i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

E se a gente já fizesse o impeachment junto com a eleição?

A definição de democracia para o brasileiro é “se der errado, a gente tira”.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 22/01/2021 11:46
E se a gente já fizesse o impeachment junto com a eleição?
| Foto: Evaristo Sá/AFP

Sabe o adolescente que cresceu sem ouvir um não? Aquele que atravessou os anos com os pais arrumando desculpas para tudo de errado que ele faz, ameaçando professora que deu nota vermelha, processando a escola quando repete de ano ou é expulso, ganhando tudo o que pede, quebrando celular e recebendo outro no mesmo dia. Então, esse é o eleitorado brasileiro. Agora, novamente, a gente acha que comprar mais um celular para o menino será suficiente para que ele fique feliz e passe a ser uma pessoa decente.

Eu defendo que a gente já faça eleição e impeachment ao mesmo tempo. Daí a gente continua escolhendo candidato a presidente do Brasil como se fosse votação do BBB ou duelo de repentista e depois tira porque não deu certo. Quem diria que esse candidato tão bom em irritar meu cunhado chato iria se embananar a ponto de ter gente pedindo impeachment, né? Isso mesmo, presidente da República serve para você mitar no seu grupo de whatsapp, se dizer feminista ou ser lindo. Não é para governar não.

Já disse mais de uma vez, aliás quase diariamente porque sou chata, que sou a favor de um psicotécnico. Aliás, psicotécnico que já deveria ter sido feito há muito tempo, desde quando o PT passava a mão na cabeça do deputado que defendia da tribuna o fuzilamento público do presidente Fernando Henrique Cardoso e de mais um ministro. Quem poderia imaginar que uma pessoa com esse perfil e que, depois de trocentos mandatos, jamais relatou um único projeto de lei, iria ter dificuldades para pegar no pesado e colocar o Brasil acima dos próprios caprichos? Ninguém, impossível de prever.

Quem imaginaria que uma novata no PT, vinda do PDT e empurrada goela abaixo das diversas correntes ideológicas do partido iria ter problemas para governar depois de rachar com Lula para concorrer à reeleição? Impossível, gente. Afinal, ela é uma mulher e é importante ter mulheres na presidência. Todo mundo gritava que fascistas e machistas não passarão. Ela sempre foi contra os neoliberais. Como prever que a chapa poderia esquentar com a economia cambaleando se, por capricho, ela resolvesse rachar com o ex-presidente Lula?

Também não era possível para um adulto prever que daria errado colocar na presidência um jovem sem base política nacional, com um partido muito pequeno, vindo de um Estado com pouquíssimos deputados e dono de um discurso agressivo na hora em que precisávamos de união para a transição democrática? Gente, ele tinha "aquilo roxo", andava de jet ski, dançou com a primeira dama na festa de 15 anos dela e ia tirar todos os marajás do universo. E não tinha muita escolha entre os outros 53 candidatos, fazer o quê, né?

A relação do brasileiro com eleição é exatamente a mesma que a Gretchen tem com o casamento. Aliás, desejo a ela que finalmente acerte o passo nessa 18a união, que eu tive o prazer de assistir ao vivo no YouTube. Talvez ela tenha até mais chance de acertar do que o eleitor brasileiro de acertar em 2022. Seria bom se, com a vacina, distribuíssemos também uma dose de vergonha na cara.

Qual o evento que marcou a primeira geração a viver na democracia após 1988? Os caras pintadas que pediram o impeachment de Fernando Collor de Mello. Democracia, para o brasileiro, pode ser resumida em "se der errado a gente tira". Colocamos 4 pessoas sem capacete numa moto em alta velocidade na estrada, conscientes do que estamos fazendo, daí tem um acidente. Nossa, que decepção, né? Quem poderia imaginar um acidente nessas circunstâncias?

O motorista da moto, que teve essa ideia brilhante, sobrevive. Os outros três também, felizmente. Ficam machucados, passam um tempo internados, mas sobrevivem. Estão todos convencidos de que a culpa é da fábrica da moto. Agora só vão comprar moto da concorrência. Amigos, parentes e colegas de trabalho concordam. Começam a fazer um enorme movimento em defesa da vida contra aquela marca de moto assassina. Todos sentem-se heróis.

Gostaria demais de encontrar um jeito de convencer o Comitê Olímpico a incluir vitimismo entre os esportes oficiais. Além do judô, seria uma outra medalha certa para o Brasil todos os anos. É uma vergonha para nós que de 5 presidentes eleitos, 2 tenham sofrido impeachment, um tenha ido parar na cadeia e agora se fala em impeachment de mais um. Mas todo mundo é vítima porque o erro é sempre do outro lado.

É um país que se faz de sonso depois de tomar todos os piores tipos de decisão. A responsabilidade não é só dos políticos, dos privilégios, dos conchavos. Também é nossa. O resultado das nossas escolhas coletivas tem sido invariavelmente algo que prejudica todo o país. E depois queremos nos sentir heróis em vez de assumir as consequências. Não falo aqui do caso específico de Jair Bolsonaro e nem se há ou não elementos para impeachment. Falo de nós, cidadãos. Há algo de muito errado na forma como escolhemos e precisamos pensar nisso com muita seriedade.

Agora começou o festival de gente sonsa nas redes sociais. Tem o povo que ainda está discutindo se era impeachment ou golpe. Outros perseguem tudo quanto é mulher jornalista com a frase "uma escolha muito difícil". Minha experiência mais gratificante é com os colegos jornalistos que nunca vão me ler e assistem meus vídeos no mudo para finalidades não informativas perguntando: "em quem você votou mesmo?". Sim, na fantasia deles, eu sou ou fui bolsonarista.

Um dia antes da posse do presidente Bolsonaro, fiz esse vídeo acima. Para quê? Descobri que é um sacrilégio perguntar a alguém eleito para governar um país se ele vai trabalhar ou não. A equipe de transição nem sabia que precisava fazer o orçamento do ano seguinte e submeter à aprovação do Congresso. Contava que o Congresso tinha um orçamento e eles mudavam como queriam após a posse. Nem em barraca de cachorro quente se admite para a função alguém que nem sabe qual é a função. Mas a gente sim.

Houve uma enxurrada de xingamentos, ameaças de morte e campanhas pela minha demissão quando eu ousava perguntar se o brilhante mago da Faria Lima ia fazer o serviço dele ou só ficar mitando em entrevistas. Talvez eu não saiba que é crime no Brasil achar que governo tem de colocar o povo em primeiro lugar em vez do ego invariavelmente superestimado dos nossos políticos.

Infelizmente estamos plantando o que colhemos, todos nós. Para colher outra coisa, vamos ter de aprender juntos a plantar outro tipo de semente. Ou, sei lá, a gente pode pedir para a mãe da gente ir gritar com a professora e falar que a nota vermelha está errada porque a gente foi bem na prova.

47 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 47 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • F

    fernando jorge da silva fogageiro

    25/01/2021 13:25:55

    È fato. Quem mora em condomínio sabe a dificuldade na hora da eleição do síndico. Sem contar a quantidade de procurações que surgem do nada. Ampliando para o estado, vejam a situação do RJ. Quem não está na cadeia.......ainda? Vergonha. Vejam os políticos cariocas colocados no congresso!!!!Jean Willis. São Paulo com Tiririca...parece que estamos brincando...não, estamos brincando.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      RejaneMREGO

      24/01/2021 15:51:20

      Ótima reflexão! Pena que não há a compreensão, na maioria das vezes, que trata-se de uma reflexão conceitual, mesmo que contextualizada como maneira de melhor ser explicada. Aí descamba-se para uma "fulanização" que estraga tudo e não leva a nada... uma pena..

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • R

        Regina Célia Baldin

        23/01/2021 20:29:27

        Incrível, parece-me que leram e não entenderam. A jornalista está se dirigindo a cada um em particular para que revejam a sua maneira de agir ao elegerem porcarias uma atrás da outra. Ela não posicionou-se contra nenhum desses pelegos horrorosos que habitam os "palácios". Este país não tem identidade e as pessoas também não. A falta de educação é flagrante!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          Douglas dias

          23/01/2021 13:42:15

          Madeleine me bloqueou no Twitter (@diasdougfotos). Nunca fui desrespeitoso nos meus comentários sobre os artigos/programasTV da jornalista. A opinião de dela sobre Bolsonaro desconsidera o temperamento do Presidente, algo que todos nós trazemos da nossa genética, não há como uma pessoa se desvencilhar do temperamento na maneira de se comunicar. Convivemos na família, na escola, na igreja, no trabalho com gente com "temperamento colérico" (na classificação de Hipócrates) , como de Bolsonaro, e os elegemos porque são pessoas exigidas pelo momento que o país atravessa.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            José

            23/01/2021 2:05:20

            Essa tal de Madeleine é ridícula, estapafúrdia e grotesca, além de incapacitada. Alguém já viu impeachment junto com eleição? Só nessa cabecinha de vento que isso é possível. Pe Como diz Fernando Henrique Cardoso: Pedir impeachment de Presidente que tem acima de 25 por cento de aprovação é inviável. Os Presidentes das casas Legislativas jamais colocarão em Assembléia o Impeachment porque são mais inteligentes que a escritora, pois sabem que não tem votos para isso em nenhuma das duas casas. Talvez até a Madeleine saiba disso, mas pela falta de criatividade para escrever sobre outro assunto, pimba, vai esse mesmo. Temos que rir de pessoas assim.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • R

              Renata de Paula Xavier Moro

              23/01/2021 1:48:21

              O PT também sempre reclamou muito da mídia, queria até regulamentar. Todo governante reclama. E Bolsonaro ajuda muito seus detratores e inimigos, não ficando de boca fechada. Vive dando pretexto pros histéricos a favor e contra. Ele próprio não se ajuda.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • G

                GLH

                23/01/2021 1:47:59

                Madeleine, voce escreve muito bem mas não sei se vc se faz de burra ou se é burra mesmo. Ninguém votou no Bolsonaro porque ele apresentou um bom programa de governo ou por sua competência comprovada em governar. Ele foi eleito pois ele era a nossa única opção naquele momento, e o impeachment do atual PR nada mais é que uma campanha orquestrada pela mídia e não uma vontade do povo. Quem parece ter problemas de maturidade e total falta de responsabilidade são vcs da mídia e não o povo eleitor que já não aguenta mais ser feito de trouxa por tanta gente.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • T

                  Tupinambá

                  23/01/2021 1:35:23

                  A colunista faz uma ótima retrospectiva, mas esquece que o atual presidente rema contra uma grande mídia que distorce os fatos em prol de uma narrativa enviesada. Sua equipe ministerial tem feitos que não são devidamente divulgados. Isso não pode ser comparado com seus antecessores! Saia um pouco de sua bolha e enxergue melhor as adjacências!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    MARTINI

                    22/01/2021 23:32:06

                    A nível federal, votamos errado não só para presidente. Somos “ecléticos” na nossa “democracia”. E justamente o pior instituto POLÍTICO americano, o do impeachment, foi adotado no Brasil. E agora é o maior fator de instabilidade de governos sucessivos. Nosso processo de impeachment deve ser “abrasileirado” – como no parlamentarismo, deveria contar com a queda do presidente e do CONGRESSO, marcando-se novas ELEIÇÕES GERAIS. Talvez acertemos no presidente e Congresso com base de sustentação do Governo, dando GOVERNABILIDADE AO PAÍS. Não podemos ficar nas mãos de GOLPISTAS.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • J

                      José

                      23/01/2021 2:36:34

                      Temos que rir de quem fala em impeachment. Os dois Presidentes da casas Legislativas já disseram que não existe votos no plenário para impeachment. Eu até gostaria que pusessem em votação o impeachment e o resultado da votação fosse, e seria, insuficiente para tal. Já imaginou a vergonha que passariam aqueles que querem o impeachment. Os Presidentes da Câmara e do Senado podem ser até contra o Presidente, mas não sao burros, sabem que Presidente com apoio popular não tem como pedir o impeachment. Os que querem impeachment é a imprensa para quem a teta secou, os esquerdistas que não de confirmam de ter perdido a eleição e não poderem mais roubar e aqueles que gostam de ladrão.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • L

                    LSB

                    22/01/2021 23:28:41

                    Madeleine, você está totalmente correta quando aponta como um de nossos grandes vícios o casuísmo! No entanto, o problema como um todo é muito mais complexo do “birrinha de crianças” para irritar o “cunhado” (ou falta de psicotécnico!! Aliás, isso nem pode ser proposta séria... do mesmo “naipe”, teve um conhecido que saiu candidato propondo acabar com eleições e nomear legisladores por meio de concurso...). Há a questão do legislativo e o sistema proporcional (como comentaristas abaixo lembraram e vc concordou); há a questão da centralização legislativa/política (CN legisla até “regra de condomínio”), o que implode qq linha programática/ideológica possível para qq partido... (continua)...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    6 Respostas
                    • G

                      Gilberto Nascimento

                      23/01/2021 1:29:48

                      Não há "plano"? Bom, repare que todo governo que entra, seja de direita ou de esquerda, ou o que for, faz sempre uma reforma da previdência. Então, creio que os tais "planos" já estão traçados por alguém. Que está somente à espera de algum eleito que consiga levá-los adiante. Não importa quem seja. Importa que faça. E esse "alguém", desconfio, não é o eleitor.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • L

                      LSB

                      23/01/2021 0:22:30

                      ... não ajuda nada que entre a população c/ nível superior é baixíssima a proporção daqueles habilitados em “hard sciences” e afins (tecnologias, ciência aplicada, economia/produção; etc); bem como também atrapalha a má formação em “Humanas” destes últimos e os vieses progressistas/ideologização naqueles que deveriam ser “especialistas” nesse área (o que os levam não à “busca da verdade”, mas sim a moldar o mundo segundo suas visões políticas).

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • L

                      LSB

                      23/01/2021 0:09:54

                      Precisamos aceitar que o debate é uma luta legítima ATÉ mesmo para que possamos conseguir separar o joio do trigo (ou seja, quem é o combatente duro, mas honesto, daquele que só agride, xinga, calunia, etc.). Se continuarmos a nos “indignar” com a divergência “dura” (dizendo ser ofensiva; isolando o “polêmico”; forjando falsos consensos com conceitos e assertivas vagas e ambíguas), acabamos misturando e confundindo os intelectualmente honestos dos que não são, e continuaremos a nos auto iludir e não chegar a lugar algum (continuaremos a derrapar sem sair do lugar). Por fim...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • L

                      LSB

                      23/01/2021 0:20:18

                      Para concluir (pois tentar articular um “ensaio” em comentários de 700 caracteres é ph...), o brasileiro nunca soube debater. Consideramos a divergência uma ofensa pessoal e, daí, confundimos o debate “duro” e “combativo” com “agressão e ofensa”. Na prática, o xingamento puro e simples se confunde com um “você está errado” bem fundamentado! Assim, nossos debates OU acabam em briga OU tornam-se um convescote de autoelogios!! Precisamos aceitar o debate duro com combatentes tentando “nocautear” o adversário (dentro das regras, ou seja, com argumentação); precisamos aceitar q haja vencedores e perdedores (e não fazermos de tudo para chegarmos a falsos consensos vagos)... (continua)...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • L

                      LSB

                      23/01/2021 0:20:57

                      O q precisamos é rumo! O q é muito diferente! Não há como ter um “plano” de desenvolvimento do Brasil (muito grande; muito diverso e o “objetivo” - desenvolvimento - muito vago/amplo). Precisamos ter um rumo (esse ponto é mais “teórico” mesmo e é aqui q precisamos melhorar o debate - ou melhor, iniciá-lo). Planos são p/ -qdo seguindo no rumo definido- os “problemas” aparecem. EXEMPLO: não precisamos de um plano/projeto de reforma eleitoral; precisamos um rumo: o que queremos? Quais são os problemas? Quais as opções disponíveis (prós/contras)? O resultado desse debate não é um projeto, é um rumo! Um norte! Projeto/plano vem depois: uma vez razoavelmente definido o rumo, fazemos o “projeto”..

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • L

                      LSB

                      22/01/2021 23:39:15

                      Há a uma visão “positivista” na sociedade brasileira que nos empurra para falsas soluções; por exemplo, há uma verdadeira obsessão por uma “bala de prata” que chamam de “Plano Nacional” - mas poderia se chamar “pedra filosofal” (e q vc mesmo reclama por ele no seu texto e critica por Bolso não apresentá-lo). Para começar, nem se sabe o que é plano (acreditamos q é um “plano” um conjunto de declamações q são, de fato, desejos, objetivos, sonhos, platitudes, lugares comuns, slogans, obviedades, critérios, etc etc etc. Plano, plano é outra coisa..). E que até por ser outra coisa, ele não tem como ser essa coisa “abrangente” q sempre imaginamos existir: planos são localizados (continua)

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Arno Winter

                    22/01/2021 23:24:21

                    O texto é inteligente e bem elaborado, mas mesmo assim, votei e votarei no Bolsonaro se ele for candidato em 2022. Farei mais. Sairei a pedir votos a amigos, conhecidos e desconhecidos. No seu texto Madeleine faltou apontar quem voce queria em 2018 e quem voce quer em 2022. Moro ?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Marcos

                      22/01/2021 23:18:58

                      Vc se espanta com fato do atual Presidente não ter um plano de governo, até concordo. Mas vc poderia, por favor, nós brindar com os planos de governo dos antecessores dele, ou ainda com os planos de governo dos governadores (pode escolher os Estados) e de prefeitos de grandes cidades(tbm livre escolha). Agradeço a gentileza.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • P

                        Paulo

                        22/01/2021 22:59:09

                        Eu via o Brasil em 2018 como um paciente com hemorragia. E o médico de plantão é quem vai estancar a hemorragia. Depois se busca o especialista para saber de onde vem a hemorragia e curar o paciente. Bolsonaro era único com possibilidades de vencer a eleição e estancar a hemorragia (roubalheira). Se vamos conseguir não sei mas nas próximas eleições podemos ver se este especialista vai ser candidato. Aí podemos eleger o cara. Mas como os nossos políticos são todos cafajestes, não sei se vamos conseguir.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • G

                          Gilberto Nascimento

                          22/01/2021 23:32:57

                          Em 89 a argumentação foi muito parecida. O paciente "estava em hemorragia". Aliás, em 89 o paciente estava muito pior do que em 2018, não sei se você lembra ou era nascido. Aí puseram o cara que só tinha uma bala na agulha pra matar o tigre. E, ninguém pode negar, ele deu o tiro. Adivinhe se estancou a hemorragia ou se ela só foi resolvida depois de um belo impeachment.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Martinho

                        22/01/2021 21:47:16

                        Uma boa área para a autora seria tentar ver efetivamente quantos deputados/senadores foram eleitos pela população versus quantos estão lá devido ao nosso sistema absurdo de eleição de vereadores, deputados e senadores. Se tivéssemos um legislativo efetivamente escolhido pelo povo...poderíamos errar tb...mas a bagunça seria bem menor...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • L

                          LSB

                          22/01/2021 23:19:24

                          Quase 500 deputados não atingiram o coeficiente eleitoral. Foram eleitos com a distribuição de votos pelo sistema proporcional (ps: vi na imprensa o número de 497 logo após as eleições; depois vi a citação de 487. Enfim, não sei ao certo, mas são praticamente todos).

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • G

                          Gilberto Nascimento

                          22/01/2021 22:54:42

                          Senadores são eleitos pelo sistema majoritário. Já o sistema proporcional, concordo. É um pé no _saco_.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • J

                        JOÃOT

                        22/01/2021 21:39:26

                        Uma sugestão para a Madeleine: em 2022, antes de votar, consulte sua "bola de cristal"

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          renato mello

                          22/01/2021 22:00:49

                          Madaleine, terminado segundo turno das eleições em 2018 sobraram três opções a nós, eleitores: 1 a omissão (votar branco ou nulo, não aparecer para votar), 2 - a incompetência com a corrupção instalada no Palácio do Planalto e, 3-o desconhecido que era o Bolsonaro. Optei pela terceira. Não sabia o que aconteceria mas vou ser sincero, fico feliz de abrir o aplicativo da Gazeta e não deparar com notícias de corrupção no Governo Federal. Depois de 2 anos descobri que o presidente não tem um plano de governo e não sabe governar, mas digo que se no segundo turno das eleições de 2022 Bolsonaro disputar com qualquer candidato de esquerda ou o Doria continuarei votando nele. É a vida.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Aquiles Pablo Rocha Santana

                            22/01/2021 21:21:08

                            Parabéns você sempre imparcial nos seus comentários

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Roberto Silva Cruz

                              22/01/2021 21:06:15

                              Meu voto é de Bolsonaro em 2022.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • F

                                F.H.O

                                22/01/2021 21:08:10

                                Esse comentário foi removido pelo usuário

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • F

                              F.H.O

                              22/01/2021 21:01:58

                              O impeachment é algo engraçado... porque para que ocorra, precisa que haja a vontade da maioria, incluindo o povo. Existe motivação jurídica pra tirar Bolsonaro? Pouco importa se não há apoio suficiente para ocorrer o impeachment.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • M

                                MARTINI

                                22/01/2021 23:44:15

                                Impeachment tem sustentação exclusivamente POLÍTICA. Não se trata de PROCESSO JURÍDICO - difícil de aceitar, não? Eleitores em VOTAÇÃO DIRETA escolhe seu presidente e CONGRESSO o depõe...e justamente no Brasil que congressistas pouco se importam com seus eleitores com a certeza que vão aplicar o XAVECO na próxima CAMPANHA ELEITORAL...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Marcus Pinheiro Machado

                              22/01/2021 20:38:32

                              AINDA ASSIM É TARDE

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Miguel

                                22/01/2021 20:22:59

                                Gostei da reflexão!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Antonio Muller

                                  22/01/2021 20:11:55

                                  Se estiver se referindo ao impeachment de ministros do STF, concordo. Impeachment do PR porque ele nunca fez e não faz parte do establishment, eu sou completamente contra. Não cometeu nenhum crime. Aliás é o único PR que tem a mídia progressista atirando pedra desde que assumiu, o único que conspiram o tempo todo para afastá-lo, o único que não teve um dia de sossego desde que assumiu e que tem todos os avanços e obras ocultados dos notíciários, sem falar das calúnias e difamações que sofre diariamente. Ah, ele tem uma fala que não agrada? Fiquem com o pervertido do FHC então. Ou com a fala de botequeiro do Lula. Se não enxergam tudo isso, francamente, possuem cegueira mental!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • J

                                    João Martins Donizete

                                    23/01/2021 1:19:59

                                    Antônio. Faço a suas as minhas palavras. A articulista disse que não votou no Bolsonaro. Ok. Tá no direito dela. Restou 2 opções: ou ela anulou o voto ou votou no poste. Ou será que no primeiro turno ela votou no Cirão cangaceiro? Quanto ao impeachment é uma bolha da imprensa militante plantando fake e trama para ver se povo caí na balela de genocida e outros delírios. Deixar de impichar unzinho daqueles ministrinhos do STF realmente mostra uma disfunção que não é culpa do Bolsanaro.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • H

                                  HENRIQUE ARANTES

                                  22/01/2021 20:09:54

                                  Não discordo. Acho seu diagnóstico muito pertinente. Só acrescentaria q essa obsessão com presidentes é parte do problema. Uma coisa interessante q o atual mandato está fazendo é expor q o presidente não manda tanto quanto se imagina. Se bobear as eleições legislativas são até mais importantes, mas são relegadas ao segundo plano. Não são espetaculares. E isso não é por simples acaso. Há método nisso. O "x" da questão é q de democracia esse país só tem alguns elementos, não é uma democracia de fato. O resto é circo pra distrair e ocupar a "moçada" com gritaria inútil.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • M

                                    Madeleine Lacsko

                                    22/01/2021 20:18:57

                                    Ponto importantíssimo!!! Dar atenção ao Legislativo é fundamental para nós.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • G

                                  GLH

                                  23/01/2021 1:28:30

                                  Esse comentário foi removido pelo usuário

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • H

                                    Hamilton Lima Wagner

                                    22/01/2021 19:53:33

                                    Parabéns a jornalista, a análise está coerente com a nossa história atual e com o perfil médio da nossa população. É preciso um amadurecimento da sociedade.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Eden Lopes Feldman

                                      22/01/2021 19:52:31

                                      Concordo com a colunista, mas acrescento que o que temos no Brasil é uma polarização muito forte em termos de ideologia política. E acredito que devemos deixar de ver o lado pessoal dos políticos, e nos preocupar com atuação. O fato é que neste governo temos uma grande participação de técnicos, e pelo menos até agora não vemos indícios de corrupção a nível federal. Se Bolsonaro é rude, fala agressivamente isto não me interessa. Isto só incomoda os chamados "politicamente corretos". Que são os progressistas que apoiaram governos corruptos e elegem líderes patrimonialistas . Quero ver resultados, não campanhas publicitárias. E exemplifico que este é o único governo que baixou a taxa SELIC.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • M

                                        MARTINI

                                        22/01/2021 23:56:01

                                        Achei interessante sua análise das "falas de Bolsonaro". Militar é de voz de comando, sempre com poucas palavras que a TROPA entenda. Poucos são oradores que de preferencia estão entre os advogados. Quem votou em Bolsonaro esperando frases LAPIDARES cometeu o maior erro possível.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Cético

                                      22/01/2021 19:15:50

                                      Enquanto houver reeleição para o legislativo e o executivo, será essa @#$%. Também o 5° constitucional no judiciário é uma excrescência, e o país não avança.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        MARCOS GREGORIO BORGES

                                        22/01/2021 18:40:16

                                        Artigo muito bom!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          João Teixeira Pires

                                          22/01/2021 18:31:21

                                          Também me pergunto como estamos conseguindo eleger figuras tão despreparadas para exercer o cargo maior no país? É assim mesmo na democracia? Ao fazer uma retrospectiva, constato que tivemos algumas escolhas razoáveis, como Alckmin e Serra, mas preferimos eleger Lula e Dilma... Se não fosse Bolsonaro, seria Haddad - que era Lula, dito por ele mesmo. Resumindo: as candidaturas já não são boas e, aqui, entra nosso sistema político que geram essas figuras para concorrer. Pois é.... não viverei para ver uma alteração neste cenário....

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • S

                                            Spartacus

                                            22/01/2021 18:30:22

                                            Um povo de m""** só pode, com raríssimas exceções como Bolsonaro eleger candidatos com o mesmo viés. Agora uma coisa é certa. Está fazendo muita falta um psicotécnico para os membros do STF especialmente para o Careca, o Beiçola,o Frankenstein e o Novato

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • G

                                              Gilberto Nascimento

                                              22/01/2021 15:39:36

                                              QUANDO da campanha da Dilma, martelava-se muito no fato de que a "coração valente" havia sido torturada. É uma peninha. Mas ter sido torturado não qualifica ninguém a administrar NADA. No caso do Bozo, ele teve um cabo eleitoral decisivo que foi o Bispo. A facada, ninguém tenha dúvida, impulsionou muito a campanha do MITO, que passou a posar de "vítima da esquerda". Novamente, o fato de alguém ter levado uma facada que quase o levou à morte é uma peninha. Mas, novamente, isso não qualifica ninguém a administrar NADA. Sendo assim, parem de ter peninha dos políticos. E passem a ter peninha de si próprios.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • J

                                                José

                                                28/01/2021 2:48:43

                                                Dizer que o Bolsonaro ganhou só porque tomou a facada é desculpa esfarrapada. Pegue a pesquisa da véspera da facada do Data Folha que é o inimigo do Bolsonaro e veja a diferença de percentuais de votos entre ele e todos os candidatos. Ele já estava disparado na frente e foi a primeira vez que a imprensa e os institutos de pesquisa divulgaram que ele ganharia a eleição no segundo turno qualquer que fosse o cincorrente. Dizer que ele ganhou a eleição só porque tomou uma facada me perdoe, mas é coisa de principiante em análise política.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.