• Carregando...
A nova era do grampo
| Foto: BigStock

Não faz muito tempo, os falecidos telefones da marca Blackberry eram moda na Venezuela. Conversas sensíveis se davam apenas por meio do aplicativo de mensagens da companhia canadense que prometia criptografia inviolável. Jornalistas, políticos – sejam eles opositores ou governistas –, militares e os traficantes tinham o mesmo cuidado. Todos acreditavam que fora da plataforma estariam sendo espionados. Depois vieram o WhatsApp, Telegram e Signal. Até hoje, na Venezuela é assim: todo mundo acha que está sendo vigiado e quase ninguém se atreve a conversar sem ser por meio de aplicativos que prometem privacidade. O que parece ser uma paranoia pode ser uma terrível realidade. E essa ameaça não se limita aos domínios de Nicolás Maduro.

Em 2018, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos reconheceu ter detectado em Washington, D.C. a existência de antenas de celulares irregulares que simulam ser de companhias de telefone, mas que são instalações clandestinas fincadas estrategicamente com o objetivo de interceptar sinais de telefone que trafegam pela rede de antenas oficiais.

Os equipamentos não só são capazes de permitir que conversas sejam escutadas, como podem copiar e até mesmo inserir ou modificar dados transmitidos pelos telefones que são afetados pela misteriosa rede de espionagem. O agravante é que as autoridades americanas não faziam e não fazem a menor ideia de quem administrava a rede clandestina capaz de copiar informações transmitidas por altos funcionários do governo, parlamentares, diplomatas e ativistas.

Os pesquisadores da Universidade de Washington desenvolveram uma tecnologia capaz de detectar a presença das “antenas vampiro”. Circulando de carro equipado com um detector de anomalias nas redes de telefonia, eles vão testando os sinais até identificaram a presença das estruturas de espionagem. Boa parte das falsas antenas foram flagradas na vizinhança de instalações do governo americano em diversas localidades onde o sistema foi empregado para identificar as torres.

A organização não-governamental South Lighthouse aplicou a metodologia da Universidade de Washington em três países. Bolívia, México e Venezuela. O resultado foi o seguinte:

  • Em La Paz, os pesquisadores identificaram a presença de dezessete torres estrategicamente instaladas próximas ao palácio do governo e das sedes dos poderes Legislativo e Judiciário. Outras cobriam instalações militares e os principais meios de comunicação locais.
  • Na Cidade do México, foram identificadas 21 antenas espiãs cobrindo uma área que inclui a sede dos três poderes, a Procuradoria da República e uma série de instalações militares, incluindo o Ministério da Defesa.
  • Mas foi na Venezuela que detectou o maior número de antenas espiãs. Foram confirmadas 33 na capital Caracas e outras dezoito na fronteira com a Colômbia.

No caso boliviano ficou comprovado que algumas torres funcionavam como se fossem de operadoras etíopes. Sugerindo que os dados roubados poderiam estar sendo roteados para o país africano. Uma espécie de escala para ocultar o verdadeiro destino das informações.

Segundo as autoridades consultadas, no Brasil não há relatos da descoberta de uma rede espionagem semelhante. Mas não descartam a existência. Todos concordam que se no espectro que separa Washington, D.C. de La Paz na Bolívia é impossível não considerar que cidades como Brasília, São Paulo, Buenos Aires, Bogotá e Santiago não estejam no mapa da espionagem.

Mas na República do Zap que se transformou o Brasil – onde desde o vereador dos grotões brasileiros ao presidente da república, a confiança na suposta invulnerabilidade da criptografia do WhatsApp se transformou em um risco real para integridade de informações de interesse nacional – tudo indica que a ameaça das torres espiãs ainda não ganhou a devida atenção.

Não se trata de fazer futurologia, mas se a Anatel resolver procurar pelas torres espiãs – as tecnicamente chamadas de IMSI catchers – o resultado pode ser surpreendente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]