i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Leonardo Coutinho

Foto de perfil de Leonardo Coutinho
Ver perfil

Brasil, América Latina, mundo (não necessariamente nesta ordem)

Exagero e desinformação

A lenda amazônica de Biden e Kamala

  • Por Leonardo Coutinho
  • 01/10/2020 18:05
biden
O candidato presidencial democrata e ex-vice-presidente dos EUA, Joe Biden.| Foto: Jim WATSON/AFP

O primeiro debate entre o presidente Donald Trump e o democrata Joe Biden trouxe o Brasil para dentro de um dos assuntos mais espinhosos da disputa eleitoral: o ambiental. Biden disse:

“As florestas tropicais do Brasil estão sendo destruídas. Mais carbono é absorvido naquela floresta do que é emitido pelos Estados Unidos. Vou garantir que vários países se juntem e digam: aqui estão US$ 20 bilhões. Parem de destruir a floresta. E se vocês não pararem, então sofrerão significativas consequências econômicas”.

Atordoado pela pancadaria que foi o primeiro embate com Trump, Biden soltou a proposta, meio perdida no debate, que enviará US$ 20 bilhões para o Brasil parar de desmatar. Caso contrário, sancionará duramente o Brasil. Foi a segunda vez que disse isso em público. A primeira foi em março deste ano, mas quase ninguém prestou atenção.

Agora, sob os holofotes de todo o mundo, o candidato do Partido Democrata repetiu a tese de criar um fundo para pressionar o Brasil a parar de destruir floresta. Para justificar, o presidenciável disse que anualmente a floresta absorve mais carbono do que os Estados Unidos são capazes de emitir no mesmo período.

Em uma combinação de exagero e desinformação, por pouco, Biden poderia ter sido mais uma vez ridicularizado pelas gafes de sua campanha. Mas ele saiu ileso, e por uma razão muito simples. Por mais absurda, exagerada e até mentirosa em alguns de seus pontos, a fala sobre a Amazônia foi destinada ao público interno, que espera que ele diga exatamente o que disse sobre a pobre e mal interpretada Amazônia.

O desatino de Biden ganhou as manchetes mundiais não pela sua relevância, mas pela reação de proporções amazônicas do governo brasileiro, sempre embalado pelo noticiário subequatorial. O presidente Jair Bolsonaro poderia, simplesmente, ter ignorado os erros de Biden ou saciado sua vontade revidar apenas retificando a informação e soltando um suave “se ele vencer a eleição e realmente vier com essa proposta, aí a gente conversa”.

Mas com seus números equivocados e sua postura ameaçadora, Biden conseguiu jogar gasolina na inflamável política brasileira. Mas em que ele errou, exagerou ou mentiu?

Apesar de a Amazônia ser um poderoso sorvedouro de dióxido de carbono, ela é também um ecossistema que produz naturalmente quantidades colossais do mesmo gás. Ou seja, quase tudo aquilo que a maior floresta tropical do planeta limpa foi ela mesma que sujou.

Biden erra feio quando diz que a Amazônia absorve em um ano mais do que os EUA são capazes de emitir de CO2 no mesmo período. Ainda que se ignore que quase tudo o que a floresta processa são gases gerados por ela mesma, a capacidade de absorção não alcançaria metade das 5,1 bilhões de toneladas de dióxido de carbono produzidas a partir da queima de combustíveis fósseis nos EUA.

Na crise dos incêndios florestais de 2019, a vice de Biden, a senadora Kamala Harris, foi ao Twitter dizer que a Amazônia é responsável pela produção de 20% do oxigênio do planeta. Como já foi explicado acima, a floresta não tem essa capacidade. Assim como a postagem de Kamala nunca foi corrigida ou deletada pela mentira flagrante, ela e o seu titular seguem dizendo as besteiras que dizem sobre a floresta.

Ao ameaçar o Brasil com sanções por estar “destruindo a floresta”, Biden oferece o remédio errado para o problema. E o mais sombrio é o clima de comemoração entre aqueles que se posicionam como defensores do meio ambiente. Só por uma bobagem dessas os brasileiros deveriam torcer seriamente por uma vitória de Donald Trump.

Nem todo desmatamento na Amazônia é ilegal. Uma parte dele ocorre dentro de áreas privadas e de forma totalmente legal. Talvez nenhum político americano (de Biden a Trump) tenha a ideia de que na Amazônia apenas 20% da propriedade pode ser utilizada para atividades produtivas que envolvem desmatamento.

As sanções que Biden e uma certa categoria de brasileiros defendem pune exatamente quem tenta produzir dentro da lei e nunca foi premiado por isso. Sanção nunca atingiu e jamais impedirá que os criminosos sigam atuando na região.

Caso ganhe a eleição e realmente queira fazer algo para a majestosa floresta tropical, Biden deveria destinar o mesmo dinheiro que prometeu para que o Brasil possa reforçar a presença do Estado e para que os produtores, enfim, sejam recompensados e estimulados a produzir conforme protocolos já testados.

Biden não deve fazer a menor ideia de que a Amazônia brasileira não é um matagal desabitado. A região é o lar de 29 milhões de pessoas que não podem ser privadas de sua subsistência e direito ao desenvolvimento – o que não deve ser entendido como devastação inevitável. Para fins comparativos, Biden e Kamala se surpreenderiam ao saber que a população amazônica é maior que a de 49 dos 50 estados americanos (perde apenas para a da Califórnia).

O candidato democrata ignora o fato de que apesar de ter a maior porção de floresta, o Brasil compartilha o bioma amazônico com mais oito países que, em graus diferentes, também enfrentam problemas para mantê-la em pé.

Os assessores de Biden deveriam chamar-lhe a atenção para o fato de que o Irã – uma das maiores fontes de instabilidade no Oriente Médio e inimigo de primeira hora dos Estados Unidos – tem recheado os seus cofres com ouro extraído ilegalmente da Amazônia venezuelana. Ouro usado para comprar armas, pagar terroristas e financiar, inclusive, um programa nuclear nitidamente feito para ameaçar os Estados Unidos e seus aliados.

Biden não faz a menor ideia, mas nos últimos 15 anos a Bolívia perdeu 4,95% de sua floresta amazônica, a Colômbia perdeu 3% e o Peru, outros 2%. E não foi para produzir comida. Em sua maioria, a área devastada foi substituída por áreas de cultivo de folhas de coca.

A cocaína que vem do desmatamento da Amazônia existente nos três países é o combustível da violência que transformou a América Central no lugar mais violento do mundo. O resultado direto, alguém deveria explicar para Biden, é a inundação de drogas no mercado americano, que vem acompanhada de uma turba de imigrantes que tentam fugir da miséria e da barbárie das gangues.

Mas Biden quer impor sanções ao Brasil.

A Amazônia é uma terra de mitos superlativos. O próprio nome da floresta vem de um. Os conquistadores espanhóis que desceram o rio Amazonas pela primeira vez batizaram o lugar assim por acreditarem que se tratava de uma terra de guerreiras mitológicas. Já foi o El Dorado. Nos anos 1990, chegou a ser chamada de “pulmão do mundo” – olha como Kamala está desatualizada – e foi apresentada como o reservatório biotecnológico capaz de trazer respostas para todas as doenças.

Mais uma vez a pobre Amazônia volta ao centro de um mito e confusão. O mundo tem sim uma dívida com o Brasil, sobretudo com os amazônidas, que sempre pagaram sozinhos a conta da preservação da floresta. Mas não será com o pé no pescoço dos brasileiros que a Amazônia será protegida.

20 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 20 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • C

    Claudia

    ± 5 dias

    Simplesmente iluminado, esclarecedor. Excelentes argumentações.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bevi

    ± 5 dias

    Mais um candidato americano alienado acometido de uma síndrome de bloqueio cognitivo, afogado em um poço de profunda ignorância.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bevi

    ± 5 dias

    Mais um alienado com síndrome de bloqueio cognitivo, afogado em um poço de profunda ignorância.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Michele Nogueira da Rocha

    ± 5 dias

    Fantástico Leonardo Coutinho! Parabéns! Pelo menos aqui temos que argumentar contra esse lacradorzinho senil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 7 dias

    Excelente análise com fatos e argumentos inquestionáveis. Mas para as pessoas de bom senso, e não para biden e sua tropa de idiotas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 7 dias

    O texto do Sr. Coutinho, como de costume está ótimo. Agora, com relação aos assessores o corrigirem é pedir demais: desde quando a verdade interessa para os progressistas?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 7 dias

    Que beleza de texto. Tivesse Bolsonaro retutado com essas palavras, a praga dos ecoterroristas teriam sofrido um grande revés. Mas estamos atentos porque os manuais de diplomacia não deixam duvidas. Prepare-se para a guerra sempre. Ela está apenas em outro formato, através de guerra de informações. Em um dado momento pode tornar-se armado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    orazio martini

    ± 7 dias

     Biden é tão “esperto” quanto o “Cara” – lula! Quer doar 20 bilhões, mas com certeza com seu filho – suposto drogado – “administrar”. Como doações americanas para a Ucrânia. Consabido que o MAR é o maior produtor de oxigênio do planeta. E está sendo destruído pela POLUIÇÃO – inclusive com a “grande Mancha de Lixo do Pacifico Norte” na costa americana. Não bastasse temos um grande “Sopão Plástico” entre as costas da Flórida e Bermudas. E nada é proposto para o equilíbrio ecológico da maior riqueza da humanidade!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudio Inon Farias Bezerra

    ± 7 dias

    Perfeito. Excelente texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Kátia Fraga

    ± 7 dias

    O problema é que se Bolsonaro apresentasse todos esses dados que você pontuou, seriam tachados de fake news, Mas o que o Biden , ou qualquer progressista fale, por mais absurdo que seja, é a verdade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hermes Rossi

    ± 7 dias

    Parabéns, falou tudo...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Antonio Roquette Reis Filho

    ± 7 dias

    Leonardo, você pode se indignar com a fala do Biden. Bolsonaro não? Porquê? Na verdade ele vocalizou o sentimento do brasileiros de bem: vai cuidar da California Biden.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emiliano augusto bastos coutinho

    ± 7 dias

    Muito bom

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    odimn pesch badotti

    ± 7 dias

    ótimo texto. Gostaria de complementar que se a lei ambiental que vigora na Amazônia, com 80% de reserva legal mais as apps , fosse implementada no resto do mundo, teríamos uma redução de 80% na produção de alimentos e consequentemente a morte de 6 bilhões de pessoas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 7 dias

    Texto Esclarecedor. Pena que essa turma nao quer esclarecimento , quer marketing segundo suas narrativas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Otacilio

    ± 7 dias

    Excelente e elucidativo artigo. Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LSB

    ± 8 dias

    Pois é, agora sou Trump “desde criancinha”

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 8 dias

    Agridem países como se estivessem na idade média

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Evaldo

    ± 8 dias

    Parabéns Leonardo, informativa e lúcida análise.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jose

    ± 8 dias

    Excelente artigo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.