• Carregando...
Deputado Sérgio Souza (MDB)
Deputado Sérgio Souza (MDB)| Foto: Arthuur Monteiro/Agência Senado

O deputado federal Sérgio Souza (MDB), alvo da operação Grand Bazaar, deflagrada na manhã desta segunda-feira (21) pela Polícia Federal, não está no Brasil. O parlamentar está na China, onde integra a comitiva da ministra da agricultura, Tereza Cristina. Na China, a comitiva encontrará o presidente Jair Bolsonaro (PSL), que irá ao país depois de compromissos no Japão, onde está agora.

O objetivo da missão do Ministério da Agricultura é ampliar a exportação de produtos agropecuários brasileiros à China. Souza, que é vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, integra a comitiva a convite da ministra.

Buscas no gabinete

A Polícia Federal passou a manhã desta segunda-feira analisando documentos no gabinete do deputado. Os agentes chegaram à Câmara perto das 6h, mas só entraram no gabinete às 8h e ficaram até perto das 12h.

A investigação apura se houve pagamento de propina a Sergio Souza, à época relator da CPI dos Fundos de Pensão, para não incluir os ex-presidentes do Postalis e da Petros nas investigações sobre eventuais desvios de recursos nos fundos de pensão dos funcionários dos Correios e da Petrobrás.

LEIA MAIS: Agronegócio e infraestrutura: a atuação parlamentar de Sergio Souza, alvo da PF

Em nota, o deputado diz ter sido “tomado de surpresa em relação à operação realizada pela Polícia Federal”. Ele disse estar tranquilo e se colocou à disposição da Justiça para elucidar qualquer fato que seja necessário.

“Sérgio Souza lembra que, como relator da CPI dos Fundos de Pensão, trabalhou com afinco para produzir resultados efetivos e que o texto final aprovado levou a diversas ações da Polícia Federal, entre elas a Operação Greenfield. A partir deste trabalho parlamentar, foram identificados desvios bilionários dos fundos de pensão e proposto o indiciamento de mais de 300 pessoas físicas e jurídicas”, diz a nota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]