• Carregando...
cuidados com pets idosos
Adaptações na casa contribuem para o bem-estar de pets idosos.| Foto: Bigstock

Eu sei que você acha que seu cachorro ainda é um bebê, mas se ele está envelhecendo é importante que entenda que as necessidades dele estão mudando. Por isso, eu trouxe algumas três dicas para você aumentar a longevidade e o bem-estar físico e emocional do seu pet.

A primeira questão é a alimentação saudável. A obesidade é um fator de risco importante para os pets idosos, já que existem diversas doenças associadas. Vale a pena investir em uma ração superpremium ou alimentação natural, com orientação de um médico veterinário nutricionista e manter ou uma estabelecer uma rotina alimentar. Ou seja, não deixar o alimento exposto o dia todo no pote e fornecer a quantidade adequada. E os famosos petisquinhos devem ser bem dosados e selecionados, prefira sempre os naturais.

Assim como para nós, humanos, a dieta equilibrada e a atividade física andam de mãos dadas quando se trata de uma saúde plena dos pets. O passeio é um item imprescindível para o bem-estar dos cães. Eles precisam de uma rotina de lazer adequada ao perfil – a frequência e a duração dependem de cada indivíduo. Além do passeio ser uma atividade física, também é uma oportunidade de exercerem comportamentos naturais.

E o último item diz respeito à saúde preventiva. Não deixe para levar o seu pet ao veterinário apenas quando ele apresentar sintomas de doenças. O ideal é fazer check-up uma vez ao ano, podendo ser mais frequente no caso de cães idosos. Em consultas preventivas, o profissional poderá avaliar, pedir exames e dar orientações gerais para a manutenção da saúde do seu pet.

Casa adaptada para pets idosos

Assim como a medicina moderna prolongou a vida das pessoas, com a combinação certa de atenção e cuidados preventivos, também vemos que é cada vez mais comum prolongar a vida dos cães.

E, para que eles vivam confortavelmente, é preciso também adaptar a casa para pets idosos. Considere uma rampa ou escada especial para que eles ainda possam entrar no carro ou se juntar a você na cama e sofá.

Também pense em restringir o acesso a escadas. Tenha mais opções de fontes de água e facilite o acesso, especialmente se o cão tiver dificuldade visual ou de locomoção. Aumente as opções de sanitário e deixe um mais próximo do local de descanso dele. Alguns começam a sofrer com incontinência urinária.

Camas aquecidas podem aliviar as dores nas articulações, principalmente em climas frios como o nosso de Curitiba. E capriche nos antiderrapantes. As superfícies antiderrapantes evitam quedas e ajudam o animal de estimação mais velho a manter a tração.

*Jaqueline Soares é médica veterinária e educadora pet

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]