i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

Movimento quer proibir todos os livros porque não são politicamente corretos

Movimento #DisruptTexts declara ser contra o banimento de obras e autores enquanto seus integrantes fazem lista de quem deve ser banido.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 12/01/2021 17:44
Câmara deve votar nos próximos dias a regulamentação do novo Fundeb
Livros e lápis em primeiro plano. Ao fundo, uma lousa desfocada| Foto: Freepik

Imagine uma escola sem livros. Não vou dourar a pílula, a maioria da sala de aula iria amar. Se o movimento fosse feito por alunos, não tenhamos nenhuma ilusão, eles iriam preferir trocar tudo por videogame. Aliás, durante a pandemia, muitos deles conseguiram. O estranho é quando a proposta não vem dos alunos, mas dos professores. Pensando bem, dependendo do salário, é melhor tirar tudo quanto é livro. Se fingem que pagam, que mal tem em fingir trabalhar? Ocorre que é nos Estados Unidos.

Unidos pela hashtag #DisruptTexts, professores, tuiteiros e ideólogos das teorias críticas querem higienizar a linguagem e propõem banir tudo o que for racista, misógino, antissemita ou contra pessoas com deficiência. E isso vai de Homero a Shakespeare, sem absolver ninguém. Capaz de só poder mesmo usar livros escritos por eles próprios.

O movimento em si foi criado por quatro professoras negras que dizem claramente não recomendar banimento de livros nem índice de livros proibidos. Mas parece que ler não é mesmo o forte do pessoal que as segue. Não estão nem aí para isso e continuam advogando o banimento de obras, autores e, se reclamar, parece que vão banir duas vezes. Aliás, as próprias educadoras parece que não leram essa coisa de ser contra banimento, já que advogam por isso nas redes sociais.

Se você ainda não aprendeu como funciona o radicalismo na era das redes sociais, talvez você seja da época em que radical era sério. Eu vivi esse tempo. O radical vivia como pregava, levava as coisas lá dele a ferro e fogo, ficava meio escanteado pela sociedade. Agora não precisa de mais nada disso e nem de muito esforço, só ser bem cara-de-pau. Prega algo bem radical, repete, incita os outros e, quando reclamarem, diz que foi mal entendido ou era brincadeira. Vale para qualquer radicalismo, nas mais diversas tendências ideológicas e em tudo quanto é país.

No caso do banimento dos livros, o pessoal do #DisruptText está há um ano nas redes sociais falando individualmente dos livros e autores que pretende ver banidos ou se recusa a ensinar. A imprensa golpista começou a dizer que isso é impedir que as crianças tenham acesso à literatura. Qual a solução? Faz um textão, vídeo, post e o que mais der na telha se vitimizando, dizendo que jamais quis banir livros de verdade e que isso é dito para legitimar perseguições. O golpe está aí, cai quem quer. E nós, brasileiros, somos peritos nisso: acreditar em golpista.

Mas esse está tão bom que funciona até com americano. Se bem que eles andam acreditando ultimamente num povo que até a gente acha motivo para dar risada. Uma das criadoras do movimento, que se define como educadora antirracista, reclama que muitos dos clássicos foram escritos há mais de 70 anos. “Pense na sociedade dos EUA antes disso e nos valores que moldaram esta nação depois. ISSO é o que está nesses livros”, diz nas redes para defender que crianças não devem ter acesso a eles.

“Absolver Shakespeare de responsabilidade ao mencionar que ele viveu em uma época em que sentimentos movidos pelo ódio prevaleciam, corre o risco de enviar uma mensagem subliminar de que a excelência acadêmica supera a retórica odiosa.”, explica a escritora Padma Venkatraman ao defender que crianças só tenham acesso a publicações escritas no vernáculo politicamente correto contemporâneo. Coincidentemente, ela escreve nesse tal vocabulário. Não há nenhum interesse envolvido.

Há farto material de professores afirmando que prefeririam morrer a ensinar sobre algum livro. Um exemplo é "A Letra Escarlate", romance clássico norte-americano que se passa na Salem de 1850 e foi traduzido para o português por Fernando Pessoa com o título "A Letra Encarnada". Muitos argumentam que só usariam o livro para ensinar a brigar contra a misoginia. Eu não queria dar spoiler, afinal você teve menos de 300 anos para ler, mas o final do livro é uma das primeiras publicações em que mulheres dão a volta por cima na hipocrisia dos puritanos ingleses.

Devo esclarecer que não sou contra a iniciativa. Explico. Todos que fazem o menor questionamento ao cancelamento de textos e autores viram alvos do grupo defensor do #DisruptText. Obviamente a pessoa passa a ser xingada de supremacista branca, fascista, racista, nazista e misógina. Basta fazer uma pergunta para passar a personificar todo o mal do universo. E eu estou sem tempo para ver mais xingamentos, prefiro esse pessoal fiel que me xinga diariamente há anos e inventa mentiras para justificar a própria perversidade.

Assim que alguém questiona o #DisruptText, os seguidores passam a perseguir a pessoa, como foi feito com a escritora Jessica Cluess. Ela cometeu o disparate de dar um spoiler sobre o final de "A Letra Escarlate" no Twitter. Bastou para passar a ser xingada com consistência por toda essa gente fina, elegante e sincera que luta para banir a linguagem ofensiva. E, obviamente, os líderes do movimento disseram que não têm nada com isso porque não controlam os seguidores. Nós temos mais trouxas, mas não a exclusividade.

A minha grande curiosidade é sobre o resultado que toda essa gente bem intencionada pretende atingir. Todos os movimentos contra a discriminação no mundo foram feitos por gente que cresceu lendo autores machistas, racistas e escravagistas. A bem da verdade, de 100 anos para trás, podemos colocar todos nesse balaio. Você só combate o que reconhece. Qual será o resultado de uma geração a quem a gente não conta o que é errado e esconde que os antepassados erraram?

Mas nada disso importa porque criança odeia bate-boca de Twitter e parece que o grande objetivo é mesmo esse. Muito mais importante do que as gerações futuras e o preconceito é poder juntar um grupo de gente perfeita e muito melhor que todas as outras pessoas. É para isso que existe rede social. Não duvido que, no meio desse grupo, exista muita gente bem intencionada, pensando em como construir um mundo com menos preconceito. Como diria o filósofo, o problema não é o 99% santo, é o 1% vagabundo.

57 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 57 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    JOAQUIM DIAS

    14/01/2021 15:17:34

    Tenho ódio mortal ao POLITICAMENTE CORRETO, é simplesmente a elevação exponencial da hipocrisia humana que por si só já não é pequena. O que mais me preocupa é que a tecnologia evolui e o ser humano não. INDEX é tão antigo quanto os interesses de quem o defende. O pessoal que está listando obras "PROIBIDAS" é o mesmo que está escrevendo politicamente correto e pretendendo monopolizar o MERCADO EDITORIAL. O que de fato está acontecendo é uma substituição de obras, das mais realistas para as politicamente corretas, só isso. É interesse comercial e verdade única globalista. é o ápice da imbecilidade humana.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      JOSE LUIZ DA ROSA NETO

      14/01/2021 13:42:37

      Na biblia, torá ou alcorão tem muito mais carnificina, escravidão e racismo, que os tais livros que estas debéis se propõem a banir; porque não começaram com os citados acima? Terão que esperimentar do proprio veneno radical que expelem, daí não vale.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • E

        Elvim Kirriam Filho

        14/01/2021 1:19:09

        Fahrenheit 451... E achavam aquilo exagero... rsrs

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          Rômulo Viel

          13/01/2021 22:56:20

          Esse mimimi do povo "progressista" é chato, burro e pernicioso.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • S

            SERGIO RODRIGUES MARTINS

            13/01/2021 22:27:53

            Madeleine, li a Mente Esquerdista, ou As causas psicológicas da loucura esquerdista, do Dr. Lyle H.Rossiter. Entendi então, que gente desse tipo deve ser urgentemente afastada do convívio social e colocada numa camisa de força, para o seu próprio bem!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • G

              Giba12

              13/01/2021 22:17:15

              É mais um ataque organizado pelas fileiras esquerdopatóides que querem impor sua ideologia idiotizante como parte de selecionar a narrativa que descreve a História. Nesse passo, vão proibir de ler até Moby Dick, por descreve-la como "baleia branca"e conter violência contra animais. Que mundo meigo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                Luis

                13/01/2021 20:44:25

                Gazeta do Povo vive denunciando censores. O que fazer quando o censor é o próprio denunciador?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  Luis

                  13/01/2021 20:41:50

                  Gazeta do Povo insiste na censura injustificada. Chega.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Luis

                    13/01/2021 20:40:41

                    Lendo sobre as pregações desses animais, me vem à mente a famosa frase de Nelson Rodrigues: "O grande acontecimento do século foi a ascenção espantosa e fulminante do **** ."

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Luis

                      13/01/2021 19:18:24

                      Vou insistir no pedido de explicação para a censura da gazeta do povo à frase de nelson rodrigues. A gazeta não lancou um manifesto em favor da liberdade de expressão? Como ousa vetar uma frase do nelson rodrigues?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • S

                        SERGIO RODRIGUES MARTINS

                        13/01/2021 22:29:43

                        Escreva assim: i.d.i.o.t.a.s.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • R

                      RejaneMREGO

                      13/01/2021 19:14:11

                      "Você só combate o que reconhece. Qual será o resultado de uma geração a quem a gente não conta o que é errado e esconde que os antepassados erraram?" Perfeito!!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Luis

                        13/01/2021 19:11:17

                        Poderiam me explicar por que a gazeta vetou a frase do Nelson Rodrigues que reproduzi? Aderiu ao movimento criticado no texto e resolveu aplicar censura?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • M

                          Moacir Schmidt

                          13/01/2021 19:24:01

                          Vou responder pra você. Ninguém da Gazeta lê ou responde os comentários. Existe um filtro automático que exclui palavras ofensivas como "i d io ta", mas colocando um espaçozinho serve como teste de turing pra enganar o robô e comprovar o que eu digo. Não responda pq ninguem volta para ler os comentários em uma plataforma que nao tem aviso de resposta. Eu sei que vc vai voltar pq você é daqueles ansiosos das redes sociais que considera as próprias opiniões como manifestações do Deus vivo.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Luis

                        13/01/2021 19:08:45

                        Lendo sobre as pregações desses animais, me vem à mente a famosa frase de Nelson Rodrigues: "O grande acontecimento do século foi a ascenção espantosa e fulminante do **** ."

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • V

                          Val

                          13/01/2021 18:23:52

                          Para aqueles que gostam do livro "físico", comprem enquanto podem. Alguns títulos já não são traduzidos para o português a anos e muitos outros nunca serão!!!! Um exemplo é o Arquipélago Gulag. Não está longe o tempo em que muitas obras serão "varridas".........

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Roberto Gois

                            13/01/2021 18:23:51

                            Quando leio coisas assim, só isso me vem à cabeça Bücherverbrennung é um termo alemão que significa queima de livros. É, muitas vezes, associado à ação propagandística dos nazistas, organizada entre 10 de maio e 21 de junho de 1933, poucos meses depois da chegada ao poder de Adolf Hitler. Em várias cidades alemãs, foram organizadas, nesta data, queimas de livros em praças públicas, com a presença da polícia, bombeiros e outras autoridades. Tudo o que fosse crítico ou desviasse dos padrões impostos pelo regime nazista foi destruído. Centenas de milhares de livros foram queimados no auge de uma campanha iniciada pelas fraternidades estudantis.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Spartacus

                              13/01/2021 18:00:47

                              O único objeto que você pode deixar tranquilamente num carro totalmente aberto em qualquer cidade brasileira sem o menor perigo de furto são os livros. o brasileiro detesta ler. Só tem um problema: de você pretende ter um salário acima de dez mil reais mensais vai ter que ler dezenas deles. Essa a explicação para tantos salários miseráveis.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Flávio Bezerra Pereira

                                13/01/2021 17:53:01

                                Vou comentar algo aqui com vocês, mas por favor, não falem para ninguém. Eu estou lendo o Box Grandes Obras de Júlio Verne para o meu filho de 6. É um escritor fantástico. Já li o "Viagem ao Centro da Terra" e atualmente estou lendo o "5 Semanas de Balão". Se esse povinho dodói se deparar, com a linguagem e a forma como os personagens se referem aos moradores da região de onde estão sobrevoando... olha, o autor será transformado em um monstro... mas por favor, não contem isso para eles tá!?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • G

                                  Gilberto Nascimento

                                  13/01/2021 17:52:15

                                  Essa Jessica Cluess é a @jesscluess?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • B

                                    BP

                                    13/01/2021 17:37:53

                                    Ótimo texto! Só tenho dúvidas se tais pseudointelectuais sabem mesmo o que estão criticando. Pela similaridade, certas afirmações parecem feitas por "ouvir dizer", ignorância de papagaio a repetir o que um militante, "melhor da galáxia", disse. "Clássico é um livro que nunca acaba de dizer o que tem pra dizer [...]. Seu conteúdo depende do momento histórico em que o leitor o lê e do momento existencial que ele atravessa, além, claro do que o autor colocou no livro. [...] Em Shakespeare, percorremos conceitos como inveja, ciúmes, amor e infelicidade, ambição é medida moral..." (Luiz Felipe Pondé - Como ler os clássicos). Absolver e contemporizar Shakespeare? Aliás, essa turma sabe ler?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      Roberto Fakir

                                      13/01/2021 16:49:55

                                      Como no ENEM. Se usa máscara é perigoso. Se não usa também. Qual a verdadeira VERDADE sobre as máscaras? Qualquer livro não é politicamente correto. Seja de um lado ou de outro. Vamos fazer como o NAZISMO e queimar todos os livros.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Márcio

                                        13/01/2021 16:21:43

                                        No fundo, creio eu, grupos radicais de esquerda e direita querem mesmo é um espacinho na mídia, na base do "falem mal de mim mas falem de mim" para melhorarem as vendas de seus livros e de palestras para abestados, seja de que lado for.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          JEFFERSON REGIS ANDRADE FERNANDES

                                          13/01/2021 15:51:09

                                          Esse lance de construir um mundo perfeito, lembra muito às atitudes nazistas. Um mundo que só exista uma raça pura, sem preconceitos, ódio etc.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            MdJ

                                            13/01/2021 15:45:21

                                            Esse comentário foi removido pelo usuário

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Lucio Araripe de Abreu e Lima

                                              13/01/2021 15:24:23

                                              O futuro ainda não chegou e o que vem por aí vai ser muito pior. A INTERNET está consolidada por algum tempo, pode se acabar por um acidente causado por ela mesma. George Orwwel, Ray Bradbury, Philip K. Dick e mais recentemente alguns discursos de Umberto Eco nos mostram essa realidade e seu horror. Não é que a gente deva desistir de lutar mas, diante do tufão, o JUNCO do pântano, que é sábio, se curva. O grande carvalho que é forte, pensa em lutar contra ele.. Quando a tormenta passa, o junco esta lá de pé e o carvalho , de raízes pra cima, morto. Estou rareando meus comentários porque nossa Gazeta, quando cito alguns comentários do Humberto Eco, me censura na hora. Acho graça...

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • L

                                                LSB

                                                13/01/2021 16:15:38

                                                Colocação interessante. Vou refletir mais ainda sobre a questão.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Luiz

                                              13/01/2021 15:22:05

                                              E põe vagabundagem nesse 1%, Madeleine. O politicamente correto - sempre é bom repetir - é a praga hodierna. Pior, bem pior que qualquer corona, hein?´ É a nova ideologia dominante. Destrói cérebros, destrói o legado de nossos antepassados, destrói valores sagrados judaico/cristãos , destrói a arte, a cultura, e tudo o que representa o legado do Ocidente. Combate-lo-emos então. Mamma mia, usei até uma mesóclise do Temer, eheheh....

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • R

                                                Robinson Bezerra Barbosa

                                                13/01/2021 15:33:25

                                                Não pode deixar uma arma ao alcance de uma criança, que ela vai atirar e machucar alguém. Assim são os livros, a criança não está preparada para ler, pois vai acreditar - e praticar - tudo o que leu. Crianças são assim. E nós, os adultos, precisamos entender e aceitar como as crianças - estas "crianças" - são. Com criança não se debate ideias. Com "criança", devemos no ater ao indivíduo e corrigi-la com as ferramentas disponíveis.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • L

                                                  L. Luz

                                                  14/01/2021 14:17:47

                                                  Você subestima as crianças. Cuidado, pode vir a ser considerado um “criançofóbico” e cancelado!!!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • Y

                                                Yuri

                                                13/01/2021 15:14:32

                                                Lixo esquerdista não se dialoga. Não se perde tempo.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • B

                                                  Bamberg

                                                  13/01/2021 15:02:26

                                                  Bem que poderiam começar o banimento pelos próprios!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    Celso Arruda Salomé

                                                    13/01/2021 14:56:52

                                                    Que absurdo, estão passando dos limites. Isto tem que ser combatido.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • A

                                                      Adriano

                                                      13/01/2021 14:41:39

                                                      O resultado de uma atitude como esta é bem óbvio, a nação que não conhece o que foi feito de errado no passado corre o risco tremendo de cometer os mesmos erros no futuro.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • W

                                                        WesFig

                                                        13/01/2021 14:18:50

                                                        Index Librorum Prohibitorum 4.0... da Profa. "Clueless"...

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • R

                                                          Rita Lina

                                                          13/01/2021 14:06:04

                                                          E assim rasteja a humanidade!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • M

                                                            Maria Cristina Kogut

                                                            13/01/2021 13:55:21

                                                            Olá, há muita coisa envolvida em posicionamentos como esse (interesses diversos, posicionamentos políticos (todo o posicionamento humano é político, etc). Mas como professora, faço uma análise na perspectiva da educação. Tudo o que foi criado, desenvolvido, escrito... tem um contexto histórico . Não há necessidade de "destruir" nada, é só saber usar. A palavra/ação é CONTEXTUALIZAR, isso pode ampliar a oportunidade de mostrar para o usuário, leitor, aluno... atual como se concebiam fatos e coisas, como o mundo e a vida era entendida em cada período e como isso foi constituindo o que vivemos atualmente. Conhecer a história e abrir as portas para entender o hoje e projetar o futuro.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • M

                                                              Maycon Polidorio

                                                              13/01/2021 13:41:47

                                                              muito boa sua argumentação

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • R

                                                                Roco

                                                                13/01/2021 13:40:35

                                                                Fahrenheit 451

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • J

                                                                  José Luiz Almeida Costa

                                                                  13/01/2021 13:37:45

                                                                  O movimento repete a "Bücherverbrennung" - a grande queima de livros promovida pelos nazistas para fazer a lavagem cerebral na Alemanha e "idiotizar" a população.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • W

                                                                    wilmar scoz

                                                                    13/01/2021 13:22:37

                                                                    Esses canceladores **** , fazem isso porque não tem capacidade de criar obras de grande envergadura. São invejosos e odeiam os bem sucedidos. Na verdade, o objetivo deles e eliminar provas de quão bons fora nossos antepassados. Isso os incomoda, pois os seu não foram capazes de fazer o mesmo. Querem nivelar os grandes a sua baixeza. Os invejosos são bons em destruir o que é dos outros, mas não são capazes de fazerem igual ou melhor. O guia deles é o ódio e a inveja aos bons. A competência dos outros e sua incompetência é o que os incomoda. Podem fazer de tudo, mas nuca vão pagar a grandiosidade dos bons.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    1 Respostas
                                                                    • O

                                                                      O Pragmático

                                                                      13/01/2021 14:43:02

                                                                      "Todo crítico é um eunuco".

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                  • C

                                                                    Carlos Silva

                                                                    13/01/2021 12:52:29

                                                                    O último movimento antilivros de sucesso, deixou a humanidade na idade das trevas por muito tempo. A criação de um neoindex não se criará, mas poderá ter reflexos em algumas frações da sociedade.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • M

                                                                      Magaly

                                                                      13/01/2021 12:48:14

                                                                      Dada a largada para a eugenia da cultura, da diversidade, proliferação do analfabetismo intelectual. Viva o século 21

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.