• Carregando...
donald-trump-alta
O presidente americano Donald Trump retira a sua máscara ao chegar na Casa Branca, depois de ser liberado do hospital militar Walter Reed, onde estava para tratamento de Covid-19. Trump teve alta por volta das 19h30, horário de Brasília.| Foto: Nicholas Kamm/AFP

Os paranoicos têm razão. É bom demais para ser verdade. Falo da doença de Donald Trump. Melhor dizendo, da natureza trágica, irônica, poderosamente gótica de termos o nosso Donald com o bicho. Embora, para espíritos literários, a trama seja um pouco previsível. O homem que negava a doença e se sentia acima dela é visitado pelo corona no último ato: onde é que eu já li isso?

Sim, em incontáveis livros. Mas, como lembrou o sempre excelente Laurence Tribe, é preciso reconhecer que Edgar Allan Poe chegou lá primeiro com o conto The Masque of the Red Death. Difícil negar.

Aliás, falando de Allan Poe, é impressionante como as suas histórias nos interpelam diretamente nestes tempos de peste. Meses atrás, li The Narrative of Arthur Gordon Pym of Nantucket e gelei com a familiaridade da história: dois amigos partem à aventura pelo mar, mas uma tempestade imprevista os arrasta para os confins da racionalidade. Não conto o resto, até para não estragar o café da manhã. Mas não há melhor metáfora sobre a tirania da imprudência (e sobre a “tirania da contingência”) escrita décadas antes de Joseph Conrad também nos legar as suas alegorias náuticas.

O homem que negava a doença e se sentia acima dela é visitado pelo corona no último ato: onde é que eu já li isso?

The Masque of the Red Death é ainda mais literal para o momento que vivemos. Na história, uma estranha praga – a “morte vermelha” – vai matando os habitantes da vila com uma ferocidade arrepiante. Mas um príncipe, de nome Próspero, decide barricar-se no seu castelo na companhia dos seus amigos foliões. Enquanto o povo morre lá fora em agonias mil, eles comem, dançam e gracejam, ainda que exista um elemento dissonante naquela festa: sempre que o relógio marca a mudança da hora, há um silêncio sepulcral que arrepia todos os presentes. Será um prenúncio de morte? A manifestação de uma má consciência?

Talvez ambas. Porque a verdade – atenção: spoiler – é que um estranho bate à porta e entra no salão. Vem com uma máscara macabra, como se fosse o rosto de um cadáver. O príncipe tenta expulsá-lo. Cai morto. Ali está a Morte Vermelha “elle-même”, para ceifar todos os convidados.

Como acontece com as histórias de Allan Poe, há interpretações para todos os gostos. Para os mais versados no Antigo Testamento, o conto é uma meditação implacável sobre a justiça divina, que sempre se abate sobre a corrupção moral dos homens. Ou, então, é uma denúncia sobre a futilidade da riqueza perante o fim inexorável.

Mas pertence a um brasileiro a melhor interpretação sobre o conto de Edgar Allan Poe, embora ele não tenha escrito especificamente sobre Poe: falo de Martim Vasques da Cunha e do ensaio O Contágio da Mentira: Como Sobreviver na Cultura do Corona, recentemente publicado pela Âyiné. O livro de Vasques da Cunha é importante ao lembrar dois conceitos fundamentais para entendermos a peste que vivemos.

Para começar, a peste é perturbadora porque gera uma “crise de hierarquia”: o vírus não discrimina entre ricos e pobres, virtuosos e viciosos, letrados ou analfabetos, governantes ou governados. Ele é indiferente às nossas categorias sociais ou mentais. É a angústia perante essa insolência que leva muitos políticos a parodiar e a negar a “realidade radical” que têm pela frente. Um gesto que apenas amplifica essa realidade em manifestações cada vez mais sombrias.

O príncipe do conto, tal como o príncipe da Casa Branca, não soube como responder à “realidade radical” que perturbou a ordem das coisas. E optou pela ilusão ou pela mentira, tocando música enquanto tudo ardia. Pelo menos, até o intruso penetrar nas paredes do castelo, mostrando que ninguém estava a salvo do seu próprio destino.

O vírus não discrimina, é indiferente às nossas categorias sociais ou mentais. É a angústia perante essa insolência que leva muitos políticos a parodiar e a negar a “realidade radical” que têm pela frente

E agora? Agora, há quem diga que a experiência do coronavírus é um bálsamo para Trump (como foi para Bolsonaro; eu admito que sim); ou, pelo contrário, o réquiem da sua candidatura (uma refutação prática da sua irresponsabilidade teórica).

Em qualquer dos casos, a lição da “morte vermelha” não é para príncipes incorrigíveis. É para nós, meros mortais. Como escreve Martim Vasques da Cunha, “o ser humano precisa fazer uma única coisa para sobreviver na cultura do corona: cultivar o jardim da liberdade interior, o único espaço onde a consciência individual sabe que uma vida só pode ser medida pelo que você sabe ser o amor e o respeito pelos outros e por si mesmo – duas coisas que são extremamente fáceis de serem destruídas”.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]