• Carregando...
Comerciantes percebem que tratar bem o ciclista é um bom negócio
| Foto:
Reprodução
Selo Amigo da Bicicleta indica estabelecimentos em que os cilistas são bem-vindos

Empresários e comerciantes de Curitiba começam a perceber que tratar bem o ciclista é um negócio lucrativo. Lojas, farmácias, restaurantes, academias e diversos outros estabelecimentos passaram a investir na implantação de infraestrutura para quem pedala além da criação de promoções e descontos para atrair esse público.

Todo ciclista é um consumidor como outro qualquer. Mas, diante da carência geral de infraestrutura para quem pedala, um gesto de boas vindas ao ciclista pode ser uma forma de criar uma clientela fiel e disposta a fazer propaganda boca a boca do estabelecimento. No fim, tratar o ciclista de maneira cortês e civilizada acaba sendo uma tática para inovar e se diferenciar da concorrência.

E isso não custo muito caro. Na vaga de um único automóvel é possível acomodar até dez bicicletas – é como otimizar em 900% o aproveitamento de um espaço. Isso sim é ser sustentável! Além disso, a implantação de um paraciclo (estacionamento rotativo para bicicletas) custa a partir de R$ 300.

Reprodução
Cheli Cucina Pizza: até 30% de desconto para quem pedala

A Cantina Cheli Cucina Pizza, no Alto da XV, por exemplo, implantou um paraciclo e passou a oferecer até 30% de desconto na conta de quem vai pedalando. Segundo o proprietário do restaurante — que também pedala – a ideia surgiu a partir da dificuldade enfrentada por ele no dia a dia. Para ter o desconto, é preciso anunciar que é ciclista ao fazer a reserva; e, claro, ir de bicicleta.

Já a loja de roupas esportivas Dentro D’agua, no Centro Cívico, também implantou um paraciclo. O detalhe é que o estacionamento não é exclusivo para os clientes. Qualquer ciclista pode usá-lo durante o horário comercial.

No centro da cidade, a casa de alimentos naturais Pop House, que fica ao lado da ciclovia da Mariano Torres, também instalou um bicicletário para facilitar a vida dos clientes.

Alexandre Costa Nascimento/Ir e Vir de Bike
Pop House: espaço de um carro virou estacionamento para 9 bicicletas

O paraciclo foi instalado em julho e a ideia surgiu da própria demanda. “Os ciclistas vinham na loja e não tinham onde estacionar. Então decidimos criar um espaço para eles”, explica o sub-gerente Edison Stachuk.

O espaço que antes era ocupado por apenas um carro foi transformado em um estacionamento que comporta até nove bicicletas. “Está sendo super positivo. Tanto é que, muitos de nossos clientes que antes vinham de carro e tinham dificuldades para estacionar agora vêm de bicicleta”, garante.

Também no centro de Curitiba, uma placa promocional garante o desconto de 10% para os usuários de bicicleta que almoçam no restaurante vegetariano Buquê Garne. O gerente do estabelecimento conta que está tentando obter uma autorização da prefeitura para instalar um paraciclo em frente ao estabelecimento. Enquanto não consegue, ele permite que os ciclistas guardem suas bicicletas dentro das dependências do restaurante. “Tudo para facilitar a vida dos clientes e estimular o uso da bicicleta”, garante.

Locais amigos da bicicleta

Reprodução
Bikeit! informações colaborativas e certificação de estabelecimentos amigos do ciclista

Nessa semana, Curitiba ganhou uma versão do site é colaborativo Bikeit!, que permite aos usuários indicar e fazer avaliações sobre estabelecimentos comerciais que facilitam o uso da bicicleta.
Escrever uma avaliação, contando aonde foi com sua bike (nome do estabelecimento e site), como foi recebido no estabelecimento, se havia algum tipo de estacionamento para a bicicleta, se era seguro e protegido contra a chuva, se foi tratado com cordialidade e gentileza.

Também é possível classificar o estabelecimento em três níveis: aprovado, reprovado e Bikeit!, a avaliação máxima que faz do estabelecimento um local amigo da bicicleta. Nesse caso, uma equipe do site promove a certificação do estabelecimento ofertando um selo que pode ser colocado no local físico e no site.

Outra iniciativa nesse sentido é o site colaborativo que criou o Selo Amigo da Bicicleta. Nele é possível identificar estabelecimentos que oferecem bicicletários, paraciclos ou que oferecem políticas de descontos para quem pedala.


Visualizar Selo Amigo da Bicicleta – Curitiba em um mapa maior

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]