i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Leonardo Coutinho

Foto de perfil de Leonardo Coutinho
Ver perfil

Brasil, América Latina, mundo (não necessariamente nesta ordem)

Incêndios

As (reais) lições da Califórnia

  • Por Leonardo Coutinho
  • 11/09/2020 20:14
Incêndio na Angeles National Forest, na região de Los Angeles. Foto de 10 de setembro de 2020.
Incêndio na Angeles National Forest, na região de Los Angeles. Foto de 10 de setembro de 2020.| Foto: AFP

A fumaça que se vê acima é resultado de milhares de incêndios que, no verão, ardem na vegetação ressequida do Oeste dos Estados Unidos, sobretudo no estado da Califórnia. O fogaréu deste ano já torrou mais de 12 mil quilômetros quadrados de vegetação. Pelo caminho do fogo, foram incineradas mais de 4,3 mil edificações e propriedades inteiras, carros e animais. Mortes já foram registradas.

Comparada com a de 2019, a temporada de incêndios deste ano pode ser considerada superlativa. A área queimada em 2020 já é 24 vezes maior que a do ano passado. O bloco de fumaça é tão denso que quando o sol raiou na última quarta-feira (9), sua luz foi bloqueada e cidades como São Francisco ficaram sob um céu alaranjando, com tons de apocalipse.

O ex-presidente Barack Obama não perdeu a chance de pedir votos para Joe Biden. “Vote como se sua vida dependesse disso, pois ela depende”, escreveu desavergonhadamente no Twitter.

Obama recorreu ao surrado aquecimento global para dizer que a situação dramática em que vivem milhões de pessoas no estado mais democrata dos Estados Unidos é exemplo de uma catástrofe cujos efeitos são globais, mas a solução pode começar pela eleição de Biden. Obama sendo Obama.

Mesmo tendo destruído uma área 24 vezes mais extensa que em 2019, os incêndios que o ex-presidente Obama descreve como uma mensagem derradeira de vida ou morte para os eleitores americanos não chegam a um quarto das queimadas que ocorriam na mesma região antes de qualquer colonizador europeu colocar os pés na América, conforme concluíram os cientistas.

A humanidade estava a pelo menos quatro séculos de distância da queima do primeiro litro de petróleo e o que hoje conhecemos como Califórnia já ardia em chamas todos os anos. Os índios manejavam a paisagem com fogo. Pode parecer esquisito, mas o ecossistema local é adaptado às chamas. Até se beneficia delas. Relatos mais recentes mostram que nativos chegavam a percorrer longas distâncias a cavalo carregando tochas para espalhar as chamas pela maior área possível. Invariavelmente, as chamas fugiam do controle. Mas a tática era eficiente. Queimavam muito para evitar que naturalmente o fogo queimasse muito mais.

Os arquivos do The New York Times estão repletos de reportagens do século XIX que – se fossem consultadas pelo staff da publicação ou qualquer outro jornalista que se mete a escrever sobre os incêndios na Costa Oeste – seriam uma fonte preciosa para entender as dinâmicas das queimadas naquela parte dos Estados Unidos.

Há relatos de incêndios colossais em 1860, 1864 e referências a um ocorrido em 1781, que produziu uma “fumaça que era tão densa que muitas pessoas pensavam que o juízo final tinha chegado”. O arquivo do jornal traz outros relatos sobre o passado enfumaçado da Califórnia. As florestas arderam impiedosamente em 1894, 1889, 1919 e 1932.

Não se trata, portanto, de negar as mudanças climáticas, mas atribuir fenômenos como o da Califórnia ao aquecimento global é um truque no qual não dá para cair.

A história das queimadas na Califórnia começou a mudar no início do século passado. A elite local passou a cobrar o fim das queimadas – que eram mais que um transtorno, mas sinônimo de prejuízos. Na década de 1920, aproximadamente mil casas foram devoradas pelas chamas.

Nos primeiros anos, os esforços de redução de queimadas foram promissores, mas não demorou para que os efeitos se revelassem paliativos; os resultados não passavam de uma bomba-relógio. Sem fogo, o acúmulo de matéria orgânica criava condições para queimadas gigantes de tempos em tempos. É o que está ocorrendo nesta temporada na Califórnia.

A solução seria o manejo das áreas florestais, mas não como os índios, que tocavam fogo em larga escala na vegetação e perdiam o controle da queimada. Falo de fogo controlado, combinado com exploração madeireira e coleta de matéria orgânica. Mas os dois primeiros recursos sofrem com a oposição da população e de ambientalistas, que são contrários ao corte de árvores antigas e ao fogo provocado em épocas certas e sob controle.

Mais ou menos como o discurso da candidata democrata à vice-presidência, Kamala Harris, que é senadora pela Califórnia. Ela defende o fim das usinas nucleares no estado e a substituição por energia limpa. Conceito lindo e muito popular no Brasil também.

O que acontece é que o fechamento gradual das usinas nucleares californianas tem um resultado grotesco. O preço da energia disparou e a população enfrenta apagões constantes. Em muitas casas, ligar o ar-condicionado em dias de calor extremo é um luxo pelo fica difícil arcar. O suplício é ainda maior quando o ar se torna irrespirável fora. As pessoas se refugiam em casa e, de janelas fechadas e sem ar-condicionado, cozinham enquanto a Califórnia manda para o mundo o seu exemplo torto de sustentabilidade.

19 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 19 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • D

    Diz

    ± 3 dias

    Aqui no Pantanal está ocorrendo o mesmo, incêndios incontroláveis pelo acúmulo de matéria orgânica, motivado pela diminuição da pecuária. O que está em alta é a hipocrisia e má fé.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDUARDO SABEDOTTI BREDA

    ± 6 dias

    Texto perfeito, baseado em dados. Quem conhece a Califórnia sabe que o estado situa-se num local perfeito para incêndios. A Natureza, lá, tem como normal o fogo, dadas as características locais. Mas o engraçado é ver os Democratas, que vêm destruindo a Califórnia por vários mandatos, mandarem a conta dos incêndios para os Republicanos. Esquerda é esquerda, seja qual for o país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 6 dias

    Os textos do Sr. Coutinho são sempre, na minha opinião, pautados pela sensatez. Em especial neste, quando menciona o descaramento do Obama e a realidade informada no texto, recordei um pensamento de Hussel Kirk: "... a ideologia está fundamentada sobre idéias..., abstrações, sonhos, sem relação, na maior parte das vezes, com a realidade pessoal e social, enquanto as visões conservadoras estão fundadas sobre costumes, convenções, na longa experiência da espécie Humana". Antigo, mas, infelizmente, bem atual.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      João Martins Donizete

      ± 1 dias

      Cara. Gostei demais do seu comentário. Penso exatamente igual. Obrigado por compartilhar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PARREIRAS RODRIGUES

    ± 6 dias

    Os índios tocavam fogo para marcar territórios. Na Califórnia, não são matas que ardem. São árvores plantadas, à moda de bosques. Para refrigério dos moradores. Na Argentina, vi um modelo de habitação urbana. Aqui, se compra um lote, se o desmata todo, se o cerca e se constrói a casa no meio. No fundo, uma horta, na frente, um jardim. Lá, se compra o lote, e se derruba o espaço suficiente para nele se assentar a casa, preservando o bosque no entorno. De avião, não se vê o povoado. Quanto à energia nuclear, sabe-se que Geisel comprou equipamento sucateado da alemã Westhinghouse. E se escolheu Itaorna - pedra podre, do tupi, para sediar o complexo; Um deslize do terreno e ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joao cesar reinert

    ± 6 dias

    A humanidade produz anualmente 8 bilhões de toneladas de Co2 , a natureza sozinha produz 200 bilhões . É muita mentira de ambientalista .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    maisvalia

    ± 6 dias

    Chama a Greta

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Q

    Quincas

    ± 6 dias

    Contra fatos não há argumentos, assim derruba-se a narrativa da falácia. Parabéns pelo artigo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Meg Litton

    ± 6 dias

    Perfeito!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Evaldo

    ± 6 dias

    Enfim um jornalista que se debruça sobre dados, diferente destes lacradores globais, que ouvem o galo cantar, mas não sabem aonde. Parabéns, ganhou um leitor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FB

    ± 6 dias

    O curioso é que a tal energia limpa nem é tão limpa assim: painéis solares são produzidos com material extremamente tóxico e de difícil reciclagem, além de ter vida útil curta. Usinas eólicas requerem uma área imensa devastando o ecosistema local, em especial aves. A mais limpa de todas sempre foi a nuclear: alta densidade em pouca área, emite apenas vapor de água e é escalável. Por isso a "usina da Europa" é a França, país de matriz nuclear, e com o ecosistema mais preservado da Europa, e com ar limpo. Hoje já poderíamos ter usinas breeder que geral quase nada de lixo nuclear se esses ambientalistas de araque não tivessem feito o capeta para parar as pesquisas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 6 dias

    Muito bom Coutinho, essa matéria servirá para desmontar a narrativa propagada sempre de forma negativa de que somos os incendiários do mundo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 6 dias

    É a esquerda vagabun da e hipócrita com sua habitual narrativa. Ela é assim em todo o lugar. Meio ambiente, aquecimento global, minorias, etc, etc, bandeiras desavergonhadas que já encheu o **** de quem trabalha e empreende, prezado. Áreas do pantanal, da amazônia legal, e mesmo parte do nordeste, ardem sazonalmente. As queimadas tem começo, meio e fim. Em alguns anos devido ao clima extremo, por ex, falta de chuvas a coisa piora. É assim deste o descobrimento. Mas a esquerda, as Gretas, os Obamas, as Anitas da vida acham que o culpado dos incêndios é o "Bozo", né não? E lá na Califórnia - estado vermelhinho - como não poderia ser, o culapado é o Trump, rsrsrs...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 6 dias

    Ue colunista esdrúxulo. Qual a lição da Califórnia? Queimar mais, para queimar menos? Liberar os madeireiros? E novamente, quala alusão aqui? O Pantanal? Amazônia?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • E

      EDUARDO SABEDOTTI BREDA

      ± 6 dias

      Pelo visto, o comentário foi feito por quem desconhece o significado de interpretação de texto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Admar Luiz

      ± 6 dias

      Sabe ler mas Interpretar não né? A minha "alusão" é que vc volte pra sala de aula. Que tal?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 6 dias

      O Viago Silva sempre defendendo as pautas que só visam o "bem" da humanidade: liberação das drogas, desencarceramento, , bandidolatria, pedofilia, aborto, sexualização precoce das crianças, kit gay, eco-xiismo, black blocs, antifas, feministas. E como ele se defende? Xingando de bolsomínion terraplanista. Dããã! Para seu governo, eu sou bolsomáxion!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cida Barros

    ± 6 dias

    Gretas e Guajajaras estão precisando ler isto!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      João Carlos Carvalho

      ± 6 dias

      Elas não leem nem estudam ,somente tem certezas errõneas e frases feitas !

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.