i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Gustavo Nogy

Foto de perfil de Gustavo Nogy
Ver perfil

A chantagem

  • Gustavo NogyPor Gustavo Nogy
  • 21/05/2020 16:50
A chantagem
| Foto:

Na semana em que o país lamenta milhares de mortos, os dois mais influentes líderes do Brasil contabilizam, cada um à sua maneira, o saldo político da tragédia sanitária. Bolsonaro faz piada com a cloroquina; Lula agradece à natureza por ter criado a covid-19. Em nenhum dos casos há dúvida quanto ao contexto.

Bolsonaro disse, rindo, “que a direita toma cloroquina, a esquerda toma tubaína”. Essa fala se junta às tantas outras que começaram ou terminaram em “gripezinha”, “frescura”, “e daí?”, “lamento”, “não faço milagres”, “brasileiro pula em esgoto e não acontece nada”.

Lula, por sua vez, argumentou que quando vê “essas pessoas acharem bonito que ‘tem que vender tudo o que é público’, que o ‘público não presta nada’, ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus”.

“E daí?”

“Ainda bem!”

Bolsonaro tem apetite pela destruição. É um niilista. Aposta no caos, promove o caos, vive no caos. Lula é um canalha pragmático e programático. Tem visão de longo alcance. Sabe que o vírus faz mais oposição ao governo do que o petismo.

Que Bolsonaro e Lula, no mesmo dia, sobre o mesmo problema, tenham sido tão cínicos, não é coincidência. Isso remete à escolha, ao falso dilema, à chantagem moral das últimas eleições.

Desde o primeiro momento, dois blocos maciços de burrice e má-fé se coagularam. De um lado, o lulopetismo, que na figura invertebrada de Fernando Haddad se ancorava em Lula, prestes a ser preso; de outro, o antipetismo fanático, fim em si mesmo, que via no autoritário Bolsonaro o chavismo aceitável para fugir do chavismo inaceitável.

Os outros candidatos, à esquerda e à direita, não compreenderam o que acontecia. Demoraram a reagir e reagiram mal, encurralados entre dois populistas convictos. Era momento de propor algo que não fosse pura negatividade. Ser enfático numa agenda de conciliação. Manter-se firme na tentativa de pacificar. Nada feito.

Mas a culpa não é só de quem se candidatou e não soube fazer campanha. O distinto público tem responsabilidade, pois não quis saber de campanha que não fosse extrema. Mais do que uma jornada ruim de todos os outros, o brasileiro decidiu votar mal. Quis votar nos piores. O segundo turno serviu para confirmar o que já estava sugerido no primeiro: o gosto pela antipolítica, a profecia autorrealizada, o quebra-quebra de torcedor.

Bolsonaro é criatura de Lula? Não simplifiquemos as coisas. Há muito mais a ser considerado: a descoberta das ruas em 2013; a recessão que terminou em impeachment; a dinâmica fratricida das mídias sociais; a disseminação de notícias falsas; a farsa de Rodrigo Janot; a execução de Marielle; a facada de Adélio Bispo; a ação das milícias no Rio de Janeiro; a falência da segurança pública; o revanchismo mesquinho; o reacionarismo latente; a prisão de Lula; a criminalização da política como efeito colateral perverso da Lava Jato; a rejeição da esquerda a qualquer direita democrática; a rejeição da direita a qualquer esquerda democrática.

Esse ato falho – nem tão falho – do ex-presidente veio bem a calhar. É pedagógico. Serviu para lembrar que Lula não é, nunca foi, genuíno democrata ou humanista. Sempre foi autocrata e oportunista. O PT sabota a democracia objetivamente desde o Mensalão. Joaquim Barbosa, Fernando Gabeira, Eduardo Jorge, Marina Silva, Rui Falcão e até Ciro Gomes sabem do que se trata. O PT não inventou o aparelhamento, não inaugurou a corrupção, mas aprimorou tais práticas como projeto de partido e sistema de governo. O brasileiro votava em Lula, nos deputados e senadores, mas recebia ordens de Marcelo Odebrecht et caterva.

Temos de compreender isso de uma vez por todas para acordar da hipnose ideológica. Nossa inteligência cívica adoeceu. Bolsonaro quer desacreditar a direita democrática. Lula quer asfixiar a esquerda democrática. Nenhum deles é a resposta. Ambos são ótimas perguntas: que tipo de política, afinal, queremos para os próximos anos? O combate à corrupção é importante, mas não basta. O antipetismo é bom, mas insuficiente. O antibolsonarismo é inevitável, mas limitado. Não precisamos de Lula nem de Bolsonaro.

Precisamos de um novo consenso – não de uma nova política – que seja construído desde já. O respeito à Constituição como regra do jogo. O garantismo como filosofia subjacente ao ordenamento jurídico. A negociação reabilitada, feita de maneira legítima, e não como compra e venda de apoio nem transação de interesses familiares. A contenção dos poderes, a começar do Supremo Tribunal Federal, sem esquecer o Congresso. A rejeição categórica a todo e qualquer discurso autoritário, golpista, sabotador, que coíba ou dificulte a liberdade de imprensa e de expressão. O nojo a ditaduras: a brasileira, a chilena, a cubana, a soviética, a venezuelana. A responsabilidade com as contas públicas e a promoção do livre-mercado, sem descuidar do incontornável e justo amparo social. O respeito às religiões e ao sentimento religioso (e também aos não religiosos). A proteção dos bens culturais e do meio-ambiente. O investimento público e privado em saúde, educação, ciência e saneamento básico. O apreço inegociável à democracia no âmbito do Estado de direito, em que maiorias e minorias, comunidade e indivíduo, vivam e participem da pólis sem ameaças ou extorsões.

O resto é chantagem.

31 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 31 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • E

    Eduardo Hiratsuka

    ± 2 dias

    Esse Nogyento, e não é de hoje, agora inclui o Lula na opinião dele, mas quer mesmo atacar o Presidente Bolsonaro. Lula todo mundo já conhece. Quer comparar o maior ladrão que se tem notícia até agora a um Presidente que quer governar mas que esses trastes (Câmara, Senado, STF, Dória, Witzel e muitos outros) não deixam. Esquerdista enrustido, você não me engana!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO MOURA

    ± 2 dias

    Gustavo, por que você não consegue falar mal só do Lula? Afinal, Lula é um criminoso condenado, da mesma forma que Fernandinho Beira-Mar, e, com esse comentário, provou ser um mau caráter que debocha da morte dos outros. O indivíduo Lula não presta, por maiores que sejam os erros do Bolsonaro, não se pode colocar os dois no mesmo prato.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano

    ± 3 dias

    Excelente texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eliana

    ± 3 dias

    Belo texto e ótimos argumentos, mas bem longe da realidade, como toda elite intelectual. O povo, aquele que acorda todo dia pra batalhar pelo pão de cada dia, vota de forma pragmática não ideológica . Vota no discurso que melhor atenda suas necessidades básicas e momentâneas. Torce pra dar certo e enquanto fica na torcida, vive a realidade de seus dias, lutando e sobrevivendo. Acredito que a massa trabalhadora, nesse momento, só quer que a política e a elite intelectual atrapalhe menos a vida real e cotidiana. De resto, blá blá blá.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Polaco

    ± 3 dias

    Qualquer elogio ao carniça 9dedos nos ofente, entenda que um presidiário condenado por corrupção não tem o privilégio de ter qualquer respeito, traiu a Pátria, financiou ditaduras genocidas, o que esperar mais dessa escória? Quando ao Bolsonaro está aprendendo, comete muitos erros, é grosseiro, mas pelo menos está tentando acertar e quebrou a rede de corrupção existente há anos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    gilson r c de oliveira

    ± 3 dias

    Sério ? "a rejeição da direita a qualquer esquerda democrática." explique quando , como, e onde vc já presenciou essa antítese de esquerda democrática? E forçar uma equivalência moral entre Lula e Bolsonaro é desonesto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Julio César Zanella

    ± 3 dias

    Muito bom o texto. Define com extrema clareza a atualidade que vivemos. Parabéns Nogy, acertou na mosca.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joviana Cavaliere Lorentz

    ± 3 dias

    Eu acho que você devia tomar tubaína.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WesFig

    ± 3 dias

    Gostaria muito de entender de onde Nogy tira toda essa CONVICÇÃO com que chama um de apologista do caos, outro de outras coisas... É muita convicção pra quem não tenha, talvez, todo acesso à informações "de cocheira" que o leitor talvez creia que ele tenha. Ora, será que alguém acha que Bolsonaro acorda de manhã disposto a ver brasileiro morrer? A criar um caos para isso? Por que o faria? Mesmo Lula, com sua roubalheira toda, será que acordava todo dia querendo que o brasileiro morresse? Nem no caso do líder de quadrilha eu acho que seria verdade. Ou seja, menos "certezas", meu caro...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Batista Siqueira

    ± 3 dias

    Texto irretocável. Somos um país arcaico. Nosso destino está nas mãos de fanáticos dos dois lados, na esquerda e na direita e, no meio, um centrão fisiológico. E assim vamos indo e ficando cada vez mais atrasados em relação ao mundo. Triste.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Romão Nobre

    ± 3 dias

    Todo cidadão deveria ler esse texto, pelo menos uma vez na vida. Tenho pensado da mesma forma já a algum tempo. Parabéns! Precisamos dar força à Democracia, os brasileiros precisam entender que se há um "extremo" a ser defendido é a democracia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Massimo

    ± 3 dias

    Belo texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Taiguara

    ± 3 dias

    Existe um abismo nessa comparação. Lula é um dos políticos mais abjetos e corruptos da história, comprovadamente, já esse Bolsonaro a quem você se refere é uma caricatura criada pela mídia. O Bolsonaro real tem vários problemas, erros e falhas que devem ser criticadas mesmo, mas a equiparação com Lula é absolutamente desproporcional e descabida. Não se compara uma pessoa politicamente incorreta, que fala sem filtros o que vem à cabeça, com o responsável pelo maior assalto ao cofre público da nossa história e pela crise moral e econômica que enfrentamos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    ± 3 dias

    Tem que chamar o caminhão do LIXO QUE NÂO É LIXO e o do LIXO LIXO para levar esses dois. Coletores de luva e mascaras

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Buffo Filho

    ± 3 dias

    Brizola, o Grande, diria hoje: O Bolsonarismo é o filhote do Lulo-Petismo! O sapo barbudo pariu um rato! Parabéns pelas análises, Gustavo! Cada dia melhor!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 3 dias

    Perfeito! Mas eu temo que essa “hipnose ideológica” só venha a piorar...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 3 dias

    Sonhou muito noite passada com um cabo e um soldado? E o AI-5? O Brasil amanheceu numa ditadura? Faça jornalismo, seu delinquente. Não gostar do presidente é um direito seu. Mas persegui-lo por não ser politicamente correto é covardia. Prefiro um presidente autêntico do que vaselinas como FHC, Dilmona e Lula que sujeitaram o Brasil à corrupção e a entrega de bilhões para a "cumpanheirada" ideológica. Grana que hoje faz falta para a saúde. Repito: vc não faz jornalismo, faz militância criminosa. Seu negócio - como a Rede Lixo - é enfraquecer e derrubar o presidente. Mas, como diz RJ, só se for a bala, eheheh Vc só se mantem por aqui pela sua tara persecutória. Dá audiência né?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      José Buffo Filho

      ± 3 dias

      Calma, Admar! Toma uma cloroquinazina que passa, amigo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 3 dias

    Ui ui, Nogeeentinho, já tomaste seu todynho hoje? Acordou loooouca ?Pare de mimis seu delinquente. Ler vc e o MVR só com muiiito ENGOV antes , cara, és asqueroso. "E daí?, é uma" gripezinha", "ainda bem", "toma tubaína", que mais Nogy? Aqui no na Banânia o jornalismo canalha, diga-se, em vez de se preocupar realmente - nesses tempos de vírus - com a doença, se preocupa com pecuinhas, com frases mal colocadas, que depois, claro, serão tiradas do contexto para difamar, caluniar uma pessoa. O Bolsonaro é a favor do uso da cloroquina? Ah, tem contra indicação, a OMS não liberou e por aí vai. Bolsonaro é favor da abertura da atividade produtiva? É genocida. Ca nal ha imoral, Nogy!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 3 dias

      isso porque esta embriagado pelas loucuras do seu líder supremo . asqueroso é quem se acha melhor que os outros só porque ACHA que seu lado esta certo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nilson Macan

    ± 3 dias

    Mais do mesmo todas as colunas desse traste,

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 3 dias

    Nogentinha: tendo mais um de seus prudentes e sofisticados ataques de pelanca. Coitadinho, não aprendeu ironia na escola. Pois eu te afirmo: um bilhão de vezes um discurso grosseiro, tosco, porém sincero e honesto, a um discurso fofinho, eivado de desonestidade e estelionato. Como diria o saudoso Tião Macalé: Você é nojento, tchãã!!! Cê curte?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANTONIO JUSTICHECHEM

    ± 3 dias

    Que porcaria de coluna, não consegue nem disfarçar o objetivo é Iara quem trabalha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 3 dias

    Comentário totalmente tendencioso e esquerdista. Se o Bolsonaro for considerado louco sem ser ladrão fiquem com o sapo barbudo louco, ladrão e cara de pau !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 3 dias

    Ótima coluna Nogy! Enquanto não fugirmos do BolsoPetismo, estamos condenados. Precisamos de novos ares, melhores candidatos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sílvia

    ± 3 dias

    Impecável. Visionário.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joxi

    ± 3 dias

    Bolsonaro é um fio de lucidez, desde o início, nessa loucura de narrativas. Agora que não conseguiram (parece) derrubá-lo, ficam dando ênfase a suas ironias (última é deliciosa, com a tubaína, deixa os opositores em frenesi) mas o que seria mais apropriado nesse momento? Aguenta aí barão, mas a reação está só no começo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel M

    ± 3 dias

    Comparar o Bolsonaro com o Lula é uma grande burrice, Lula foi um dos maiores terroristas que já existiu, simplesmente saqueou o Brasil. Essa é a nova agora, da imprensa que parece ser contra o Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    tadeu

    ± 3 dias

    Irretocável. Parabéns, Nogy!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme Santos

    ± 4 dias

    Excelente texto Nogy. Continuemos nós a puxar a corda e só nos restará o fosso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]