i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Inclusilhado

Ver perfil

Novos personagens com deficiência invadem as histórias em quadrinhos

  • Por
  • [23/09/2012] [14:46]
Novos personagens com deficiência invadem as histórias em quadrinhos
| Foto:

Ter personagens com algum tipo de deficiência no mundo dos quadrinhos não é necessariamente uma inovação. Empresas de alcance mundial, como a Marvel Comics, já apostaram na ideia e lançaram há anos personagens como Matt Murdock, o advogado cego que encarna o Demolidor, ou ainda o lendário Charles Xavier, o professor paraplégico com poderes psíquicos imbatíveis e líder dos X-Men.

No Brasil a Maurício de Sousa Produções também passou a trabalhar a inclusão em suas tirinhas há um bom tempo, com personagens como Luca, um garoto cadeirante, apelidado pela turminha de Paralaminha de Rodas, ou Dorinha, menina deficiente visual. Maurício de Sousa criou outros personagens e chegou a publicar um material da Turma da Mônica especial sobre o tema da inclusão, chamado Caminho Livre.

Mas e se ao colocar personagens com deficiência em quadrinhos você adicionasse elementos como acidez, mensagens subliminares e um humor mais afiado? E se esses personagens fossem espelhados em pessoas reais e as histórias fossem pensadas por um cartunista e por essas três pessoas com deficiência?

Rafael Camargo
Mirella, Manoel e Rafael formam os Super Normais

Esses são os diferenciais dos Super Normais, criados por Manoel Negraes, Mirella Prosdócimo, Rafael Camargo e por mim. Rafael Camargo é o cartunista que por meio de um talento muito particular consegue traduzir em desenho os questionamentos, inquietações, críticas e piadas que estão presentes no discurso dos três personagens com deficiência que juntos ou individualmente não têm medo de falar sobre o tema de uma forma mais visceral, aberta e verdadeira.
As tirinhas estão sendo publicadas no Facebook, na página oficial dos Super Normais.

Confira algumas delas:

Rafael Camargo e Mirella Prosdócimo
Rafael Camargo e Rafael Bonfim
Rafael Camargo e Manoel Negraes

O traçado diferenciado adotado por Camargo e o fato dos roteiros serem criados a partir de vivências muito verdadeiras dá aos Super Normais a possibilidade de apresentar a inclusão da pessoa com deficiência como um tema que pode fazer parte de qualquer roda de conversa e que está mais presente no dia a dia do que as pessoas imaginam.

Super Normais: Filosofia, inclusão e vicissitudes da vida sob o ponto de vista de três personagens espelhados em pessoas reais, que acham que ter uma deficiência é super normal. Toda segunda-feira tem tirinha nova na página dos Super Normais.

Acesse e curta: www.facebook.com/supernormais

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.