• Carregando...
Senadores do Paraná reunidos em plenário
Senadores do Paraná reunidos em plenário| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Ao contrário do que acontecia na legislatura passada, quando Roberto Requião (MDB), Gleisi Hoffmann (PT) e Alvaro Dias (Podemos) representavam o Paraná no Senado, a atual bancada tem se mostrado unida. Alvaro, Oriovisto Guimarães (Podemos) e Flávio Arns (Rede) costumam ter posicionamentos uniformes. A última ação conjunta da bancada foi a adesão a o grupo “Muda, Senado”.

Apresentado em plenário na semana passada pelo senador gaúcho Lasier Martins (Podemos), o grupo, que já conta com 20 parlamentares, tem o objetivo de impor uma pauta própria no Senado Federal.

LEIA MAIS: O que pensam os senadores do Paraná sobre o “embaixador” Eduardo Bolsonaro

“É um movimento de inconformados com certa inércia com relação a grandes temas nacionais que temos relegado aqui nesta Casa. A grande maioria são jovens, os novos senadores, aqueles que vieram para cá em fevereiro último. Percebeu-se que nós tínhamos um conjunto de inconformismos, mas que não se comunicavam. Eram individualidades. E com a criação desta comissão nós tornamos o movimento coletivo, que está aí a desejar a concretização daqueles grandes anseios da população brasileira de estabelecer uma nova política, de desenvolver o debate em torno das grandes questões nacionais”, disse Lasier.

VEJA TAMBÉM: O que esperar dos senadores do Paraná na discussão da reforma da Previdência

A principal bandeira, por enquanto, é a defesa de investigações do Poder Judiciário e a ação que inaugurou esse posicionamento foi uma reunião com a advogada e deputada estadual Janaína Paschoal, que protocolou um pedido de impeachment do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli.

O grupo também tem a meta de insistir na discussão sobre a abertura da CPI Lava Toga, que foi apresentada no Senado com o objetivo de investigar irregularidades no Judiciário. Segundo Lasier, a comissão poderia investigar “tudo aquilo que vem sendo apontado numa sucessão de casos com indícios de escândalos cometidos por alguns ministros do Supremo Tribunal Federal”.

“O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), também está na mira das insatisfações do grupo, especialmente por não dar andamento aos pedidos de impeachment de Toffoli que já foram protocolados na Casa.

Acompanhe o blog no Twitter

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]