• Carregando...
Coronavírus e os prefeitos: em Macaé, mandatário médico reorganiza rotina de todo o sistema de saúde
| Foto:

A pequena Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, tem 240 mil habitantes e é conhecida no Brasil como berço do presidente da República Washington Luiz. Durante a pandemia de coronavírus, tem como mandatário municipal Dr. Aluizio, do MDB, que é médico neurocirurgião.

As medidas que ele tomou na última semana tem mais jeito de médico que de prefeito. Houve uma reorganização completa, nos mínimos detalhes do sistema de saúde, parece tentativa de esticar o máximo possível o período em que o município seja capaz de dar conta da demanda de doentes, tanto os de coronavírus quanto os cotidianos.

Um centro de saúde da cidade, o antigo centro Dr. Jorge Caldas, agora será destinado exclusivamente para os casos suspeitos da pandemia e passa a se chamar Centro de Triagem do Doente por Coronavírus, que funcionará em coordenação com o recém criado Centro de Coordenação Inter-hospitalar, composto não apenas pelos hospitais públicos mas também por todos os hospitais particulares de Macaé.

O Centro de Triagem é o local onde as pessoas da cidade devem se dirigir caso tenham sintomas ou suspeitem ter coronavírus. Durante as 24 horas do dia, ele terá equipes de médicos, enfermeiros e fisioterapeuta, além de ambulâncias para remoção, caso seja necessário.

Em todo o sistema de saúde de Macaé, unidades públicas e privadas, foi suspenso o atendimento ambulatorial eletivo de pacientes estáveis, ou seja, as consultas simples, com exceção dos tratamentos que não podem e nem devem ser interrompidos: cardiologia, oncologia, pré-natal, psiquiatria, psicologia, imunização, receitas de uso contínuo e pacientes com risco de descompensação ou deterioração clínica.

As pessoas que sentirem necessidade de procurar um médico não conseguirão marcar consultas em Macaé, mas serão atendidas. Todas as unidades de saúde, públicas e particulares, estão instruídas inclusive a dar as orientações sobre prevenção contra a infecção pelo coronavírus.

Agradecemos a colaboração dos leitores Daniel Raony e Luiz Gustavo, que são de Macaé, RJ. Sua cidade tem algum bom exemplo para o Brasil no enfrentamento da pandemia de coronavírus? Compartilhe com a gente!!! Queremos saber.

*colaborou Edilson Salgueiro Jr.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]