i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Leonardo Coutinho

Foto de perfil de Leonardo Coutinho
Ver perfil

Brasil, América Latina, mundo (não necessariamente nesta ordem)

Corrupção

O Foro de São Paulo não é apenas um parque de dinossauros

    • Leonardo Coutinho
    • 07/08/2020 18:32
    Como as diversas correntes políticas do Brasl veem o Foro de São Paulo
    O ex-presidente Lula na reunião de fundação do Foro de São Paulo, há 30 anos.| Foto: Arquivo Foro de São Paulo

    O ex-presidente colombiano Álvaro Uribe passou a cumprir prisão domiciliar por determinação da Suprema Corte de seu país. O agora senador é acusado de ter manipulado testemunhas em uma investigação incentivada por ele mesmo, em que pedia apuração da acusação de que ele seria um dos patronos de grupos paramilitares que brotaram na Colômbia nos anos de guerra contra as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

    Cabe lembrar que quando presidente Uribe esteve perto de impor uma derrota militar aos narcoguerrilheiros que, em seis décadas de atividade, deixaram um rastro de 260 mil mortes na Colômbia. Sua mão pesada contra as FARC o transformou em objeto de culto para maioria dos colombianos, mas o converteu em inimigo número 1 para os guerrilheiros e seus aliados de esquerda – inclui-se aqui alguns regimes como o de Cuba e da Venezuela.

    Em 2008, após mandar para os ares um acampamento das FARC no lado equatoriano da fronteira com a Colômbia, Uribe entregou, em mãos, para o então presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, um conjunto de 85 emails recuperados no computador do líder guerrilheiro morto no bombardeio. Uribe repetiu o gesto com outros presidentes, dando-lhes o conjunto de informações que se referiam aos seus países; ali Uribe estava mostrando para Lula as provas de que o PT, os petistas e o próprio governo mantinham relações umbilicais com os terroristas. Deve ter sido uma conversa difícil.

    Lula, porém, voltou para casa e nada fez. A existência dos documentos sobre o Brasil só foi conhecida meses depois, graças a um vazamento para imprensa colombiana. Uribe entendeu que entre o Estado formal colombiano e os narcoterroristas que exerciam o controle e o papel de Estado paralelo, Lula, o PT e a diplomacia brasileira preferiam os segundos.

    Os documentos contam uma história intrigante. No início do governo Lula, as FARC não tinham uma relação de proximidade com o PT. Seus membros se queixavam da falta de prestígio frente ao novo governo e acusavam os petistas de se comportarem como donos do Foro de São Paulo.

    Isso mesmo, as FARC choramingavam querendo mais espaços na agremiação de esquerda e acusavam o ex-assessor da Presidência, Marco Aurélio Garcia, de ser um empecilho para organização na relação com o PT, que queria, segundo relatos das FARC, expulsar os colombianos do Foro.

    Se o Foro de São Paulo é uma reunião da esquerda mofada, por que uma organização terrorista, que lavava milhões de dólares provenientes do tráfico de drogas, estava tão preocupada em seguir associada? Não era o odor da incontinência urinária de Fidel Castro que os atraía. Eles precisavam de legitimidade. E o que é isso? Caminhando lado a lado com os principais partidos e movimentos da esquerda latino-americana, eles se mostravam menos feios. Diluíam sua péssima reputação com os demais. E o já falecido Marco Aurélio Garcia havia entendido isso. A presença das FARC no Foro de São Paulo pegava mal, justamente em um momento em que o PT havia acabado de chegar ao poder.

    Então os colombianos recorreram ao ditador cubano Fidel, que mandou todo mundo ficar quietinho e parar de encher o saco dos traficantes. Aliás, um adendo sobre algo que não consta nos arquivos entregues por Uribe: foi para ajudar as FARC que o ditador cubano alistou o amestrado Hugo Chávez no que hoje se conhece como a maior rede estatal de tráfico de cocaína, o Cartel dos Sois.

    Mas então o que é o Foro de São Paulo? Apenas uma agremiação? Sim e não. E a confusão em torno do que vem a ser o movimento tem sido útil para seus membros. As FARC lutaram para manter assento no grupo e para usufruir do benefício da visibilidade associada ao reconhecimento da tal “esquerda latino-americana” e, por tabela, mundial. Mas a presença formal das FARC na lista dos membros do Foro de São Paulo não mudaria em um milímetro o tamanho da organização dentro do Foro. Sabe o motivo? O Foro de São Paulo existe e barbariza há trinta anos.

    Mas o real Foro de São Paulo passa longe de ser um convescote que ao final é registrado em atas, que muitos acreditam ser uma espécie de pedra roseta para decifrar os planos de dominação da esquerda. O que o Foro apronta não está gravado.

    As reuniões do Foro são eventos. Propagandas que geram confusão, aumentam e nutrem a mística da entidade que as FARC tanto prezam em fazer parte. O que o Foro de São Paulo faz de mais sinistro não tem agenda pública, holofotes ou é aberto para uma multidão de militantes bocós que penduram em seus pescoços revolucionários um crachazinho de membros do evento. Isoladamente, as reuniões do Foro de São Paulo não passam de um parque temático. Por isso geram tanta distração.

    Quando Fidel Castro chamou Hugo Chávez para conversar e a Venezuela passou a ser um hub de tráfico de cocaína conectando com eficiência e escala industrial as FARC aos cartéis de drogas do México, isso era, na verdade, o Foro de São Paulo em ação.

    Quando em 2011, o ex-presidente Lula se reuniu com o então embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arveláiz, para desenhar o plano que levou o marqueteiro João Santana a trabalhar na campanha de Hugo Chávez, pago com dinheiro roubado do BNDES, por meio da Odebrecht, era o Foro de São Paulo mostrando o que sabe fazer de melhor.

    Os protestos violentos no Chile, Peru, Colômbia e Equador, registrados recentemente trazem as digitais do Foro de São Paulo. Em novembro de 2019, esta coluna tratou do assunto. No caso colombiano ficou claro como as FARC(que fique claro: não deixaram de existir depois do acordo de paz) foram a fonte de mobilização dos protestos. Isso é o Foro de São Paulo.

    A dificuldade em compreender o que vem a ser o Foro de São Paulo deriva do fato de que a maioria das pessoas não consegue aceitar que o cerne da organização não tem nada a ver com política ou com o que elas tendem a acreditar ser esquerda. Um monte de gente bem-intencionada em busca de justiça social. Pois é...

    O pacote que Uribe entregou para Lula veio cheio de informações interessantes sobre esses bandidos. Uma delas falava sobre como o então ministro José Dirceu conectou as FARC com o PT. Mandou um de seus assessores mais próximos construir a diplomacia paralela que abriu para os traficantes as portas do Itamaraty em sua fase altiva.

    Os guerrilheiros ganharam ajuda financeira de parlamentares (não fica claro se originária de verbas de gabinete) e contam que “sempre” estiveram presentes no Brasil, com mais de duas dezenas de representantes. Mas sempre se incomodaram de serem questionados sobre as relações deles com o tráfico. Questões que o próprio PT fazia antes de amasiar-se com os colombianos.

    O Foro de São Paulo é um parque jurássico. Ok. Se sua existência tivesse limitada apenas aos eventos públicos, ele seria uma grande caricatura dos movimentos de esquerda que incluem além do PT de Lula, o PDT, de Ciro Gomes e o PCdoB, de Flávio Dino. Três presidenciáveis.

    Mas o Foro de São Paulo que importa não é uma agremiação. O que ele busca é muito mais profundo. É algo que certa vez José Dirceu definiu: “Vamos tomar o poder. O que é diferente de ganhar uma eleição”.

    22 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 22 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

    • A

      Antonio Cousseau

      ± 7 dias

      O NOVO GOVERNO (BOLSONARO) DENUNCIOU EM SEU DISCURSO NA ONU E ANTECIPOU O QUE JÁ VINHA A MUITO TEMPO SE PASSANDO APÓS FORO DE SP NA AMÉRICA DO SUL E AGORA SE COMPROVA, OQUE O PRÓPRIO ZÉ DIRCEU DECLAROU. (SE PERDERMOS AS ELEIÇÕES TOMAMOS O GOVERNO A FORÇA).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • I

      IvoHM

      ± 7 dias

      Aí os "comenteiros" que nas outras seções me chamam de desinformado, alarmista, teórico da conspiração (os mais educados) nem dão as caras por aqui. As informações são tão acachapantes, que só lhes resta sair xingando de fascista...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

      ± 7 dias

      E tem gente que desfila com adereços destes criminosos, se dizendo da "esquerda do bem" e acham lindo passar uma semana num hotel cinco estrelas em Varadero e passeando pela "exótica" Havana. Vão fazer dieta na Venezuela e perder 12 quilos por ano passando fome, depois carregar uma carga de cocaína pelo meio do mato. Aí vão ver com quem estão mexendo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • M

      mup

      ± 7 dias

      Leonardo, Estou de boca aberta diante das informações que você traz neste seu artigo. São informações preciosas - não lembro de ter visto nada parecido nestes anos todos de domínio da esquerda - e que acabam com os ingênuos, negacionistas e mentirosos contumazes que escamoteiam os objetivos do FSP (desculpe-me não é Folha de São Paulo. É mera coincidência de siglas!!!) na estratégia de tomada do poder. Seu artigo merece ser difundido ao máximo para que não pairem dúvidas sobre a verdadeira natureza do Foro. Tenha certeza que darei minha pequena contribuição para tornar conhecido este seu trabalho.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • T

        Tiago dos Reis Vieira

        ± 5 dias

        Amigo, o que o Leonardo está dizendo não tem nada de novo, há 20 anos o professor Olavo vem denunciando isso.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      Admar Luiz

      ± 7 dias

      Pois é, e o ditador, o fascista é o "Bozo", hein? Narco tráfico, mortes e pobreza. Eis o que é o Foro de São Paulo, né esquerdistas vagabun dos e, diga-se, traficantes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • P

      PARREIRAS RODRIGUES

      ± 7 dias

      Tenho e li - Hugo Chavez, o espectro. E recomendo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      All Jr

      ± 7 dias

      Parabéns Leonardo Coutinho! Assusta ver outros “jornalistas” falarem dessa entidade sem conhecimento, como se fosse apenas um “convescote”, ignorando (por inocência ou mau caratismo desses jornalistas) que o perigo dessa entidade as Democracias da América Latina não ocorrem pelo que eles dizem “oficialmente”, mas como agem nos bastidores. Parabéns! Acorda Brasil!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • W

      Weber

      ± 7 dias

      Corruptos, ladrões, traficantes... um dia vem a justiça de Deus e provavelmente todos esses vão para o inferno.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      Admar Luiz

      ± 7 dias

      Pois é, e o ditador, o fascista é o "Bozo", hein? Narco tráfico, mortes e pobreza. Eis o que é o Foro de São Paulo, né esquerdistas vagabun dos e, diga-se, traficantes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      1 Respostas
      • P

        PARREIRAS RODRIGUES

        ± 7 dias

        **********? Ah! bem, os esquerdistas...Mania de nivelar a Oposição com o PT e demais correlatos...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • T

      Teodoro

      ± 7 dias

      Informações especificas como estas, só podem ser produzidas desde longe. Falta a relação do Foro com o PCC e outros grupos criminosos que são o braço executor de sentenças.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • D

      DENISSON HONORIO DA SILVA

      ± 7 dias

      Quando contaram para mim, há 4 anos da exitencia dessa organização, teime-me a acreditar. Era tão surreal que não podia ser verdadeiro. E eu e minha ingenuidade. Devemos enteder que essa ideologia e os fatos caracterizam-na como algo do mal. Não é a maçonaria, que alguns gostavam de diabolizá-la, essa vertente de pensamento de milhões de mortos em sus conta. Fiquemos alertas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      Alexandre Costa

      ± 7 dias

      Bom dia Leonardo! Todo final de semana fico aguardando os seus antigos, eles são verdadeiras aulas sobre América Latina! Vou utilizá-los em minhas argumentações sobre política com amigos e, principalmente com os jovens, pois são campos férteis onde ideologias vãs brotam e crescem com muita facilidade. Parabéns grande Leonardo Coutinho! Paz e Bem!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • H

      Hugo Dalla Zanna

      ± 7 dias

      Enquanto houver mercado haverá produto. As drogas são consumidas por quem? Quem são os grandes e obscuros "diretores" que protegem os traficantes? Sigam o dinheiro. Sigam o dinheiro....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • C

      Carlos

      ± 7 dias

      E aí vem a tal da "grande" imprensa e seus pensadores dizer que o Brasil jamais correu o risco de virar uma Venezuela. Deus nos livrou desse mal, mas ele não está morto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • J

      José Ricardo

      ± 7 dias

      Muito bom! Abriu ainda mais a minha mente em relação a isso! Ótimo artigo! Parabéns!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • R

      Renata

      ± 7 dias

      Enquanto isto a grande maioria do povo brasileiro prefere se alienar, o que, claro, estes bandidos agradecem muito. Esquecem que tudo nesta vida tem um preço.....e esta alienação não é diferente.... e a conta chega dia após dia. Que coisa nojenta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • A

      Antonio Antunes Rodrigues Jr.

      ± 7 dias

      As informações que nos chegam sempre são superficiais, e ignoram a intrínseca associação dos partidos de esquerda com às FARC. Não acho que seja coincidência Bill Clinton ter poupado às FARC de sua guerra contra o narcotráfico, ao passo que FHC fazia sua campanha interna para a liberação do comércio das drogas no país. PT e PSDB sempre foram aliados, e é preciso por luz nas ações de FHC no FORO de São Paulo. Fiquei incomodado com um artigo anterior desse jornal minimizando as ações do Foro, e atribuindo a Olavo de Carvalho a origem de uma visão exagerada das ações desse grupo na América Latina. A mídia ignorou esse assunto intencionalmente durante décadas!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • R

      Roberto Garcia

      ± 7 dias

      O nível de informação e conhecimento sobre as entranhas desse movimento e da esquerda latino-americana impressiona. Continue a nos informar e escancarar a face desse bando de criminosos que nos governaram.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • V

      Valeria

      ± 7 dias

      E o que pensar diante das últimas decisões de nossos desprestigiados ministros do STF de proibirem ações policiais nas favelas enquanto existir essa epidemia? Assustador!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    • F

      FERNANDO A. O. PRIETO

      ± 7 dias

      Julguem-se as pessoas pelas AÇÕES, não pelas (auto-declaradas) INTENÇÕES (só Deus conhece as VERDADEIRAS intenções...). A intenção de promover ¨"Justiça Social" e "Igualdade", mesmo que seja verdadeira ( e, na grande maioria dos casos, não é) jamais justificaria os métodos de assassinatos, terror e tráfico de drogas empregados (o fim NÃO justifica os meios). O Foro de São Paulo nada mais é do que uma reunião de malfeitores, que deve ser combatida.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • Máximo 700 caracteres [0]

    Fim dos comentários.