• Carregando...
Cida Borghetti (PP), governadora do Paraná
Cida Borghetti (PP), governadora do Paraná| Foto:

Não é muito provável que a governadora Cida Borghetti (PP) deixe o governo do estado por alguns dias até as eleições, em outubro. Mas, caso isso aconteça, como o Paraná não tem ninguém ocupando a vice-governadoria, a substituição temporária de Cida não será tão simples.

Pela Constituição Estadual, quem assume o governo quando não há um vice-governador é o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. No momento, quem ocupa esse cargo é o deputado Ademar Traiano (PSDB). Mas, como ele tem pretensões eleitorais, não pode assumir o comando do estado sob pena de não poder disputar as eleições de outubro. Nesse caso, Traiano também precisaria viajar para não ser nomeado governador em substituição a Cida.

O comando do estado ficaria, então, com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Renato Braga Bettega.

Leia mais: Cida retira projeto de Richa que corrigia erro na reforma da previdência

A situação é similar à que aconteceu no governo federal no último dia 13, quando o presidente Michel Temer viajou ao Peru.  Como desde a posse de Temero Brasil não tem vice, caberia ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumir o cargo ou, na sequência, ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Mas, tanto Maia quanto Oliveira poderiam se tornar inelegíveis para as próximas eleições caso assumissem. Os dois, portanto, optaram por sair do país até o retorno de Temer. Maia viajou para o Panamá e Eunício para o Japão. Quem assumiu a presidência foi a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia.

Acompanhe o blog no Twitter. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]