• Carregando...
Protesto na Costa Rica contra as eleições na Nicarágua, com manifestantes (ao centro) usando máscaras representando o ditador Daniel Ortega e sua esposa, a vice Rosario Murillo
Protesto na Costa Rica contra as eleições na Nicarágua, com manifestantes (ao centro) usando máscaras representando o ditador Daniel Ortega e sua esposa, a vice Rosario Murillo| Foto: EFE/Jeffrey Arguedas

O PT soube construir um Lulinha Paz e Amor, o Lula "o cara" e outras versões, mas não consegue segurar o PCO que bate forte no coração. Vira e mexe, o momento "fora, Yankees" e o espírito mais cubano que o de Fidel Castro acabam escapando. Foi assim com a "eleição" de Daniel Ortega na Nicarágua no último domingo. Acabou escapando.

A presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, foi rápida na reação. Lula estava negociando com os tucanos da velha guarda, remanescentes da época em que o PSDB era um grande partido, uma composição para enfrentar Jair Bolsonaro e tomar o pedaço da centro direita que está na mira de Ciro Gomes, agora fragilizado. Que timing bom para dar parabéns ao banho de sangue de Daniel Ortega para garantir o poder, né?

A tal carta foi apagada do site e sobre ela você pode saber mais neste editorial da Gazeta do Povo. O artigo é sobre o que continua no site porque não deu tanto problema e é decisivo para entender o que é chamado de "democracia" no vocabulário do PT. Esqueça tudo o que você aprendeu sobre essa palavra. Democrata é quem ama o Lula. Criticou o Lula? Fascista. Usando esse critério, você verá que não há nenhuma incoerência.

Tempos atrás, fiz um artigo mostrando todo mundo que o PT já disse que é fascista. Bolsonaro é ou não fascista? Depende. Quando apoiou a candidatura de segundo turno de Lula contra Fernando Henrique em 2002, era só um pouco desbocado. Agora não há a menor dúvida de que é mais fascista do que o próprio Mussolini. Para o petismo, até Marina Silva é fascista. Sério. Confiram no artigo.

Não sei que mágica o PT vai ter de fazer para desfascistizar os tucanos paulistas. Geraldo Alckmin foi chamado de fascista durante anos. José Serra foi comparado a Hitler e apareceu em inúmeras charges com suásticas. Fernando Henrique? Fascista também. Agora estão todos conversando com Lula de olho em 2022. Teriam sido iluminados pela força do bem, como já ocorreu com Paulo Maluf, José Sarney e Antonio Carlos Magalhães? Muito possível.

Sabe o que não é possível? Chamar o Daniel Ortega de fascista. Daí já é demais. Dizer que é ditador então? Nem de jeito nenhum. Aliás, o Maduro é ditador? Para o PT é democrata (pessoa que gosta demais do Lula). Fidel Castro era um ditador? Claro que não, era evidentemente um democrata (pessoa que gosta do Lula do fundo do coração). Se a última nota sobre o ditador da Nicarágua foi apagada, muitas outras ficaram. Vamos conferir.

Em 2018, a brasileira Rayneia Gabrielle foi assassinada em um tiroteio promovido pelas forças de segurança do ditador Daniel Ortega, que pratica terrorismo de Estado desde que retomou o poder em 2007. Reparem na dureza e revolta contra um assassinato tão brutal expressada pela nota do PT:

Nota sobre a morte da estudante brasileira Rayneia Gabrielle na Nicarágua
O Partido dos Trabalhadores (PT), através de sua Secretaria de Relações Internacionais, presta sua solidariedade à família e aos amigos da estudante brasileira, Rayneia Gabrielle, morta na Nicarágua e solicitamos às autoridades nicaraguenses a pronta apuração dos fatos que cercam este crime que vitimou uma jovem que nada tinha a ver com os conflitos locais.
Condenamos a violência onde quer que ocorra e renovamos nosso apelo pela restauração da paz na Nicarágua por meio da retomada da mesa de negociação já instalada, entre governo e oposição e sem pré-condições.
A paz e a reconciliação da sociedade nicaraguense somente será alcançada por meio do diálogo político entre governo e oposição sem ingerências externas. Conclamamos estes dois atores a cessar a violência e que as mortes lamentavelmente ocorridas até o momento sejam devidamente apuradas pela Comissão Nacional de Verdade, Justiça e Paz.
Mônica Valente
Secretária de Relações Internacionais

Apenas a título de comparação sobre o nível de indignação, vejamos as reações de petistas quando surgiu um boato de que Marina Silva iria convidar procuradores da Lava Jato para concorrer a cargos políticos pela Rede:

No site do PT descobri a prova cabal de que Daniel Ortega é um democrata legítimo. Em primeiro lugar, ele adora Lula, o que já seria suficiente. Em segundo lugar, ele usa a palavra "presidentA". Em terceiro lugar, uma descoberta que realmente me deixou arrepiada: é adepto do gênero neutro. Substitui letras por arrobas. Obviamente é democrata. Pouco importa que inundou o país de sangue para manter-se no poder e que todas as democracias do mundo digam que as eleições foram fraudadas.

| Cesar Perez

Há dezenas de trocas de gentilezas entre o PT, Lula, Dilma e o casal Daniel Ortega e Rosario Murillo, presidente e vice da ditadura da Nicarágua. A Revolução Sandinista, que levou Ortega ao poder pela primeira vez, foi homenageada recentemente pelo PT na Câmara dos Deputados. A felicitação pela última eleição fraudada do ditador Daniel Ortega, em 2016, continua no ar. Talvez tenham se arrependido também mas esquecido de tirar do site. Vai saber, né?

O documento mais interessante, no entanto, é essa carta emocionante e em gênero neutro de Daniel Ortega e Rosario Murillo a Lula quando ele foi preso. Quem diria que esses dois seriam capazes de prender todos os seus opositores para simular uma eleição? Merecem um Oscar.

Manágua, 5 de abril de 2018

Companheiro
Luiz Inácio Lula da Silva
Em mãos

Prezado irmão Lula:

Conhecemos você batalhando em prisões, greves de fome, com @s Trabalhador@s desse imenso Brasil que você representa, para Inspiração e Orgulho de todo Nosso Caribe-América.

Nós o conhecemos e admiramos em todas as etapas dessas magníficas batalhas que travou, como a alma de nossos povos que crescem, você é gigantesco, defendendo nossos direitos ancestrais e atuais à liberdade, ao patrimônio, ao trabalho, à justiça, para a democracia e para a paz.

Prezado irmão Lula:

Em todos os momentos da sua Vida você tem se destacado como Símbolo do que nossos Povos podem alcançar, com Determinação, Dignidade e Coragem, porque o Direito à Vida, ao Bem-Estar e o Desenvolvimento nos auxiliam.

Nas circunstâncias atuais, sua Figura sai maior de todas as batalhas e todas as vitórias. Não esquecemos a sua empolgação por ser eleito Presidente do Povo Brasileiro pela primeira vez. Não esquecemos a sua eloqüência em todas as fases de luta. Não esquecemos a sua presença em todos os Fóruns e Eventos Internacionais em que tem falado como Povo, como Trabalhador e como Estadista, integrando todas as funções na exigência inabalável e digna de uma Vida Justa e Boa para Tod@s.

Com Fidel, com Chávez, Comandantes Eternos, convosco, e com todos os Grandes, Heróis, Próceres, Líderes e Bandeiras Brilhantes destas Terras Sagradas, vibramos hoje, reconhecendo os Caminhos Vindouros, difíceis, mas Caminhos de Vitórias que devemos construir com a Coragem que nos caracteriza a tod@s, cada dia.

Irmão Lula:

Os Guardiães dos interesses imperiais e oligárquicos se manifestaram contra você, mas suas decisões alimentam ainda mais o Fogo Libertador de nossos Povos, aos quais você pertence e inspirará, como Referência Gloriosa destes Novos Tempos, difíceis, desafiadores, complexos, mas que chamam à ação. Porque elevam os Coros e Sinfonias, os Ritmos, os Tambores, os Atabales e os Tímpanos das nossas Poderosas Culturas, que vibram exigindo Pátria, Dignidade, Liberdade, Equidade, Fraternidade e Felicidade Merecida.

Lula, com sua Força fenomenal contamos para as próximas Batalhas!

Um abraço fraternal, sempre em frente, sempre além,

Daniel Ortega Saavedra Rosario Murillo

Foi muito chato o pessoal sair assim cancelando o PT só porque chama todo mundo de fascista mas diz que o Daniel Ortega é democrata. O pessoal também implica com qualquer coisinha, tá louco. Deixa o ditador da Nicarágua arrumar briga com o Lula para ver se ele não vira ditador fascista #EleNão na hora. E sorte do PT que o povo não fuça muito as coisas. É só mandar apagar a nota de agora e parece que ninguém no partido nunca ouviu falar de Ortega ou Nicarágua. Preciso aprender essas coisas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]