• Carregando...
Paraná torna-se signatário de plano nacional de inclusão
| Foto:

O Paraná tornou-se signatário do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite. Isso representa um novo nível de comprometimento do estado com ações de inclusão da pessoa com deficiência. Eu coletei as informações mais importantes que saíram na imprensa e compartilho-as aqui.

Em Curitiba, mais de 300 pessoas participaram da 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná, realizada nos dias 13 e 14 de agosto. O Paraná é o sétimo estado que assina o termo de adesão ao plano, que visa oferecer melhor qualidade de vida aos 45 milhões de brasileiros com deficiência. No segundo dia, foram eleitos 44 delegados e delegadas que representarão o estado na conferência nacional, em Brasília, entre os dias 3 a 6 de dezembro. Esta delegação levará as principais propostas debatidas nesses dois dias de evento.

O Plano prevê investimentos de R$ 7,6 bilhões em políticas públicas voltado às pessoas com deficiência em todo o País. O Viver sem Limites engloba quatro eixos de atuação: acesso à educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade. Arns lembrou que o governador Beto Richa criou um grupo de trabalho intersecretarial para acompanhar a execução do plano nacional no Paraná.

O documento foi assinado pelo secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), e pelo vice governador do estado, Flávio Arns.

“Este é um compromisso que consolida a construção de um país que inclui todas as pessoas, principalmente as pessoas com algum tipo de deficiência”, destacou Arns.
Antonio José reforçou a responsabilidade da conferência estadual em mobilizar e garantir a representatividade do Paraná na conferência nacional, a ser realizada em Brasília.

“O Paraná está reunido hoje para pautar as principais propostas do estado, que serão analisadas em dezembro, juntamente com as propostas dos outros 25 estados e o Distrito Federal. O nosso papel é conferir, por isso estamos todos reunidos. Já demos aqui um passo fundamental com o lançamento do Viver sem Limite Paraná”, avaliou o secretário.

A conferência do Paraná contou também com a presença do superintendente do Banco do Brasil, Paulo Roberto. A instituição fez um reforço da linha de crédito para as pessoas com deficiência adquirirem tecnologias assistivas com juros baixos, de 0,57% a 0,64% ao mês. A ação integra o eixo Acessibilidade do plano Viver sem Limite.

Quais são as suas expectativas para o nosso estado após essa assinatura?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]