i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

Brasil inaugura o fura-fila da vacina

A indecência se aproveita da desorganização e entra em campo orgulhosa de pisar na cabeça dos outros.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 21/01/2021 12:53
Vacinação contra a Covid-19
| Foto: Sergio Andrade/Governo de São Paulo

Quando chegamos ao fundo do poço, a primeira coisa a fazer é parar de cavar. O fundo do poço moral a que chegamos parece sempre ter mais um subsolo. A nata da política e da sociedade brasileira não se conforma com a fila da vacina. Quer dizer, até se conforma desde que esteja na frente. Muitos ficaram indignados quando membros do Ministério Público, que estão em home-office desde o início da pandemia, reivindicaram preferência nas vacinas. Pois bem, tem quem ficou de bico fechado, conseguiu e ainda postou no insta.

O fura-fila de vacina mais descarado é o de Manaus. A fina flor da alta sociedade amazonense conseguiu passar na frente de médicos e enfermeiros na fila da vacinação. Como? Nomeações estratégicas a jato. Claro que fizeram stories do Instagram super do bem numa campanha pela vacina, a favor da ciência e contra o negacionismo. Deixaram ali estampada a cena em que pegavam a vacina de quem cuida dos doentes sem oxigênio.

O Brasil descobriu o escárnio pelas redes sociais das filhas do dono da maior universidade do Amazonas, a Nilton Lins. Foram nomeadas às pressas pelo prefeito de Manaus numa unidade básica de saúde apenas para receber a vacina. Gato escaldado, ele ordenou que não fossem feitas imagens e nem se falasse do caso. Mas, para as moças de boa família, ainda não foi apresentado o outro. O outro, no Brasil, é algo que não existe, como comprovam as caixas de som na praia e as pessoas ouvindo funk sem fone no ônibus. Elas não se importam com o outro, fizeram stories do insta e postaram para quem quisesse ver.

Hoje descobriram outro cidadão de bem, estudante da mesma universidade, filho de deputado, que também furou a fila da vacina. Descobriram como? Ele também postou stories no Instagram com a hashtag #Vacinado. O outro não existe. Está na moda postar campanha pró-vacina no Instagram. E daí que tem gente morrendo sem oxigênio, os hospitais estão entupidos e as equipes de saúde realmente precisam das vacinas? Prioridades, né?

O mais chocante é a forma como esses filhos da elite são criados, imaginando que não devem nada à sociedade da qual fazem parte. Os três são médicos recém-formados. Vivem numa cidade onde tem gente morrendo em casa por falta de atendimento. Têm todas as condições para agir pela comunidade nessa hora, já tiveram a bênção de nascer com a vida ganha. Não agem e só aparecem para pegar a vacina que seria de quem está trabalhando.

Há uma ala da sociedade que divide tudo em luta de classes, o rico mau e o pobre bonzinho, como se dinheiro definisse caráter. A experiência pessoal de cada um desmente isso em um minuto. Temos de fazer a separação entre dois times. De um lado está o time para quem o outro não existe. De outro está o time que é consciente de que ninguém consegue nada sozinho e que temos obrigação de devolver à nossa comunidade na medida das nossas possibilidades.

Essas duas famílias especificamente, das moças e do rapaz, eram contra vacina e foram em passeatas contra a corrupção. Apontaram o dedo para meio mundo dizendo que eram desonestos e precisavam ser extirpados da sociedade. Pense no seu círculo de relacionamentos. Quantos você conhece que são exatamente assim, o tipo nota de R$ 3? Quanta gente tem comportamentos nocivos sistematicamente e fica o tempo todo sinalizando virtude? Por quantos deles cada um de nós já foi ou ainda é enganado? Chegou a hora de enfrentar esse tema.

Gostaria de pensar que o fura-fila da vacina é um caso isolado de mau-caratismo. Não é. Só no Estado do Amazonas já foi contabilizado o sumiço de mais de 60 mil vacinas. Há fura-fila de vacinas patrocinado por políticos antivacina já detectados em Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. E haverá muitos, o tempo todo simplesmente porque eles podem e nós deixamos.

Sumiço de vacina em epidemia é comum. As pessoas se desesperam e cada um quer salvar o seu. Quem trabalha na ponta final, vacinando, sabe muito bem o desespero que é fazer a conta das doses necessárias para atender a população. Antes, eu imaginava que você calculava, por exemplo, 100 mil pessoas e eram 100 mil doses. Daí, quando precisei pegar no pesado, descobri que era bem mais complicado. Há um contingente que inevitavelmente será perdido e essa conta precisa ser feita.

Perda de doses não ocorre necessariamente por desonestidade ou falha humana. Acontecem acidentes, problemas inesperados, emergências. O cálculo depende do plano logístico para chegar até às pessoas cruzado com as necessidades de conservação da vacina. Por exemplo, uma vacina que precisa ficar gelada depende de cadeia de frio. Se você vai transportar por uma região onde falta luz, há que se fazer o cálculo. E também vai ter gente surrupiando vacina. É preciso calcular quanto se perde com isso com base no grau de vigilância e coordenação do processo.

Não há nenhum caso na história de enfrentamento de epidemia ou pandemia sem coordenação nacional. Nós não temos até hoje um plano nacional de enfrentamento da pandemia. Antes que reclamem, quem diz isso não sou eu, é o próprio governo. Não temos um plano nacional de vacinação. Congresso, governadores e STF não vão resolver isso com gambiarra, têm de obrigar o Poder Executivo a parar o trabalho incessante de treta e blogueiragem para trabalhar governando. Nós já pagamos.

Hoje o Ministério da Saúde resolveu reforçar seu time com o coach e hipnólogo Markinhos Show, que já viajava junto com ele informalmente. Estava presente na entrega simbólica das vacinas para os governadores. O presidente, que antes se ocupava de tretar com o governador de São Paulo, apelidar a vacina de vachina e recomendar cloroquina até para a ema do Palácio do Planalto, agora mudou de ofício. Tentou convencer seus apoiadores que financiou o desenvolvimento da vacina do Instituto Butantan.

Argumentei, com base em fatos, que era mentira. Mas a reação é a mesma de quando a gente diz à amiga querida que o boy lixo está mentindo para ela de novo. Claro que vai ficar louca da vida com você e até te atacar para defender o cara que mente para ela dia sim outro também. É como um transe do qual uma hora as pessoas acordam. Teve gente desejando que eu desapareça da mídia porque disse que o Governo Federal não deu um centavo ao Butantan. Pois bem, hoje o Ministro da Saúde aparece para dizer que não pagou nada mesmo. É que o documento mostrava que empenharam o dinheiro, ou seja, há a verba mas não foi mandada para o Butantan. É tanta confusão que muita gente pensa que isso configura trabalho. Parece, mas não é circo.

No enfrentamento à pandemia não temos um governo, temos um cunhado safado. A irmã da gente apaixonada, vamos levando aquilo em banho maria, tentando contornar, convivendo da melhor forma com ele e o bando de vagabundo que ele chama de amigo. Qual é o seu limite? Cada um tem o seu. Mas todo mundo sabe que uma hora chega o banquete de consequências para ela, para ele e para quem empurrou com a barriga. Não dá para querer o bônus do poder sem arcar com o ônus, que é também fazer coisas chatas como trabalhar.

Estamos empurrando com a barriga. A prioridade é um grupo de radicais amalgamados por teorias conspiratórias e uma linguagem própria. Para eles são feito pronunciamentos inflamados e a imensa maioria da população vê como incoerentes ou pura provocação. Essa atividade toma tempo e tem consequências importantes. Não é compatível com o exercício de autoridade pública, há que se escolher. A autoridade trabalha para todos os cidadãos, não pode priorizar as necessidades de um pequeno grupo. Aqui estamos falando de priorizar caprichos.

Não faz nenhum sentido o filho do presidente bater o pé para presidir a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados para complicar as relações exteriores com chilique em rede social. Também não faz nenhum sentido alguém querer ser Chanceler para colocar a vocalização pública das próprias opiniões acima do interesse dos brasileiros. Ambos têm o direito de fazer as duas coisas, mas não ao mesmo tempo. Se quis o trabalho, tem de trabalhar e o hobby fica em segundo plano. É assim na sua casa, na minha, na de todo mundo. Tem de ser na deles também.

Quando o Governo Federal, em vez de governar para o país, governa nitidamente para os seus, ele dá um sinal verde a todo pilantra de plantão. Dizem que o problema da tirania não é o tirano, é o tanto de tiranetes que saem do armário. Não tem como enfiar decência na alma de safado na marra e eles brotam feito mato. Assim que vêem rédea solta, dão o pinote. O sumiço e o fura-fila da vacina só começou. A demora para punir incentivará safados ainda menos corajosos, que estavam receosos até agora.

Chegou a hora de ter uma conversa séria com esse cunhado safado que chamamos de governo. A coisa já desandou num grau que não tem mais como ficar acomodando para não desagradar a irmã, precisa mesmo fazer a parte chata. Congresso, governadores e STF, não dá mais para pagar escondido mensalidade escolar de sobrinho, convencer amante do cunhado a não dar escândalo com a sua irmã, ir buscar o safado no bar e fingir que ele estava na firma. Vão ter de botar ele para trabalhar. Eu não sei como, só sei que a gente já pagou pelo serviço.

43 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 43 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Regina Célia Baldin

    22/01/2021 18:08:04

    Minha assinatura valeu por demais só por este artigo. Lavei minha alma por meio de suas palavras. Grata por desfraldar essa corja de mal intencionados que permeia nossos governantes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Arthur Piccolomini de Azevedo

      22/01/2021 16:39:33

      Um bom texto de início, que se perde nas conclusões e acaba querendo culpar o Presidente por atos do STF. Afinal de contas, a descentralização das decisões partiu do STF e a farra da desobediência a um plano nacional partiu do infame desgovernador Doria. A jornalista, em sua miopia seletiva e careca de ter ciência desses fatos, finge não ver e tenta, sem sucesso, imputar a culpa ao Presidente. Que falta de criatividade. Mais uma integrante da mídia lacradora exposta. Daqui a pouco só nos restará cancelar a assinatura da Gazeta e procurar um meio de comunicação menos tendencioso. Está faltando pouco.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        CARLOS ADEMAR PURIM

        22/01/2021 13:49:31

        Gostaria de alertar também àqueles usam atestado médico fajuto para driblar situações embaraçosas: ponham a mão na consciência - usuários e médicos! Vai chegar em um ponto que atestado médico vai falar tanto quanto um pedaço de papel higiênico.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          Pedro Henrique Escosteguy

          22/01/2021 9:25:38

          Esse é o Brasil...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            Ricardo

            22/01/2021 0:35:08

            A grande furada das vachinas , e a famosa unanimidade burra de Nelson Rodrigues. Qual a novidade nesse circo vachiniano da atual Republica Federativa da Mãe Joana, instituída por anárquicos do Congresso e do Judiciário desde o ano passado, onde todos mandam (menos o presidente) e o gado obedece?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Mario José Javarys

              22/01/2021 0:04:52

              Mais um pseudo jornalista acusando o governo federal ,e, apoiando a roubalheira e corrupção .

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                Antônio Soares de Mendonça

                22/01/2021 0:02:59

                Essa moça nunca perde a esperança de um dia voltar a trabalhar no STF. Incrível como ela poupa os urubus. Isso também é desonestidade.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  Leandro Silva Sá

                  21/01/2021 23:51:24

                  União nunca foi uma definição do povo brasileiro!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    CIBELE DE OLIVEIRA

                    21/01/2021 22:01:41

                    A Madeleine não perde uma oportunidade para colocar a culpa de todo o mal do mundo no Bolsonaro. Se tem gente furando a fila, o que o Governo Federal tem a ver com isso? Desde quando existe Ministério da Saúde, quem executa a vacinação são as prefeituras com o apoio do governo estadual onde a prefeitura não tiver estrutura sozinha. Se está havendo desvio, foi na ponta. Dê o nome dos que furaram e de quem foram os responsáveis pelo desvio. O nome dos desonestos a senhora poupou. Será que esqueceu?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • S

                      Sartan

                      21/01/2021 22:53:46

                      A seita não aguenta mais tanta crítica ao sei mito , pelo menos poderia pedir pra ele fechar a boca e a dos filhotes , ao invés disso atacam quem aponta seus erros para deixar ele fazendo o que quer a vontade

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Luis Guedes

                    21/01/2021 21:19:57

                    Excelente texto! A imoralidade dos governos, neste caso o do Amazonas e o de Manaus, só reforça a necessidade do combate à impunidade, ao foro privilegiado e, também, ao tamanho gigante do Estado. Não é ser contra o servidor público, é ser contra o privilégio.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • D

                      Denilson Gomes Privado

                      21/01/2021 21:16:07

                      A quem surpreende? Essas pessoas precisam ser expostas pra ver se criam um pouco de vergonha na cara. Êta país!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Manollo

                        21/01/2021 20:44:58

                        Brasileiro sendo brasileiro, nosso povo infelizmente é assim e quando se espera que o exemplo venha daqueles que esperamos temos essas decepções, não é a primeira e não será a última, o que nos falta é achar uma forma de por na cabeça do povo a mensagem certa na hora de votar porque mesmo que melhore a educação do povo, ainda vão continuar a eleger gente que não liga a mínima para os eleitores. Isso já era esperado e vai acontecer de norte a sul, infelizmente, é decepcionante, passo mal de tamanha a vergonha que sinto com essas situações, mas é reflexo do que temos das "otoridades".

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • B

                          Breno Souto Avelheda

                          21/01/2021 20:34:58

                          Essa é a cultura do brasileiro. Quanto aos médicos que tomaram, são médicos, são da área da saúde então têm o direito de tomar, não ?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          3 Respostas
                          • L

                            LSB

                            22/01/2021 4:47:30

                            Bem colocado. Podem ter sido nomeados um dia antes, MAS irão para linha de frente? Se sim, o caso não é tão absurdo assim (claro que não vale pagar “pedágio” de uma semana na linha de frente e depois pedir exoneração... se bem que isso é o que provavelmente OCORRERÁ... no lugar da Madeleine eu teria esperado mais uma semana para dar o “furo”, pois até aí provavelmente eles terão sido exonerados a pedido e, portanto, a malandragem ficaria bem mais escancarada... enfim, fica a dica: confira daqui uns 7 ou 10 dias se saem as exonerações..)

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • V

                            Val

                            22/01/2021 0:10:46

                            Se for nomeado um dia antes da vacinação, sem ter trabalhado na linha de frente.... não, não pode.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • G

                            Gilberto Nascimento

                            21/01/2021 21:58:16

                            Depende. Nem todos atuam na "linha de frente".

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • J

                          Juliano Torres

                          21/01/2021 20:23:48

                          Tava indo muito bem , mas, não sei por que tem que colocar alguma culpa no Presidente? Fala Sério , assim , sempre os governadores e prefeitos em geral vão continuar bandidos pelas mãos do STF

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Manoel Cesar Romero

                            21/01/2021 19:37:51

                            Ainda bem que no Reino Unido, França, Alemanha, Italia, Espanha, Estados Unidos e outros do Primeiro Mundo já vacinaram todo mundo....... manda a irmã arranjar outro homi rsrsr....

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • A

                              Avlis Sotnas

                              21/01/2021 19:55:35

                              régua boa a sua. vamos viver na mher da porque outros assim estão?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • E

                            EDUARDO SABEDOTTI BREDA

                            21/01/2021 19:36:49

                            Madeleine supera-se a cada texto. Virou minha referência na Gazeta. Espetacular. Cirúrgico, vai onde importa a ideia. Brilhante.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • M

                              Madeleine Lacsko

                              21/01/2021 21:15:52

                              Obrigada!!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Luciano R. Ayres

                            21/01/2021 18:54:54

                            ...continuando isso acontece em todos os níveis de governo onde que pode mais chora menos, e a população que se lixe. A injustiça aí está escancarada no país, com os desastres de Mariana, e as queimadas na amazônia entre outros, onde não existe "culpados", culpado é que estava no lugar errado na hora errada. E chegamos a essa pandemia que também não tem culpados, culpado é o povo, pois ela já rolava e as autoridades deixaram rolar o carnaval em 2020, mesmo sabendo do virus solto por aí sem tomar providências, só tem um culpado o povo, que elege essas figuras mundanas travestidas de políticos, que pouco estão se lixando para o bem estar do cidadão.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              J. Neto

                              21/01/2021 18:43:27

                              Gostei, Madeleine! Na verdade, excelente! Agora, está devendo um texto semelhante a este dirigido ao Congresso. De preferência, antes das eleições dos presidentes das respectivas “casas”.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luciano R. Ayres

                                21/01/2021 18:41:37

                                Em um país em que o presidente não é presidente, onde quem tem voz é presidente da Câmara, o STF, fica difícil de governar, pois cada macaco em seu galho quer o galho do macaco vizinho sem saber se ele vai sofrer ou não. O Brasil é uma selva onde o rei dos animais só urra e não tem garras e dentes para mostrar quem é o líder, pois cada nababo quer tirar uma lasca para si. Infelizmente, apesar de termos o instituto do voto não sabemos votar, não sabemos escolher os nossos edis, que se apresentam como pobres macaquinhos e que na realidade são grandes hienas e aves de rapina prontos a abocanhar o que não lhes pertence...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  Luiz

                                  21/01/2021 18:29:20

                                  Ufa! hoje a Madeline tá, que tá, pra não dizer outras cositas mas. Vem cá prezada, o que tem haver o "Mito", com os tais fura-filas? O sumiço das seringas também é problema dele? "Não temos um plano nacional p/ o enfrentamento da pandemia", reclama a nobre articulista. E algum governo no mundo teve ou tem? (estamos tateando desde o inicio da pandemia, improvisos, improvisos) Peça p/ o glorioso STF, Madeleine. Ah sim, talvez o Dória tenha um, rsrsrs "Governo federal em vez de governar para o país governa p/os seus"? Cuma? Mamma mia, a Madeleine enlooooqueceu! Aí depois chamam ela de isentona, fica brabinha, né?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  6 Respostas
                                  • A

                                    Aroldo

                                    22/01/2021 13:03:39

                                    Ela viu que dá mais IBOPE criticar e está tentando subir nesse quesito, então malha todo o dia! Engraçado que o STF ela poupa. Por que será???

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • Z

                                    Zyss

                                    21/01/2021 22:01:32

                                    Já falei Luiz, o ghost writer tá de férias. Kkkkk

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    JF

                                    21/01/2021 20:20:24

                                    Madeleine ouve vozes e vê vultos!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Luiz

                                    21/01/2021 18:55:18

                                    E mais porque essa urgência toda em tomar a vacina? Estamos a meses esperando, esperando. Querem vacinar o Brasil todo em uma semana? Eu mesmo não vou tomar. Essa aí é igual as vacinas contra a gripe. Toma-se todo o ano. E uns funciona, em outros não. E così va, prezado.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Luiz

                                    21/01/2021 18:49:40

                                    Como assim, prezado, o governo não vem dando crédito a vacina? Explica aí, sou tão burrinho, hein?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • G

                                    Gilberto Nascimento

                                    21/01/2021 18:37:10

                                    O Brasil tem um programa de vacinações, tem logística para distribuição das vacinas, tem postos de vacinação espalhados em todo o território nacional. Unicamente tal estrutura não está sendo utilizada, porque o governo até agora não vem dando crédito à vacina.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • W

                                  Waldemir

                                  21/01/2021 18:06:24

                                  Dizer mais o que? Já disse tudo!! e falou bonito!!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    Catarina Ferreira Veloso de Abreu Silva

                                    21/01/2021 18:04:39

                                    Análise acertadissima. Já passamos do limite de tolerância. Já pagamos a conta mas não recebemos o serviço. Se Bolsonaro acha que quem o chama de MITO foi quem o elegeu está redondamente enganado. Quem o elegeu fomos nós, cidadãos pensantes e com senso crítico. O meu voto ele não terá mais.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    3 Respostas
                                    • R

                                      Regina Célia Baldin

                                      22/01/2021 18:09:34

                                      Nem o meu. Como me arrependo...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      JULIO

                                      21/01/2021 18:23:15

                                      O que tem a ver o lé com o cré. Por favor , quem está fazendo lambança e vendendo vacina pra quem não deve é o governo municipal de Manaus, ou seja o PREFEITO é o responsável . É difícil entender isto ou precisa desenhar ?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Luiz

                                      21/01/2021 18:18:57

                                      Mio Dio, mas o que tem haver o "Mito" com os fura-fila? Foi ordem dele? Tem certeza que vc pensa por conta própria? Ou acredita em qualquer coisa que lhe dizem?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    JoJr

                                    21/01/2021 17:54:26

                                    DEMOROU MUITO...!!! O POVO BRASILEIRO ESTÁ ENTREAMEADO DE PESSOAS SEM CARÁTER, HAJA VISTO O NÍVEL DE ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO NA POLÍTICA BRASILEIRA E OS POLÍTICOS SÃO O ESPELHO DE SEUS ELEITORES!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • W

                                      Wall-e

                                      21/01/2021 17:43:24

                                      Excelente análise. É o Brasil real, ou melhor : da elite Real. Pode mudar o governo mas são sempre os mesmos que detém o poder...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Marcos Rodrigues

                                        21/01/2021 17:36:21

                                        Mourão para presidente!!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Curitibano

                                          21/01/2021 17:35:41

                                          Madeleine segue sendo uma voz firme e precisa no jornalismo. Parabéns por expor de forma clara e com analogias perspicazes o caos político do país. O "cunhado" já passou do ponto.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • G

                                            Gilberto Nascimento

                                            21/01/2021 17:33:41

                                            Cadê os print dos furões?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              LuizMG

                                              21/01/2021 17:26:57

                                              Eu e o s demais Brasileiros, não tínhamos nenhuma dúvida de que isso aconteceria. E Manaus, mais uma vez, encabeçando a lista. Tá na hora de todo o efetivo da PF agir naquele estado.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              Fim dos comentários.