i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Guilherme Macalossi

Foto de perfil de Guilherme Macalossi
Ver perfil
Opinião

A seita antivacina albergada pelo bolsonarismo ganha uma madrinha: Carla Zambelli

  • PorGuilherme Macalossi
  • 22/10/2020 14:14

Sabem o Zé Gotinha, o personagem símbolo das campanhas de vacinação? Pois é. Agora o Zé Gotinha tem uma antítese: a deputada Carla Zambelli . Esta semana, junto com o também deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança, ela protocolou o projeto de lei O PL 4966/2020, que visa impedir a imunização obrigatória no Brasil. Com isso se torna a madrinha oficial do movimento antivacina, seita obscurantista que cresce nas rebarbas do bolsonarismo delirante. Carla Antigotinha está preocupada com a liberdade individual. Para ela, Oswaldo Cruz era uma espécie de Stalin com estetoscópio.

Em meio a cinco milhões de infectados e mais de 150 mil mortos vítimas da pandemia de covid-19, esta senhora quer promover uma revolta da vacina, só que agora desde a tribuna da Câmara dos Deputados. Sua propositura parte de mistificações aberrantes sobre como se dá o processo de validação e distribuição das vacinas para o público.

Acabamos com as fake news sobre as vacinas | Gazeta Explica

Carla Zambelli x vacina

Consta na justificativa do projeto que "ao contrário do que pretende implementar o governador João Doria Jr. no estado de São Paulo em relação à vacina contra o novo coronavírus, nenhuma autoridade pública, de qualquer nível do Poder Executivo, seja em âmbito federal, estadual ou municipal, deve deter o poder de obrigar os cidadãos a se submeterem a tratamentos médicos que coloquem em risco suas vidas e/ou não tenham eficácia comprovada".

Bem, dizer o que? Zambelli, em parceria com o descendente da Casa Real, acusa o governador de São Paulo de querer obrigar a população a tomar vacina sem eficácia comprovada. É uma falsificação rasteira, pueril, uma mentirada da grossa. As vacinas em desenvolvimento, afinal, se encontram em fase de testagem. Elas estão no caminho de terem sua eficácia comprovada. Ou não. A obrigatoriedade da aplicação, defendida por João Doria, não se dá agora, quando ainda não temos a vacina, e sim quando tivermos uma que esteja em conformidade com os requisitos científicos e dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação sanitária brasileira.

>> Você sabe o que faz e quanto ganha um vereador?

Para esclarecer o que os parlamentares bolsonaristas pretendem confundir, é necessário recorrer ao que é estabelecido pela Anvisa como exigência para aprovação de vacinas.

Primeiro é preciso passar pelos estudos clínicos de fase I, II e III, que são previamente autorizados pela Anvisa. Para tanto, o protocolo legal é que a empresa responsável pela pesquisa “deve submeter à Agência o Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamentos (DDCM), que traz informações detalhadas sobre o medicamento e sobre o estudo”.

Para fazer o exame desses dados, foi instituído o “Comitê de Avaliação de Estudos Clínicos, Registro e Pós-Registro de Medicamentos para prevenção da Covid-19”, responsável também pela validação de vacinas.

O registro do produto se dá mediante uma série de normativas presentes na Resolução da Diretoria Colegiada 55/2010, que dispõe sobre produtos biológicos. Segundo o site da Anvisa, a desenvolvedora precisa então “apresentar documentos como Certificação de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), Autorização de Funcionamento (AFE), justificativa para o registro, plano de farmacovigilância e informações gerais sobre o produto, a empresa deve entregar relatório com dados sobre as matérias-primas utilizadas na vacina, como a descrição das cepas, sua origem, identificação, processos de obtenção ou construção, entre diversos outros dados”.

>> Eleições têm boom de candidatos militares, religiosos e profissionais da saúde

É só por esse caminho que uma vacina é aprovada. Não existe a menor possibilidade de algo sem eficácia ser disponibilizado para a população, como alegam Carla Zambelli e Orleans e Bragança.  Além de mentiroso, o projeto deles é enfadonho. Medicamentos sem eficácia já são proibidos.

O que pode haver, isso sim, é, em caso de emergência de saúde pública, a determinação compulsória de vacinação ou tratamentos médicos específicos, sempre observando os parâmetros técnicos e de certificação. A eventual obrigatoriedade do uso de um remédio comprovado cientificamente já tem embasamento legal, dado pela Lei N° 13.979 de fevereiro de 2020, sancionada não por João Dória, mas por Jair Bolsonaro. Isso mesmo. O presidente, que adora reafirmar sua autoridade, parece esquecer o que assinou no inicio do ano.

Ainda sobre a justificativa do referida PL antivacina, há um trecho de pura mendacidade no qual é dito que o desenvolvimento das vacinas contra o coronavírus é “tão célere que carece do rigor científico exigido para tal finalidade e, assim, apresentam as vacinas sérios riscos à vida e à saúde dos cidadãos”. Desde quando celeridade é sinônimo de desleixo e de descaso? Carla Zambelli e Orleans e Bragança, que não entendem absolutamente nada do processo técnico no desenvolvimento de vacinas, apontam falta de rigor científico sem mostrar o que de fato consubstancia essa afirmativa. Como eles acham que está indo muito rápido, concluem que não há segurança. É a típica presunção dos ignorantes e dos irresponsáveis.

Os deputados bolsonaristas atuam como linha de frente de um uma onda regressivista de mentalidade pré-cambriana que encontra no presidente da República seu principal polo irradiador. No Facebook, Bolsonaro postou que o povo brasileiro “não será cobaia de ninguém”. A indignidade do mandatário se traveste de preocupação com a saúde, como se as vacinas fossem um perigo igual ou maior do que a doença em si. Por trás delas estariam interesses secretos de controle político e social dos quais o governador de São Paulo seria um peão. Eis aí o conspiracionismo perigoso que espalha o medo pela sociedade e coloca a vida do cidadão em perigo. Cada antivacina, ou antigotinha, seja no parlamento, na presidência ou nas catacumbas das redes sociais, adota a postura de um agente da morte.

Conteúdo editado por:Rodrigo Fernandes
51 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 51 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • P

    pAuLo Roberto HEINe na

    ± 0 minutos

    Quem quiser ficar aleijado ou morrer siga este burro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arthur Piccolomini de Azevedo

    ± 1 dias

    Sr Guilherme Macalossi, com todo respeito, o senhor é um burro. Confunde obrigatoriedade da vacina com campanha anti-vacina. Como o Gazeta abre suas páginas para alguém tão mal-intencionado? Veio para confundir, certo? Mais um verme vermelho do jornalismo a serviço da desinformação. Difícil encontrar um artigo tão mal escrito e ******* quanto esse. Desista de ser jornalista. Vá trabalhar em outra área. Você é péssimo. Espero que seja dispensado de nos aborrecer o mais rápido possível. Vá dormir.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plinio Gustavo Prado Garcia

    ± 2 dias

    O leitor Felipe Fujii está correto. Faço minhas as palavras dele. Acabo de postar no meu Locus Legis minha opinião sobre os ditadores. Não podemos a eles ficar submetidos. Tanto dos "pequenos" quanto dos "grandes" ditadores, pois a ditadura se apresenta sempre nos atos de quem desrespeita os direitos individuais, por melhor que seja sua intenção. Impor a inoculação de vacina contra a vontade do "paciente" é violentar sua liberdade individual. Que penalidade seria imposta a esse "paciente" por não aceitar sua vacinação?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe Fujii

    ± 2 dias

    Em que pese respeitar a opinião do colunista, devo discordar veementemente. A PL envolve a liberdade de escolha do cidadão, ideias que ainda são defendidas pelos deputados autores da PL. Não há campanha contra um remédio, mas contra a forma como ele é feito às custas da minha liberdade individual e de outras tantas como livre mercado e iniciativa privada, pois o Estado opressor subjulgará minha escolha em tomar ou não a vacina e impedirá em tomar uma vacina particular de minha confiança. Lembro que em países democráticos a vacina não é obrigatória, mas somente em países totalitários (poder concentrado) as pessoas são vacinadas como animais, sem direito de escolha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Allan Jose Alves

    ± 3 dias

    Seu Macalossi ou o senhor é burro ou age de má fé. Sinceramente acho que os dois. Fico imaginando como seriam as punições de quem se negasse a tomar a vacina. O senhor é uma piada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MURILO

    ± 5 dias

    Amigo, tomar vacina não é obrigatorio, sabe ...?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo di Lorenzi da Silva

    ± 5 dias

    Escreve o agora jornalista e agora Dr. infectologista “Carla Zambelli e Orleans e Bragança, que não entendem absolutamente nada do processo técnico no desenvolvimento de vacinas”, o que este novo infectologista sabe sobre o assunto, todo dia leio e ouço absurdos ditos por jornalistas falando sobre CIÊNCIA e blablabla. Agora essa facina, feita por um pais capaz de tudo para se favorecer e tirar vantagem. Pra mim é impossível confiar em qualquer coisa de tenha origem deste lugar sem liberdade, honestidade, decência, responsabilidade, ...... não tomo vacina feita por chineses , podem me prender já, de maneira NENHUMA tomo vacina chinesa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto

    ± 6 dias

    FAKE NEWS do Sr. Guilherme Macalossi. A Deputada Carla Zambeli não é antivacina. Bastava fazer o mínimo que é o dever de um jornalista e consultá-la antes de escrever. Ela já disse que toma todas as vacinas e não tem nada contra elas. Ela é contra, assim como 99,99% da população, da OBRIGATORIEDADE ! É sobre isso que trata o PL. Eu também sou contra a obrigatoriedade e não sou antivacina. Eu me vacino, vacino meu filho com todas as vacinas disponíveis. A reportagem é MENTIROSA E CALUNIOSA. Engana o leitor. Devemos ficar vigilantes sim com os tiranos que querem nos obrigar a qualquer coisa. O poder desperta a tirania nos políticos. Vacina, sim ! Obrigatoriedade, tirania, opressão, NÃO !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria Lucia Crespin

    ± 6 dias

    Claro que o projeto que ela toma frente, vem para proteger a sociedade de futuros ditadores como Joao Doria. Sabemos as vacinas obrigatórias e seguras que temos que tomar e dar nas crianças. Para isso existem medicos, não politicos. Hoje temos as vacinas seguras, mas vemos após essa pandemia, a fome da industria farmacêutica em poder, vemos como se ainda tivéssemos o PT no poder, ele agiria como um ditador e obrigaria a população a se vacinar com algo que mata mais que cura A vacina de covid tem 5% de mortalidade e Covid tem 0,3% de moralidade, vemos que a conta não fecha. Ter uma lei que nos protege de ditadores, não nos emburreceria, isso são efeitos colateral de ideologia esquerda

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 6 dias

    "linha de frente de um uma onda regressivista de mentalidade pré-cambriana que encontra no presidente da República seu principal polo irradiador". Difícil acreditar que um jornalista com espaço para escrever argumente de modo sectário e raso. Com figura de linguagem pré ginasiano. Triste e preocupante, pois representa a maior parte dos nossos jornalistas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Coeli Regina

    ± 6 dias

    Vem cá, esse maluco acredita mesmo no que escreveu ou só está preocupado em não receber o combinado? Ele que fique com o estoque da vachina!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 6 dias

    Vacina obrigatório para uma doença que mata só 0,3%. Só pra retardado mesmo. Outro ponto, Carla zambelli é uma idhiotha tbm.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Araucária

    ± 6 dias

    Hmmmm, a OMS discorda de articulista, pois obrigar a se vacinar é coisa de governos autoritários....vai dar Tilt no pseudo Liberalzinho....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel Bueno Ribeiro

    ± 6 dias

    Que texto agressivo! Palavras rasgadas, irônicas pra uma situação que realmente merece cautela. Uma vacina chinesa produzida a toque de caixa n deveria ser obrigatória! N sou contra vacinação e acredito q a deputada tb não é, mas há mtas desconfianças que precisar ser esclarecidas a população! Esse texto está distorcendo opiniões e realidades.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vinicius

    ± 6 dias

    A vacina mais rápida já produzida, com segurança à população, levou 4 anos. As demais levaram MUITO mais que isso. Mas o fanatismo desses caras quer impor que uma vacina de poucos meses seguiu os mesmos testes e procedimentos daquelas desenvolvidas em vários anos, até garantir a segurança suficiente. O cara se diz jornalista, mas ele tem raciocínio de ensino fundamental!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    jose santos

    ± 7 dias

    Chamar de "seita" aquele que tem opinião diferente não é jornalismo, é proselitismo torpe.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulista

    ± 7 dias

    Consta na justificativa do projeto que "ao contrário do que pretende implementar o governador João Doria Jr. no estado de São Paulo em relação à vacina contra o novo coronavírus, nenhuma autoridade pública, de qualquer nível do Poder Executivo, seja em âmbito federal, estadual ou municipal, deve deter o poder de obrigar os cidadãos a se submeterem a tratamentos médicos que coloquem em risco suas vidas e/ou não tenham eficácia comprovada". Como você mesmo menciona em seu artigo, dá para perceber que que se trata de um artigo tendencioso e que não corresponde aos fatos. Isso não é jornalismo, é ativismo, infelizmente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    eduardo pereira junior

    ± 7 dias

    Mais um para distorcer os fatos; o que o PR quer, como todos que desejam um mundo mais livre, é que um Estado não ponha goela abaixo um medicamento no corpo de alguém contra sua vontade; vc, jornalista, fique à vontade para tomar o que bem entender, por que quer me obrigar a algo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    HGO

    ± 7 dias

    Texto infantil e sem graça! Deveria voltar pata os bancos da faculdade pra aprender a ser jornalista de verdade! Quanta ignorância...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Austríaco-PR

    ± 7 dias

    Interessante a gazeta dar espaço a um sujeito tão mal informado e de raciocínio tão rasteiro. Especialistas contestam a necessidade de qualquer vacina, enquanto esse proto-tiranete vê obscurantismo em quem discorda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arno Winter

    ± 7 dias

    Não sei como esse "jornalista" ainda escreve no Gazeta .Deveria escrever no UOL, VEJA, FOLHA, DCM, 247, etc...mas nunca aqui. Se o projeto apresentado fosse para NINGUÉM fosse vacinado, tudo bem. Mas , o que pretendem os dois deputados é que não se OBRIGUE as pessoas a serem vacinadas. Aliás, isso nem seria necessário não fosse a chamada "justiça politizada", que opera a liberdade só de presos e demais criminosos .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo P.

    ± 7 dias

    Eu vou tomar a primeira q estiver disponível, mas eu quero ver quem é que vai obrigar quem não quiser, vão fazer o q aí, vão amarrar e dar a força??? Grande decepção esse colunista aí hein, paga de liberal mas é um ditadorzinho enrustido.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Rocha

    ± 7 dias

    Se a vacina for boa, não precisa ser obrigatória, as pessoas vão voluntariamente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 7 dias

    Vacina obrigatória por quê ? Quem toma não fica imunizado ? Qual o problema do vizinho não tomar vacina ? Parece uma confissão de que a vacina é de faz de conta, não protege nada... Eu não confio em comunista, não confio na China, acho que são um bando de picaretas e não sou obrigado a tomar essa porcaria... Prefiro imunização natural, pegando o vírus, que em 99% dos casos é como uma gripe... Com tratamento precoce, confio nas minhas chances, não me tira o sono esse COVID... É preciso enfrentar esses esquerdistas, um bando de doidos sem limites em sua ignorância truculenta... Sempre com medidas estúpidas e sem base científica: lockdown, quarentena de saudáveis, máscaras full time...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo Neves Luz

    ± 7 dias

    A eficácia da vacina é irrelevante. A questão é a OBRIGATORIEDADE. Obrigar alguém a se inocular é uma violação das liberdades individuais. Não vai defender os direitos humanos, Guilherme?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Evaldo

    ± 7 dias

    Kkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Ivan S Ruppell Jr

    ± 7 dias

    Não seja ignorante Guilherme; a luta é contra uma vacina sem os devidos trâmites de adequação da Anvisa, além do eterno cuidado com as negociatas Covid envolvendo a China e os Governos estaduais corruptos, além da Mídia e jornalistas da boquinha...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 7 dias

      O Dória deve estar levando milhões em propina para empurrar essa vacina chinesa.... É golpe esse troço...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 7 dias

    Credo em cruiz Gesuiz, só deu comentários dos bovinos seguidores do perturbado mor do país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      eduardo pereira junior

      ± 7 dias

      Essa revista é pra quem é inteligente. Não parece adequada para o senhor Walker.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • H

      HGO

      ± 7 dias

      E de jumento da esquerda analfabeta!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON LEONARDO DORIS

    ± 7 dias

    Há uma questão importante... não QUERO SER OBRIGADO a me submeter a uma vacina que foi desenvolvida em poucos meses, definitivamente, não acho seguro. Sem querer equiparar, mas o HIV é um vírus, como o Corona Virus... desde 1982 supostamente há estudos para uma vacina, são 20 anos. E para o Corona, que surgiu em novembro do ano passado já tem-se uma vacina em condições de ser ministrada??? Tudo isso é muito estanho ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      NH4NO3

      ± 7 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    elaine santos frança d'albuquerque teixe

    ± 7 dias

    Moço, senhor jornalista cheio de currículo, acho que está faltando um pouco de informação ao senhor, se bem que ultimamente a opinião de boa parte da imprenssa brasileira apenas causa desserviço à população, então desta forma sua matéria tem pouca ou nenhuma relevância, pois é apenas mais um querendo dentro deste universo ridículo fazer a promoção de uma "vacina", sem resultados e comprovada segurança, para ser obrigatória para a população? Então façamos assim, você toma a vacina russa e chinesa como elas estão e deixa que as pessoas que realmente se importam com saúde dos seus familiares terem o direito de lutar contra. Viva a Democracia, sabe o que significa?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 7 dias

      moça, você se contradiz. Pede para que o jornalista tome a vacina e que os "outros" lutem contra. Viva a Democracia. MAS o bolsonaro já disse QUE NÃO VAI TER VACINA. Sabe o que isso significa ? "Bolsonaro desautoriza acordo de Pazuello e diz que NÃO comprará CoronaVac ." E DAÍ ?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Soares Blessmann

    ± 7 dias

    Mais um com mentalidade ditatorial. Já houve vacina cuja aplicação foi cancelada pelos efeitos, e queres obrigar a população inteira a ser vacinada com uma vacina elaborada em 6 meses? Isto vale para todas as vacinas. Mas dentro da tua mentalidade que divide entre bons e maus (tu estás auto-categorizado como bom, como todo esquerdista, acha-se superior em relação aos que não pensam como tu). inclusive encontra denominação para o "time", e até madrinha!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    paulo favero

    ± 7 dias

    Você pode tomar uma vacina produzida na China , outra produzida na Russia, assim fica bem protegido. A seita dos que acreditam que a vacina vai resolver a questão é a mesma seita do fica em casa

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 7 dias

      Diferente da seita da hidroxicloroquina, depois ivermectina e agora annita. Devem ser os mesmos que tomaram a pílula do câncer.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    ORLINS MATOS DE SOUZA

    ± 7 dias

    JORNALISTA COMUNISTA, ESCRAVO DO PCCHINÊS. GOVERNADORES, SECRETARIOS E JORNALISTAS TOMAM PRIMEIRO. SEIS MESES DEPOIS A POPULAÇÃO!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 7 dias

    Jair Bolsonaro, o JIM JONES, maior propagandista da PÍLULA DO CÂNCER. Mas, os fanatizados já esqueceram o tal vexame.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 7 dias

      Freitas, já esqueceram até da hidroxicloroquina. A bola da vez é annita.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE VALDIR SARTORI FILHO

    ± 7 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucio

    ± 7 dias

    Deixa de ser tendencioso e vá escrever suas besteiras na carta capital ou qualquer outro jornaleco do pt. O que ela está propondo e obrigatoriedade. Isso não quer dizer que seja contra a vacinação. Eu próprio sou CONTRA a obrigatoriedade mas sou a favor da vacinação. Parem com essa mania de "colocar palavras na boca dos outros". Isso não é jornalismo. É Militância.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Everaldo Basso

    ± 7 dias

    Vai você tomar a vacina na ********, seu jornalista de araque, baba-ovo do Doria !!!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WMVIEIRA

    ± 7 dias

    Só não quero a vacina chinesa ou a do dória

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • N

      NH4NO3

      ± 7 dias

      Enfia o dedo no kuh!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      ± 7 dias

      Mas se o bolsonaro trouxer uma da coréia do norte com certeza você tomará.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André Sena Pereira

    ± 7 dias

    Vacina não pode, nem deve, ser obrigatória. Só pessoas com aspirações ditatoriais podem pensar em obrigar uma nação de mais de 200 milhões de habitantes a se submeter a uma vá uma criada em 6 meses.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dilbert

    ± 7 dias

    Brilhante e lúcido texto. O pior é saber que esse negacionismo todo é movido a interesses mesquinhos, eleitoreiros e pura xenofobia, mas que no final causa a morte de milhares de brasileiros. “E daí?” dirão os bolsonaristas, “tamos aqui é para ferrar o povo enquanto nos damos bem!” E seguem divulgando sua pílula milagrosa, sem comprovação científica, distribuída a preços exorbitantes por empresários espertos amigos do presidente. Será que parte dessa grana foi para a família miliciana que desgoverna o país? Aliás, se esse fosse um país sério, toda essa turma anti-vacina, composta por gente amoral e sem caráter, já estaria presa em nome do bem comum.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Everaldo Basso

      ± 7 dias

      Quer vacina na ******** também?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]