• Carregando...
Bicicletaria Cultural vence prêmio nacional de empreendedorismo
| Foto:
Alexandre Costa Nascimento/Ir e Vir de Bike
Bicicletaria Cultural: empresa é exemplo de empreendedorismo social

A Bicicletaria Cultural é vencedora do 2º Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário na categoria empreendedor individual. Criada há pouco mais de um ano por iniciativa de um casal de cicloativistas — o artista plástico Fernando Rosenbaum e a produtora cultural Tissa Valverde –, o espaço é considerado uma espécie de “Quartel General” do cicloativismo curitibano.

A Bicicletaria nasceu para suprir a demanda de falta de espaço de estacionamento seguro para bicicletas na região central da cidade. Mas a vocação criativa e o carisma dos proprietários transformou o local em um agradável espaço de convivência para os amantes da bicicleta, agregando serviços como oficina comunitária, aluguel de bikes além de uma ampla agenda de eventos com encontros, palestras, fóruns e atividades culturais relacionadas à ciclocultura.

Os critérios avaliados para a premiação foram: histórico do negócio; visão de futuro em relação ao microempreendimento; envolvimento e impactos positivos que geram na comunidade; sustentabilidade ambiental e impactos gerados sobre o meio ambiente.

A primeira colocação no prêmio promovido pela Aliança Empreendedora renderá aos cicloempreendedores R$ 5 mil. Segundo Rosenbaum, o recurso será aplicado na melhoria e expansão do negócio. “Agora temos recurso para investir na Bicicletaria”, comemora.

Alexandre Costa Nascimento/Ir e Vir de Bike
Rosenbaum e Tissa: bicicleta, cultura e empreendedorismo social

Além disso, os empreendedores terão um curso de capacitação em gestão e empreendedorismo e a possibilidade de captar investimento através de um portal de financiamento colaborativo para microempreendedores.

A Aliança Empreendedora, promotora do prêmio, é uma organização sem fins lucrativos (Oscip) que trabalha com projetos de apoio a microempreendedores, implantação de negócios inclusivos junto a empresas e disseminação da cultura empreendedora no Brasil.

A Aliança iniciou suas atividades em 2005 em Curitiba-PR com a missão de “Unir forças e viabilizar acessos para que pessoas e comunidades de baixa renda possam ser empreendedoras, promovendo a inclusão e o desenvolvimento econômico e social”, e a com a seguinte visão “Fazer da economia um lugar para todos”.

Hoje a Aliança Empreendedora conta com quatro escritórios no Brasil (Curitiba-PR, São Paulo-SP, Recife-PE e Salvador-BA) e já formou em sua metodologia 26 ONGs que trabalham com empreendedorismo e geração de renda em 15 estados, aumentando assim o seu impacto no território brasileiro.

Conheça a Bicicletaria Cultural

Assista ao vídeo da Bicicletaria Cultural

Endereço: Rua Presidente Faria, 226 – Centro, Curitiba-PR
Telefone: (41) 3153-0022

Como chegar

Exibir mapa ampliado

—————————
O blog Ir e Vir de Bike passou para a segunda fase do Prêmio Top Blog 2012, ficando entre os 100 mais votados do país na categoria Variedades/Blogs Profissionais.

Esta fase é um “segundo turno” com os melhores classificados. A votação recomeça do zero, ou seja, todos os que votaram na primeira fase podem (e devem!) votar de novo.

Para votar, clique no selo abaixo. É possível votar até 3 vezes, usando seu e-mail e os perfis do Facebook e Twitter.

Se você curte Ir e Vir de Bike, dê seu voto de apoio!

Blogs da Gazeta do Povo

Dos seis blogs da Gazeta do Povo que estão participando do Prêmio Top Blog, todos passaram para a segunda fase, ficando entre os 100 mais votados em suas categorias.

Clique aqui para votar no Blog Animal

Clique aqui para votar no Tubo de Ensaio

Clique aqui para votar no CWB Live

CLique aqui para votar no Diario de Antonio

Clique aqui para votar no Uma Família Brasileira na China

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]