i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

Bolsonaro não tem “gado”: escolhas morais mudam voto no Brasil

Pesquisa do Instituto Brasilis mostra quais pilares morais são mais importantes para eleitores de direita e de esquerda.

  • Por Madeleine Lacsko
  • 09/09/2020 11:33
Bolsonaro não tem “gado”: escolhas morais mudam voto no Brasil
| Foto:

Eleitor que decide eleição é quem tem potencial para mudar de voto. Aparentemente, continuamos em campanha eleitoral - pelo menos esse é o clima faz alguns anos. Nas discussões acaloradas, que oscilam entre o ânimo futebolístico e religioso, falta respeito e sobram apelidos de parte a parte. Qualquer um que não ataque frontalmente Jair Bolsonaro tende a ser chamado de "gado". Aliás, há diversos memes impagáveis circulando pela internet.

Mas, com base na pesquisa "Valores, Moralidade e Escolha Política", que conduziu pelo Instituto Brasilis, o cientista político Alberto Carlos Almeida afirma que "avaliar pejorativamente os apoiadores de Bolsonaro denominando-os de 'gado' dificulta a compreensão de seus valores e, portanto, bloqueia o diálogo e a eventual persuasão". Em política não se falou nisso durante muito tempo, mas é algo atual: valores morais. Todos nós os temos, às vezes dentro de nós habitam valores conflitantes, mas eles são decisivos no voto.

Para não ficar no campo da subjetividade, a pesquisa levou em conta os 5 pilares morais propostos pelo psicólogo social norte-americano Jonathan Haidt, professor da New York University, que se dedica a pesquisar a base da moralidade nas mais diversas culturas. Recentemente, ao escrever sobre política, tornou-se um best seller com a obra: "A Mente Moralista - por que pessoas boas se separam por causa da política e religião?".

Os pilares da moralidade, segundo o modelo de Haidt, são 5:

  1. Cuidado com os fracos
  2. Reciprocidade, justiça
  3. Lealdade ao grupo
  4. Autoridade e respeito
  5. Pureza e santidade

Embora pareçam ideias muito teóricas, cada um desses pilares pode ser desdobrado a decisões reais do cotidiano e, na pesquisa, foram trazidos a uma linguagem mais próxima do nosso dia a dia. A partir de ideias práticas com as quais concordam ou não, as pessoas se colocaram mais ou menos aderentes a cada um desses pilares morais (pesquisa completa aqui). Conforme o nível de aderência, existe a tendência de apoiar mais determinada ideologia política e quem a representa:

Na pesquisa aqui no Brasil, que representa principalmente o que pensam pessoas com nível superior, os valores morais foram relacionados a partidos e personalidades políticas. Ainda que você discorde dos resultados, temos ali a consolidação da imagem tanto dos líderes quanto das instituições. E temos também a revelação de que algumas personalidades conhecidas ainda são um mistério em termos morais.

As pessoas que se entendem como de direita no Brasil - ou como conservadoras em outros países - dão mais ou menos a mesma importância a todos os pilares. As que se consideram como de esquerda no Brasil - e liberais em outros países - dão pouca importância a dois pilares (Autoridade e Respeito, Pureza e Santidade) e muito mais importância a outros dois (Cuidado com os Mais Fracos, Reciprocidade e Justiça). O curioso é que o mesmo resultado se repete nas mais diversas culturas, inclusive no Oriente Médio.

A pesquisa é particularmente interessante por analisar com cuidado a dimensão humana em todos os seus recortes. Se você é uma pessoa muito religiosa e conservadora, deve achar bem estranho que o valor moral "cuidado com os mais fracos" esteja num pólo político diferente do seu. Seres humanos são complexos. Quando o recorte é por religião, esse valor moral é ainda mais forte para os muito religiosos (que geralmente se dizem de direita) do que para ateus (que geralmente se dizem de esquerda). Só que ele se combina com uma maior valorização da santidade e da autoridade.

Como os valores morais se traduzem em votos? À medida em que o eleitor os relaciona com políticos e partidos. Na pesquisa, o eleitorado parece ter muita certeza, por exemplo, dos valores morais de Bolsonaro e Lula, mas não entende bem Marina e Ciro Gomes.

A pesquisa não se manteve apenas a Lula e Bolsonaro, selecionou outros nomes nacionais conhecidos: Marina Silva, João Doria, Sergio Moro, Guilherme Boulos, Ciro Gomes, Fernando Haddad e os partidos PT, PSDB, PSL e PMDB. Há algumas questões específicas que o público já carimbou como características de alguns candidatos, como amor pelo Brasil, família e respeito a autoridades. A conclusão é obtida cruzando os dados das respostas de cada entrevistado sobre preferência política com opiniões específicas sobre decisões morais do dia a dia.

Por exemplo: amor pelo país divide radicalmente apoiadores de Jair Bolsonaro e Marina Silva, mas não tem impacto nas demais personalidades ou partidos políticos.

No questionamento sobre outro pilar moral, a demonstração de respeito por autoridades, não há nenhuma diferença para os apoiadores de Ciro ou Marina, mas existe para todos os demais. O mesmo acontece quando se pergunta a opinião sobre alguém agir ou não de uma forma que Deus aprovaria.

"O voto e o apoio a políticos de esquerda e de direita têm fundamentos morais, cada lado tem uma moralidade diferente. O eleitor que muda de voto – que decide a eleição – é aquele que tem uma determinada combinação da intensidade de cada pilar moral", conclui Alberto Carlos Almeida.

Consciente ou inconscientemente, os políticos compreendem os valores morais que guiam seu eleitorado. Seja em discursos ou aparições públicas, reforçam de maneira subjetiva o apoio a esses valores. Toda decisão política será embasada em um valor moral, mesmo as que parecem mais técnicas. Por isso esse tipo de análise tem se tornado cada vez mais importante.

Segundo a pesquisa, na política brasileira atual, alguns símbolos já estão intimamente relacionados com valores morais do brasileiro. A "lealdade ao grupo" está intimamente ligada ao amor ao Brasil e orgulho da nossa história, "pureza e santidade" parecem sob medida para os princípios religiosos e "autoridade e respeito" se encaixam na imagem das Forças Armadas. São conceitos com os quais Jair Bolsonaro sente-se muito à vontade. Na versão de Sergio Moro, a "autoridade e respeito" vem do Judiciário.

Na esquerda, mesmo quando as pessoas valorizam "cuidado com os mais fracos" e "reciprocidade e justiça" na mesma medida em que religiosos conservadores, não dão tanto peso aos demais pilares morais, então os primeiros acabam sendo o centro do discurso. É desses valores que nascem debates muito familiares: "em grande parte de suas falas, pronunciamentos e textos há a defesa dos direitos dos 'excluídos' e 'pobres', críticas à 'exploração' e à economia da 'uberização', assim como defesa de redistribuição de renda em favor da base da pirâmide social, taxação das grandes fortunas e medidas semelhantes", explica o cientista político Alberto Carlos Almeida.

Na era da apoteose da superficialidade, marcada pela tal da "cultura do cancelamento", quem discorda é taxado de imoral como se fosse possível haver um único padrão moral para todos. Nem dentro de nós existe um único padrão, convivemos com diversos valores, às vezes conflitantes entre si.

Mais uma vez - nunca é demais - relembro uma frase cada vez mais necessária do reverendo Martin Luther King Jr.: "We must learn to live together as brothers or perish together as fools." Nós devemos aprender a viver juntos como irmãos ou morreremos juntos como tolos. Entender a moral do outro é um dos principais desafios do debate público no século XXI.

20 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 20 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 3 dias

    Um tema interessante para reflexões políticas. Parabéns pelo artigo, Madeleine. Nem sempre concordo com os posicionamentos da colunista, mas a respeito pela forma criteriosa com que analisa fatos e dados. E esta pesquisa é uma grande demonstração de jornalismo sério e independente. E sua análise foi técnica e independente de conotações partidárias . Apenas a política na sua essência. Excelente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudia Aguiar de Siqueira

    ± 4 dias

    Arrasou, Madeleine! Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO ANTONIO ARAUJO LONGHI

    ± 4 dias

    Parabéns pela reportagem, excepcional!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    suely m pfeifer

    ± 4 dias

    a pesquisa é mesmo muito interessante ! O fenômeno Bolsonaro é muito mais complexo pois reflete um povo também muito rico em valores, tradições e cultura, do que versão estereotipada que a mídia tradicional que empurrar garganta abaixo..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Teixeira Pires

    ± 4 dias

    Parabéns Madeleine. Excelente abordagem e tema muito relevante para aprofundarmos e entendermos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Régis Stein

    ± 4 dias

    A defesa dos fracos é uma coisa natural pra quem tem valores e princípios ensinados desde a infância, no seio familiar. O problema é que estes valores são defendidos por uma esquerda corrupta, mentirosa, que almeja o poder a qualquer custo, em detrimento de outros valores conservadores , que são representados pela maioria da população, como família e religião por ex. E visivelmente, a esquerda usa este tipo de argumento em defesa dos fracos e oprimidos como maneira de manipular opiniões , para subverter a ordem social vigente, destruindo os valores ocidentais as liberdades individuais, e assim expandindo seu poder, se utilizando da bondade e ignorância das pessoas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Ivan S Ruppell Jr

    ± 5 dias

    Bom conteúdo e perspectivas interessantes e coerentes para conhecermos melhor a relação entre valores e eleição.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 5 dias

    Todos os que votaram em Bolsonaro comungavam de sentimentos tido como conservadores. Eram os valores, como familia, anti-esquerdismo, pertencimento a um grupo, lealdade e nacionalismo. Por que teimavam em desrespeitarmos, tachando-nos com fascistas e estultos? É um processo dialético que foi aos poucos sendo colocado, desde lá constituinte de 88. Engolimos à seco, e tivemos o azar de perdemos Roberto Campos e Jose Guilherme Merquior pars fazer frente a estes ignobeis teóricos de esquerda como FHC, Marilena Chaui, Florestan Fernandes, etc. Estavamos sem embasamento de um Roger Scruton, Von Mises, Raymond Aron, Ortega y Gasset. Mas agora estamos prontos para o embate. Obrigado, Madeleine.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 5 dias

    Bolsonaro tem gado SIM! Mas não são os tais bolsominions. São mais fiéis que os bolsominions, pois odeiam o Bolso. Quer ver esse gado? É só elogiar o presidente que os asisinos vermelhos se juntam em formação, zurrando.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José

    ± 5 dias

    Parabéns. Tentar entender o fenômeno Bolsonaro é muito importante para o futuro do país. Tentar conceituar que quem vota em Bolsonaro é "gado" tentando difamar, muitas vezes tentando estereótipo de radical, nazista, racista, e todo "Ista" imaginável, é preguiça intelectual. Meu pai votou no Presidente pela questão da segurança pública. Detesta bandido. Minha mulher por ser contra o aborto. E eu no 2° turno pelo posto Ipiranga. Se não tentar entender o fenômeno vão contribuir para formação do maior rebanho bovino do mundo. Minha mãe falecida se viva fosse seria mais um voto. Detestava corrupção.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 5 dias

    "Aliás, há diversos memes impagáveis circulando pela internet." Aqui vemos a hipocrisia da autora. Memes contra o presidente são engraçados e impagáveis. Memes contra jornalistas e extrema imprensa são discursos de ódio.... Vão anotando aí amiguinhos. Enquanto isso nenhuma palavra sobre o Luciano ayan

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 5 dias

    Esquerda se identifica com a justiça e a proteção dos mais fracos? Pedir a liberdade de um ladrão é justiça? Roubar milhões dos cofres públicos, dinheiro que deveria construir hospitais, é proteção aos fracos? Não tem como conversar com HIPÓCRITAS cinicos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Ciro Santos

    ± 5 dias

    Parei de ler em: "avaliar pejorativamente os apoiadores de Bolsonaro denominando-os de 'gado' dificulta a compreensão de seus valores e, portanto, bloqueia o diálogo e a eventual persuasão". Que tipo de persuasão poderia haver por parte da esquerda brasileira a um cidadão que deseja viver em um país ordeiro e que não aceitasse na vida política nacional um partido que na verdade é uma organização criminosa?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • O

      Observador CWB

      ± 5 dias

      A própria familicia do Bolsonaro é uma organização criminosa

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • O

      Observador CWB

      ± 5 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nekara

    ± 5 dias

    Neste oceano de mediocridade e inutilidade em que navegamos na internet, é uma alegria para alma ver artigo tão interessante e informativo. Obrigado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 5 dias

      Tá precisando ler gente de verdade fera.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALESSANDRO ALONSO FERREIRA CALU

    ± 5 dias

    Este nível de artigo para este assunto você só tem com a Madá e talvez uns poucos outros! Parabéns!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • O

      Observador CWB

      ± 5 dias

      Ela sempre "mata a pau" Certeira e precisa nos assuntos w aborda!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Madeleine Lacsko

      ± 5 dias

      Obrigada!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.