• Carregando...
Sede da Superintendência da Receita Federal em Curitiba
Sede da Superintendência da Receita Federal em Curitiba| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Lideranças políticas e empresariais do Paraná estão intensificando as articulações para evitar o fechamento da superintendência da Receita Federal no estado em decorrência de uma reestruturação administrativa do órgão. Os paranaenses estão se mobilizando para pressionar o governo em uma audiência pública que vai acontecer no Congresso Nacional, no dia 3 de setembro.

A audiência foi convocada pelo presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, o deputado paranaense Sérgio Souza (MDB). Ele defende a manutenção da estrutura no Paraná mesmo que o governo reduza o número de superintendências em todo o país. Segundo ele, a proposta original do governo de fazer com que a superintendência do Rio Grande do Sul cuide dos casos de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul não faz sentido porque as maiores movimentações que demandam fiscalização estão na tríplice fronteira, na região de Foz do Iguaçu, e nos portos do Paraná e de Santa Catarina.

ENTENDA: Mudanças na Receita Federal geram batalha política entre Paraná e Rio Grande do Sul

O deputado relatou já ter conversado com Edson Campagnolo, presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que irá a Brasília acompanhado de outras lideranças para participar da audiência.

O presidente da Fiep tem sido enfático em seus posicionamentos sobre o tema.

“É um retrocesso, uma decisão política, com interferência direta da Casa Civil da Presidência, do Ministro Onix Lorenzoni. Não podemos permitir [...] Os deputados estaduais, federais e senadores do Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina devem se mobilizar, além das lideranças do setor produtivo destes estados. Precisamos fazer agenda urgente com o Presidente Jair Bolsonaro”, disse em nota.

Quem também se manifestou sobre o tema nesta semana foi o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSDB).

“Não podemos aceitar a intenção do governo de fechar a Superintendência da Receita Federal em Curitiba e levá-la para o Rio Grande do Sul. Nós vamos fazer um movimento para a manutenção da Superintendência no Paraná. Esse possível fechamento da Superintendência é uma atitude discriminatória e um desrespeito contra um Estado que produz tanto e é tão importante para a economia brasileira”, afirmou.

O presidente da Assembleia foi apoiado pelos deputados Fernando Francischini (PSL), aliado de Bolsonaro, e pelo líder do governo, Hussein Bakri (PSD).

Além das lideranças paranaenses, devem participar da audiência pública o secretário da Receita Federa, Marcos Cintra, o ex-secretário Everaldo Maciel, além de acadêmicos, representantes de sindicatos de servidores da Receita e de lideranças de outros estados que também se sentem afetados pela medida.

Acompanhe o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]