• Carregando...
Terry Crews em cena de “Idiocracy”, dirigido por Mike Judge
Terry Crews em cena de “Idiocracy”, dirigido por Mike Judge| Foto:

Num país em que os livros didáticos têm um montão de amontoado de muita coisa escrita e poucas imagens para colorir, não me impreciona que, na lista dos mais vendidos de 2019, constem exemplares de tudo, menos de livros. Nem um acepipe do Kafta pra contar história.

Noutro texto fiz o elogio da literatura e recomendei: é preciso ler muito e ler de tudo. Sem medos nem preconceitos. As preferências e rejeições que venham depois do teste empírico. Se a prova do pudim é comê-lo, a prova do livro é lê-lo. Eu, por exemplo, sou um aficionado dos livros policiais e de mistério, e defendo: há mais literatura em muitos deles que na literatura em sentido estrito.

Mas alto lá: ler de tudo significa ler o que seja da família dos livros, e não de produtos que são qualquer coisa – antidepressivos, gurus, conselheiros sentimentais, consultores financeiros – disfarçada de livros. É o caso da lista recém-divulgada.

Depois de ...Ligar O F*da-Se e passar o dia Brincando com Luccas Neto, resta ao usuário desse tipo de droga orar para o Milagre da Manhã. O apelo a que o leitor Seja F*da! me lembra que é preciso também exercitar O Poder da Autorresponsabilidade. Um pouquinho de Confúcio for dummies vem a calhar.

Eu bem queria saber quais são, ou não são, Os Segredos da Mente Milionária: será que tudo depende mesmo do Poder da Ação, numa autêntica filosofia meritocrática, ou somos vítimas da loteria genética de se ter Pai Rico, Pai Pobre?, como acreditam os cínicos e os socialistas? No fundo, no fundo, importa mais é saber Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas. Assim se entra fácil em qualquer governo, mesmo quando você aconselha a não acreditar em governo nenhum.

Pelo sim pelo não, o sucesso pode vir com O Poder do Hábito – que, dizia Aristóteles, é uma segunda natureza – ou, no final das contas, da muito útil capacidade de ser Mais Esperto Que o Diabo. Tenho uns parentes aí que vou te contar. Mas só Deus sabe, se souber.

Depois de anos e anos de um governo se vangloriando da própria ignorância, fomos eleger outro que não tem exatamente de que se vangloriar. A lista dos mais vendidos não é causa, é sintoma do descalabro educacional que vem de anos e, pelo jeito, vai para anos. Temos um passado enorme pela frente, dizia o Millôr.

Na dúvida, basta o deseducado ministro da Educação jogar a culpa no Paulo Freire, elogiar a alta cultura (embora não seja capaz de reconhecê-la atravessando a rua), improvisar nas vírgulas e nas crases, confundir os sujeitos com os objetos, misturar os verbos e os advérbios, que o resto de nós pega o peixe sem reclamar. Ou paga o pato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]