• Carregando...
(Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)
(Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)| Foto:

A prefeitura de Curitiba é, dentre as capitais, a que tem a menor proporção de servidores comissionados em relação ao total de funcionários. O dado está na pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros 2017, feita pelo IBGE e divulgada na quinta-feira (5). Na terça-feira (11), o blog divulgou que entre os governos estaduais, o do Paraná também tem a menor taxa de comissionados.

Na prefeitura, 1,41% dos servidores ocupam cargos em comissão. Ao todo, dos pouco mais de 31 mil funcionários da administração direta e indireta, 439 estavam vinculados a postos de livre nomeação em 2017, segundo os dados do IBGE.

LEIA MAIS: Onze servidores da prefeitura tiram licença remunerada para disputar eleições

Além de Curitiba, apenas Belo Horizonte (MG) tem uma taxa de comissionados inferior a 2%. Entre as capitais com mais funcionário de confiança estão Aracaju (SE), com 18%, Boa Vista (RR), 14%, Macapá (AP), 12% e Rio Branco (AC), 10%.

Atualmente, o número de comissionados na prefeitura de Curitiba é maior que o divulgado na pesquisa do IBGE. Ainda assim, os atuais 472 cargos, considerando os secretários municipais, mantêm a cidade com uma baixa taxa na comparação com outras capitais.

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]