i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Guilherme Fiuza

Foto de perfil de Guilherme Fiuza
Ver perfil

O rap da vacina insana

  • Guilherme FiuzaPor Guilherme Fiuza
  • 30/10/2020 17:10
O rap da vacina insana
| Foto: BigStock

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, disse que é um “iluminista”. Ele estava querendo dizer que é a favor da ciência e da razão – e, mais especificamente, da vacina. A questão em avaliação no STF é se a vacinação contra Covid-19 deve ser compulsória para toda a população – mediante obrigatoriedade ou restrições aos não vacinados. O que a ciência e a razão dizem sobre a necessidade de vacinar a todos contra Covid?

Nada. Nem a ciência, nem a razão, nem a medicina, nem a epidemiologia, nem a infectologia, nem a estatística, nem a técnica, nem a OMS, nem o Imperial College, nem o bom senso, nem literatura alguma contém uma única linha demonstrando a necessidade de se vacinar toda a população contra o coronavírus. Nem a taxa de letalidade – que abaixo dos 70 anos é em média inferior à da gripe sazonal – nem a abrangência dos grupos de risco indicam essa necessidade.

Então quem indica? O Dória. Mas não é só o Dória. O Aécio também. A ciência universal estava esperando ansiosamente a reaparição de Aécio Neves, egresso dos porões da política brasileira, com seu projeto de cassação da cidadania de quem não se vacinar contra Covid – através de restrições brutais para a vida em sociedade. A ciência sabe que de cassação Aécio entende, porque vem driblando há anos a sua própria.

O Iluminismo de Luís Roberto Barroso é, portanto, uma equação derivada de terceiro grau com delta de Aécio Neves, integral de João Dória e produto de laboratório chinês ávido por vender vacina. Como diria Thomas Hobbes, coisa de louco.

Mas o bom observador já notou que há coerência nisso tudo. Enquanto Dória e Aécio querem empurrar vacina que ainda não existe, Barroso fala pelos cotovelos de matéria que ainda vai ser julgada. Viu? O timing está perfeito. Aliás, a ciência adora juiz assim. Todo mundo sabe que a base do Iluminismo é manter os telejornais bem abastecidos de fofoca, porque é dali que vem a luz. Duvida? Então apaga tudo na sala e deixa só a TV ligada. Você vai entender na hora o Iluminismo do Barroso.

Thomas Hobbes foi um dos maiores youtubers do século XVII e, devido à sua notória curiosidade, talvez perguntasse delicadamente: Barroso, querido, você não acha um pouco arriscado deliberar sobre vacina que não teve sua eficácia e sua segurança comprovadas? Hobbes era um inglês muito educado, mas do jeitinho dele não deixava questões esdrúxulas no ar. Talvez até fizesse um vídeo com o Rap da Vacina Insana. Iluminismo é legal por isso, você pode cair de boca no obscurantismo que nunca falta luz.

A nação brasileira está tranquila e absolutamente segura com a notícia de que existe ciência sob a toga. É um momento de muitas incertezas, mas quando você olha para cima e vê Barroso, Dória e Aécio cuidando da sua saúde, você imediatamente se enche de confiança no futuro. O triângulo da seringa não há de deixar faltar picada para ninguém.

Mas se os brasileiros pararem de achar graça nesse tipo de ciência e o tempo fechar na terra do sol, os iluministas de toga vão ter que se explicar à luz de velas.

48 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 48 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • D

    Danuzo aquino

    11/11/2020 11:01:40

    Excelente conteudo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • 2

    200048

    06/11/2020 22:25:38

    Parabéns, Fiuza! Inspirado e direto ao ponto! Essa corja não para de tramar contra o povo! Vacina obrigatória???? NÃO!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • 2

    200048

    06/11/2020 22:25:00

    Parabéns, Fiuza! Inspirado e direto ao ponto! Essa Borja não para de tramar contra o povo! Vacina obrigatória???? NÃO!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Alberto da Costa

    06/11/2020 20:58:40

    Fiuza você é máximo como crítico. São de dar nojo essas 3 figuras que você menciona.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Antonio Hespanhol Ribeiro

    06/11/2020 2:35:43

    Falar o que? Fiuza sensacional como sempre. Pensameno livre e inteligente. Precisamos de todos os Fiuza possíveis nos meios de comunicação. Parabéns Fiuza pela sua inteligência, sagacidade e capacidade de sintetizar o pensamento da maioria esclarecida da populaçao.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    fernando jorge da silva fogageiro

    05/11/2020 20:07:29

    Texto esplêndido. Ironias a parte, gosto muito de ler seus textos. Cheios de verdades que muitos se recusam a ver. Parabéns. Neste você se superou.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NILSON OCTÁVIO

    04/11/2020 18:18:06

    kkkkkkkkkkkkkk ótimo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudio Inon Farias Bezerra

    04/11/2020 11:57:47

    Fiuza foi brilhante, como de costume. Irônico, direto e sem apelações.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elgar Bandeira Berndt

    03/11/2020 19:45:16

    Simplesmente brilhante, humor inteligente que reflete a realidade

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    kukafe

    03/11/2020 14:00:01

    Guilherme Fiuza, Paulo Pollozoff e Carlos Freitas (Senso Incomum) são os melhores!!.. - deixo aqui registrado a declaração de tietagem!! Emoji: Carinha de olhinho de coração.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    pedro cruz

    01/11/2020 23:51:20

    Que tal aguardar a ciência responder muitas perguntas sobre a atuação do vírus antes de decidir quais grupos têm que se proteger com vacina. Nesses 10 meses de pandemia que contaminou 50 milhões e levou óbito para 1 milhão, tudo indica que a maioria dos contaminados não tiveram sintomas. Esse grupo tem que ser identificado antes de qualquer medida do legislativo e do judiciário. A ciência do Barroso, Dória e Aécio é a ciência do oportunismo. Não estão e nunca estiveram preocupados com as vidas dos outros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    01/11/2020 21:37:19

    E ainda hoje saiu a notícia aqui na Gazeta da aceleração dos testes da vacina de Oxford. Dória e seus parceiros da SINOVAC devem estar.....com a pulga atrás da orelha. Não deu e nem vai dar certo o descabido golpe do governador Dom Dória Quixote de fatura politicamente como o primeiro no Brasil a trazer a vacina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    orazio martini

    01/11/2020 17:03:52

    Texto acachapante. Ao ler um trecho achando genial & assertivo, se sucedem outros que deixam a incerteza de qual o melhor. Ainda bem que o artigo é curto... deixa um pouco para depois! Pois acho que não vou morrer de Covid-19 ou cepas sucessivas; talvez de comorbidades como meus pais. Morreram de velhice, como antigamente, mas com causa-mortis “falência múltipla de órgãos” como todos os falecidos que os antecederam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Valdenize

    01/11/2020 16:27:24

    Parabéns, Fiúza! Gosto muito das suas crônicas! Você escreve com leveza e humor, sem perder a profundidade e a precisão. Revela o leitor, antes de escritor, e o profundo senso de realidade. Obrigada!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel Bueno Ribeiro

    01/11/2020 16:04:21

    Preciso nas palavras, Fiuza! Belo texto!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Célio Oppezzo

    01/11/2020 15:23:28

    O porta-voz do bolsonarismo não vê necessidade de vacinação contra a Covid-19. Claro, também não deve ver necessidade da vacinação contra o sarampo, a poliomielite, a varíola, a raiva, a rubéola, a gripe. Vacina é só uma invenção dos globalistas para poderem dominar o mundo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • E

      Elgar Bandeira Berndt

      03/11/2020 19:47:35

      O peso deve ser da sua burrice

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      01/11/2020 20:06:24

      Leia de novo pois não entendeu. Seus argumentos não fazem sentido. Está comparando vacinas comprovadamente seguras, com anos de desenvolvimento e uso, com uma hipótese de vacina, pois ela ainda não existe. E mesmo com relação a essas doenças e vacinas não é necessário vacinar TODA a população. Entenda que a obrigatoriedade dessas já conhecidas vacinas é mais para obrigar o Estado a fornecê-las, que para obrigar cada indivíduo a tomá-las. Ademais você não precisa ficar tão preocupado com o que os outros fazem. Na teoria sua dose estará disponível, você poderá tomá-la e ficará “seguro”. Bom domingo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      F.Neto

      01/11/2020 18:51:03

      Não entendeu. Leia de novo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    01/11/2020 13:59:27

    De Barroso o cara é um baita falastrão, afinal fazer Laive com um meninote **** já mostra tão desqualificado ele é. O Dória é da mesma laia e não passa de um enganador. Já o Aécio em contraponto ao seu projeto de obrigar a todos a vacinarem tem um outro propondo que para ser deputado precise um exame também obrigatório de toxicidade. Será que esse exame ele apoia?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eurico Schwinden

    01/11/2020 13:39:41

    Diria mais: se não é possível fazer um jornal só com o Fiuza, pelo menos temos a possibilidade de, entre tantos amadores e pernóstico, escolher o que reclama nosso senso crítico.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alim Gonçalves

    01/11/2020 13:37:57

    Bravo! Fiuza é o garotinho do conto de Hans Christian Anderson. Mas ele vai além. Não apenas diz que o rei está nu, mas o faz soltando uma sonora gargalhada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PTRLC

    01/11/2020 13:34:41

    Mais uma vez Fiuza você foi cirúrgico e brilhante com os hipócritas de sempre. Parabéns, meu guru!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clovis

    01/11/2020 13:25:53

    Excelente Fiuza.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    01/11/2020 12:59:54

    ainda bem que temos um Fiúza no jornalismo tupiniquim, né? Não fica pedra sobre pedra. Quando vejo um Dória, um Barroso, um Átila, um Varrela, etc, e agora um Aécio, querendo nos "iluminar", meus piores extintos vem à tona. Credo! Vachina? "Non ecziste", diria aquele padre, né cambada?, rsrsrs

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    01/11/2020 12:50:57

    Na mosca! Desmascarou esse falsos iluministas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Washington Cesar Takeuchi

    01/11/2020 11:51:21

    Nada pior que um colunista de um grande jornal publicar uma matéria anti-vacina quando a vacinação de modo geral está abaixo do necessário. Nada comprova a necessidade da vacinação contra a COVID? Que realidade paralela insana é irresponsável o senhor vive?? Será que a necessidade estaria nas 159.902 mortos e 5.535.605 casos no Brasil?? Ou 46.492.418 casos e 1.201.896 no mundo?? Ou a segunda onda arrasadora de novos casos na Europa?? Será que a vacina não é necessária quando o próprio governo Bolsonaro já investiu 1,2 bilhões no desenvolvimento de uma vacina?? Será que só o brilhante, genial comentarista está certo e é o MUNDO e as 100 vacinas em estudo estão errados? Irresponsável!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • W

      Washington Cesar Takeuchi

      02/11/2020 2:55:36

      Carmo Augusto Vicentini: li mais de uma vez. Há um parágrafo muito infeliz que contradiz especialistas do mundo inteiro quanto a necessidade da imunização para retomada . Essa imunização não virá nem pela contaminação, mas pela imunização via vacina

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Washington Cesar Takeuchi

      02/11/2020 2:53:06

      PTRLC: não é opção seu iletrado, é obrigação prevista na constituição e na lei sancionada pelo presidente no início da pandemia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      01/11/2020 20:08:27

      A matéria não é anti-vacina. Leia de novo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      PTRLC

      01/11/2020 13:37:07

      Vá chupar um prego até virar parafuso, vacina é uma opção e não obrigação seu **** .

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    01/11/2020 11:36:05

    Bela reportagem. Para todos os seres humanos que tem "meio cérebro" ficou claro que o Covid existe e tem letalidade. É uma grande novidade, virose com roupagem nova, porem foi dada muita atenção e panico a esta virose que tem meios claros de tratamento e prevenção. Quanto à vacina, não existe. é como projetar um carro pelos pneus. Esperem sentados para daqui a quatro ou mais anos e enquanto isso continuem se prevenindo...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    01/11/2020 11:35:59

    Ufa! Agora posso dormir em laz sabendo que a minha vida está sendo decidida por gente tão sábia que possui o direito divino e definir minhas escolhas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plinio

    01/11/2020 11:31:17

    Esses sinistros só querem mostrar verve ,sem convicção alguma .Lá adiante ,eles mudam de discurso e falam outra coisa.O mesmo que o Sr Tedros, ventríloquo de xi ji ping.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Weber

    01/11/2020 11:25:40

    Iluminismo das trevas, a favor da ditadura xingling e obscurantismo doriana.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Roberto Pinheiro

    01/11/2020 11:00:43

    Talento é isso aí. Parabéns Fiuza!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Souza Sarinho

    01/11/2020 10:02:58

    O Barroso errou de profissão. Sua vocação é pra dançarina de Can-Can, aquela que levanta o saiote e mostra seu traseiro para a plateia. Mas, pensando bem, as referidas partes do Barroso não encantam a ninguém; daí sua opção pelo STF que para a desgraça do povo brasileiro é na atualidade repositório de aberrações.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Camila Cristina Anello

    01/11/2020 9:37:26

    Quanta bobagem Fiuza! Tantas mortes grassando o país e você, descolado da realidade, tratando de minúcias que não merecem uma linha, as pessoas irão se vacinar e seguir suas vidas, mesmo aquelas que atualmente se fizem contra. A realidade se impõe.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • P

      Paula Asinelli

      01/11/2020 14:22:09

      Como existem pessoas ignorantes, meu Deus!!! Tenha piedade dessa esquerdalha.... parabéns Fiúza, mais uma vez!!! Foi perfeito, como sempre!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carlos

      01/11/2020 11:37:25

      Você é livre para fazer suas escolhas. Só entenda que eu tenho o mesmo direito

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      01/11/2020 10:55:41

      Pode tomar, Camila, ninguém está te impedindo. Pode inclusive servir de cobaia lá no HC. Vá lá, faça ciência, e depois conte pra gente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    01/11/2020 7:56:19

    Quando sair a vacina da china, a esquerdalha vá correndo tomar. Junto com o Dória.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • W

      WILSON ZETI

      01/11/2020 21:41:10

      Eu sou da outra direita, esta não deu certo, e vou correr tomar a vacina sim, e não sou de esquerda, prefiro a direita sem filhos e centrão pendurados no pescoço.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sandra Braga Paraguassu

    01/11/2020 3:51:16

    Tuas crônicas são ótimas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON ZETI

    01/11/2020 3:31:36

    Fiuza, já tem, onde compro, serei o primeiro da fila?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CRAMOS

    01/11/2020 1:35:53

    O Aécio está vocalizando os empresários de centro, do antigo centrão liderado pelo PSDB.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CRAMOS

    01/11/2020 1:32:00

    Desde o inicio das controvérsias sobre o Covid, a visão econômica tem predominado sobre a visão de proteção a saúde. . Precisamos abrir as atividades para salvar a economia, naturalmente com cuidados de higiene e distanciamentos social... e assim foi. . Mas, grande parte da economia não se recuperou devido a ambientes fechados e o medo de contaminação dos clientes. . O viés da economia vai falar mais alto e indicar que a "vacinação de todos é a unica maneira" de recuperar as atividades hoje travada no turismo, restaurantes, escolas etc. . Os empresários vão falar mais alto (afinal, eles pagam os impostos e salários) e a VACINAÇÃO SERÁ OBRIGATÓRIA. . Não tem outra forma...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria Cacilda Leonel

    01/11/2020 1:07:30

    Mais uma vez arrasou Fiuza. Eu digo que esse é o "trio calafrio".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.