• Carregando...
Brasileiros já doaram mais de R$ 750 milhões para o combate ao coronavírus
| Foto:

Muitos brasileiros estão sendo generosos durante a pandemia. Talvez pela mistura de ansiedade com isolamento temperada com um debate político rasteiro e desnecessário para o momento, estejamos com a impressão de que nada está sendo feito além do debate. Na verdade, estamos diante da maior mobilização de recursos financeiros privados já vista na história recente do Brasil.

“Me parece, sob todos os ângulos, que é a maior mobilização de recursos do país. É o maior movimento de solidariedade da história recente”, diz o diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, João Paulo Vergueiro .

A ABCR resolveu concentrar em um único local as doações públicas já feitas por todos os tipos de empresas, ONGs, entidades da sociedade civil e cidadãos brasileiros para que tenhamos ideia do nosso poder de mobilização e do tamanho da solidariedade. Pulverizadas, as iniciativas parecem pequenas, mas a soma de R$ 750 milhões é, sem dúvida nenhuma, muito significativa.

A cifra é subestimada porque estão catalogadas apenas as doações em dinheiro, ou seja, as que podemos mensurar neste momento. Há diversas empresas e cidadãos que estão doando produtos de proteção, álcool em gel, uniformes para médicos, máscaras e luvas, num montante que precisa de mais trabalho para ser contabilizado.

A capacidade de resposta da sociedade civil brasileira é muitas vezes subestimada, talvez porque a cultura da produtividade e da valorização do individualismo encontre eco demais. Em momentos como o que vivemos, o que salva é a ação concreta do brasileiro guiada por valores humanos.

"É um ativo que o país tem, valiosíssimo: tem recursos, agilidade de resposta e capilaridade para entregar o benefício social. E nós, como nação, precisamos valorizar e construir um ambiente cada vez mais favorável para que ele possa ser praticado”, comenta Márcia Woods, presidente do Conselho da ABCR .

Além de elencar os grandes doadores e as campanhas que conseguiram maior valor de captação, o site Monitor das Doações também disponibiliza o link das campanhas de captação de recursos para as quais qualquer cidadão pode contribuir sem ter de sair de casa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]