i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Leonardo Coutinho

Foto de perfil de Leonardo Coutinho
Ver perfil

Brasil, América Latina, mundo (não necessariamente nesta ordem)

O que Marcelo Odebrecht não falou sobre Cuba

  • Leonardo CoutinhoPor Leonardo Coutinho
  • 12/12/2019 16:07
Marcelo Odebrecht, da família de fundadores da Odebrecht, empresa atingida pela Operação Lava Jato.
O empreiteiro Marcelo Odebrecht| Foto: Antônio More/Arquivo/Gazeta do Povo

A semana começou com a primeira entrevista que Marcelo Odebrecht concedeu desde que a Polícia Federal bateu na porta de sua casa na alvorada do dia 19 junho de 2015. O ex-CEO da empresa, que leva o nome de sua família, e já foi a maior empreiteira do país, se comportou como um incompreendido.

A impressão que fica é que os dois anos e meio na cadeia e a confissão de crimes não serviram para uma reflexão sobre o seu papel e o de sua companhia no maior caso de corrupção já descoberto no continente.

Marcelo Odebrecht disse ao jornal Folha de S. Paulo: "O que ocorreu nos últimos anos aqui no Brasil foi um crime. Criminalizaram algo que nunca deveria ter sido criminalizado. Se houve um crime, foi na criminalização do financiamento à exportação".

Vale destacar: "Se houve um crime, foi na criminalização do financiamento à exportação".

Mas quem foi que criminalizou as operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)? Talvez seja útil relembrar que, embora não fosse a única engrenagem na máquina de corrupção montada nos governos petistas, em associação com os companheiros bolivarianos, a Odebrecht exerceu papel central e genial.

A empresa baiana institucionalizou a trapaça. Criou uma unidade dentro da companhia para o pagamento de propinas e lavagem de dinheiro – o "Departamento de Operações Estruturadas". Algo nunca visto na história deste país. O setor que não era clandestino, mas atuava no submundo das relações políticas e comerciais com mais de uma dezena de países, movimentou em seus subterrâneos mais de US$ 3,37 bilhões, entre os anos de 2006 e 2014.

Repetindo: US$ 3,37 bilhões dedicados ao pagamento de propinas e outras ações clandestinas que envolveram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT, e políticos de várias outras legendas no Brasil e em todos os países onde a Odebrecht atuou por meio de contratos patrocinados com recursos do BNDES. Mas, para Marcelo Odebrecht, ""Se houve um crime, foi na criminalização do financiamento à exportação".

O empreiteiro arrisca a dizer que se a Lava Jato não tivesse destruído a imagem dele e de seu grupo empresarial no exterior, ele teria como “ficar no pé” dos governos para evitar calotes como os que o Brasil hoje sofre por parte de alguns países onde atuou como Cuba e Venezuela. Atribuindo a si e ao seu grupo a posição de fiadores de milhões de dólares que estão ameaçados de serem perdidos como resultado do sequestro ideológico que o PT fez do Itamaraty e do BNDES.

E sem nenhuma cerimônia, ele ainda confessa a diplomacia paralela que a Odebrecht realizava nos governos petistas: "Estão dizendo que tem um default de Cuba com o Brasil. Mas veja bem, o que o Brasil tinha que pagar de Mais Médicos. (…) Agora, o Brasil vai e acaba com o Mais Médicos. Quer dizer: o Brasil acabou com a fonte de recurso que ajudava Cuba a pagar o financiamento. Se a gente fosse a Odebrecht de antes da Lava Jato, no momento em que a gente percebesse que o governo está ameaçando o Mais Médicos, nós teríamos usado de nossa influência para tentar manter o programa. Não em cima de nada ilícito, mas provando ao governo que o Mais Médicos é que iria pagar o financiamento que Cuba pegou do Brasil."

Ainda no campo da diplomacia paralela, Marcelo Odebrecht contou a sua versão de como o Brasil foi engajado a financiar a construção do Porto de Mariel. Segundo ele, em duas décadas construindo obras financiadas pela BNDES no exterior, "só uma" teve uma motivação ideológica e geopolítica, conforme suas palavras. "A gente (Odebrecht e Lula) avaliou as oportunidades e identificou que o melhor para o Brasil, economicamente e do ponto de vista de exportação de bens e serviços, era fazer um porto em Cuba."

A suposta revelação de Marcelo Odebrecht diverge profundamente do depoimento prestado pelo seu pai, Emilio, ao Ministério Público Federal no dia 14 de dezembro de 2016, como parte de um dos pontos de sua delação premiada. Portanto, vale ressaltar, sob juízo.

Segundo Emilio Odebrecht, a ideia do Porto de Mariel é de autoria do então presidente da Venezuela Hugo Chávez. Conforme seu relato, o venezuelano pediu diretamente a ele a viabilização do porto. O patriarca relatou que prontamente respondeu que sim, mas que precisaria de tempo para se blindar de possíveis sanções nos Estados Unidos – que desde 1961 impõe restrições comerciais ao regime cubano – e que seria necessário envolver o presidente Lula.

Emilio Odebrecht diz o óbvio. Em situação normal ninguém, nenhum banco, ou governo se meteria a fazer uma obra da dimensão da que foi erguida em Mariel, em um país quebrado como Cuba, sem que fossem apresentadas garantias excepcionais. Mas Lula o chamou para conversar e deu a ordem para começar a obra. Questionado se o presidente atuou junto ao BNDES para liberar os recursos, o empresário foi direto: lógico.

Marcelo Odebrecht acha um absurdo as autoridades brasileiras se preocuparem "se teve ou não superfaturamento" nas obras no exterior. Ele disse "não entender por que o Brasil questiona isso". Fica a impressão de que para Marcelo Odebrecht, o Estado brasileiro deveria se comportar como um empresário corrupto que festeja quando consegue um contrato com vantagens ilícitas:

"Considerando que a gente conseguisse praticar preços na nossa exportação, que é maior que uma determinada referência, isso é positivo. Ou o Brasil vai estar preocupado que suas empresas estão ganhando 40%. (…) Se a gente vendesse serviço de engenharia com 60% de margem o Brasil tinha de agradecer. (…) Se o BNDES está financiando exportação de bens e serviços, quanto mais resultados a gente conseguir, melhor. Não interessa o Brasil saber."

Mesmo desejando o contrário, Marcelo Odebrecht dá a pista para algo que ainda não apareceu nos acordos de colaboração nos Estados Unidos e a Lava-Jato ainda nem triscou: Cuba. Os documentos das duas investigações não trazem informação alguma sobre corrupção no regime comunista. Algo curioso que, com um pouquinho de dedicação, pode abrir um novo e promissor campo de investigação.

O empresário inglês Stephen Purvis publicou um livro que conta o caminho que o levou para prisão em Cuba intitulado Close but no cigar: A true story of prison life in Castro's Cuba. Logo na página 30, há algo que deveria interessar muitíssimo aos procuradores da Lava Jato.

Purvis relata como foi contratado para construção do Porto de Mariel e como terminou sendo substituído pela Odebrecht. Purvis escreveu que depois de ter fechado um acordo com o ministro da Indústria e Comércio Exterior, Rodrigo Malmierca, ele reuniu investidores e contratou os projetos que permitiram concluir o Porto de Mariel, com boa margem de lucro, ao custo final de 350 milhões de dólares. Mas seis meses depois de o orçamento ter sido apresentado e oficialmente aprovado, Luis Alberto Rodríguez López-Callejas (que vem a ser ex-genro de Raul Castro e controlador de empresas que representam 60% da economia cubana), rompeu o contrato alegando questões de "soberania".

Menos de três meses separaram a conversa entre Purvis e López-Callejas da assinatura do contrato com a Odebrecht. E a obra que havia sido orçada pelos ingleses em 350 milhões de dólares, foi contatada por quase 1 bilhão de dólares, dos quais 682 milhões de dólares saíram dos cofres do BNDES.

Marcelo Odebrecht acha que isso não é um problema do Brasil. Apesar de o dinheiro roubado em Cuba ter do bolso de cada um dos contribuintes brasileiros. A conversa com a Folha foi um ensaio para o retorno ao ambiente social. Mas deveria ser vista pelo Ministério Público Federal como uma boa oportunidade para uma bela "entrevista".

31 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 31 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • R

    Ronaldo

    ± 36 dias

    Como esse cidadão está solto?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rômulo Viel

    ± 37 dias

    Sujeitinho picareta....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jonsimar Tadeu Catapan

    ± 37 dias

    Creio sinceramente que esse senhor Marcelo deveria retornar aos bancos escolares, pois parece não saber fazer contas! Quer dizer que eu financio uma empresa para ampliar o prédio de sua sede (construção do tal porto), que me irá pagar o financiamento, depois eu contrato a mão-de-obra (Mais Médicos) dessa empresa que irá cobrar pelos serviços prestados para poder pagar pelo financiamento? Esse senhor (eu sendo tão cínico como ele!!) não fez direito essas contas!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    All Jr

    ± 38 dias

    O depoimento desse rapaz é o retrato da gestão lulopetista: corrupção escancarada é vista como algo “normal” e com o qual nós contribuintes deveríamos estar agradecendo a esses patifes por nos roubarem! É o cinismo e a cara de pau ao extremo! Ainda bem que estão sendo responsabilizamos pelo maior assalto da história do nosso País! Acorda Brasil!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Karam

    ± 38 dias

    ...ora, ora, oras. O " povo " só reclama e fala mal à toa ( até porque "o povo é só um detalhe" ) . Devem se ajoelhar no milho, num espaço futebolístico, e rezar durante 5 em 5 hs., com intervalos de 3 min. para uma cachacinha. Povo, de uma vez por todas: não houve mensalão, lava-jato é uma ficção , os governantes de Cuba/Venezuela/Bolívia são excelentes parceiros e ótimos pagadores... Acreditem " ah sim, ia esquecendo: hoje o Coelhinho da Páscoa descerá a chaminé.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    STF

    ± 38 dias

    O que eu mais queria saber mesmo, é como eles conseguiram iniciar e terminar a obra dentro do prazo?!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paula A S

    ± 38 dias

    Que nojo!! Esse Marcelo Odebrecht é um arrogante e corrupto!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 38 dias

    Esse está fora do juízo. Não tem mais noção do que é roubo, propina, corrupção.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    rosano souza

    ± 38 dias

    Ótimo artigo que serve para calar a boca de gente como o Reinaldo Azevedo, que alega que a lava jato quebrou o setor de construção civil pesada no país. Esse cartel quebrou a construção impedindo a competição. O setor e com a corrupção generalizada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 38 dias

    ODEBRECHT FAMILIA TEM DNA DE CÍNICOS, ALÉM DE HIPOCRESIA ADQUIRIDA COM PETISTA RESULTOU NUM BRASIL ANIQUILADO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    victor A

    ± 38 dias

    Vergonha da Bahia e do Brasil !!!! corrupto, corruptor, oportunista, e sócio do maior ladrão que este Pais ja teve, LULA, e seu pai outro ******** , tinha que estar na gaiola de ferro , bandidos , ainda dão entrevistas!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudia

    ± 38 dias

    Excelente texto, informativo e corajoso!! Li seu livro "Hugo Chaves, o espectro". Uma leitura obrigatória a todos os brasileiros. É assustadora também. Vc é corajoso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VBSB

    ± 38 dias

    Criminoso nojento apoiado pelos FD.PTs

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    helio

    ± 38 dias

    Tem que voltar p cadeia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ae Carvalho

    ± 38 dias

    Muito bom texto, Leonardo Coutinho. Elucidativo. Parabéns pela pesquisa!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme Valle

    ± 38 dias

    O nível de cinismo deste tal Marcelo, só não é maior do que o de Lula! Uma pena que a prisão não conseguiu fazer refletir sobre os danos que causaram ao país!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme Valle

    ± 38 dias

    O nível de cinismo deste tal Marcelo, só não é maior do que o de Lula! Uma pena que a prisão não conseguiu fazer refletir sobre os danos que causaram ao país!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 39 dias

    O que esperar de uma matéria publicada pela Folha de São Paulo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tadeu Rodrigo Becker Gois

    ± 39 dias

    Passei a seguir e acompanhar o trabalho do Leonardo Coutinho, vc faz um grande trabalho esclarecendo tudo sobre política na América latina.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PT NUNCA MAIS

    ± 39 dias

    Marco Odebrecht não mudou nada na prisão, prova que pau que nasce torto nunca se endireita. Também a genética é muito ruim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • H

      helio

      ± 38 dias

      Não mudou porque ficou pouco tempo. A delação premiada tem seu lado ruim. Um ******** desses tinha que apodrecer na cadeia. Aí queria ver se não mudava.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luis Guedes

    ± 39 dias

    Ótima análise! Mostra que o criminoso ainda é perigoso e, um outro grande alerta: a Lava Jato recuperou R$5 bi mas, só a Odebrecht movimentou US$ 3,3 bi (mais de R$12 bi). A OrCrim ainda tem muito capital à disposição!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 39 dias

    Gente como ele, seu pai, Lula, Zé Dirceu, nem morrendo se indireitam

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BS.

    ± 39 dias

    ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Z

    ± 39 dias

    Me desculpe mas, achar que um cara como ele vai “dar” uma entrevista para um veículo como Folha e falar a verdade é ingenuidade demais. É jogo marcado, questionário elaborado meses antes, entrevista negociada. Ridícula a comparação dele entre commodities e prestação de serviços. Zero em economia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Míriam Malaguti

    ± 39 dias

    Interessante é o Marcelo achar errado o Brasil acabar com o programa Mais Médicos e explicar que o dinheiro do Mais Médicos é que paga o empréstimo do Porto Mariel. O dinheiro sai de um "bolso" e volta para o mesmo "bolso", qual a lógica disso? Todos esses empresários que saquearam o Estado brasileiro, junto com os governos de turno, se acham injustiçados... E nós, que pagamos a conta, achamos que foi pouco tempo de cadeia para tantos crimes cometidos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 39 dias

    Leonardo, que cara de pau tem esse Marcelo, hein? Não aprendeu nada na prisão, né? Na realidade, acho mesmo, que ele aprendeu é ser CÍNICO como são os comparsas de delito , o Lularapio e toda a "cumpanheirada" progressista que afundou o Brasil na maior crise econômica de sua história. Fora a ladroagem que atingiu às culminâncias, né não?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antoniel Souza Ribeiro da Silva Júnior

    ± 39 dias

    Saiu barato para ele. Era para ainda estar amargando cadeia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JP

    ± 39 dias

    Assistam A Lavanderia no Neflix. A Odebrecht é denunciada na trama do filme como a maior indústria de corrupção da história da humanidade. Interessantemente a empresa é citada com o seu nome e origem sem disfarces - Odebrecht Brasil. Fica implícito que o Brasil é o país que mais lava dinheiro nos paraísos fiscais. Outra coisa... a Sharon Stone como corretora de imóveis em Las Vegas está impagável...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Curitibano

    ± 39 dias

    É triste ver mais um criminoso solto tendo voz na "imprensa petista" para defender seus crimes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marcelo Costa

      ± 39 dias

      Esses cretinos já deram espaço para o criminoso José Dirceu conclamar à luta armada, isso aí é fichinha

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]