i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

J.R. Guzzo

Foto de perfil de J.R. Guzzo
Ver perfil
Candidatos

O dilema do eleitor: escolher entre o ruim e o péssimo

  • J.R. GuzzoPor J.R. Guzzo
  • 26/10/2020 19:24
Eleitor brasileiro vai às urnas novamente no mês que vem para escolher prefeitos e vereadores.
Eleitor brasileiro vai às urnas novamente no mês que vem para escolher prefeitos e vereadores.| Foto: Aniele Nascimento/Arquivo Gazeta do Povo

Mais uns dias e eis as cidades do Brasil de volta ao mesmo lugar de quatro anos atrás e numa situação provavelmente pior. São as eleições municipais, outra vez. Já estamos a caminho de umas dez eleições dessas, uma depois da outra, desde que foi aprovada a Constituição Cidadã de 1988 – essa que nos trouxe a democracia, criou as “instituições” e iluminou o sistema solar com seus 250 artigos, suas mais de 100 emendas e as regras que produzem os políticos com essa extraordinária qualidade que todos conhecem.

Nossas “instituições” nos dão agora mais uma chance de votar neles, desta vez para cerca de 5.500 prefeitos e não longe de 60 mil vereadores. A desgraça é que em vez de melhorarem (pelo menos um pouco) a cada eleição, como preveem os melhores manuais de ciência política, os candidatos brasileiros só pioram. Ou seja: está dando errado.

Faça um teste prático, sobretudo se você vive numa capital ou em cidades de 200 mil habitantes para cima: quem se lembra, sinceramente, de um bando de candidatos piores do que estes nas eleições em que já votou? O que temos aí, tirando as poucas exceções de sempre, são três tipos de gente pedindo o seu voto: os ladrões, os incompetentes e os que são as duas coisas ao mesmo tempo. O resultado é que o eleitor estará, mais uma vez, diante da necessidade de votar no ruim para não votar no péssimo. Resta a tentativa de encontrar uma das exceções – trabalho que consome tempo e na maioria das vezes é mal sucedido.

O que temos, nesse curioso processo de aprendizado em que se aprende cada vez menos a cada quatro anos, é a costumeira aglomeração de casos perdidos. São políticos bichados, que não podem melhorar nunca. É gente que já teve chance de ir ao governo e não fez nada. São os perdedores natos. São os estreantes que, vendo um nível tão baixo nos candidatos, acham que também eles podem tentar a sua boquinha – por que não? São as nulidades absolutas, os aventureiros e as anomalias de circo: “votem na Monga, a mulher-gorila”, “votem no bezerro de duas cabeças”, etc, etc. Em suma: é o mais agressivo desfile de vigaristas que o Brasil tem a oferecer no momento.

Isso tem cura, e nem é uma cura complicada – a única complicação é que os sócios-proprietários das “instituições” brasileiras preferem encarar um enfarte maciço das coronárias a aplicar uma dose mínima do remédio disponível para melhorar o mecanismo eleitoral que escolhe os nossos governantes, de vereador a presidente da República. É natural: as regras que estão aí foram escritas por eles mesmos com o único propósito de beneficiar a si próprios. Por que raios iriam mudar isso?

A qualidade das eleições – e dos homens públicos que saem delas para o governo – só vai ficar melhor se acabarem, no mesmo minuto, o voto obrigatório, a propaganda eleitoral “gratuita” no rádio e tevê, e as verbas dos fundos partidários que são extorquidas a cada ano da população – e que atraem todo tipo de marginal para a vida pública.

O veneno está aí – e não dá para melhorar nada, em 30 ou em 300 anos, enquanto o processo eleitoral estiver envenenado de “A” a “Z” como está hoje. É preciso acabar com os suplentes. É preciso acabar com o foro privilegiado. É preciso acabar com a Justiça Eleitoral, aberração que não existe em nenhuma democracia do mundo, não melhorou em um miligrama a qualidade da política brasileira desde 1988 e só serve para gastar, com o seu “superior” tribunal em Brasília, seus 27 tribunais regionais e o resto da geringonça, R$ 20 milhões de dinheiro público por dia. E com uma cereja no bolo: a Justiça Eleitoral é capaz de gastar mais nos anos em que não há eleições.

Enquanto não jogarem tudo isso no lixo, vamos continuar obrigados a escutar as lições de moral e cívica do ministro Luis Roberto Barroso e a votar na mulher-gorila.

57 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 57 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • S

    SILVIO PAIVA

    ± 0 minutos

    É isso mesmo o cardápio é muito ruim, ou escolhemos uma **** ou comemos uma **** .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Milton Chicoli

    07/11/2020 23:20:11

    Não vejo muito o que se possa acrescentar nessa magnífica fotografia do sistema eleitoral brasileiro. A sensação que fica é que vamos do ruim para o pior. O que chamam de democracia no Brasil é um achaque ao eleitor regado a fartas verbas públicas cada vez gastas com menos propriedade. Ou seja, cada vez gastamos mais por um produto final pior.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RUY

    06/11/2020 20:07:35

    Com sua permissão faria alguns acréscimo em sua magnifica dissertação. Acrescentaria o fim da reeleição. Mandato publico é escola de corrupção e ladroagem além de ovo da serpente das clãs que hoje nos dominam, vide Sarney, Barbalho, Calheiros, e outras centenas. E mais, Voto Distrital ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FANAIA

    06/11/2020 11:18:36

    PERFEITO SR. GUZZO, A CULPA DE TUDO ISSO ESTA NA NOSSA CONSTITUIÇÃO CHEIA DE ARTIGOS E PUXADINHOS TANTO PARA DIREITA COMO PARA A ESQUERDA E DO NOSSO PROCESSO ELEITORAL QUE PERMITE QUE INDIVIDUOS CHEIOS DE PROCESSOS CRIMINAIS SEJAM CANDIDATOS, QUANDO DEVERIAM ESTAR NA CADEIA, HOJE ESTOU COM 81 ANOS E INFELIZMENTE PERDI A ESPERANÇA E NÃO VOTO MAIS DAQUI PARA FRENTE, ENQUANTO VIVO ESTIVER.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Juabre Mucoucah

    31/10/2020 10:02:30

    Analise perfeita, infelizmente. Estamos no caos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gilson de Andrade

    30/10/2020 20:27:22

    Soluções existem, o que falta é pessoas honestas e corajosas para implementá-las.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Osmar Nascimento Costa

    30/10/2020 13:28:14

    Sou partidário do Troca Tudo, não minimo podemos ter Algumas Boas Surpresas ................

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Spartacus

    29/10/2020 13:52:00

    Perfeito Guzzo. Como sempre um show

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plinio

    29/10/2020 10:06:53

    Sr Guzzo,a política que aí está é um grupo enorme de quadrilheiros ,sem escrúpulos que querem o tesouro a qualquer custo .Seja no município,do estado ou federal(vide a lei da franquia (verba)política. Nem um tostão foi aplicado no covid pandemico. Portanto as pessoas sérias não se misturam com bandidagem .Corajosos são um pequeno grupo de deputados que não chegam a lugar nenhum pois a bandidagem não deixa .Mas nos municípios só mandam os donos das zonas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALBERTO LAUREANO DE OLIVEIRA

    28/10/2020 20:23:59

    Depois de 46 anos votando, tenho a triste constatação e que nunca votei num candidato que me convenceu ser o ideal, mas sempre tentando evitar o pior. Nas 8 presidenciais tentando evitar a tragédia do PT. Ainda serei obrigado a votar em mais 2 eleições, mas não tenho esperança de encontrar um candidato viável que justifique a escolha. Infelizmente 50 anos de votos perdidos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marco Aurelio Bittencourt

    28/10/2020 12:36:25

    Não há sombra de dúvida de que estamos diante do péssimo. O teste é simples. Qual a única política que de fato interessa nessa eleição para prefeitos e vereadores? Que facilitem e promovam o empoderamento da população. Aponte um único candidato que traz essa proposta em sua plataforma.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    28/10/2020 1:16:45

    https://www.oantagonista.com/brasil/rego-barros-a-soberba-lhe-cai-como-veste-infelizmente-o-poder-inebria-corrompe-e-destroi/

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Aurelio de Oliveira Freitas

    28/10/2020 1:09:19

    Que alegria ler um artigo completo,penso exatamente igual ,esse artigo deveria ir para as universidades talvez alguns dos nosso jovens assim inspirados fariam a diferença

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Mattoso

    27/10/2020 23:47:14

    Concordo com tudo o que o Guzzo falou, mas faltaram 2 coisas importantes: (1) Voto distrital, e (2) Candidaturas independentes (sem precisar filiação partidária). O primeiro reduz o custo de campanha e facilita a fiscalização do eleitor, e o segundo acaba com o poder da máfia dos donos de partido de dizer quem pode ser candidato.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      ALBERTO LAUREANO DE OLIVEIRA

      28/10/2020 20:15:58

      Tudo o que o Guzzo falou mais as tuas duas sugestões!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Júlio

    27/10/2020 20:02:20

    Perfeito!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudia Aguiar de Siqueira

    27/10/2020 17:20:14

    Total acordo. Haja!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cidadão Brasileiro

    27/10/2020 15:48:48

    Na nossa democracia desengonçada, a premissa da representatividade através do voto é uma falácia. Os políticos são pragmáticos em sempre fazer os melhores negócio$ para si e seus comparsas; já os votantes são como mulas teimosas, esperancosas de salvadores da pátria que lhes rendam migalhas, e com a peculiaridade de serem orgulhosas demais para admitir sua falibilidade mesmo quando os erros de julgamento são crassos e estão sob a luz do sol - a exemplo das escolhas das últimas décadas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE ROBERTO GUZZO

    27/10/2020 15:38:52

    Caro ALIM GONÇALVES Observação perfeita. Muito bem lembrado. Falando de tudo o que deveria ser eliminado, esqueci de citar o que deve ser incluído. O voto distrital é essencial em qq reforma. Abs G.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      ALBERTO LAUREANO DE OLIVEIRA

      28/10/2020 20:17:24

      Candidaturas avulsas também!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    27/10/2020 15:32:37

    Esse foi o grande dilema da minha família (uns 50 votos); votar em Haddad ou em Jair Bolsonaro? Os dois pessimamente ruins. Optamos pelo Jim Jones.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cristian carla a. Volski cassi

    27/10/2020 15:09:24

    Sempre ficamos entre o péssimo e o terrível kk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Montanha

    27/10/2020 14:42:40

    Talvez se ninguém votasse mais... deixaríamos de legitimar esse estado de coisas que está aí.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • G

      Gilson de Andrade

      30/10/2020 20:35:46

      Utopias nunca resolveram problemas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      27/10/2020 15:33:12

      Bastaria 1 único voto para eleger. Leia um pouco mais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alim Gonçalves

    27/10/2020 14:01:36

    Acrescento um item à sua lista, Guzzo, que está perfeita. É preciso implementar o voto distrital. Ele barateia a campanha, aproxima representantes de representados, resolve o problema da representação desproporcional de alguns estados na Câmara dos Deputados, garante representação, ainda que mínima, das regiões menos populosas nas Assembleias Legislativas, facilita o chamado "recall" de um representante eleito e possibilita as candidaturas avulsas, sem a necessidade de pertencer a algum partido político.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hugo

    27/10/2020 13:48:46

    Como sempre , excelente !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON ZETI

    27/10/2020 13:23:51

    É verdade Guzzo, em 2018 tive que fazer esta escolha para a presidência votei no ruim para não votar no péssimo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mup

    27/10/2020 12:59:32

    Guzzo, Você é danado! Parece sempre advinhar o que o povo pensa, mas não consegue ser ouvido. Mais uma no cravo - o Congresso não vai voltar contra seus integrantes - e também uma na ferradura dos candidatos que fazem de tudo pra ganharem uma boquinha. E lá vem de novo, o velho e conhecido Justo Veríssimo: o povo que se exploda, eu quero é me arrumar.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Murilo Menin Flores

    27/10/2020 12:55:09

    A mais triste realidade! Em vez de melhorar a cada eleição que passa de uma maneira geral piora a qualidade dos candidatos. Talvez faltou colocar como remédio o fim da possibilidade de os políticos participarem ad eterno nas eleições, limitando a um ou dois mandatos, encerrando assim a famigerada "profissão política" tão em voga no nosso Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    27/10/2020 12:32:06

    Luis Roberto Barroso? Dá ascos. Roberto Campos, um grande brasileiro, já dizia que a nossa gloriosa Carta Maior cheia de utopias acabaria com Brasil. Parece que tudo o que ele vaticinou sobre essa estrovenga cheia de direitos e poucos deveres se concretizou. Leia Roberto Campos, podem começar com a "Lanterna na Popa" e a "Constituição contra o Brasil", saberão porque ele estava certo e à frente de seu tempo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

    27/10/2020 12:04:57

    Infelizmente é a pura verdade, é um sistema podre que conseguiu agregar a eles a maior parte do judiciário e da parte de cima dos servidores públicos que se apropriaram do Brasil dentro da " constituição" como alega a cúpula do judiciário sempre , e o mais triste é ver minha geração se acabando e cada vez piorando mais , sem podermos deixar um país que presta aos nossos filhos sem um futuro que fica cada vez mais longe.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme Milone Silva

    27/10/2020 11:55:34

    JR, acho que faltou uma recomendação importante para melhorar o processo eleitoral: a possibilidade de o mandatário perder seu mandato caso não seja fiel às promessas de campanha que o elegeram. Este "recall" só será possível com a instituição do voto distrital puro. Outra modificação importante: legislador que assuma cargos executivos PERDE seu mandato e portanto convocam-se novas eleições para aquele distrito na hora em que forem necessárias. Com esta ameaça e a consequente eliminação de suplentes, acaba a farra da reciclagem de políticos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joão José Augusto Mendes

    27/10/2020 11:43:09

    Excelente artigo, pelo menos acredito que reflete muito bem a visão da grande maioria que conhece algo do sistema político e eleitoral do pais. Tenho certeza que brancos nulos e abstenções ganharam as eleições este ano. Vi uma notícia que se pode justificar o não comparecimento via intermete, ou seja, estão facilitando a quem não quer participar dessa farsa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Curitibano

    27/10/2020 11:42:23

    Se escolhe entre o ruim e o pior, sabendo de antemão que eles logo estarão todos juntos contra os interesses da maioria da população. O sistema foi bem montado, mantendo o teatro político-partidário com seus diversos personagens que, nos camarins, festejam juntos o resultado da bilheteria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    alexandre

    27/10/2020 11:32:38

    Por isso anulo há 30 anos. Imagina em 2022 se os candidatos fossem bolsonaro e lula,acho que eu quebraria a urna.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    27/10/2020 11:31:21

    Com esse sistema eleitoral que é pura cópia do feudalismo da idade média será difícil mudar alguma coisa. Só para lembrar ao Freitas, que é o congresso que faz essas leis eleitorais que temos. Éno Congresso nacional que fazem de tudo para atrapalhar o governo que não siga a cartilha deles.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS ROBERTO PIANHO

    27/10/2020 11:20:02

    Guzzo preciso e cirúrgico como sempre. Um farol de sensatez a iluminar as trevas da ignorância.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rita de Cassia Souza Paz

    27/10/2020 10:43:07

    Desde sempre os políticos são ladrões. Em todas as eleições, inclusive para presidente, os candidatos são horríveis. Temos sempre que procurar votar nos candidatos "menos pior". Acho que para melhorar este quadro, temos que aprovar medidas rigorosas contra a corrupção. Do tipo, acabar com o foro privilegiado, investigação rigorosa das declarações de imposto de renda do candidato e toda sua família, acabar com as notas de 100 e 200, acabar com a prescrição das penas e se algum político for pego, nunca mais, pro resto da sua vida, ele poderá concorrer a algum cargo público.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      alexandre

      27/10/2020 11:30:55

      sempre anulo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Manfred Schmid

    27/10/2020 10:17:50

    Grande verdade Faltou apenas o Voto Distrital, fundamental para qualquer democracia

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André R.

    27/10/2020 10:08:02

    Os Coronéis fizeram Direito, e empestearam todo poder publico, lotearam o stfraco, e - meodeos ! - escrevem leis e essa descontituicao. Sao os fiéis mantenedores da mão na coisa publica !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J A Schmidt

    27/10/2020 10:06:20

    Tem de acrescentar à lista: Uma reforma política que mantivesse no máximo 5 partidos políticos e a introdução do voto distrital, e a diminuição do número de Deputados e Vereadores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • G

      Gilson de Andrade

      30/10/2020 20:45:30

      Com a mudança do sistema eleitoral e o fim do financiamento de campanha os partidos "barriga de aluguel" automaticamente acabam.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Alim Gonçalves

      27/10/2020 14:06:22

      Nem precisa limitar o número de partidos. Sem dinheiro público para financiá-los e com voto distrital, os número de partidos iria diminuir naturalmente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Roberto Pinheiro

    27/10/2020 10:04:02

    O pai da atual constituição e chefe dos 301 picaretas que a escreveram - o tri-pateta Ulisses Guimarães - previu, num misto de cinismo e sinceridade (sic):" a próxima legislatura será pior do que esta e a seguinte será pior ainda".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André R.

    27/10/2020 10:02:19

    Pena que Guzzo é uma espécie pensante em extinção. E não há nenhum douto doutor capaz de inteligir o que Guzzo destaca. Sim, vamos eleger mais boçais, com as bênçãos do Ministro da Palhaçada Eleitoral.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Douglas Alves Ferreira

    27/10/2020 9:53:39

    E depois falam que o povo não sabe votar!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    ROBERTO DE OLIVEIRA

    27/10/2020 8:36:58

    Guzzo, para sanar isto, faltou você mencionar um remédio: acabar com a reeleição. Assim as raposas tem que sair e dar oportunidades para novas mentes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Alim Gonçalves

      27/10/2020 14:16:26

      Também não gosto da reeleição, mas o problema é que copiaram o modelo dos EUA, mas copiaram errado. Lá uma pessoa pode ser presidente duas vezes. Ponto final. Tem reeleição, mas tem renovação. Por aqui, Alckmin foi eleito e reeleito em São Paulo duas vezes, com um mandato do Serra entre eles. Ali no Chile, onde não há reeleição, teve Brachelet, Piñera, Brachelet, Piñera. Tem alternância, mas são sempre os mesmos, já vai pra 20 anos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cético

    27/10/2020 6:49:58

    O remédio possível na mão do eleitor é o fim da reeleição.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jean-Luc Picard

    27/10/2020 3:36:57

    O poder emana do povo, é verdade, mas também é uma pegadinha. impossível exercer este poder. Eu coatumava ser otimista. Até que finalmente entendi que os três poderes resolveram se unir contra todos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    chico

    27/10/2020 3:36:07

    de cortar os pulsos de raiva

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edgard de Araujo Salles Junior

    27/10/2020 1:55:39

    Excelente como sempre mestre Guzzo! Acrescente por favor na sua receita para sanear o processo eleitoral mais esses ingredientes, com a permissão do Fernão Lara Mesquita: voto distrital puro, recall, proposição e confirmação de leis.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LSB

    27/10/2020 1:48:02

    Não só essas medidas, Guzzo. 497 deputados não tiveram votos p/ estar onde estão (sistema proporcional é “fraude”)! Defendo o Kit “Fernão Lara Mesquita” (censurado no seu próprio jornal): voto distrital PURO com recall, referendo, iniciativa e retenção (procurem no “Vespeiro”) + descentralização política, fiscal, jurídica e administrativa!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Aurelio Justus

    27/10/2020 13:23:59

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celio Beserra

    27/10/2020 0:05:01

    E eis a maravilhosa democracia brasileira, que nos brinda a cada dois anos com a obrigatoriedade de escolher entre o candidato ruim ou o candidato muito pior.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.