• Carregando...
Curitiba recebe o maior evento de cicloativismo entre os dias 13 e 16 de fevereiro (Foto:ACN/Ir e Vir de Bike)
Curitiba recebe o maior evento de cicloativismo entre os dias 13 e 16 de fevereiro (Foto:ACN/Ir e Vir de Bike)| Foto:

Curitiba recebe o maior evento de cicloativismo entre os dias 13 e 16 de fevereiro (Foto:ACN/Ir e Vir de Bike)

Em menos de duas semanas, Curitiba será elevada à condição de Capital da Bicicleta, ao sediar o mais importante evento do calendário do cicloativismo. A terceira edição do Fórum Mundial da Bicicleta, que será realizado entre os dias 13 e 16 de fevereiro na capital paranaense, traz o conceito “A Cidade em Equilíbrio” buscando incentivar o uso da bicicleta e resgatar ideias de planejamento urbano voltadas para as pessoas e espaços de convivência, apontando soluções para harmonizar pedestres, ciclistas, motoristas e demais atores do trânsito.

Até o momento, o evento conta com mais de 500 inscritos de mais de 80 cidades – sendo 16 capitais brasileiras e o Distrito Federal e outros 7 países –, que vão acompanhar as quase 100 atividades gratuitas previstas na programação oficial.

Serão realizados painéis, palestras, oficinas, workshops, pedaladas, festas, ciclecine e outros encontros. O evento ocorrerá simultaneamente em espaços como o Teatro da Reitoria da UFPR, Sesc Paço Municipal, e Museu Oscar Niemeyer além de atividades e oficinas na Bicicletaria Cultural, Cinemateca e outros espaços ao ar livre.

Será um evento de pessoas e para pessoas. O objetivo do FMB é criar um espaço de discussão e de reflexão, para toda a sociedade, sobre a maneira que pensamos o trânsito e o planejamento de nossas cidades, e dos modos de vida que construímos com base nestes espaços.

Inscrições

As inscrições para o Fórum Mundial da Bicicleta estão abertas e podem ser feitas pela internet através do formulário no site da organização do evento.

A realização do III FBM é resultado de uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) através da plataforma Catarse, na qual 513 apoiadores doaram R$ 38.560 para tornar possível o evento.

Veja a programação do evento

Descida da Graciosa

Os participantes do Fórum também poderão se inscrever para participar da Descida da Graciosa, uma pedalada comemorativa no trecho da Serra do Mar que vai encerrar o evento. A viagem terá um percurso aproximado de 80 km, saindo de Curitiba com destino a Morretes. A saída, do centro da cidade de Curitiba (em local a ser definido), ocorrerá às 7 horas da manhã do dia 17 de Fevereiro (segunda feira), com duração prevista entre 4 a 6 horas.

O trajeto exige preparo físico moderado, com algumas subidas mais íngremes que são desafios consideráveis. Já na descida da Estrada da Graciosa, um extenso trecho de aproximadamente 14 km com paralelepípedos exige atenção dos ciclistas e bicicletas em bom estado de manutenção, especialmente os freios.

 

Serviço

III Fórum Mundial da Bicicleta

De 13 a 16 de fevereiro em Curitiba-PR

Os principais eventos ocorrerão no Teatro da Reitoria. Algumas das atividades propostas acontecerão em salas localizadas na Reitoria. Feira e exposição de fotos também serão neste local.

Um dos paineis principais será realizado aqui no “Museu do Olho”

Algumas das atividades acontecerão neste espaço.

Algumas das atividades acontecerão neste espaço.

Mostra de filmes independentes ligados à temática.

Atividades ao ar livre

Show musical na sexta-feira

 

Conheça os termos de uso do conteúdo do blog Ir e Vir de Bike

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]