i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Guilherme Macalossi

Foto de perfil de Guilherme Macalossi
Ver perfil
Opinião

Caetano Veloso e seu guru intelectual passapanista de Stalin

  • PorGuilherme Macalossi
  • [09/09/2020] [15:21]

Caetano Veloso foi transformado em entidade brasileira. Um “totem”, como definiu Paulo Francis no já clássico artigo “Caetano, pajé doce e maltrapilho”, publicado na Folha de São Paulo em 1983. A descrição que o saudoso jornalista faz do músico baiano é mais atual do que nunca. Caetano, escreveu Francis, é aquele que “fala de tudo com autoridade imediatamente consagrada pela imprensa, que é mais deslumbrada do que o público em face dele”. Continua assim, 37 anos depois.

Entrevistado por Pedro Bial, Caetano anunciou que se tornou menos “liberalóide” e passou a nutrir “respeito” pelas “experiências socialistas”. O fez em um tom autoindulgente para com a própria formação, como se essa mudança representasse o desenvolvimento de sua forma de pensar. Quase que uma evolução de espírito. Não surpreende. Em 2013 este senhor tentou usar sua imagem para emprestar legitimidade aos Black Blocs. Enquanto o grupo de extrema-esquerda tocava fogo nas ruas, chegando até mesmo a matar o cinegrafista Santiago Andrade com um rojão, o cantor posava para fotos com um pano preto na cara. Agora pretende modernizar o marxismo dando-lhe lirismo.

Segundo Caetano, quem “mudou sua cabeça” foi um tal de Jones Manoel, um comunista empedernido a quem não poupa elogios. Jones já escreveu um artigo declarando apoio a Coreia do Norte, país que chama carinhosamente de “Coreia Popular” e que considera “caricaturado” pelos malvados “monopólios de mídia” ocidentais.  Nem King Jung-Un deve ufanar seu regime a esse ponto. Mas não para por aí. Define a União Soviética como uma “democracia operária restringida e plebiscitária”.  Ele também tem uma descrição particular para os gulags, os horrendos campos de concentração comunistas espalhados pelo leste europeu. Em uma comparação com o sistema prisional Brasileiro, Jones os descreveu como semelhantes a “universidades”

Jones é divulgador da obra de Domenico Losurdo, escritor italiano que fez carreira tentando reconstruir a imagem do ditador Joseph Stalin através da propaganda disfarçada de historiografia revisionista. Caetano leu Jones e, por meio dele, acabou lendo Losurdo, com quem se impressionou muito. Aparentemente o cantor brasileiro adotou como guru intelectual um autor obscuro cujo trabalho de vida foi passar pano para um genocida.

Que se diga: até comunistas reconhecidos desprezam Losurdo e o apontam como responsável pela difusão do neo-stalinismo. O historiador Mário Maestri, insuspeito de direitismo, trata disso em seu livro “Domenico Losurdo: um farsante na terra dos papagaios”. Para Maestri “Losurdo falsifica a história com um principal e grande objetivo: justificar a ação de Stalin e do stalinismo. Propõe, portanto, que ‘O Pai dos Povos’ e seus meninos, vendo a União Soviética sendo atacada bestialmente pelo proposto movimento golpista e terrorista de Trotksy, se lançaram briosos na defesa do país, matando tantos quantos quantos acreditavam fossem necessário, na esquerda, no centro, na direita, literalmente aos borbotões”.

Ainda sobre Losurdo, Maestri o classifica como um autor de “literatura vulgar” que tem “olímpica despreocupação – e literal invencionice – com os fatos históricos”, e o stalinismo como a “exacerbação do assalto burocrático ao poder político na Rússia Soviética”.

O conhecimento sobre os crimes de Stalin não é novo. Remete ao 20° Congresso do Partido Comunista da União Soviética, ocasião em que o então secretário do Partido, Nikita Khrushchov denunciou os expurgos, a violência e a persecução metódica e industrial do antigo dirigente.

Antes, durante e depois de Stalin, a União Soviética foi totalitária, mas até mesmo para seus integrantes o período comandado por Stalin foi além de qualquer parâmetro de brutalidade e sanguinolência. No campo do assassinato em massa ele só é superado por Mao Tse Tung.

O Soviete Supremo russo instituiu a cultura do sadismo e do terror psicológico que levou a morte de inimigos, camaradas e todo aquele identificado como uma ameaça, por mais fiel que fosse. Fez com que milhões morressem de fome nos campos dos países satélites da URSS, promoveu deportações internas, com a Sibéria se tornando um cemitério para os “inimigos da Revolução”, que eram isolados do resto do mundo e condenados a morrer de frio, fome e doenças.

Além disso, ordenou intervenções brutais em países como a Polônia, a Ucrânia, a Criméia, a Mongólia, estabelecendo o fuzilamento sumário como política de extermínio. Losurdo, entretanto, acha que tudo isso é uma injustiça, que é difamação. É a esse pensador arejado e seu ideal de mundo que nosso totem dedica seu encantamento, e, talvez, até mesmo algumas notas de seu violão.

>> Quem terá a primeira vacina confiável contra a Covid-19?

A verdade é que Losurdo não teria a menor importância se não fosse ele a influenciar Caetano, celebridade brasileira que se propõe oposicionista ao governo de turno. O cantor, que exerce influência no debate público, tem apontado para o que classifica como o crescimento do fascismo do Brasil. O faz com a moral de quem se tornou discípulo de um stalinista. Bolsonaro, que vive a inflamar seus militantes contra o fantasma da esquerda, não poderia ficar mais satisfeito. Sua narrativa apenas se reforça com a adesão festiva de artistas ao comunismo.

Na entrevista para Bial, Caetano diz que graças a Losurdo é “outra pessoa” e que ele tem um livro “sobre as visões modernas da crítica às experiências socialistas”, que é muito inteligente. Não se sabe se entre as referidas experiências se incluía uma definição mais simpática do holodomor. O que se sabe é que a luta de classes, mesmo ao ritmo do tropicalismo, é só uma versão ensolarada da ditadura do proletariado.

Conteúdo editado por:Rodrigo Fernandes
82 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]
Tudo sobre:

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 82 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    Marcus Vinicius de Andrade

    ± 7 dias

    É só arrumar um bom patrocínio da Petrobras ou da Caixa para ele. Aí ele esquece essa baboseira kkkkk.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MUNHOZ

    ± 7 dias

    Não estudei LOSURDO, Gransci et alli . Sou inculto . Mas conheci o lado empírico do comunismo , da "cortina de ferro" . Eu conheci , por exemplo, família Ucraniana , meados dos anos 1970 . Colega de faculdade , moça muito bonita , mas assustava pelos seus 1,92 m de altura . Eu conheci o avô dela, ainda lúcido e ele me contou sobre o " holomodor" que ele vivenciou na infância.: B) Conheci uma moça Tcheca , em 1977, em Hemet CA. Eu 21 ela 31 . Então em 1968 ela tinha 23 anos. Ela vivenciou a invasão RUSSA de 1968 . C) Família Cambojana . Em 1977 Hemet CA . Kiling fields ! d) Alemães Orientais ; e) Cubanos, inclusive um que estava lá no ano novo da " Revolução" etc. Não preciso ler ! Eu ví.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Americo

    ± 8 dias

    E quem disse que Bial entende de alguma coisa? Se entendesse teria questionado o Totem, mas não o fez por despreparo intelectual. É famoso por falar, falar, e não dizer nada e nem se fazer entender

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 10 dias

    Caetano horroroso.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo

    ± 11 dias

    Envelhecer bem é para poucos. Não vou o caso de Caetano.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BANESTADO

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Antonio

    ± 11 dias

    Será que contaram para ele que a mulher de Stalin se suicidou com a arma do marido, ao conviver com as atrocidades do regime, que baniu seus parentes - dela, a esposa -, chegando a matar alguns. Tudo em nome da liberdade comunista ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Mauro de Oliveira

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Pinaffi

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Coronel

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Coronel

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Márcio de Abreu campana

    ± 11 dias

    Caetano envelhece mal. Triste isso, pois já o achei mais ponderado em outras épocas. O psolismo o estragou de vez.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    dr faufenefene

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leandro Fluzão

    ± 11 dias

    Cabe assinalar, a chamada luta de classes é a materialização da ideologia do ódio aos que são de classes e pensamentos diferentes. Literalmente significa ódio ou extermínio de pessoas de classes diferentes, o que de acordo com a ética consequencialista do marxismo-stalinismo, torna-se justificável em vista dos fins "revolucionários".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rômulo Viel

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denise B

    ± 11 dias

    Caetano é e sempre foi um chato.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    dr faufenefene

    ± 11 dias

    bom é o governo da famiglia, que além das rachadinhas, agora tirou o arroz da mesa dos brasileiros, fato inédito. Agora vai ser feijão (aguado) com farinha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • C

      Coronel

      ± 11 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      dr faufenefene

      ± 11 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rômulo Viel

      ± 11 dias

      Tirou?? Como?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Batista Dos Santos

    ± 11 dias

    Surpresa agradabilíssima. Não conhecia Guilherme Macalossi, mas a primeira impressão não poderia ser melhor. Parabéns ao Guilherme e obrigado à GP por dar voz a uma mente tão brilhante.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mup

    ± 11 dias

    Como eu disse em outro lugar, deixem o Caetano ladrar. Ele é APENAS um cantor e compositor. Nada mais... Não levem à serio alguém que desconhece(?) o que foi o socialismo ou sabe e mente sobre o que o regime fez nos paises onde foi implantado mediante violência. O compositor já não compõe, então sobra tempo para falar bobagens que só alegram os tristes felizes corações amantes deste velho guru...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSIL

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 11 dias

    Macarena, como bom liberal, adepto da prudência e sofisticação, vem deixar claro que é contra os extremismos. Vai pela linha isentona, aquela que é contra o socialismo mas, veja bem, a descriminalização das drogas deve ser discutida. Não é progressista, mas os direitos reprodutivos são uma questão de saúde pública. Não é comunista, mas acredita firmemente na ressocialização dos presos e no abrandamento das penas para crimes leves. Não é fabiano, mas adota alegremente a estratégia das tesouras. Ou seja, é contra a esquerda, mas apoia todas as usas agendas fingindo combatê-la.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Rômulo Viel

      ± 11 dias

      Pô, você confundiu tudo... Ressocialização dos presos não é "pauta comunista", mas uma necessidade. Tampouco a descriminalização de drogas é uma "pauta progressista"! Que bobagem!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Americo Lisboa Junior

    ± 11 dias

    Caetano Veloso cantando e compondo é um grande artista, falando e atuando politicamente é um desastre na mesma proporção. Melhor ouvi-lo cantar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 11 dias

    A esquerda atual parece pronta para um novo Khmer Vermelho, um novo Sendero Luminoso ou FARC... Continuam os mesmos criminosos e genocidas que sempre foram, admiram mesmo é Cuba, e Lênin (mas em conversas dentro da seita, elogiam também Mao, Stalin, URSS e todas as tiranias comunistas). Aquele filme fascistóide “Bacurau” deixou bem claro, clamando pelo uso da violência contra os conservadores (no filme, de simbologia é infantil, a direita é representada por americanos, que falam inglês e português com sotaque carregado, são os “malvadões”). Marxistas são fanáticos, dogmáticos e não aprendem ou mudam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LIESSE CHICRE MELIM ABOU REJAILE

    ± 11 dias

    Muito triste,ver seus ídolos da juventude vomitando asneiras.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JJP

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CESAR CAVALLI SABBAGA

    ± 11 dias

    Não está na hora de parar de perder tempo e tinta com quem não é e nunca foi?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 11 dias

    Caetano antes e sempre um falastrão. Agora, quando já caiu no ostracismo, parecido com o FHC ( o FHC a pouco opiniou ser contra a reeleição que dizem por aí ele comprou exatamente para se reeleger - e acima de tudo é ele um baita hipócrita) vem defender o indefensável com somente garbosia e imponente aparência de sabedoria. Frisando: somente aparência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO RODRIGUES MARTINS

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celito Medeiros

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ELIAS

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVESTRE ANTONIO SCHMITT

    ± 11 dias

    Recuperar a imagem do genocida Stálin? Vade retro, satanás!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos de Albuquerque Regina

    ± 11 dias

    Desde sempre a única pessoa que entende este tal de Caetano é um tal de Gil. Ou não, como diriam eles mesmo sem entender o que estavam dizendo. Está envelhecendo muito mal este (outrora) artista. Devia se retirar para um descanso merecido. Dele e nosso principalmente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Teixeira Pires

    ± 11 dias

    Gostaria de ver o Caetano Veloso debater esta sua crença com outras pessoas que creem no liberalismo, para ficar somente em um aspecto. Emitir apenas sua visão, unilateralmente, tem tanto valor quanto um zero à esquerda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VBSB

    ± 11 dias

    Musica chata insuportável , leaozinho de manhatan

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VBSB

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 11 dias

    E mais, será qual é o genocida de estimação do esquerdista Caetano V.? Mao, Stalin, Lenin, Hitler, Pol Pot? Os Castro, Maduro? mais alguns Caetano? E o genocida é o "Bozo", hein? Afinal ele não usou mascara pra ir a padaria. Disse que se preocupava com a economia. Que seria só uma "gripezinha" - o D. Varella pode chamar de gripezinha, né Macalossi? -ah sim, disse também "e daí". Não tem empatia. Afinal sofremos com as mortes e doentes, mas a vida continua. Temos que seguir em frente mesmo chorando nossos mortos. Mas o "genocida é o "Bozo". É mesmo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    All Jr

    ± 11 dias

    Parabéns pelo artigo! Pelo menos esses comunistas não escondem mais o apreço que nutrem pó ditadores e o autoritarismo! Agora, claro que sempre acusando os “outros” de serem o que eles são. Acorda Brasil!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MCPN

    ± 11 dias

    Parabéns pelo artigo Guilherme.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    THIAGO

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    ± 11 dias

    Parabéns Guilhermo por desmarcarar esse cara ... o que ele fala é chororo pessoal porque ficou detido alguns dias durante o governo militar ... se gosta tanto da miséria e da pobreza porque não se muda pra Cuba ou Venezuela ?? E leva junto o Chico ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 11 dias

    "Bolsonaro que vive a inflamar seu militantes contra o fantasma da esquerda". Como assim fantasma? Seria o Guilherme M. um esquerdista disfarçado? O Caetano é? O tal de Jones Manoel também? A ditadura da minorias, o relativismo,a esquerda caviar, a turma do projaquistão, a mídia progressista, prezado, estão aí para provar que o "Bozo" tem razão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Juacastro

    ± 11 dias

    O que se extrai desse músico e poeta é a sua maravilhosa poesia e música. O resto é ilusão e papo de celebridade mimada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      VBSB

      ± 11 dias

      Musica chata insuportável , leaozinho de manhatan

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Raquel Utz

    ± 11 dias

    O Caetano não tinha noção nem nos anos 1970 que dirá em 2020. Um super poeta e músico mas não serve de referência de conhecimento histórico ou político.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      VBSB

      ± 11 dias

      Musica chata insuportável , leaozinho de manhatan

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luca

    ± 11 dias

    Muita gente diz que não tem que dar importância pro que ele fala, mas tem sim, quantos jovens vão procurar Losurdo pra ler agora, aí que mora o perigo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco de Carvalho Costa Filho

    ± 11 dias

    Todo esse chôroro só tem uma explicação : A fonte secou, vai ter que trabalhar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Henri Moreno Fernandes

    ± 11 dias

    Excelente texto, realmente Caetano chegou a conclusão que ainda não era comunista o suficiente, essa é grande mudança.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 11 dias

    Até hoje tenho pena desse cara e do G. Gil. Foram obrigados a se exilarem Londres, aquela cidade horrorosa, sem qualquer evento cultural, cidade sem graça, sem atrativos, sem museus, sem cultura, sem oportunidades, sem um mísero show musical... imagino a tortura que foi, viver naquele lugar esquecido pela humanidade... hi pó cri ta !!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sérgio Guerra

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Ciro Santos

    ± 11 dias

    Esses artistas se tornaram uns chatos pedantes que se imaginam combatendo o regime militar da década de 60. Porém, essa turma de valentes não viu qualquer problema quando o lulopetismo saqueava o país ou ainda comprava deputados a granel. Não perco meu tempo com Caetano Veloso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emily Sobral

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 11 dias

    Esta turminha de artistas comunistas precisam ir morar na Venezuela ou Cuba e fim de papo. É bom a Gazeta parar de publicar comentários destes lixos humanos assim como dos moribundos do PT !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ PINHEIRO

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    victor A

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Antonio Roquette Reis Filho

    ± 11 dias

    Esse artigo podia muito bem ser o complemento de outro publicado hoje na Gazeta: a descriminalização da maconha. Mostraria com precisão os males que a droga faz ao cerebro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON ZETI

    ± 11 dias

    Ainda querem liberar a maconha, vejam o que ela faz ao cérebro dos usuários contínuos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Alberto

    ± 11 dias

    Ontem um colunista da Gazeta usou tinta e papel para falar sobre esse chato de galocha, oportunista de ocasião o cansativo Caetano Veloso. Hoje vem outro colunista com a mesma lenga-lenga. Vocês transformam esse cara em notícia, dão importância às bobagens que ele arrota e ele, assim, se sente importante e se arvora a dizer incompreensíveis bobagens por aí. Paulo Francis disse que o Brasil é o único país do mundo que ainda leva comunismo a sério. Não é só comunismo, não. Tem muita insignificância ganhando espaços e discussões sem o menor sentido, em a mais miserável importância. A propósito, não li o artigo de ontem nem o de hoje.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Vicente bittencourt

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Mirtão

      ± 11 dias

      É o avesso do avesso do avesso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 11 dias

    Há uns 20 anos, tentando parecer menos velho, o Estadão passou a escrever seu nome em azul, substituindo o preto tradicional. A Folha, sacaneando o concorrente, criou um contra ofensiva esperta: uma campanha que mostrava somente a foto de um velhote com bigode azul. Agora, que o Caetano é garoto propaganda do "novo" stalinismo, será que vai pintar o cabelo de azul?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Arys

      ± 11 dias

      Pode ser. Se fizer live com felipe neto e Barroso, aí ninguém segura...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 11 dias

      O Pedro Bial, esse sim!, é um porre multimídia, kkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 11 dias

      Discordo um tantinho: até que ele compôs umas coisas bem legais. Mas achou que isso o tornou um sábio de tudo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emiliano augusto bastos coutinho

    ± 11 dias

    Sem comentários ..Caetano extrapola no loucura socialista

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ELMOR

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LuizMG

    ± 11 dias

    Santo Deus. Caetano, vai descansar, passear, aproveitar a terceira idade com coisas boas e saudáveis.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 11 dias

    Caetano Veloso sendo iludido pelo stalinismo aos 89 anos, acidente que costuma acontecer com adolescentes? Acho que o filme dele deveria se chamar é O Curioso Caso de Caetano Veloso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    César

    ± 11 dias

    Um dado pouco conhecido, apresentado no Museu da História Política da Rússia, localizado em São Petersburgo: “apenas” 1.345.796 pessoas foram julgadas e executadas pela justiça soviética durante a era Stalin. Pelo menos os nomes foram registrados pelo historiadores em um CD adquirível no Museu, as demais cerca de 19.000.000 vítimas ficaram anônimas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 11 dias

    Caetano está descobrindo deslumbrado, aos 87 anos, o que eu descobri, também deslumbrado, lá em 1983! Em 2004 eu já não acreditava em mais nada daquele lixo. Logo depois, veio o Mensalão, e adeus ilusões progressistas. Se o "metabolismo" do Caetano for igual ao meu, ele larga a esquerda com 110 anos de idade mais ou menos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    valcirio volpato

    ± 11 dias

    É apenas mais um hipócrita. Costuma ir a Portugal, não a Coreia ou Cuba.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joxi

    ± 12 dias

    Esqueça lógica e a ótica de democracia, liberdade, etc... O que o "iluminado convertido" está defendendo é o contrário, é "pau dentro" contra o "sistema". Infelizmente, a resposta tem que ser pau dentro caso eles estiquem demais a corda... e muita civilização ocidental no lombo... mas até agora, é só blá-blá-blá .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.