i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

O duplo padrão do YouTube para “liberdade de expressão”

Vídeo do Canal Hipócritas contra Maria Flor é derrubado por bullying, mas YouTube defende até judicialmente a manutenção de vídeos muito mais graves.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 22/02/2021 11:17
O duplo padrão do YouTube para “liberdade de expressão”
| Foto: StockSnap/Pixabay

Há alguns anos, diversos influencers ainda iludiam o público dizendo que as redes sociais eram a garantia da liberdade de expresão do cidadão comum contra a ditadura dos "jornas". O golpe está aí, cai quem quer. Ficaram ricos contando lorotas, espertos eles. Resolvi, naquela época, documentar as mentiras contadas pelas Big Techs, o caráter podre de influencers que posam de bonzinhos e a absoluta inutilidade de guias para defesa da liberdade como o da Abraji e da OAB. Segui todas as dicas que deram para comprovar que o sistema é feito para não funcionar. Chegou o dia em que isso serviu para algo, este artigo.

Semana passada, o YouTube derrubou um vídeo do Canal Hipócritas alegando que fazia bullying com a atriz Maria Flor. É mentirosa a afirmação da plataforma de que bullying é motivo para derrubar vídeos. Em processo que tramitou no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o YouTube contratou um dos melhores escritórios de advogados do Brasil para defender que bullying e ameaça velada de pessoas mascaradas são liberdade de expressão, mantendo no ar até hoje um vídeo com esse conteúdo, monetizado em vários canais.

Mostrado como novidade agora por diversos influencers, o Canal Hipócritas foi apresentado pela mídia tradicional pela primeira vez há 3 anos aqui na Gazeta do Povo. Em março de 2018, fiz uma entrevista com eles, que começavam a fazer muito sucesso desnudando o duplo padrão moral dos lacradores. Também considerei interessante o fato de serem cristãos. Bloqueei o canal nas redes depois que se envolveram com milícias virtuais e participaram, dizem eles que inocentemente, de um ataque virtual contra mim. São questões que, pouco a pouco, o Poder Judiciário deixará claras.

Dito isto, garanto que o vídeo retirado do Canal Hipócritas nem de perto chega à baixaria e ao potencial risco de violência real do vídeo que o YouTube brigou judicialmente para manter na sua plataforma, mesmo afirmando textualmente ignorar quem fossem os autores. Movi o processo seguindo à risca a cartilha das associações de jornalistas e da OAB. Ele serve para demolir o mito de que elas funcionam e de que as plataformas identificam os responsáveis por delitos para que possam ser responsabilizados. Não o fazem deliberadamente, com anuência da Justiça, como ficou provado no processo.

O vídeo, com 39 minutos de duração, é apresentado por dois homens mascarados com as vozes distorcidas e fala exclusivamente sobre a minha pessoa. A parte que me preocupou não foram as ofensas de cunho sexual nem o incentivo a atos violentos contra mim, mas as ameaças veladas. O YouTube não tirou o vídeo do ar, contratou um escritório para defender judicialmente sua permanência na rede, o mantém monetizado em mais de um canal e não revelou quem são os autores.

É um tipo de material que atrai pessoas problemáticas, algumas que estavam nas minhas redes. Após a publicação, alguns seguidores deste canal começaram a procurar e postar publicamente informações pessoais minhas, fotos de dentro da minha casa e informações sobre o meu filho. Mensagens privadas minhas também começaram a surgir nas redes. Uma ameaça velada contra o meu filho, com a foto de uma arma de fogo, foi postada em um fórum da deep web. Rapazes que eu não conheço foram até a escola dele perguntando por ele. Segundo o YouTube, isso chama "liberdade de expressão". Mas só no meu caso, no da atriz Maria Flor, muito menos que isso é bullying e o vídeo sai do ar na hora.

Não me restringi a reclamar na plataforma e falar com os canais disponíveis para jornalistas e personalidades públicas porque sei como respondem. Após o tratamento diferenciado, com duplo padrão, protegendo apenas aqueles que o YouTube quer proteger, a empresa sempre diz que se enganou ou que o algoritmo errou na análise. Resolvi entrar judicialmente para mostrar que não é erro. No meu caso, o YouTube contratou um escritório de advogados para argumentar judicialmente que bullying e ameaças veladas não são suficientes para tirar um vídeo do ar. Ele está lá até hoje, monetizando, em vários canais.

Alguns trechos do vídeo de 39 minutos que está no ar no YouTube até hoje.
"Começamos o bloco Madeleine Lacsko, um beijo. Não tenho nada contra você, mas é meio burra. Se eu esquecer depois eu vou lembrar agora. Olha só, gente, peço nas zoações para pegar leve com ela porque ela é mulher. Não fica falando baaaah mal do corpo dela. (Duas risadas ao fundo - porra, que que é isso)."
"Aí, é aquela questão. Madeleine, Madeleine: e se não for? E se não for? E se você estiver errada, como às vezes as pessoas estão erradas. Você tem um plano B para essa contigência de, de repente, as paradas não serem assim e estar rolando uma coisa que você não tem ideia do que que é. Ela não sabe o que a gente é, ela não conhece a gente."
" Fala, fala com ela. Pode chamar de burra? Fala burrinha."
"Falta de talento aliada à ausência de senso crítico. A mulher faz duck face com 40 anos, no vídeo dela ela morde o dedinho fazendo carinha de quem tá gostando demais."
"Ela se identifica como cristã e não-sei-o-quê. Tipo, as palavras não significam mais. As palavras se gastaram, a palavra não vale mais do que 5 centavos. Ah, cara, isso aí acho que rolou um vinho. Que você sabe, hoje, o vinho nunca vai só. Sempre rola umas pílulas bizarras. Então, devia estar rolando um… Na cabeça dela, o mundo é assim"
" Vão se fuder. E eu ainda fico pensando nisso. Caralho, como eu sou babaca! E, tipo assim, se você for pensar em termos religiosos, você ter fé é você aos poucos deixar de ser babaca… deixar de ser babaca. Isso é um bom exercício inclusive religioso, de você falar “caralho, que babaca eu sou”, para você não ter uma imagem engrandecida, agigantada de si mesmo. É aí a tal da porra da humildade."
"Madeleine, uma frase não é mais complexa que… não é mais complicada, Madeleine. Muitas vezes ela é só imbecil!"
"A gente é a turma do fundão. E a gente tá jogando bolinha de papel molhado, assim, em vocês e vocês não estão sabendo reagir porque vocês são “teacher pets”, vocês são os queridinhos da professora cara".
"Agradecimentos finais: Valeu, Bernardo Kuster, estamos juntos nessa porra. Obrigado Cristiano Xavier, do Trânsito Médio. Obrigado, Fábio Gonçalves, valeu pelo artigo das (ininteligível) Assistam o canal do Anzu, o nosso (ininteligível) Assinem o LiloVlog Valeu a galera que apóia a gente no Apoia.se Valeu, Gustavo e Renato pelos microfones."

Os comentários dos usuários, demonstrando o estado de espírito em que se colocavam diante dessa superprodução, também foram anexados ao processo. Estão no YouTube também, que é responsável por manter todas essas pérolas no ar até hoje. Fosse contra a atriz Maria Flor, talvez fosse tirado do ar por ser bullying. No meu caso, mesmo sendo anônimo, o que é contra a Constituição brasileira, o YouTube defende judicialmente que é liberdade de expressão. Os autores do vídeo, que hoje conseguiram seu lugar ao sol junto a colegas meus, alegavam na época que não eram anônimos, usavam pseudônimos. Mentira. Fosse isso, estariam disponíveis para se responsabilizar judicialmente, o que jamais fizeram.

      Defesa do YouTube no processo
      Defesa do YouTube no processo

      O YouTube jamais revelou a identidade dos mascarados que até hoje mantém um canal na plataforma e participam de outros canais regularmente. No processo, andou na corda-bamba da verdade. Se o canal monetiza, quem recebe? O YouTube não tem o CPF dessa pessoa? Minha preocupação era sobre o quanto levariam a cabo as ameaças veladas. No final, descobri que o autor da obra é produtor do Brasil Paralelo e, até hoje, que se saiba, não matou ninguém. Menos mal. Parabéns a você que viu o belíssimo especial de Natal e está alavancando carreiras tão inspiradoras.

      Não pense que a questão do YouTube é ideológica, censurar quem se diz conservador. A linha ideológica se mistura. Esse canal também se dizia conservador, mas hoje é também parte da programação de outro canal, que reúne diversos outros produtores de conteúdo difamatório. Todos se dizem conservadores, mas não expressam esses valores, vivem da infâmia. Já processei alguns, a maioria é campeã olímpica em fugir de oficial de Justiça mas, pouco a pouco, as coisas andam. O curioso é que o organizador da plataforma é conhecido professor de Direito do Insper, colega de Fernando Haddad na faculdade do respeitadíssimo ex-ministro de Lula, Marcos Lisboa. Os vídeos deles não são bullying jamais.

      Há um duplo padrão difícil de explicar. Eu já tive vídeos banidos do meu canal por requisição de direitos autorais sobre imagens públicas ou do meu rosto. Já fiquei 3 meses sem poder transmitir lives do meu canal pessoal por "violações de direitos autorais". Outros canais, no entanto, veiculam vídeos meus, monetizados, sem a minha autorização, livremente, há anos. Falo do meu exemplo porque é o que conheço melhor, mas você deve conhecer diversos outros. Ouço reclamações semelhantes e bem mais graves diariamente. A grande questão é como o YouTube define quem vai massacrar e quem vai beneficiar na rede. Já sabemos que os critérios alardeados não conferem com a realidade.

      Se o YouTube derruba vídeos por bullying, como consideraria um vídeo com o seguinte conteúdo? "QUEM VOCÊ ACHA QUE VAI GANHAR ESSA BATALHA?(...) ...é um ódio…(...) Esse personagem da jornalista metida a doidinha que quer ser o centro das atenções entre os homens, então, já peguei algumas, já sei como é que é. Então, nós conhecemos vocês. Nós conhecemos vocês e vocês não conhecem a gente. Eu sei quem você é." Segundo os advogados do YouTube, não é bullying, é só um conteúdo que "não é do agrado da Autora", no caso, eu. Ainda bem que o YouTube é sempre coerente e a gente pode confiar.

      Defesa do YouTube em vídeo difamatório e com ameaças veladas com duração de 39 minutos
      Defesa do YouTube em vídeo difamatório e com ameaças veladas com duração de 39 minutos

      Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo também não consideram que houve ofensa, difamação, nada disso. Foi só uma crítica. Por isso, o relator não viu motivo para remover o vídeo. Dessa forma, além de não ser removido deste canal, foi postado em outro, virou podcast, foi recortado e distribuído por whatsapp. O mais importante é o progresso profissional do produtor junto aos meus colegas. Fico realmente emocionada que o pessoal do Brasil Paralelo tenha reconhecido esse talento e dado uma oportunidade à ética, credibilidade e respeito aos valores humanos.

      De toda essa história, o resumo da ópera é que não se escreve o que dizem as plataformas sobre seu conteúdo. O objetivo é dinheiro, custe o que custar, pisoteie quem pisotear. Vários países já começaram processos de regulamentação que as plataformas querem pintar como intervenções, mas não são. Trata-se apenas de fazer com que elas sigam as leis, como são obrigadas todas as demais empresas de todos os outros setores da economia. Pode haver muitas dúvidas sobre toda a questão de conteúdo em redes sociais, mas já temos uma certeza: as plataformas não podem dar a última palavra nessa questão.

      GOSTOU DO ARTIGO? RECOMENDE A GAZETA DO POVO!!! ESPALHE ESTE LINK: https://assinaturas.gazetadopovo.com.br/madeleine-na-gazeta/

      37 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros
      Máximo de 700 caracteres [0]

      Receba Nossas Notícias

      Receba nossas newsletters

      Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

      Receba nossas notícias no celular

      WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

      Comentários [ 37 ]

      O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

      • A

        Adonis

        ± 3 minutos

        Não sou assinante da Brasil Paralelo, mas sei que fazem um excelente trabalho, e não é porque alguém em seus quadros é um estupido que todo o trabalho do grupo é desmerecido. Veja seu caso: seu pensamento progressista é muitas vezes o oposto dos valores defendidos pelos que escrevem para a Gazeta, todavia, não julgo o periódico só por seus textos, os quais também leio porque é do contraditório que a verdadeira democracia vive. Mas que bom que vc acordou para o duplo padrão das mídias sociais hegemônicas. Percebe agora que a maioria das vozes silenciadas é conservadora, ao passo que progressistas modernos e "do amor" podem pregar seus horrores livre e impunemente.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          Edmundo Escrivão Filho

          26/02/2021 15:34:06

          Madeleine, parabéns pela coragem. Sou membro da Brasil Paralelo e estou muito decepcionado. YouTube, sem comentário, tem gente que ainda acha essa empresa séria?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • N

            Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

            26/02/2021 1:17:17

            Fiquei desagradavelmente surpresa ao saber que O Brasil Paralelo tem ,entre seus colaboradores, alguém capaz de atacar de modo tão covarde uma pessoa, porque não aprecia seu trabalho! Lamentável. E pensar que recentemente me tornei assinante do BP!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • A

              Adonis

              ± 0 minutos

              Em qualquer agrupamento de pessoas haverá alguns medíocres (só o PT conseguiu a unanimidade). Não julgue o excelente trabalho da Brasil Paralelo por um ou outro produtor, bem como sem analisar a fundo a história, em todo seu contexto.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • T

            Tupinambá

            25/02/2021 21:58:19

            O duplo padrão do YouTube não foi nenhuma surpresa! O tribunal de justiça de SP não ver nada de errado, já me deixou preocupado! Mas o BP empregar uma pessoa que participou deste atentado, aí me chocou profundamente!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              James

              24/02/2021 14:51:44

              Após ler esta matéria, mandei a seguinte mensagem ao Brasil Paralelo: "Já faz alguns meses que me tornei membro do Brasil Paralelo. Tenho a intenção de avançar/colaborar de alguma forma, contribuindo com este importante projeto. Mas antes gostaria de um esclarecimento: A Jornalista "Madeleine Lacsko" em uma matéria muito interessante publicada da Gazeta do Povo sobre o duplo padrão do YouTube para “liberdade de expressão”, menciona a certa altura o "Brasil Paralelo" com informações que me impressionaram. São vocês mesmo conservadores, defensores da liberdade, ou tudo é uma "ola" que seguem os "algoritmos" atrás do nosso individual/principal ativo "o tempo" nas redes?"

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcilio Monteiro de Souza

                23/02/2021 21:25:38

                Nossa mada que barbaridade, quem apoia atos criminosos é criminoso tanto quanto. a pergunta que eu faço é: quem será o juda de amanhã? Quero que você mada saiba que sempre terar o meu respeito admiração e solidariedade.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  Celso Arruda Salomé

                  23/02/2021 20:49:17

                  Plataforma esquerdista, como todas as outras. Uma vergonha. Onde vamos parar?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Eden Lopes Feldman

                    23/02/2021 18:48:48

                    O que podemos oferecer é nosso apoio a esta jornalista evitando acessos ao Youtube. Atualmente eles estão em campanha de assinantes, jamais podemos atender a isto. Vamos assinar a imprensa que age de forma correta, como a Gazeta do Povo. Assim estaremos contribuindo para que colunistas como Madeleine continue nos brindando com seu jornalismo correto e ético. Algo que está fazendo muita falta nos demais periódicos da chamada grande mídia brasileira. Que não vou citar . Mas todos sabem.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      Ronald Braun

                      23/02/2021 13:13:07

                      Deveria ser publicado na primeira página! Assunto da maior relevância nos dias de hoje, parabéns.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • S

                        Sandro

                        23/02/2021 10:43:07

                        Parabéns por sua coragem Madeleine!!! E parabéns a Gazeta pela excelente colunista.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • P

                          PT NUNCA MAIS

                          23/02/2021 10:31:45

                          Quem tem liberdade de expressão é só esquerdista e "progressista".

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            ABFeitoza

                            23/02/2021 3:17:45

                            Brasil paralelo...!? Decepção.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Paulo

                              23/02/2021 1:55:39

                              Eu saí das redes sociais. Não podia falar nada no twitter que já era suspenso. Então larguei tudo. E olha que não sou ninguém e mesmo assim não podia me manifestar. Já quem fala contra os deuses do STF estão presos. É coisa de louco.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Marcelo

                                23/02/2021 1:05:19

                                Caríssima, boa noite. Desconhecia o seu caso, tive repulsa ao ler seu texto e me compadeço. Que tristeza ao saber do envolvimento de um dos seus ofensores em um projeto que, até hoje, eu apoiava. Sobre a diferença de tratamento em ambos casos, bem, creio que você terá que levar até ao STF e terá um mínimo de chance apenas, pois o YouTube irá gastar o dinheiro que for possível para não perder. Seu caso poderá gerar uma jurisprudência que não deixará muita alternativa a não ser a abertura ou abandono do "algoritmo", um preço que, no lugar deles, eu não estaria disposto a pagar. Orarei para que você consiga justiça.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Flavio Monteiro de Carvalho

                                  23/02/2021 0:30:44

                                  Empresa de esquerdistas sem vergonha e sem moral. Vão aparecer alternativas e este lixo ficará com os esquerdistas truculentos como os onze **** do STF.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • S

                                    sandro pazini

                                    22/02/2021 22:02:35

                                    Madeleine quero manifestar aqui meu apoio e lamento por tudo isso... Acredito o que mais causa revolta nessa história, é o fato de que muitos desses detratores, se dizem conservadores e cristãos. Mas usam dos mesmos expedientes daqueles que dizem combater.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      E.NETO

                                      22/02/2021 20:57:41

                                      O desafio será criar regras claras do que pode ou não ser publicado. Trocar o censor não resolverá o problema, e liberar geral infelizmente sabemos o resultado.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        ALESSANDRO ALONSO FERREIRA CALU

                                        22/02/2021 20:59:11

                                        E ainda tem gente que se ilude com o papinho de que agora com as redes sociais somos nós que ditamos o rumo da vida. Dizem: "Não seremos mais manipulados pela "grande imprensa" ou "imprensa tradicional"". "Grande imprensa" virou tipo chingamento de veículos de mídia para dar uma de diferentão ou bastião da liberdade. Tem até rádio com mais de 100 anos de vida se fazendo passar por nova imprensa. Eh tipo o papinho de nova politica, liberdade de expressão na internet e bla bla bla. Agora, como Madá já falou antes, se as bigTechs ganham dindin tem que se responsabilizar e obedecer as leis do país em que desejam operar.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • A

                                          ALESSANDRO ALONSO FERREIRA CALU

                                          22/02/2021 20:58:00

                                          * no caso rádio com 100 anos eh hipérbole. São uns 30 só, o mesmo tempo de deputado de certos bastiões da nova política.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        Ricardo Maia

                                        22/02/2021 20:23:39

                                        Solidez argumentativa baseada em fatos que solapram qualquer ideologia sustentadora de um duplo padrão moral

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • R

                                          Ricardo Maia

                                          22/02/2021 20:20:52

                                          Excelente artigo

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            João Viggiani

                                            22/02/2021 19:07:08

                                            Infelizmente muitos de nós fomos iludidos com a declaração de liberdade total de expressão das redes sociais. Com o tempo, elas começaram a exercer papel de censor, que a meu ver é típico de Estados, e mais, Estados totalitários, ditaduras. Em países democráticos, com sistemas legais estruturados, quem se sentir ofendido (até mesmo a rede) deve recorrer à Justiça para censurar alguém, retirar do ar o que considerar fora de seus padrões. No entanto, vemos essas redes - Facebook, Twitter e Youtube, notadamente - censurando a torto e a direito como se Estados fossem. Curiosamente, como prova a autora do artigo, essa censura só é exercida contra conservadores. Duplipensar?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • M

                                              Madeleine Lacsko

                                              22/02/2021 22:30:40

                                              No começo, eu também fui. Confessei já inúmeras vezes.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            Luiz

                                            22/02/2021 18:04:03

                                            Madeleine, entenda o seguinte: tudo, absolutamente tudo, que venha da esquerda progressista é falso como nota de três dólares. São como sepulcros caiados, bonito por fora, mas por dentro? Essa turma aí que se dizem do "bem", que defendem as minorias identitárias, que defendem o oprimidos, o bom e o belo, não são confiáveis. Te metem uma faca pelas costas, né? O duplo padrão moral deles foi experienciado por vc. Não por nada protegem bandidos, pedófilos, estupradores e violência contra quem não é da sua grei. Fora a defesa explicita de tiranetes como o Maduro, a ditadura de Cuba, C. do Norte, etc. Esquerda é lixo, onde que que esteja.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            2 Respostas
                                            • R

                                              Renata

                                              22/02/2021 18:30:54

                                              E burrice e a ignorância também.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Madeleine Lacsko

                                              22/02/2021 18:15:58

                                              Na direita também tem gente assim. Nada mais democrático na humanidade que a falta de caráter, infelizmente.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • T

                                            Thiago Mundim Brito

                                            22/02/2021 17:41:56

                                            Texto extremamente confuso... Talvez, a relação direta com o tema tenha turvado a forma de expressa da jornalista... Queria muito ter entendido melhor o seu ponto de vista.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • M

                                              Miguel

                                              22/02/2021 18:12:59

                                              Então leia novamente e mais uma vez e outra até entender. Eu entendi tudo na 1ª leitura e não sou provido de inteligência acima do normal. Texto muito bem escrito e concordo plenamente com o “pau que bate em Chico não bate em Francisco” , que está acontecendo.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Renata

                                            22/02/2021 17:19:26

                                            Toda manifestação de humor não deixa de ser uma forma de bullying, afinal está-se zoando com as coisas ou pessoas. Nessa toada, vamos acabar num mundo cada vez mais sisudo e azedo, em que o humor é vetado, mas ameaças como as qua a Madeleine sofre, aí não.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              João Martins Donizete

                                              22/02/2021 17:14:01

                                              De muito salta aos olhos ser duplo padrão o que essas plataformas fazem e desfazem. O poder delas se consegue bloquear até um presidente no exercício do cargo lá nos Estados Unidos imagina aqui então. Um movimento incipiente ainda começa a reagir. Aqui mesmo na Gazeta tem um artigo do Luciano Trigo que na Polônia o governo de lá tenta tirar poder absolutista destas tais big techs.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • D

                                                Denilson Gomes Privado

                                                22/02/2021 16:30:23

                                                Temos que seguir os exemplos da Polônia e Hungria. Se não houver uma explicação plausível, aplicação de multas muito altas, só assim pra acabar com o poder desses caras.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                4 Respostas
                                                • L

                                                  LSB

                                                  22/02/2021 22:40:07

                                                  Polônia e Hungria estão sendo perseguidas pela UE por não implantarem fascistas agendas progressistas “multiculturalistas” (tipo aborto ou imigrantes “free”) e nem perseguirem conservadores, religiosos, heteros, etc sob acusação de “discurso de ódio” ou “xyzfobia”. Daí são acusados de populistas, extrema isso, extrema aquilo... ninguém é santo, mais são muitíssimos menos os “humanistas”, os “centristas”, os “conciliadores a qq preço”, os “pacifistas”, os “isentomaníacos”, etc.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • D

                                                  Denilson Gomes Privado

                                                  22/02/2021 18:39:00

                                                  Madeleine, sugiro uma matéria sobre isso. Obrigado!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • R

                                                  Renata

                                                  22/02/2021 18:33:41

                                                  Polônia e Hungria, Infelizmente, andam Flertando com populismo fascista de direita também. Mas de qualquer forma, é importante que estejam pegando no pé das big techs. A reação tem de começar em algum lugar. Não esquecer que para derrotar os nazistas o Ocidente precisou se aliar aos soviéticos.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Madeleine Lacsko

                                                  22/02/2021 16:35:19

                                                  Polônia, Hungria, Rússia e China fazem teatro sobre essas medidas porque interagem de outras formas nos bastidores com as plataformas.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • W

                                                Waldemir

                                                22/02/2021 15:59:25

                                                Madá 1000%, olha se servir de alento várias coisas no Brasil são feitas pra não funcionarem! É só pra inglês! Entendo sua revolta, também não gosto de injustiças, ainda mais daqueles que consideraríamos isentos pra qualquer julgamento!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                Fim dos comentários.