i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

O curso de Gabriela Prioli explica o sucesso do Bolsonarismo

Arrogantes, esquerda e progressistas não percebem que atacar os seus por qualquer bobagem, minimiza os erros que apontam no presidente.

  • Por Madeleine Lacsko
  • [02/09/2020] [11:58]
O curso de Gabriela Prioli explica o sucesso do Bolsonarismo
| Foto:

Há anos a militância de esquerda deixou de ser dominada por movimentos políticos ou de trabalhadores e passou a ser um conglomerado de recalque, patrulhamento e agressividade de gente mimada. Sobretudo após o início da década de 2010, quando as mídias sociais facilitam o processo de fingir que está militando sem sair de casa e a esquerda brasileira está no poder, os líderes se distanciaram das bases. Caíram nas graças de uma variável agressiva e arrogante do sertanejo universitário, que está se lixando para o povo, pouco entende de política, mas quer mandar na vida de todo mundo.

Mestre em Direito Penal e professora universitária, a advogada Gabriela Priolli tornou-se conhecida do grande público após suas aparições na CNN, onde é contratada. Ganhou depois mais espaço na mídia. Representa, nesses espaços, uma figura que se contrapõe aos defensores mais aguerridos do presidente Jair Bolsonaro. Ela resolveu lançar um curso chamado Manual da Política Nacional. O natural seria receber críticas dos defensores do presidente e apoio dos opositores, certo? Errado. Para os opositores, ninguém é bom o suficiente para escapar da patrulha e do cancelamento.

Esse movimento de ataque movido pelo recalque também ocorre no bolsonarismo, mas é tarefa suja, geralmente delegada a figuras menores ou covardes, escondidas sob perfis falsos e robotizados. O que espanta na esquerda é que nomes consolidados politicamente se disponham a debochar gratuitamente de alguém do mesmo campo ideológico pelo que parece ser pura inveja.

É com sororidade que Gabriela Prioli já foi apelidada, por publicações jornalísticas de esquerda, de "coach de política". Ela jamais se intitulou assim, é puro deboche. São incontáveis os perfis de famosinhos da internet revoltadíssimos com o preço do curso, R$ 487, que podem ser divididos em 12 vezes. Se o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC se dedicasse a esse tipo de atividade, Lula não teria sido eleito nem síndico de prédio.

Esqueça direita e esquerda, pense em política real e vida real em contraste com chilique na internet e melindre. Se um intelectual de esquerda lançasse, na década de 90, um curso de política para pessoas da classe média, isso mobilizaria os movimentos de esquerda? Digo por experiência: não. Inúmeros cursos foram lançados e ninguém se mobilizou porque curso é projeto particular e, se o foco do intelectual é a classe média, natural que cobre preços de classe média pelo trabalho que fez. Militante que se dedica ao tema no meio de uma pandemia e em ano eleitoral é militante mesmo? Talvez seja só encostado ou queira simular nas redes sociais uma militância que não exerce.

O principal ponto fraco da esquerda brasileira está no domínio do novo cenário do debate público: a internet. Munida da sua tradicional arrogância, parte da intelligentsia brasileira e quase a totalidade do establishment acha que sabe como funciona o novo contexto do debate público. Só que não sabe coisa nenhuma e continua agindo como se ainda existisse um mundo que já acabou, onde o debate público é feito de argumentos.

Os argumentos dependem da caixa de ressonância onde estão colocados ou serão inúteis. Simplificando a questão: se você estivesse num berçário com cinco bebês chorando ao mesmo tempo, você argumentaria com eles sobre como o choro os prejudica porque atrapalha quem distribui as mamadeiras ou você distribui as mamadeiras de vez? É simples assim. O debate político já foi feito de argumentos racionais e não é mais nem será. O contexto da internet, programado por inteligência artificial para se mover por emoções, lida com emoções. Quando elas são desconsideradas, temos ineficiência.

No espaço de debates da internet, pouco importa qual o argumento de alguém sobre o tal do curso da Gabriela Priolli, importam as emoções. Quando a esquerda, que parecia celebrar a atuação dela, passa a se dedicar com persistência à crítica, deboche e condescendências, qual a mensagem que passa ao público?

Imaginam os luminares que passarão adiante suas evidentes qualidades de justiceiros sociais de teclado, inconformados com alguém que cobra R$ 487 por um curso num país de miseráveis. Outros inteligentinhos crêem - mesmo - que é útil entrar numa rede social para debater a questão da racionalidade na política, temática central do curso. Não sei o que esperam ao argumentar que chegamos aqui por impor a racionalidade e desprezar as características humanas. Estão fazendo exatamente isso quando escolhem uma rede social para se juntar a multidão que desce o sarrafo em alguém de seu campo político.

Arrogância é bicho que come o dono. Por imaginar que sabe e se comportar como quem sabe no que se transformou o debate público com as redes sociais, a esquerda toma um 7 x 1 por dia do bolsonarismo. O que sobra de tudo o que foi dito sobre o curso de Gabriela Priolli: "ninguém é bom o suficiente para a gente". E daí, em ano eleitoral, o cidadão que estudou menos do que gostaria já fica pensando o que esse povo acha dele. Afinal, nem a moça da TV, que é professora de faculdade, presta ou tem profundidade suficiente.

Talvez as forças de oposição a Jair Bolsonaro apostem todas as suas fichas em apontar os erros do presidente e na reação popular quando, em determinado momento, o auxílio-pandemia pesar demais nos cofres públicos. Mas de que forma essas forças trabalham para se viabilizar como alternativa e apresentar um projeto concreto de país? Por enquanto, dando palco para playboy xingar todo mundo que não é perfeito e tirar sarro de tudo o que o povo gosta.

Nesse contexto, pouco importa para o povo o esforço hercúleo da oposição, dos intelectuais, artistas e jornalistas em ficar apontando erros de Jair Bolsonaro o dia todo e madrugada adentro. Esses mesmos grupos também se juntam para atacar os seus próprios quando estes não obedecem, cometem um erro ou causam inveja. O resultado é minimizar os erros que apontam no presidente e dar a ideia de que só aquela panelinha de gente perfeita vale a pena. Infelizmente, talvez não seja só uma ideia.

15 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 15 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • 2

    200048

    ± 11 dias

    Gostei, Madeleine!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joselito Hencotte

    ± 11 dias

    A especialidade das "parças" é explicar aquilo que não entendem. Segue o baile.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Teixeira Pires

    ± 11 dias

    Gabriela Prioli é uma fiel representante da geração gramciana: classe média, boa aparência, petulante e arrogante. Está sofrendo impacto de seu próprio veneno. Se achar na condição de capacitar acerca de um Manual de Política denota o nível de imaturidade e arrogância que possui. Quanto aos amigos de esquerda a criticarem, parecem que emitiram um sinal de lucidez...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      gilson r c de oliveira

      ± 11 dias

      Deve ter se contaminado dando "aula" pra Anitta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Polaco

    ± 11 dias

    kkkkk, tem o mesmo perfil da "reflexionista" de plantão que aqui escreve, socialista de apartamento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VBSB

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Maia

    ± 11 dias

    Ótimo artigo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JJP

    ± 11 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudia Aguiar de Siqueira

    ± 11 dias

    Excelente artigo, Madeleine! Sobre a espinafrada da vez, com todo o respeito, emula as características de um pires: é rasa e chata. Entretanto, de fato, não deveria ser tratada dessa forma por seus pares. Como você disse, arrogância é bicho que come o dono!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 11 dias

    A moça, cujo mérito é ter um rosto e corpo bonitos, não aguentou ser diariamente humilhada pelo Coppola nos debates da CNN. Inventou uma desculpinha esfarrapada e foi rebaixada a jogar ping-pong com o Karnal e o Cortella. Mas, como esquerdista não pode ver uma vergonha que já quer passar, lá vai ela ensinar como debater. É cada uma...Lembrando ainda, que a plataforma Hotmart, que comercializa o curso, neste caso não se opôs ao seu conteúdo político, ao contrário de diversos cursos da direita, sumariamente excluídos do seu catálogo por este motivo..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo Freitas

    ± 11 dias

    É impressão minha ou a articulista comete o mesmo equívoco de que acusa a “elite intelectual” esquerdista? No fim das contas, ela atribui a ascensão de Bolsonaro à prevalência das emoções sobre os argumentos. Então, quem votou em Bolsonaro não tem capacidade de entender (e rejeitar) um argumento esquerdista? Quem lida bem com argumentos é gente do tipo do Cid Gomes, do José Maia e, claro, do Adelio Bispo...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Leonardo Freitas

      ± 11 dias

      Errata: o grande debatedor esquerdista é o José de Abreu

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo P.

    ± 11 dias

    A patricinha da CNN não tem segurança nem pra se definir como de esquerda ou de direita, mas tá vendendo "manual de política" para pessoas politicamente inseguras. Ou seja, é oficialmente coach.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      A.C.T.

      ± 11 dias

      Perfeito comentário.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme

    ± 12 dias

    Quem com o lacre lacra, um dia será lacrado...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.