i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Luiz Felipe Pondé

Foto de perfil de Luiz Felipe Pondé
Ver perfil
Artigo

Feliz Ano-Novo para os delirantes

  • Luiz Felipe PondéPor Luiz Felipe Pondé
  • 27/12/2020 23:01
Frutas e vegetais. Foto: Pixabay.
Frutas e vegetais. Foto: Pixabay.| Foto:

Hoje, eu queria desejar um feliz Ano-Novo. Mas não para todo mundo. Apenas para algumas tribos delirantes: veganos, gente que acredita em teorias conspiratórias e seus primos irmãos, os antivacinas.

Um parque temático que incluísse essas atrações seria ilustrativo da nossa irracionalidade. Nunca subestime a estupidez humana, pois ela pode ser mortal.
Em breve, o mundo será vegano. Como consequência, podemos imaginar como será o mundo, já que veganos, em geral, são pessoas antissociais, autoritárias e incapazes de qualquer compromisso além do de amar as rúculas, as alfaces e as frutas que caem livremente das árvores.

Sei, conheço a taxonomia dessas obsessões alimentícias, o último exemplo é dos "frutarians", gente que considera pessoas que tiram frutas das árvores, ou as cozinham, verdadeiros homicidas.

A comida virou um surto. Nunca confie em pessoas puras. A pureza é antissocial.
Mas lamento dizer que nada há de novo em obsessões alimentares. Aliás, elas sempre foram comuns entre fanáticos religiosos, como é aqui o caso. Um traço desse mundo deverá ser a incapacidade de assumir compromissos que durem mais tempo que um Tik Tok. Longos discursos sobre a pureza da alimentação acompanhados de muita aplicação na Bolsa.

Veganos não são humanistas, logo não apreciam muito as pessoas. Se dependesse deles, ninguém mais teria filhos e animais não cruzariam (que horror é o sexo! Galos são tóxicos para com as galinhas!). Enfim, o mundo seria feito de comunidades assexuadas contemplando o vazio por falta de nutrientes.

Queria desejar um feliz Ano-Novo para os que creem em teorias conspiratórias, primos irmãos dos antivacinas.

Impressiona como pessoas sem qualquer conhecimento médico e científico falam desenvoltamente acerca de temas complexos como exames para testar Covid, medicamentos para Covid, grandes teorias que reúnem o governo chinês, as farmacêuticas e a intenção de criar um vírus para obrigar você a tomar vacinas. Isso quando não metem chips chineses no meio, que seriam injetados em uma vacina fingida.

Vale salientar que há médicos e gente com formação universitária em meio a essa tribo. Alguns chegam ao cúmulo de afirmar que algumas vacinas mudarão o nosso DNA para sempre.

A pergunta que não quer calar é: afinal de contas, para que isso tudo? Outra derivada dessa: essa gente não teve infância? Na infância tudo bem você acreditar em coisas absurdas, na idade adulta fazê-lo é signo de dano cognitivo e afetivo grave.

Esse tipo de gente me lembra daquele comentário do astronauta Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua na Apolo 11, acerca dos que afirmam que o homem nunca foi à Lua. Pessoas que, do pequeno apartamento de quarto e sala delas, mergulhadas em sua irrelevância, acham que são as únicas que sacaram tudo e que o resto da humanidade é que é idiota quando, na realidade, são elas as idiotas. Ele disse mais ou menos isso. Posso ter feito uso de certa liberdade poética.

O cerne da mente de quem crê em conspirações é criar um universo em que se é o gênio que sacou tudo. Trata-se de gente ressentida que se acha um Einstein não devidamente reconhecido. Cara que não come ninguém. No caso específico da Covid, é gente que queria ser médica, mas nunca conseguiria entrar numa faculdade de medicina de respeito. Muito menos passar no exame de residência.

E os antivacinas? Ah, os antivacinas! Gente fofa em geral, que só quer o nosso bem. Quero desejar um feliz Ano-Novo com muito corona brincando nos parques, nas escolas e nos espaços em que eles circulam. Principalmente aqueles que são de classe média alta, acreditam nos astros e em arquétipos. Sairíamos bem mais rápido da pandemia se o mundo fosse todo deles, não?

É claro que as redes sociais alimentam esse tipo de mente. Tanto veganos quanto mentes que creem em conspirações intergalácticas e antivacinas têm nas redes sociais seu parquinho de diversões. Trocam mensagens "científicas" sobre descobertas que gente normal e comum nunca chegará a saber. Fico feliz em saber que eles velam por nossa sã ignorância.

64 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 64 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Maurício Martins Saraiva

    06/01/2021 14:50:38

    Veganos são puristas autoritários? Tudo bem quebrar o falso consenso, mas acho que Pondé pegou pesado aqui. Até um ateu cético e liberal pode optar por uma alimentação que não implique na morte de outros animais, sempre que isso for possível. E o direito de duvidar é inerente aos seres racionais - a dúvida é o próprio motor da ciência. Se eu fosse um prisioneiro judeu, duvidaria das injeções que era obrigado a tomar. Os atuais "antivacinas" são apenas céticos políticos radicais que seguem a logica do "meu corpo, minhas regras". Eu não os sigo, mas os respeito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Emiliano augusto bastos coutinho

      11/01/2021 3:16:51

      Mauricio o mundo viu crescer de súbito toda uma comunidade científica a bom despejar sapiência sem fundamentação nenhuma .. vamos devagar minha gente ..

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • U

    Ulisses

    03/01/2021 11:29:01

    É impressionante como os comentários, em gd parte, confirmam o que Pondé afirma. Pensam refutar, mas só mostram o próprio delírio. Pondé tem razão, Umberto Eco tinha razão, mas Cícero, Clemente de Alexandria, Agostinho tinham mais razão ainda...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      Luciano Pimentel Jorge de Souza

      02/01/2021 21:14:50

      Pondé é ótimo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Carlos

        31/12/2020 1:53:16

        Bom, faltou desejar um feliz ano novo aos histéricos. Aqueles que acreditaram que todas as pessoas que morreram neste ano foi de COVID, ignorando aqueles que foram de tantas outras causas. Inclusive, gripe.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Marcelo Jose Caldas Morbeck

          29/12/2020 12:30:52

          O pragmatismo do próprio achismo é crônico entre os que arrogam serem libertos da ignorância. Pondé foi preciso e cirúrgico, mas apenas em partes. Volta-se contra seu próprio discurso, pois, poder-se-á dizer: os afetados pela conspiração jamais o saberiam. O mundo não é tão simples, o autor o sabe muito bem; mas vale a pena lembrar. Ah, é tão fácil rotular.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • K

            Kátia Fraga

            29/12/2020 11:29:08

            O Pondé está cometendo o mesmo "crime" que critica. Só sei que nada sei.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • A

              ALEX

              17/01/2021 2:39:33

              Exatamente. O ceticismo é a única postura intelectual recomendável.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • A

            Alan S

            28/12/2020 22:16:27

            Como sempre, o primeiro mundo vai largar na frente e livrar-se dessa pandemia e salvar suas economias primeiro. Como sempre as idiotices começam também no primeiro mundo: minha primeira referência sobre “frutarians” é o filme “Notting Hill” de 1999, ri muito e rio muito dos negacionistas aqui. A idiotia do primeiro mundo sempre terá terreno fértil na Banânia! Kkkkkk

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              João Teixeira Pires

              28/12/2020 21:35:29

              Ponde pode ser tudo, menos hipócrita. Autenticidade custa caro!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • F

                FRANCISCO WELLINGTON FRANCO DE SOUZA

                28/12/2020 21:21:23

                Feliz Ano-Novo para o articulista que não aceita o debate de ideias em um assunto, no qual as incertezas são maiores que as certezas. Recorrer a chavões de "negacionista, "teoria da conspiração" e "antivacinas" é de um reducionismo deprimente.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • C

                  Carlos

                  31/12/2020 1:57:37

                  Boa noite Francisco, gosto do Ponde e do que ele escreve, mas com relação a esse artigo você está coberto de razão.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • R

                  Rubens Farias

                  28/12/2020 21:39:20

                  E o que você da extrema-direita fazem é o que? Não existe re tardado que defende ardorosamente que a terra é plana. Pra que maior estupidez que essa.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • J

                João Antonio

                28/12/2020 20:48:35

                Parabéns pelo texto Pondé. Creio que a maioria dos nascidos neste século aprovam vacinas. Eu pagaria dois reais pra ver vc ser o primeiro a tomar a CORONAVAC na data do Dória e aguardaria pacientemente uma vacina autorizada pelos Centros especializados do mundo.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  Marcio Conde Kelly

                  28/12/2020 20:48:01

                  Caro Pondé, concordo com muito do que você escreveu mas acredito que não tenha visto a posição de grande parte da população em relação as vacinas SARS COV-2 especificamente. Não sou anti vacinas e muito menos acredito em teorias da conspiração, porém não me sinto confortável em tomar uma vacina tão pouco testada.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • E

                    Emiliano augusto bastos coutinho

                    11/01/2021 3:19:12

                    E daí Rubens ? Isto não dá certeza alguma ...tudo é muito novo e a classe científica sabe disso

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Rubens Farias

                    28/12/2020 21:48:50

                    Me desculpe mas essa falácia não dá mais. Existem mais de 200 vacinas contra covid no mundo sendo testadas. Só a da astra zeneca foi testada em mais de 60 mil pessoas.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • P

                  Paulo

                  28/12/2020 20:46:14

                  Perfeito o texto. Pessoas sem a minina propedeutica médica (Bolsonaro por exemplo) contra todos os cientistas mundiais, continuam propagando teorias da conspiração e sugerindo medicação sobre as quais não possuem o mísero entendimento do que diz a bula.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • E

                    Emiliano augusto bastos coutinho

                    11/01/2021 3:20:12

                    Válido para a "ciência "que só enxerga um lado ..

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • L

                  L. Luz

                  28/12/2020 20:21:25

                  Divertindo-me a não mais poder com os comentários! Viva a democracia, que permite termos um (im)Pondé-rável e um Alexandre “Eu sou o phodão” Garcia escrevendo no mesmo jornal!!! =^)

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • B

                    Braulio Almeida Diniz

                    28/12/2020 20:10:29

                    Típica verborragia filosófica contemporânea.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • E

                      Eduardo Prestes

                      28/12/2020 20:00:00

                      Delirante é o colunista, que inventa espantalhos para depois xingá-los e assim lacrar com a bolha esquerdista. O primeiro espantalho são os pobres veganos, como se não fosse escolha de cada um o que comer. O segundo espantalho são as "teorias da conspiração", como se a China Comunista não fosse um regime totalitário vinculado com mais de 70 milhões de mortes na era maoísta. Os uigures e cristãos estão sendo perseguidos e eliminados hoje na China, mas o colunista acha isso de pouca importância. O Foro de SP já foi uma teoria da conspiração, mas foi ao poder em uma dúzia de países latino americanos e conduz 3 cruéis ditaduras. E ninguém é anti-vacina, só não aceitamos ser cobaias à força.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • R

                        Rubens Farias

                        28/12/2020 21:54:57

                        Você não presta pra nada mesmo. NÃO SOU COMUNISTA, mas você só cita exemplos que te interessam, por que você não cita o extermínio de centenas de povos, muitos deles com milhões de habitantes por causa da IGREJA, por que você não cita a matança desnecessária de mais de 500 mil japoneses inocentes com as bombas atômicas pelos estados unidos, quando o Japão já estava rendido.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • G

                      Gleival Araujo

                      28/12/2020 19:48:36

                      Como este Pondé é desonesto. Dificil ficar como assinante do Gazeta.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • R

                        ROBERTO

                        28/12/2020 19:38:34

                        "A verdade das mentiras"

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Felipe de Souza Marques

                          28/12/2020 19:33:40

                          Pelo visto atingiu algumas tribos!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Alexandre

                            28/12/2020 19:32:53

                            Feliz Ano-Novo para os colunistas desonestos.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Roberto Fakir

                              28/12/2020 19:18:02

                              Ponde se acostumou a ser "elogiado" por globalistas, amazonistas, climistas, petistas, jornalistas e principalmente Vera Magalhães (tucanista). Então, em qualquer texto, a filosofia da minoria recalcada, que vê defeito em tudo e em todos que não comungam com sua opinião, vai ter o mesmo final. Isso chama-se NEGACIONISMO DA ELEIÇÃO.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • E

                                Emiliano augusto bastos coutinho

                                11/01/2021 3:21:51

                                Certíssimo !

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • A

                              antonio augusto

                              28/12/2020 19:12:22

                              sou fã do Pondé, e não vou deixar de ser. mas o que me intriga é a exigência das farmacêuticas em colocar cláusula de isenção por problemas, afirmação de que nenhum diretor/funcionário da Pfizer tomaram a vacina, ser a única vacina criada em poucos meses, menos de 1 ano e ter a maioria dos jornalistas, que como Pondé afirma, também se acham experts para acusar/difamar/ofender quem é contra. não conheço ninguém contra vacinas e sim contra a vacina do turista de Miami, que exige que tomemos sem aprovação em NENHUM lugar do mundo. afinal, sou ou não sou senhor do meu destino? posso não me arriscar por causa dos outros mas posso me arriscar por causa dos outros? ser cético não é errado.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • G

                                Geraldo Lima

                                28/12/2020 18:57:12

                                3 condenações em um só texto... não tenho nada contra nenhum desses grupos aliás, juízo de valores é complicado.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  Leonardo Fernandes Benchimol

                                  28/12/2020 18:48:53

                                  Mais uma vez desonesto.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • O

                                    O Pragmático

                                    28/12/2020 17:58:56

                                    Ter prudência para tomar uma vacina desenvolvida às pressas é ser antivacina? Muutos que aqui comentam se lembram da Talidomida.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • V

                                      VIVIANE MAC

                                      28/12/2020 16:55:34

                                      Jean Paul Sartre explica em poucas palavras o que Pondé tenta tribalizar, afinal " o inferno sao os outros", num tacanho modo de sentir-se dono da verdade, sendo sorrateiramente muito mais facil se todos concordassem "comigo"...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Luiz Carlos Giublin Junior

                                        28/12/2020 16:18:58

                                        Não sou a favor ou contra a vacina. Não torço a favor ou contra. Afinal vacina não é time de futebol. Sou a favor da liberdade. Jamais uma vacina, sem ter chegado nos testes finais e sem tempo para mostrar seus efeitos colaterais poderia ser obrigatória. Mas o que me fez tomar a decisão de não tomar a vacina foi a exigência dos laboratórios de incluir uma cláusula que os isenta de qualquer responsabilidade sobre os efeitos colaterais da vacina. Vou esperar o Sr Pondé tomar a vacina e acompanhar suas colunas por mais uns dois anos. Se ele sobreviver e não virar morcego(é brincadeirinha ), eu vou tomar com tranquilidade. Só quero alguns voluntários para ter certeza. Espero que de certo...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Paulo Santos

                                          28/12/2020 15:31:33

                                          Parece que o Pondé é o sábio que sabe tudo! e todas as outras pessoas são limitadas em suas sabedorias. Feliz ano novo para os Pondés.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • T

                                            Thais Fabiane Gonçalves de Araujo

                                            28/12/2020 15:13:58

                                            Pondé é meu guru filosófico porém respeitosamente discordo do ponto de vista de que vc tem que indiscriminadamente louvar essa vacina, acho que os fabricantes é que precisam convencer a população que o seu produto é seguro, eu ainda não fui convencida...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Amadorístico

                                              28/12/2020 21:56:31

                                              Se a pandemia limita nossa liberdade de nos deslocarmos como gostaríamos, gerando frustração, pelo menos a liberdade para deslocar freudianamente essa frustração é de 100% ("cientificamente" falando, né Pondé rs). Uma das coisas bonitas da ciência é que ela não é apenas descoberta, mas também invenção. Feliz Ano Novo Pondé! Ainda que frustrantemente devagar, para este nosso Brasil de Diós, as vacinas estarão chegando.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • Y

                                                Yuri

                                                28/12/2020 14:31:06

                                                Pura generalização sem qualquer fundamento.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • R

                                                  Rubens Farias

                                                  28/12/2020 14:25:22

                                                  Brilhante ironia.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • G

                                                    Geraldo Emanuel Prizon

                                                    28/12/2020 14:24:09

                                                    De médico e louco todo mundo tem um pouco, até o colunista...

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • E

                                                      Emiliano augusto bastos coutinho

                                                      11/01/2021 3:15:00

                                                      Com certeza !

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • S

                                                    Sérgio Guerra

                                                    28/12/2020 13:09:05

                                                    Quanto aos veganos Tmj. o mundo morreria se o vegano vegasse

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Marcos R O Arakaki

                                                      28/12/2020 13:08:46

                                                      divertido, mas fora da realidade.. abs Pondé

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • S

                                                        Sergio Vianna

                                                        28/12/2020 12:57:32

                                                        Concordo. Mas a parte de conspiração ainda não dá para cravar que é coisa de idiotas. Sabemos que existe um ambiente geopolítico impactado pela Pandemia. E tem um artigo na Foreign Affairs sobre isto publicado ontem. Lá é dito que o ambiente criado pela Pandemia é o mesmo que existia no Pós Primeira Guerra Mundial. Vale à pena ler. Esqueci o nome do Autor. Mas é só entrar no site da Foreign Affairs!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • S

                                                          Sergio Vianna

                                                          28/12/2020 12:55:14

                                                          Concordo. Mas a parte de conspiração ainda não dá para cravar que é coisa de idiotas. Sabemos que existe um ambiente geopolítico impactado pela Pandemia existe. E tem um artigo na Forign Affairs sobre e isto publicado ontem. Lá é dito que o ambiente criado pela Pandemia é o mesmo que existia no Pós Primeira Guerra Mundial. Vale à pena ler. Esqueci o nome do Autor. Mas é só entrar no site da Foreign Affairs!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • K

                                                        KATIA SPRENGEL MINOZZO

                                                        28/12/2020 12:11:56

                                                        o MÓDULO QUE POUSOU NA LUA TINHA SUA PRÓPRIA PROPULSÃO, AUXILIADO PELA FRACA GRAVIDADE LUNAR

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • L

                                                          Luís Ricardo de Toledo

                                                          28/12/2020 12:09:58

                                                          Ainda bem que o Pondé irá tomar a vacina!! Alguém tem que ser a cobaia.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          2 Respostas
                                                          • E

                                                            Emiliano augusto bastos coutinho

                                                            11/01/2021 3:14:00

                                                            Está surgindo outro "freitas " por aqui ...mais um doutor em " ciência ..ciência ..ciência .. meu amigo respeite outras opiniões ...posso achar a sua uma M ...por exemplo mas não me dá o direito de xingá lo ou coisa parecida ...reflita melhor ...

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                          • R

                                                            Rubens Farias

                                                            28/12/2020 14:22:09

                                                            Qual a tua turma,a dos veganos,anti vacinas, conspiração intergaláctica ou as três, ou é simplesmente i diota?

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • L

                                                          LUANA CENTA

                                                          28/12/2020 12:07:44

                                                          Divertido!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • H

                                                            HORACIO

                                                            28/12/2020 11:44:36

                                                            Os textos do Pondé são sempre brilhantes, este parece que ele estava com preguiça, e perdeu a mão. É final de ano, tá desculpado.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • A

                                                              Arisvaldo Santos de Souza

                                                              28/12/2020 11:25:32

                                                              Fico pensando como os astronautas conseguiram voltar à Terra se para ir à Lua precisaram de toda uma estrutura para lançar o foguete. Não existe nenhum lançador de foguete na Lua.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              4 Respostas
                                                              • F

                                                                Felipe de Souza Marques

                                                                28/12/2020 19:32:38

                                                                gênio não reconhecido kkkkkk

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • R

                                                                Rubens Farias

                                                                28/12/2020 14:24:16

                                                                Mas pelo menos você acredita que o SOL está no centro do sistema SOLAR né?

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • R

                                                                Rubens Farias

                                                                28/12/2020 14:23:21

                                                                Mas pelo menos você acredita que o sil está no centro do sistema SOLAR né?

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • E

                                                                Eduardo

                                                                28/12/2020 13:18:30

                                                                Arisvaldo, o unico lunatico que escapou da gravidade da lua sem usar foguetes!

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • U

                                                              Ulisses

                                                              28/12/2020 11:14:28

                                                              Pondé sempre um poeta rsrss... Está complexo dizer Feliz qualquer coisa mesmo...

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • C

                                                                cleverson augusto de almeida

                                                                28/12/2020 9:48:23

                                                                por que ele não foi voluntario para testes então ? estaria fazendo um para sociedade . a vacina esta chegando, e ele que seja um dos primeiros da fila.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • L

                                                                  Lucas de Lara

                                                                  28/12/2020 5:58:56

                                                                  ...é preciso não confundir pessoas "antivacina", que são raras em qualquer sociedade e não tomam qualquer vacina, com quem simplesmente está tendo cautela com uma vacina "experimental", cujo fabricante não responde por efeitos colaterais "desconhecidos" a médio e a longo prazo, e que preferem aguardar a conclusão dos testes para então se vacinar.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  4 Respostas
                                                                  • E

                                                                    Emiliano augusto bastos coutinho

                                                                    11/01/2021 3:10:21

                                                                    Claro !!!!!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • F

                                                                    Fernanda Castro

                                                                    28/12/2020 16:15:00

                                                                    Exatamente! Mas eles misturam os assuntos de propósito para arrebanhar os distraídos. Como dizem por aí, desonestidade intelectual.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • F

                                                                    Fabio Serra Barbosa da Silva

                                                                    28/12/2020 11:49:13

                                                                    Perfeito

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    Antonio

                                                                    28/12/2020 11:31:15

                                                                    Exatamente isso!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.