• Carregando...
Senadores do Paraná em plenário.
Senadores do Paraná em plenário.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Entre os três senadores do Paraná, Oriovisto Guimarães (Podemos) é o mais alinhado ao governo do presidente Jair Bolsonaro – ao menos nas votações em plenário. Segundo informações da ferramenta Parlametria, o senador de primeiro mandato votou de acordo com a orientação da liderança do governo no Senado em 81% das votações em que esteve presente.

Logo atrás de Oriovisto vem o senador Alvaro Dias (Podemos), cujos votos convergiram com a orientação do Palácio do Planalto em 78% das votações. O paranaense menos alinhado ao governo é Flavio Arns (Rede), que acompanhou a liderança do governo em 69% dos casos.

LEIA MAIS: “Levamos uma porrada”, diz Oriovisto sobre “manobra” contra prisão em 2ª instância

A análise foi feita pela ferramenta Parlametria, que é fruto de uma parceria entre a Open Knowledge Brasil, a Dado Capital e o Laboratório Analytics, da Universidade Federal de Campina Grande. A plataforma tem como objetivo disponibilizar dados, informações e análises para que a sociedade civil possa se engajar e influenciar o trabalho do Parlamento brasileiro nos diversos temas do seu interesse.

Os dados revelam que mesmo com uma postura independente e por vezes crítica ao governo de Jair Bolsonaro, Oriovisto Guimarães e Alvaro Dias pensam de modo similar ao Palácio do Planalto na maior parte das matérias legislativas.

VEJA TAMBÉM: Ex-líder de Lula e FHC, Ricardo Barros agora é vice-líder de Bolsonaro

Já os 69% de votos alinhados de Flavio Arns, estão muito mais próximos às taxas de aderência de parlamentares da oposição. No mesmo patamar estão, por exemplo, os petistas Paulo Paim (RS) e Jean Paulo Prates (RN).

Um dado curioso é que o senador com menor taxa de alinhamento ao governo não é petista, nem de esquerda. Com 50% dos votos iguais ao da liderança do governo, Fernando Collor (Pros-AL) é o senador mais distante do Planalto nas votações em plenário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]