i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Guilherme Macalossi

Foto de perfil de Guilherme Macalossi
Ver perfil
Opinião

Os profetas do cloroquinismo cultural

    • PorGuilherme Macalossi
  • 22/01/2021 17:30

A única política pública estabelecida por Jair Bolsonaro para contenção da pandemia consiste em uma enorme fraude: o chamado tratamento precoce. Ao longo dos últimos meses, o presidente desdenhou do uso de máscaras, estimulou aglomerações e espalhou mentiras sobre as vacinas. Entretanto, ele incentivou freneticamente o uso de cloroquina, azitromicina, ivermectina e hidroxicloroquina, que são úteis em outras situações, mas que, comprovadamente, não servem para o coranavírus. Esses remédios passaram a ser distribuídos pelo setor público e consumidos profilaticamente ou como tratamento para covid-19 por parte da população. Ao invés de botar dinheiro no Instituto Butantan para ajudar no desenvolvimento de um imunizante, o governo preferiu fazer o Exército aumentar sua produção de cloroquina, estocando pílulas suficientes para 18 anos de uso.  

Pudera. Em 2016, o então deputado Bolsonaro defendia a fosfoetanolamina sintética, conhecida como “pílula do câncer”. Chegou a apresentar um projeto de lei liberando o medicamento para uso, mesmo sem aprovação pela Anvisa. O texto foi derrubado no Supremo Tribunal Federal. Como se constata pelo retrospecto, o ex-capitão sempre foi um entusiasta do curandeirismo. Por isso não surpreende que ele tenha se tornado o discípulo político número um de Didier Raoult, o médico francês que popularizou o uso da cloroquina ao adulterar a pesquisa que conduziu ao investigar a hipotética eficiência desse remédio.

Durante seu estudo, Didier escolheu os casos a dedo de forma a moldar o resultado para que ficasse de acordo com sua crença. O doutor foi denunciando pela Sociedade de Patologia Infecciosa de Língua Francesa e sua conduta está sendo investigada em seu país de origem.

Mesmo desmoralizado, Didier acabou adotado pelo bolsonarismo, que tratou de difundir sua tese pelo país. Uma espécie de cloroquinismo cultural. Apesar das principais entidades médicas e de saúde do Brasil e do mundo ressaltarem que não existe tratamento precoce, o governo continua insistindo na enganação. Semana passada, com a nova onda de coronavírus assolando o Norte, Bolsonaro despachou seu ministro da Saúde para que pressionasse os prefeitos da região a distribuírem o tal “Kit Covid”.

Apesar de o governo recomendar e distribuir esse conjunto de medicamentos, ele mesmo admite que não há prova nenhuma de eficácia. Foi elaborado um termo de ciência e consentimento em que o paciente se responsabiliza pelas possíveis consequências do uso de hidroxicloroquina/cloroquina em associação com azitromicina. Segundo o documento do Ministério da Saúde, “não há meta-análises de ensaios clínicos multicêntricos, controlados, cegos e randomizados que comprovem o benefício inequívoco dessas medicações para o tratamento da covid-19”. Também aponta para possíveis efeitos adversos como “redução dos glóbulos brancos, disfunção do fígado, disfunção cardíaca e arritmias”. O que está se fazendo manipular descaradamente a esperança das pessoas ao induzi-las a tomar remédios inúteis e jogar sobre elas as consequências de eventuais danos colaterais.

Como se não bastasse, o governo também lançou um aplicativo chamado “TrateCov”, com o objetivo de auxiliar médicos no diagnóstico da covid. A ferramenta era apresentada como um modo de orientar “opções terapêuticas disponíveis na literatura científica atualizada”. Ao preencher o formulário com descrições pessoais e informações de saúde, quase sempre a indicação era para a adoção do tratamento precoce. Eu mesmo resolvi testar a coisa.

Informei que estava com congestão nasal e sinusite. Meu diagnóstico foi covid-19 e tratamento com 6 comprimidos de Cloroquina (um a cada 12 horas por 5 dias), 12 comprimidos de Hidroxicloroquina (um a cada 12 horas por 5 dias), 4 comprimidos de Ivermectina (quatro comprimidos ao dia por 5 dias), 5 comprimidos de Azitromicina (1 comprimido ao dia por 5 dias), 10 comprimidos de Doxiciclina (1 a cada 12 horas por 5 dias) e 14 compridos de Sulfato de Zinco (1 a cada 12 horas por 7 dias). Outros que usaram o aplicativo para simulações relataram ter recebido a mesma recomendação, mesmo para quadros envolvendo bebês e pessoas cardíacas.

Pressionado, o Ministério da Saúde se viu forçado a desativar o aplicativo. Para justificar o ocorrido, a pasta informou que “o sistema foi invadido e ativado indevidamente” A culpa, portanto, seria de um hacker qualquer.

O Brasil não tem seringas e agulhas suficientes para a campanha de vacinação, enfrenta dificuldade para obter insumos no exterior e vê crescer o número de contaminações e mortes causadas pela pandemia. É o resultado de uma postura negacionista alicerçada no conspiracionismo de placebos intelectuais e na pilantragem de um médico disposto a usar a medicina para praticar estelionato. Eis porque somos hoje um case global de charlatanismo institucionalizado.

66 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 66 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    Jael P S Soares

    28/01/2021 11:49:04

    Sou médica , fiquei estarrecida com sua desinformação. Guilherme vc como jornalista devia se informar direito . Ainda mais agora dia 22 de janeiro !!! Pipocando indicação de tratamento precoce justo agora vc pública essa mentira e desinformação??? OMS revendo sua posição FDA também . JAMA indicando ... Olha o governo o que fez em relação a pandemia? Só tratamento precoce ? Me poupe ! Vai estudar jornalista ruim demais Não vale assinar esse jornal pra ser desinformado . Teu colega de muito bom senso e honestidade fez um artigo bem melhor hj , sobre já poderemos falar em tratamento precoce, ao menos se deu ao trabalho de pesquisar um pouco Vai aprender com ele ô incompetência!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      JOSMAR PORTUGAL VAZ

      28/01/2021 2:37:56

      Guilherme você é um pacóvio....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        FERNANDO EDUARDO PLASTINA

        27/01/2021 14:23:24

        SR. JORNALISTA, POR GENTILEZA, VÁ SE INFORMAR E ESTUDAR DIREITO. NO AMERICAN JOURNAL OF MEDICINE, JÁ FOI PRECONIZADO TRATAMENTO PRECOCE COM HIDROXICLOROQUINA E AZITROMICINA.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          RANIERI ANTONIO FASCINA

          27/01/2021 2:49:31

          Eu e minha família pegamos o Covid e todos nós tratamos com IVERMECTINA E AZITROMICINA. Ninguém precisou ser internado. Portanto, caro jornalista, não venha dizer que não tem tratamento precoce. Oi pegamos um Covid diferente? Tenha paciência.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcelo Marinho Franco

            27/01/2021 1:35:37

            Em 1/1/2021, The American Journal of Medicine publicou um trabalho de 23 Mestres e PHDs de 18 universidades, hospitais e associações médicas dos EUA e Europa, sobre o Tratamento Precoce, em ambulatório, do Covid-19, declarando que a infecção pode ser tratada no início do seu curso. Falam que a hidroxicloroquina, quando usada mais cedo, é capaz dereduzir a progressão da doença, prevenir a hospitalização e diminuir a mortalidade. Tem bons resultados associada à azitromicina e ao sulfato de zinco. Como, então, não ter o tratamento precoce base científica, senhor jornalista Macalossi? Pesquise o trabalho na Internet ! Genocida e negacionista são pessoas como o senhor!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              Pedro Zanoni

              26/01/2021 21:01:12

              Caro Guilherme infelizmente não tem nenhum medicamento comprovado..se você souber algum ;....me diga

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Claudio Maluf Haddad

                25/01/2021 17:24:45

                Meu caro Guilherme, sugiro que voce vá se informar melhor, ou falando em portugues claro, deixe de ser ativista baseado em mentiras , já ha muito desmentidas.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Antonio

                  25/01/2021 16:00:23

                  Seguidores do establishment são apenas colaboracionistas, como de resto aconteceu no comunismo e no nazismo e ocorre agora, quando aderem ao anticloroquinismo, também conhecido como antibolsonarismo. Falta a essa gente a capacidade de resistir às pressões econômicas ou sociais que visam ao consenso totalitário-progressista - e chamam os outros de "gado" por inspiração na imagem que veem no espelho.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Leonardo Alves

                    25/01/2021 1:51:53

                    Cloroquinismo cultural, gostei do termo

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    3 Respostas
                    • A

                      Antônio

                      26/01/2021 19:44:01

                      como pode ter certeza disso.Temos cidades inteiras aqui no Estado de São paulo que utilizaram e utilizam esses e não tiveram mortes

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Leonardo Alves

                      25/01/2021 17:36:50

                      Sim, tal qual seu presidente, pra proteger sua família e os aliados bandidos do centrão.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Antonio

                      25/01/2021 16:01:55

                      Claro que gostou, vc já aderiu ao establishment e fez isso naturalmente, não foi?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • M

                    MARIO DE SOUSA ALMEIDA

                    25/01/2021 0:25:17

                    Isso é apenas desinformação. Leia mais sobre tratamentos precoces, no The American Journal of Medicine, leia também os estudos das Universidades de Oxford e de Liverpool. À nenhum articulista deveria ser dada a chance de publicar o que escreve sem que o mesmo mostrasse conhecimento básico sobre o que escreve.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      JORGE LUCIO DE MORAES

                      23/01/2021 14:22:38

                      O cala boca do anta será quando o esquerdista Biden autorizar a primeira remessa de dólares para sustentar a OMS então irão colocar a cloroquina como salvadora da Pátria. Ouça "Os pingos nos is" joven Pam

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • D

                        Dilbert

                        23/01/2021 2:34:30

                        É estarrecedor o relato dos médicos de emergência em BH: muitas pessoas estão morrendo por chegarem em estado grave já que acreditaram nas tais pílulas milagrosas do Min da Saúde e não tomaram medidas básicas de proteção: lavar as mãos, uso de máscaras e distanciamento social. Famílias inteiras são infectadas pois achavam que a tal medicação ia protegê-las da doença. É insano termos um general incompetente e mentiroso como ministro deixando as pessoas morrerem só para lamber as botas do chefe aloprado. E assim vamos afundando, com fanáticos berrando pelo seu “mito” despreparado, incapazes de perceber que essa ignorância mata. E no final ele só diz “e daí?”

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • J

                          Jael P S Soares

                          28/01/2021 11:52:55

                          Estarrecedor é não usarem antivirais ( hidroxicloroquina e Ivermectina e azitromicina) no início do tratamento até e o quinto dia corticoide em dose alta a partir de então . Por mais cinco dias nós médicos não acompanhamos os doentes , tem tratamento sim , diminui muito hospitalização e salva vidas Mas a politização acaba tudo !!! Aqui segue protocolo do JAMA e da certo

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • S

                        Sartan

                        23/01/2021 1:08:37

                        Chamam o colunista de comunista tendencioso desatualzado mas até a Anvisa falou que não existe tratamento precoce comprovado e por isso liberaram a vacina . Eles fabricam sua verdade acreditam nela e denigrem , xingam desqualificam quem discorda dela.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Sartan

                          23/01/2021 1:03:44

                          Esse comentário foi removido pelo usuário

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            MARCO

                            23/01/2021 0:45:28

                            Se você colunista se propõe a escrever um artigo deveria no mínimo estar atualizado e sem exercício de militância. Existem vários artigos atestando eficácia do tratamento precoce que não ERAM divulgados Aguarde, porque agora que.o.Biden venceu,do nada vão começar a divulga-los.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            2 Respostas
                            • R

                              Rafael Baubeta

                              23/01/2021 2:00:06

                              Já foi publicado.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Sartan

                              23/01/2021 1:04:42

                              Ele está desatualizado porque não participa seu grupo de especialistas do zap zap da sua seita

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • R

                            ROBERTO

                            23/01/2021 0:28:09

                            Segundo os gados, somente Conexão Política e Terça Livre são jornais imparciais. Muita burrice!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • S

                              Sartan

                              23/01/2021 0:42:34

                              Sáo os veículos que falam o que eles querem ouvir , que seu líder é Deus e que merece toda a glória e quem discorda esquerdista petista , argumento muito usado pelo gado

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Luis Mezetti

                            22/01/2021 23:39:09

                            Esse comentário foi removido pelo usuário

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Paulo

                              22/01/2021 23:11:55

                              Graça a Deus não precisei de medicamentos e espero não precisar. Muito se fala de tratamento precoce, de remédios que não são eficazes, etc.... Será que ia jornalistas poderiam nos trazer uma informação? O que os doentes que melhoram tomam? Qual remédio? Ou não tomam nada? Eu tive caso de alergia a mais de 20 anos e pela demora do médico em me tratar precisei 15 dias de hospital e um monte de remédios. Se tivesse sido tratado logo, possivelmente não baixaria hospital. Penso que tratar logo é o segredo. É assim com todas as doenças.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Alessandro Faenelo

                                22/01/2021 23:10:45

                                Lamentável ler algo tão ridículo e ideológico na GP!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • S

                                  Sartan

                                  22/01/2021 23:44:00

                                  Mezz nao liga eles pertencem a seita do mito , são exercito de seguidores que são orientados a denegrir todos que falam mal do mito dele, com a justificativa de sempre e a esquerda e o PT e a esquerda e o PT?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  mezz

                                  22/01/2021 23:23:47

                                  Ridículo é o "aplicativo" desenvolvido pelo governo. Não há limites para a TOSQUEIRA!!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • I

                                irineu umberto librenza

                                22/01/2021 23:01:33

                                O gado bolsonarista não tolera a verdade e muge irracionalmente, histéricos sem argumento.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  JORGE LUIZ

                                  22/01/2021 22:52:01

                                  Lamentável a GP dar espaço para articulista com tão pouco conhecimento de publicações científicas que tratam do assunto. É preciso deixar de lado as paixões ideológicas ao informar.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • S

                                    Sartan

                                    23/01/2021 0:43:58

                                    E porque a gazeta não pode dar espaço a quem critica seu deus? a gazeta não é só da sua claque fanática , existem outros assinantes que é não só a bolha deles

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Fernando Fernandes

                                  23/01/2021 0:19:46

                                  Graças ao genocida temos 1 morte a cada 1.000 brasileiros. No mundo o índice é de 1 a cada 3.700 pessoas, ou seja, no Brasil, quase 4 vezes mais. Cloroquina não é mais usada para tratar a Covid em nenhum lugar do mundo, tendo seu uso banido para tal em território norte-americano pelo FDA, já há vários meses. NÃO EXISTE TRATAMENTO PRECOCE!! Pelo menos o canalha que desdenha da ciência e fez tudo para atrasar a chegada das vacinas por aqui, vai despencando nas pesquisas de aprovação do seu governo, sinal que o povo está acordando. Urge escorraçar este ser inepto da presidência o quanto antes, para estancar o alto índice de mortalidade pela Covid por aqui e salvar muitas vidas de compatriotas.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Antonio

                                    22/01/2021 22:50:54

                                    Realmente, é dose. Abre-se, democraticamente, espaco para a corrente ideológica contrária à ideologia do jornal, e aparece esse tipo de articulista cujo único objetivo é criticar Bolsonaro com palavras vazias. É o achismo progressista! Reflete bem o nível da oposição, como de resto se vê na grande mídia, em frenético desespero para fabricar um impeachment.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    5 Respostas
                                    • A

                                      Antonio

                                      25/01/2021 15:51:54

                                      Mezz, fiquei realmente sensibilizado com seu conceito de burrice. Burro; e gado, acrescente-se. Talvez devamos considerar toda a inteligência e a liderança que produziram o Brasil anterior a Bolsonaro, não é mesmo? Isso inclui alguma corrente política que vc segue? Que não sofreu diante de nenhuma pandemia e teve ventos favoráveis por anos a fio?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Antonio

                                      25/01/2021 15:46:03

                                      Sartan, antes de mais nada, vc precisac entender o que é escrito por outros. Sugiro um bom curso de interacção de textos.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Antonio

                                      25/01/2021 15:44:20

                                      Isso é o que vc acha.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • S

                                      Sartan

                                      23/01/2021 0:46:46

                                      Você fala como se você e sua seita tivesse que permitir quem não baba ovo para seu chefe trabalhe na gazeta e só estão aqui por sua imensa misericórdia

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      mezz

                                      22/01/2021 23:26:11

                                      O Macalossi nem é progressista. Assim como aquele outro rapaz do Spotniks (esqueci o nome), o próprio Francisco Razzo, o Martim Vasques e dezenas de outros que são de direita mas não são BURROS.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • W

                                    Walter

                                    22/01/2021 22:32:16

                                    Agosto de 2020: manifesto feito por médicos - 10 mil que trabalham na linha de frente do covid no Brasil - por meio de seus estudos clínicos, chegaram a conclusão de que o tratamento prévio é o protocolo, enquanto não tem vacina. De oitavo, o Brasil passou para 24 na posição mortes/milhão. Coincidência? Tá na hora de sair da bolha!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    3 Respostas
                                    • S

                                      Sartan

                                      22/01/2021 23:47:37

                                      Me diz aonde ele deve se informar, pela anvisa que disse que não tem tratamento precoce ou com os especialistas do zap zap ?que espalham essas noticias falsas?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Antonio

                                      22/01/2021 23:30:59

                                      Vá se informar. A cloroquina é usada normalmente para tratamento precoce no Brasil inteiro - são os médicos que receitam; médicos preocupados em salvar vidas, e não com mentes distorcidas pela ideologia. Conheço inúmeras pessoas, parentes meus inclusive, que foram receitados com cloroquina, melhoraram e passam bem.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Fernando Fernandes

                                      22/01/2021 22:44:32

                                      Fake news! Nunca houve 10.000 médicos apoiando este absurdo, conversa de bolsominion, muito menos médicos que trabalham na linha de frente. Nenhum país do mundo usa mais cloroquina para tratar Covid-19, inclusive foi banida dos Estados Unidos pelo FDA. A verdade: Brasil, aproximadamente 1 morte por mil habitantes. No mundo, 1 a cada 3.700 habitantes. Gado bolsominion não tem vergonha na cara e continua disseminando notícias falsas.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    JJ

                                    22/01/2021 22:31:30

                                    Mais uma propaganda infeliz de um esquerdista autoritário! Quando você adoecer, espero que você cumpra a sua palavra e não faça tratamento precoce. Como tenho dó da sua mãe, sugiro que se informe melhor dando um Google: "Front Line COVID-19 Critical Care Alliance".

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • S

                                      Sartan

                                      23/01/2021 0:48:13

                                      Hoje temos a vacina, não precisamos de placebo . E ainda acham que chamar os outros de esquerdista encerra o assunto dando a vitória ao seu lado imaculado

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    André PC

                                    22/01/2021 22:29:43

                                    Que desserviço esse "artigo". O autor está desatualizado.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • S

                                      Sartan

                                      23/01/2021 0:49:05

                                      É desserviço? Isso quer dizer que ele deveria trabalhar somente a favor do seu mito?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • S

                                    SILVIO MACIEL ROCHA

                                    22/01/2021 22:23:38

                                    Puro lixo essa matéria

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • S

                                      Sartan

                                      23/01/2021 0:50:49

                                      Ficam magoadinhos quando alguém vem falar mal do seu ídolo ,querem pautar a gazeta a força , com um exército de seguidores da seita quem vem só pra desqualificar quem toca na santidade do seu deus

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    JOEL SAMWAYS NETO

                                    22/01/2021 22:15:33

                                    Eu gostaria de saber se a publicação do "The American Journal of Medicine", recentemente publicado (e que foi lido pelo jornalista Alexandre Garcia, também colunista da Gazeta do Povo, no seu canal do Youtube), que traz artigo atestando eficácia, contra o Covid 19, dos medicamentos citados no artigo do Macalossi, serve para comprovar que a afirmação do articulista é equivocada. Em tempo: daqui a pouco a OMS vai vir a público falando sobre a correta utilização dos tais remédios. Talvez, então, sirva.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • S

                                      Sartan

                                      23/01/2021 0:53:28

                                      Mais uma mentira patrocínada por bozonews

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Arno Winter

                                    22/01/2021 22:13:32

                                    Está bem Macalossi, não ha´comprovação cientifica para uso da cloroquina, etc...mas, responde duas perguntas : 1) onde está o estudo comprobatório do que afirmas e 2) qual o tratamento precoce que existe, porque é fácil apregoar que não tem comprovação cientifica, mas não aponta o que se deve utilizar ! Vá se catar !

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • S

                                      Sartan

                                      23/01/2021 0:54:53

                                      O estudo está em todos os lugares , menos onde você busca suas fontes que é pelos especialistas do zap zap e telegram

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    ROBERTO

                                    22/01/2021 22:12:25

                                    Povo fazendo drama só porque o colunista é contra as medidas adotadas pelo Bolsonaro. Esquece que tem Alexandre Garcia, Lacombe, Fiuza, Constantino e etc para disseminar o negacionismo que tanto rende em visualizações no YouTube. E estes que citei faturam falando apenas o que os bolsonaristas querem ouvir. Estratégia muito bem planejada.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • S

                                      Silvério filho

                                      22/01/2021 22:07:49

                                      Babaca

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      2 Respostas
                                      • S

                                        Sartan

                                        23/01/2021 0:56:19

                                        Ou respondem com xingamentos ou com " e o PT? e o PT? E o PT? E a esquerda ? E a esquerda ?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • I

                                        irineu umberto librenza

                                        22/01/2021 23:04:30

                                        Argumento de intelectual bolsonarista. Típico.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • S

                                      SERGIO RODRIGUES MARTINS

                                      22/01/2021 22:00:18

                                      Não sei como a Gazeta mantém em seus quadros um incompetente faccioso e desinformado como esse! O problema é que para cada Guzzo, Alexandre Garcia, Fiuza, Constantino e alguns outros, há mil macalossizinhos para encher o nosso s.a.c.o!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • S

                                        Sartan

                                        23/01/2021 0:57:13

                                        Ele não é incompetente só porque não pública colunas que agradam seu ego

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Marcelo

                                      22/01/2021 21:42:54

                                      Vejo que realmente valeu a pena cancelar minha assinatura.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      2 Respostas
                                      • S

                                        Sartan

                                        23/01/2021 0:58:30

                                        Eles nem vão usam essa tática pra intimidar , mas sempre voltam porque o trabalho deles é desqualificar inimigos , e forçar sua a vontade a qualquer custo

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • I

                                        irineu umberto librenza

                                        22/01/2021 23:05:13

                                        Já vai tarde.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      JorgeP.

                                      22/01/2021 20:50:25

                                      Como o autor do artigo ignoras os resultados positivos e a opinião de diversos médicos e cientistas sobre o sucesso do tratamento precoce. Não sou médico, mas inúmeros médicos estão prescrevendo. Alguns até tem documentado a eficácia do tratamento precoce com ocorreu em alguns pequenos municípios. Muito parcial o autor. Aliás ele só fica que o tratamento precoce não tem a comprovação científica de última categoria. Mas é a vacina feita em tempo recorde e pendente de testes? E as pessoas que ao redor do mundo chegaram até a morrer provavelmente por causa da vacina? E as reações adversas? A pandemia está aí. Tanto a vacina quanto o tratamento precoce tem benefícios e a vacina mais reações neg

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      4 Respostas
                                      • S

                                        Sartan

                                        23/01/2021 1:00:04

                                        Já tá surtando Bozoloide só porque não estão fazendo sua vontade aqui?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        mezz

                                        22/01/2021 23:28:19

                                        Os médicos que estão em contato direto com o COVID riem deste tipo de tratamento.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        JOSÉ VIEIRA

                                        22/01/2021 23:27:47

                                        RECEITAR REMÉDIOS PARA DOENTES OU PARA PREVENCÃO, NÃO É PARA JORNALISTAS IDIOTAS DA ESQUERDALHA ESIM PARA MÉDICOS.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • I

                                        irineu umberto librenza

                                        22/01/2021 23:07:02

                                        Não tem esta de opinião, de achismo, tem é estudo técnico, científico e sério.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.