i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

Acabou o sonho liberal e olavista de domar Jair Bolsonaro

A conexão do presidente com seu eleitorado não se dá pelos grupos mais arrogantes e barulhentos, mas pela defesa dos valores tradicionais e cristãos.

  • Por Madeleine Lacsko
  • [14/08/2020] [11:59]
Antecessor de Bolsonaro no Planalto, Michel Temer foi convidado a liderar a missão diplomática do Brasil de ajuda ao Líbano.
Antecessor de Bolsonaro no Planalto, Michel Temer foi convidado a liderar a missão diplomática do Brasil de ajuda ao Líbano.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Hoje é o dia em que muita gente voltou a acreditar em pesquisa e até no Datafolha, afinal o instituto divulga que o presidente Jair Bolsonaro chegou a seu maior patamar de aprovação e menor de reprovação desde o início do governo. E, não custa lembrar, começou com altíssimas expectativas, depositadas principalmente no desempenho da equipe econômica de mentes brilhantes com zero experiência no serviço público.

No meio de uma pandemia, com escândalos familiares que cada vez mais parecem uma novela policial mexicana, uma polêmica sem fim sobre militares no governo e um desabamento monumental da tal equipe Posto Ipiranga - boa de buzina e ruim de roda - chega-se ao maior grau de aprovação da figura de Jair Bolsonaro. O que aconteceu? O presidente cortou o peso morto.

O mercado convenceu-se de que a pauta liberal de Paulo Guedes foi responsável pela eleição de Bolsonaro. Formadores de opinião consideraram que a presença de Sergio Moro no ministério elegeu Bolsonaro. Medem o mundo a partir do próprio umbigo e deram com a cara na porta. Jair Bolsonaro se sustenta na pauta de costumes que defende, importante para a maior parte de seus eleitores.

Nessa pauta estão os valores liberais, mas não o liberalismo ruidoso e arrogante dos bem nascidos da Faria Lima. Apesar de se terem em altíssima conta e repetirem isso sem parar, não conseguiram conduzir a missão que assumiram porque não tiveram competência para superar as adversidades. Prometeram uma revolução e entregaram desculpas.

Muita gente defende Estado menor, menos burocracia e menos interferência no mercado, incluindo boa parte da classe média, micro e pequenos empresários e empreendedores individuais. Eles até concordam com as ideias do grupo de Paulo Guedes, mas certamente estão decepcionados com o desempenho. Houve uma promessa ao país de fazer uma verdadeira revolução liberal no primeiro ano de governo. Talvez até Jair Bolsonaro tenha acreditado nisso. O fato é que, sem experiência na máquina pública e com arrogância de sobra, essa equipe não conduziu o que prometeu.

Os abalos na equipe econômica não afetam a popularidade de Jair Bolsonaro, afetam a credibilidade de todos os liberais que usaram sua influência para convencer o povo de que aquela equipe específica, a de Paulo Guedes, seria capaz de cumprir o que prometeu. Não foi.

O eleitor de Jair Bolsonaro acredita nos valores tradicionais, incomoda-se com a subversão desses valores e vê esse governo como alternativa para que essas questões não sejam ridicularizadas. Um exemplo: cada vez que algum cristão é nomeado para um cargo no governo, há um escândalo da ala progressista sobre a licitude na nomeação. Os 90% de brasileiros que se declaram cristãos vêem nesse governo uma boa chance de não virarem reféns do desdém e do deboche dos progressistas.

A base de apoio de Jair Bolsonaro quer políticas públicas que valorizem a família, a ordem, os valores tradicionais e saibam a importância que a fé tem na vida das pessoas. Antes da campanha, esses pontos foram muito explorados pela ala olavista do bolsonarismo, responsável por falar à exaustão do desrespeito a cristãos, subversão dos papéis familiares tradicionais, incentivo à promiscuidade, idolatria a bandidagem e ridicularização de quem anda na linha. Assim como os liberais, prometeram muito e entregaram desculpas.

O Brasil tem uma sociedade pacífica e ordeira, que ficou profundamente incomodada com a ideia de ter um presidente do cercadinho do Alvorada em vez de um presidente da República. A lógica do grupo olavista é normalizar o desrespeito, a ofensa e os ataques a quem não faça parte do grupo. Até os liberais foram atacados por eles sistematicamente. Esse comportamento é muito útil em eleição, mas não ajuda nada a governar, muito pelo contrário.

Abandonar o espetáculo diário no cercadinho do Alvorada, celebrado pela ala ideológica do governo como grande vitória diária, foi a vitória de Jair Bolsonaro. Aliás, o presidente discretamente livrou-se do membro mais ruidoso da ala ideológica. Se sabem como bombar nas redes sociais, não entendem muito de governar um país. Aliás, a maioria nem no Brasil mora.

Roberto Jefferson é o representante do centrão que incorporou o discurso da pauta de costumes antes feito pelos discípulos do guru Olavo de Carvalho no governo. Essa pauta, que inclui valores cristãos, família e ordem, é importantíssima para o governo Jair Bolsonaro. A grande diferença entre os dois grupos é que o de Roberto Jefferson tem muita experiência em fazer andar a máquina pública. Já o grupo de Olavo de Carvalho é composto por pessoas inexperientes no serviço público e dependentes da criação diária de conflito, o que desestabiliza a máquina pública.

A aproximação com Michel Temer, convidado a liderar uma comitiva brasileira ao Líbano, foi estratégica para sinalizar uma mudança no governo. Se antes só se governava para a base mais aguerrida e violenta, agora se estende os braços a outras forças moderadas e de direita. Além disso, entra na pauta da presidência a compaixão que muito fez falta na fase das declarações lacradoras e desumanas no início da pandemia. Para o eleitorado, faz mais sentido acreditar que Jair Bolsonaro muda do que esperar que a oposição a ele pare de ridicularizar sistematicamente a defesa dos valores tradicionais e cristãos.

Tanto o grupo liberal quanto o grupo ideológico acreditaram que colocariam um cabresto em Jair Bolsonaro. Ele seria o presidente, mas ficaria completamente dependente do grupo e teria de se submeter a ele. Subestimaram o presidente e a lógica do poder. Arrogância é bicho que come o dono.

As ações da ministra Damares Alves são importantíssimas para sinalizar aos apoiadores de Jair Bolsonaro que as políticas públicas são no sentido dos valores tradicionais e familiares. O resultado para o governo é ainda melhor devido à falta de respeito da oposição com a ministra. Cada vez que ela abre a boca, mesmo quanto tem razão, é submetida a uma tempestade de deboche. Isso dá aos defensores de valores tradicionais a certeza de que suas preocupações e anseios seriam ridicularizados pela oposição. Podem discordar de muito do que o governo faz, mas dão apoio por sobrevivência.

A dissonância entre discurso e ação, principalmente porque o discurso era muito bravateiro e ruidoso, estava se tornando um problema para o presidente. O grupo de Paulo Guedes debochava até do Plano Real, se dizia muito melhor e inovador, mas não entregava nada. As reformas feitas dependeram de políticos tradicionais, principalmente do centrão. O grupo ideológico diz defender os valores tradicionais e a alta cultura, mas se comporta de uma forma que subverte esses valores. Criar contendas, usar vocabulário de baixo calão, levantar falso testemunho, difamar, tripudiar e se considerar melhor que os outros é o avesso dos princípios cristãos e dos valores tradicionais.

A substituição de Abraham Weintroub, olavista, pelo professor Milton Ribeiro, cristão, diminuiu muito as tensões com conservadores, liberais, apoiadores de valores tradicionais e os que têm apreço pelas Forças Armadas. Isso repercutiu até na própria imprensa, que passou a compreender as ações do Ministério da Educação e debater temas importantes para o cidadão em vez de entrar num bate-boca sem sentido por dia, durante uma pandemia.

Você pode amar ou odiar Jair Bolsonaro, só não pode dizer que as pessoas foram enganadas por ele. Não foram. Há liberais que dizem se sentir enganados, mas é pela arrogância deles. Pensaram que iriam mandar no presidente da República quando tinham de convencê-lo de suas ideias e criar ambiente político para a realização. Há olavistas que se dizem enganados, mas é pelo falso senso de importância. Imaginaram-se fundamentais para a defesa dos valores tradicionais, e consideraram que seria possível fazer isso sem honrar esses valores. Os apoiadores de Jair Bolsonaro não se importam com a desilusão desses grupos porque não votaram neles, votaram na pauta de costumes.

29 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 29 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • R

    Ricardo Amaral

    ± 6 dias

    "O Brasil tem uma sociedade pacífica e ordeira". O texto está ótimo e passa um sabão devido em liberal que se deixou enganar pelo capitão, o que não é o meu caso, mas a frase entre parênteses foi a piada do ano. O Brasil tem uma sociedade conivente,malandra e que arrota inveja pelos poros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 6 dias

    Respeito a análise da colunista, até concordo em alguns pontos, mas como todos se esquece que a principal visão que a população tem de Bolsonaro é simples: ausência de corrupção e eficiência nas obras entregues. Que são apenas divulgadas pelo Instagram, WhattsApp e Facebook. Ou seja, redes sociais. E também acrescento que o pragmatismo atual do Presidente Bolsonaro veio pelo bom senso de entender que precisa existir uma trégua para que o STF e o Congresso permitam a governabilidade. Pois no regime presidencialista quem manda é o congresso. E o STF interferindo. Mas a renovação virá nas próximas eleições. Pois agora o brasileiro começa a entender o significado dos representantes .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Saber é poder

    ± 8 dias

    Weintraub era última esperança. Acabou.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    ROGERIO MARQUES SANTOS

    ± 9 dias

    Análise inteligente e sofisticada. Mas em minha modesta opinião o povão das pesquisas desconhece o trabalho de Damares, não se importa realmente com a pauta de costumes, não é cristão em sua maioria e vota com a barriga ou por medo do PT transformar o Brasil numa miséria semelhante a da Venezuela.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 10 dias

    Madalena, me explique uma coisa: qual a relação entre Marina Abramovic, João de Deus, Luciano Ayan e a sua pessoa? Você os conhece aleatoriamente ou é tudo junto e misturado?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Hort

    ± 10 dias

    Que ótimo que o governo está se descolando cada vez mais desta ala radical. O quanto antes se livrar dos que sobraram melhor. Radicalismo nunca foi e nunca será uma boa escolha. Radicalismo traz isolamento. Governo com isolamento é combinação perfeita para o fracasso. Moderação e equilíbrio sempre foi e sempre será a melhor escolha

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cético

    ± 10 dias

    A colunista pode até ter razão, mas uma coisa é certa, se depender do meu voto, o atual ocupante do Palácio do Planalto não se reelege. E assim tem que ser pata TODOS os políticos, do vereador ao PR, basta de reeleição!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FB

    ± 10 dias

    Esse artigo inteiro é um primor do pensamento mágico e da auto ilusão. Se o povo realmente desse a minima para a tal pauta de costumes de Bolsonaro, a aprovação dele estaria boa desde o princípio até agora. A ação e a reação não corresponde no artigo inteiro quando medido por uma régua cronológica simples.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gonzaga

    ± 10 dias

    Bom texto Madeleine. E se prepare para os ataques dos olavetes

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LIVIO MOZARTH MENDES MARCAL

    ± 10 dias

    E o Luciano ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 10 dias

    Madeleine, creio que sua observação sobre a performance de Bolsonaro está correta. Mas é tardia por isso perde relevância. O principal, e dai poucos articulistas quiseram se debruçar, são os números de 30% de otimo ou bom que nunca mudaram. E daí, foram os valores tradicionais e cristãos que embasaram. Nunca foram modificados e sabiamos que privatizações, reforma administrativa e outras são dependentes do jogo politico. Agora, não queiram colocar visões que não queremos como aborto, transexualismos, meio-ambiente radical, veganismo, e todos os ismos possiveis.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Júlio Lins

    ± 10 dias

    Vai falar sobre o Luciano Ayan?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 10 dias

    Aí senhora, encontraram com o seu mentor intelectual (Luciano ayan) materiais de pedofilia. O bicho vai pegar agora.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lagertha Ingstad

    ± 10 dias

    Bolsonaro #fechadoComOCentrao e o Coronavoucher para o povão. É isso que sustenta o governo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JP

    ± 10 dias

    Desculpe Madeleine, sempre te elogio. Desta vez não dá. Por favor, não seja mais uma a adotar o pensamento mágico dos ingênuos. Você não é assim. A aprovação aumentou exclusivamente por entrou um discurso populista acompanhado de ações populistas. Não tem nada a ver com pauta conservadora. É a pior política voltando a liderar. Repito, você não é assim. Levante, sacuda a poeira, lave o rosto com água bem fria, abra bem os olhos e enxergue a realidade. Vc é boa visualizadora da cruel realidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RUY

    ± 10 dias

    Não podemos deixar sonho morrer. Se não fizermos reformas como as propostas pelo Paulo Guedes e outros, nada mudará. O brasileiro continuará escravo de um setor público parasitário em toda sua extensão , que ao primeiro momento de um crescimento, se apropriará dos frutos, mantendo país deseducado, ignorante e subjugado. Com a agravante do perigo de um retorno ao passado...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Julio Cesar Valera

    ± 10 dias

    O texto dá a impressão que a autora é uma coitadinha e classifica todos os brasileiros como tal e que o Lula Ladrão no poder salvaria todos os oprimidos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucianno Kolody Bay

    ± 10 dias

    Texto lúcido. Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Samoel Dilly

    ± 10 dias

    O que me parece: Cronistas, comentaristas e todos mais não conhecem a CF de 1988 onde está escrito,literalmente, que a última palavra é do STF.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Rafael Abed dos Santos Oliveira

      ± 10 dias

      Ele é o dono da última palavra. O problema é que Guedes e Bolsonaro não dão nem a primeira palavra. Qual estatal eles tentaram privatizar, por exemplo, e foram impedidos pelo Congresso ou pelo STF? Qual reforma administrativa ou tributária foi enviada ao Congresso que não foi aprovada ou foi anulada pelo STF? Governo fala muito, faz pouco e ainda bota a culpa nos outros.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana Luiza

    ± 10 dias

    E o País seguirá estatizante...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Vianna

    ± 10 dias

    Foi isso não minha senhora! Aguarde só um pouquinho!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

    ± 10 dias

    É uma desilusão ver que o Estado vai continuar imenso e gastador, que políticos e funcionários públicos prosseguirão com seus privilégios, que a economia seguirá dirigida por uma casta imbatível de poderosos, que progressismo sempre será sinônimo de arrogância, ou seja, vai ficando tudo como está. A proposta de Paulo Guedes é muito correta, mas torpedeada de todos os lados. Enfim, talvez o melhor seja se conformar com um Brasil possível e seguir patinando no mesmo lugar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mup

    ± 10 dias

    Madeleine, Costumo entender e gostar dos seus escritos. Neste aqui, acho que faltou você sustentar com fatos a afirmativa "sem experiência na máquina pública e arrogância" ao referir-se ao ministro Paulo Guedes e sua equipe. Toda vez que vejo afirmativas semelhantes sempre me pergunto, como agora no seu caso, o que é experiência na máquina pública? E arrogância contra quem o contra o quê? Qualifique o que venha a ser essa espécie de pecado capital! Ou estamos falando da grande experiência dos governos Lula, Dilma (profundos conhecedores da máquina pública, como, se nunca trabalharam na vida? Preferia você admitindo que há muito corporativismo, muita sabotagem, muito corpo mole na máquina!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Rafael Abed dos Santos Oliveira

      ± 10 dias

      Paulo Guedes claramente é arrogante. Recentemente disse que o Plano Real não é lá essas coisas, senão o PSDB ainda governaria o Brasil. Também disse que privatizaria 3 estatais em 90 dias. E que entregaria as reformas tributária e administrativa "semana que vem" (isso vem sendo dito desde 2019). Fala muito e entregou bem pouco, até agora. Experiência na máquina pública é ter feito parte dela. Ter sido funcionário público de carreira ou em cargo em comissão. Saber como ela funciona por dentro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Walter

    ± 10 dias

    Enxugar o Estado é a meta, mas não quer dizer que será fácil, considerando que muita coisa passa pelo Congresso Nacional e, se der sorte (sic), o STF não atrapalhar. A iniciativa privada carece, e muito, de um ambiente mais leve/favorável para trabalhar. Custos de produção, impostos, pessoal, enfim, o custo Brasil, precisa ser revisto urgentemente, e isso depende do Executivo e Legislativo, basicamente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FELIPE FERREIRA DOMINGUES

    ± 10 dias

    Essa análise foi boa. Parabéns. Sou conservador, fico preocupado com Bolsonaro. Melhor análise atualmente é do Nando Moura. Não o sigo, sou da mesma idade que ele e fomos olavetes ao mesmo tempo. Hoje ele não é um líder, mas um representante do conservadorismo sincero.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel M

    ± 10 dias

    Querer apenas que o país se livre de lacradores, ditadores, ladroes esquerdistas que enviam seu dinheiro até pra Angola, é domar?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jose Roberto Koche Pontin

    ± 10 dias

    Muito bom Madelaine ! Ótima análise . Bolsonaro tem uma boa qualidade importante. Aprende rápido e se adapta ao meio. Começou finalmente a jogar e exercer o poder de fato .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.