• Carregando...
Guia prático: cuide da sua saúde mental em tempos de coronavírus
| Foto:

Diante de uma pandemia viral que se espalha rapidamente pelo ar tudo pára. Temos medo da doença, do desconhecido, do destino das pessoas que amamos, de não ter aproveitado o suficiente quando éramos felizes e não sabíamos. Mas quase todas as informações ignoram o tanto que a nossa saúde mental influi nas nossas decisões cotidianas. Pessoas em pânico ou desesperadas não saberão tomar as medidas necessárias para conter o avanço de um vírus tão contagioso. Cuidar da saúde mental é importante, sobretudo neste momento.

Além das incertezas relacionadas à pandemia em si, temos uma nova dinâmica de convivência com a família, escolas fechadas, crianças em casa, muita gente em home-office, casais tendo de conviver o dia todo, o tempo inteiro, enquanto trabalham com as crianças em casa. É preciso dar atenção à saúde mental. O Instituto Vita Alere, especializado em saúde mental e prevenção do suicídio, elaborou, com informações de diversas publicações científicas, um manual simples para cuidar do equilíbrio psicológico neste momento.

A primeira coisa é ter em mente a questão da TEMPORALIDADE: "isso vai passar e temos necessidade de planejar o AGORA, como posso lidar e o que posso fazer de melhor com o que tenho disponível agora e diante do que PODE ACONTECER. Então tome as providências necessárias e se cuide, isso refletirá no coletivo" - aconselha a CEO e responsável técnica do Instituto Vita Alere, psicóloga Karen Scavacini.

A questão do coletivo é muito importante. Precisamos lembrar que, numa situação como esta, estamos todos no mesmo barco e os cuidados individuais que tomamos afetam toda a sociedade. Vamos agora às 9 dicas de ouro para você incluir na sua rotina, elaboradas pelo Instituto Vita Alere:

1. Cuidado com o excesso de informações - Tente não ficar conectado o tempo todo com as notícias, isso aumenta a sensação de incertezas e eleva as preocupações. Se perceber que isso te deixa mal, dê um tempo e vá ver ou fazer coisas em casa ou na internet que gerem bem estar. Filtre a quantidade e qualidade das informações que recebe e se possível, partilhe histórias positivas.

2. Cuide do seu corpo - Tente praticar exercícios e se alimentar de forma saudável. Relaxar, praticar meditação e alongamento, além de evitar o abuso de álcool ou drogas fazem diferença na saúde física e mental.

3. Faça coisas de que gosta - Ouvir uma boa música, fazer um curso online, ler aquele livro esquecido ou assistir aquela série que te recomendaram, aproveite o tempo disponível para isso.

4. Pratique a resiliência - Tente perceber o que pode aprender com tudo o que está passando, olhe a situação de forma realista sem entrar em pânico. Descubra qual o seu melhor jeito de passar por tudo e lembre-se que isso não durará para sempre.

5. Aproveite para colocar as coisas em ordem - Sabe aquela arrumação de armário, de arquivos e fotos do computador, de emails da caixa postal ou cuidar das plantas da casa? Aproveite o tempo e faça coisas que possam ocupar e relaxar a sua mente.

6. Tente estabelecer uma rotina - Tente fazer as coisas nos mesmos horários, criando uma rotina de trabalho e autocuidado, isso ajudará o dia a acontecer de um jeito mais organizado e tranquilo.

7. Conecte com pessoas - Tire uma parte do seu dia para conversar com outras pessoas online e interagir com os que estão na sua casa. Seja para falar sobre trabalho, estudo ou como está se sentindo. Não se isole!

8. Não pare seu tratamento - É normal se sentir nervoso ou com medo, mas se você está em tratamento médico, não pare a medicação e procure seu médico se perceber uma piora nos sintomas.

9. Peça ajuda, se precisar - Se você perceber que está extremamente sobrecarregado, ansioso, deprimido, pensando em se machucar ou em suicídio, procure seu médico, psicólogo ou familiar e não esqueça do CVV (188).

Temino, por minha conta: tenha compreensão e doçura com você. Essas dicas não são para que você se dê conta de que fez algo errado ou tentar se encaixar num padrão de perfeição, mas para perceber pequenos cuidados no dia-a-dia que podem fazer muita diferença para o seu bem estar e da sua família quando esse período chegar ao final.

Muito provavelmente até agora você não deve ter feito nada disso e muitas coisas não vão sair perfeitas todos os dias, é normal. Só não esqueça de pensar nelas e lembrar que não é a hora de agarrar o mundo com os braços nem de bancar herói. Agora, heroísmo é cuidar de si e dos seus com serenidade e responsabilidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]