.

Deve ter alguma coisa errada com essa gente que não ganha a vida soltando versinhos apocalípticos sobre a democracia em perigo. Ganham a vida como, então? Só podem estar roubando.

Se você ainda não aderiu a esse vidão, não perca tempo. Basta consultar o cafetão mais próximo – e não fique pensando que vai ter de lidar com barra pesada. Estamos falando de cafetinagem fina, tudo gente educada, bem-pensante, tem até PhD. Esses simpáticos e afáveis cafetões modernos poderão te oferecer excelentes oportunidades de prostituição intelectual em institutos, ONGs, partidos, universidades, sites, jornais e até em empresas. Você só precisa ter boa aparência e cara de pau.

O tipo de cantada para atrair o cliente fica a seu critério, mas eles vão te dar boas dicas. Você pode dizer, por exemplo, que a democracia está queimando junto com a Amazônia – é uma das cantadas mais usadas atualmente, e funciona super bem. Se for um daqueles clientes chatos que pensam, e portanto sabem que as queimadas já foram idênticas em outros governos, não perca seu tempo: dê um boa noite, Cinderela no fascista, tome a grana dele e parta para o próximo.

Não quer se meter em assunto complexo, que te exija um pouco de leitura e compreensão? Nenhum problema! Liga o computador, entra em alguma rede social, acha qualquer frase idiota do sobrinho do primo do cachorro de algum general e grita na calçada: estão ameaçando a democracia! Grita e chora. Você não vai ter que cair no chão e espernear, porque já vai ter um otário comprando o teu programa – e cuidado: eles se apaixonam.

Outro programa de democracia em perigo – conteúdo adulto que tem tido uma saída maravilhosa é o do massacre fascista contra a educação. Mas se algum abusado chegar perto de você para dizer que é só contingenciamento de verbas, como todo governo faz, pega a sua bolsa ditadura e dá na cara dele – antes que o miliciano dos infernos te mande olhar em volta para constatar que a liberdade é plena no país e todas as pessoas e instituições estão com suas vozes e seus direitos intactos. Despacha logo o reaça porque ninguém merece esse tipo de truculência.

Para que você tenha sucesso como garota/garoto de programa do apocalipse fascista é importante anotar a lista das coisas que são DEMOCRÁTICAS, segundo os códigos dessa profissão fascinante:

- usar o jornalismo para inventar que a eleição foi decidida num golpe do WhatsApp;

- divulgar mensagens roubadas das autoridades que capturaram a maior quadrilha do país e inventar interpretações criativas que tentem incriminar quem cumpriu a lei;

- montar com a suprema corte um plano para soltar na mão grande o chefe da quadrilha, fazendo uma gambiarra de liberdade provisória e torcendo para ninguém notar;

- acusar de fascistas pessoas comuns que se manifestam nas ruas em defesa da reforma da Previdência;

- tentar sabotar a reforma da Previdência espalhando mentiras e difamações contra os responsáveis pelo projeto, porque eles fazem parte de um governo que você demoniza para poder vender seu corpinho como herói democrata;

- mentir a plenos pulmões dia sim e outro também sobre as relações dos ministros mais importantes do governo com o presidente, inventando crises para ver se dá tudo errado na agenda de reconstrução do país;

- bloquear ao máximo qualquer informação sobre queda da violência, aumento do emprego, desburocratização, reformas e privatizações de infraestrutura, elevação das projeções de investimento, enfim, qualquer desses absurdos que desminta o seu bordão sagrado sobre um governo que não governa e só existe para ameaçar a democracia.

Importante: todo bom democrata de programa deve manter seu travesseiro amordaçado para que ele não resolva falar demais e atrapalhar o seu sono.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]