• Carregando...
Coronavírus e os prefeitos: em Guarulhos, há uma rede alternativa de saúde só para a pandemia
| Foto:

A cidade de Guarulhos, na grande São Paulo, que abriga o maior aeroporto internacional do Brasil, decidiu tentar uma experiência inédita no enfrentamento à pandemia de coronavírus: separar o atendimento desses casos do cotidiano da rede pública. A cidade de 1,3 milhão de habitantes já tem 319 casos suspeitos da doença, sendo 4 confirmados e 32 descartados.

O prefeito Guti resolveu criar um Comando de Defesa do Coronavírus desde as primeiras informações sobre a doença no exterior, dada a circulação de pessoas vindas de outros países na cidade. Agora, foi decidido criar uma espécie de hospital de campanha, com 5 mil metros quadrados só para coronavírus. Quem tiver suspeita da doença não deverá ir à rede pública, mas a essa estrutura, criada de forma emergencial com médicos contratados só para isso.

O complexo deve ter tendas carretas, ônibus e espaço para estacionamento de ambulâncias. Vai atender os casos suspeitos das 7h às 19h, por meio de drive-thru e também atendimento a pedestres. Funcionará durante 24 horas o serviço de urgência, que terá leiso com suporte respiratório, tomógrafo e ultrassom.

Ao evitar que as pessoas com suspeita de contaminação pelo Covid-19 se dirijam às UBSs e UPAs do município, o prefeito pretende minimizar o impacto sobre o sistema de saúde e o risco de contaminação tanto de outros pacientes quanto dos profissionais que atendem esses pacientes.

*colaborou Edilson Salgueiro Jr.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]