• Carregando...
Câmara: desempenho legislativo do PSL é relativamente bom.
Plenário da Câmara dos Deputados.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Dos 30 deputados federais do Paraná, 23 votaram de acordo com a orientação da liderança do governo em mais da metade das votações levadas a plenário até agora. Quem lidera esse ranking de concordância com as posições do governo é o deputado Felipe Francishini (PSL), com 98% dos votos no mesmo sentido da orientação do Planalto.

As informações são da ferramenta Parlametria, que compila e analisa dados da votação de proposta na Câmara Federal. O nome dado pelos pesquisadores responsáveis pelo levantamento a esse alinhamento às orientações do governo é aderência – que vai de 0% a 100%.

VEJA TAMBÉM: Estudo mostra qual o senador do Paraná mais alinhado ao governo Bolsonaro

Na bancada paranaense, 19 deputados têm aderência superior a 90%. O índice deixa claro o alinhamento da maior parte dos representantes paranaenses ao governo. De modo geral, não há muitas surpresas: na parte de cima do ranking, deputados do PSL, DEM, PSD e PL; na parte de baixo, PSB, PDT e PT.

O único destaque fica por conta do deputado Boca Aberta (Pros), que nas redes sociais e em seus discursos costuma defender e apoiar o governo, mas no ranking que leva em conta as votações em plenário ficou mais próximo da oposição. A taxa de aderência do deputado está em 46%, mesmo patamar do PSB e PDT, partido que integram o bloco de oposição.

O Parlametria é fruto de uma parceria entre a Open Knowledge Brasil, a Dado Capital e o Laboratório Analytics, da Universidade Federal de Campina Grande. A plataforma tem como objetivo disponibilizar dados, informações e análises para que a sociedade civil possa se engajar e influenciar o trabalho do Parlamento brasileiro nos diversos temas do seu interesse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]