• Carregando...
Aliel Machado
O deputado federal Aliel Machado (PSB-PR).| Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados instalou na quarta-feira (4) a comissão especial que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição 199/2019, que trata da possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. Três deputados paranaenses integram o colegiado: dois como titulares, Evandro Roman (PSD) e Aliel Machado (PSB); e um suplente, Pedro Lupion (DEM).

Os três paranaenses que estão na comissão são favoráveis à aprovação de um texto que permita a prisão de condenados em segunda instância.

LEIA MAIS: Ranking do bolsonarismo: saiba quais são os deputados mais governistas do Paraná

“Nos dias de hoje, essa garantia [de prisão apenas após trânsito em julgado] se transformou em salvaguarda para bandido, para pessoas poderosas, políticos, não pagarem pelos seus erros. Isso nós não podemos aceitar. Se tem indícios de corrupção, tem que investigar e se tem condenação em segunda instância, por um tribunal, tem que prender”, afirmou Aliel Machado.

Evandro Roman criticou o fato de o Legislativo não ter assumido o protagonismo dessa discussão antes da manifestação do Supremo Tribunal Federal. Para ele, é hora de a Câmara corrigir o próprio erro.

“Eu sou completamente favorável à prisão em segunda instância, mas a Constituição hoje não permite isso, então nós temos que ter a honradez de aprovarmos uma PEC aqui na Câmara sobre isso.  Não podemos fugir de nossas responsabilidades”, afirmou.

Suplente, Lupion também defende a alteração na constituição de modo a permitir a prisão após condenação em segunda instância.

“Meu apoio total à PEC 199 que foi o consenso a que chegamos na CCJ da Câmara dos Deputados e é a solução mais rápida e que dá mais segurança à população brasileira, para que os condenados em segunda instância acabem na cadeia”, afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]