Jeito Animal

Mayra Paes*

Pense fora do pote: confira dicas de enriquecimento ambiental para o seu pet

Mayra Paes*
30/09/2021 09:35
Thumbnail

Hungry dog with sad eyes is waiting for feeding. Adorable yellow labrador retriever is holding dog bowl in his mouth.

Na natureza cães e gatos precisam procurar, capturar e abater a sua presa se quiserem se alimentar. Esse é um comportamento natural das espécies, que envolve atividade física e estímulos mentais. Além disso, é também bastante prazeroso, devido o mecanismo cerebral envolver um neurotransmissor chamado dopamina, responsável por promover bem-estar.
Dentro de casa, grande parte dos tutores faz o oposto: oferece a refeição, seja ela ração ou alimentação natural, em potes e a deixa disponível. A verdade é que quanto mais facilitamos a alimentação dos pets, menos estimulados eles são e isso pode ser um componente para casos de ansiedade e estresse.
Por isso, indico o uso diário de enriquecimento ambiental (EA) alimentar – que são brinquedos, jogos e desafios. A ideia é que o pet use patas, focinho, língua, mandíbula e a combinação de sentidos e músculos para se alimentar.
Quanto mais variada a quantidade de enriquecimento, melhor. Há brinquedos próprios para isso no mercado pet, mas tem também opções caseiras e sustentáveis. Na pesquisa do Instagram você encontra várias ideias legais na #comidanopotenão.
Uma dica de ouro: quando começar a oferecer EA é preciso fazer de forma gradual e ir aumentando a dificuldade aos poucos. Por exemplo, uma caixinha de pasta de dente com ração dentro é uma ótima opção para a introdução do seu gatinho.
Assim como a ração espalhada no grama é para os cães. Não comece com atividades ou brinquedos muito complexos, porque eles podem se frustrar e parar de tentar.
Mayra Paes, veterinária da Jeito Animal
Mayra Paes, veterinária da Jeito Animal
Outra questão importante quando se trata de alimentação é estabelecer uma rotina. O alimento precisa ser dividido em porções em horários fixos no dia, seguindo a orientação do seu médico veterinário ou a instrução presente no pacote de ração, de acordo com a faixa etária e peso do animal. Quando a ração fica disponível, ela perde nutrientes devido à oxidação e fica menos palatável, pela rancificação da gordura.
Agora que você já conhece os benefícios do enriquecimento alimentar tente em casa, vai ser divertido para você e para o seu pet. Além de ser uma ótima forma de gastar energia e manter os animais saudáveis.
*Mayra Paes é veterinária da Jeito Animal.