i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

O novo cangaço em Criciúma e o armamentismo Peter Pan

Falsas soluções, gritaria e abalos institucionais só facilitam a vida do crime organizado.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 01/12/2020 12:46
O novo cangaço em Criciúma e o armamentismo Peter Pan
| Foto:

A expressão "novo cangaço" não é minha. Foi utilizada pelo tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade, comandante do 9o Batalhão da Polícia Militar em Criciúma, para descrever o espetáculo dantesco que se desenrolou pelas ruas da cidade na última madrugada. Já a expressão "armamentismo Peter Pan" é minha e serve para descrever o pessoal do parque de areia antialérgica que brinca com o pânico das pessoas ao tratar a vida como se fosse uma partida de videogame.

Um especialista em Segurança Pública não cravaria a expressão "novo cangaço" para qualquer coisa, trata-se de um tipo específico de ação que vem crescendo recentemente. O que se passa agora em Santa Catarina já é um pesadelo no interior de São Paulo, mas ganhou contornos mais perversos em Criciúma. Segundo as investigações da polícia paulista, este tipo de ação é destinada a financiar atividades de grupos criminosos, como o PCC.

O método chamado de "novo cangaço" consiste em sitiar pequenas e médias cidades para roubar bancos, inviabilizando a ação policial pelo risco inflingido à população civil. No dia 31 de julho, ocorreu em Botucatu, com 40 bandidos armados que aterrorizaram a cidade. Em 2 de maio, ocorreu em Ourinhos, também com 40 bandidos armados em 10 carros. Semana passada, dia 24 de novembro, foi em Araraquara, interior de São Paulo. Fico apenas nos mais recentes.

Todos os casos têm em comum os roubos a banco e explosões, seja das agências bancárias, caixas eletrônicos, delegacias e bases da polícia. Também se repetem os armamentos pesados, bandidos mascarados e muito preparados para a ação, interdição de ruas e, às vezes até da entrada e saída da cidade. A novidade em Criciúma é o uso de cidadãos e garis como escudos humanos para liberar passagem.

Por uma série de razões, o Brasil acaba sendo rigoroso com o pequeno bandido e leniente com a criminalidade organizada, que chega a ser retratada até com certo charme na nossa produção cultural. Poder não admite vácuo. Diante da ausência sistemática do Estado onde deveria estar presente, foi possível que o poder paralelo se instalasse na forma de organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas e ao trabalho de milícia policial.

Você encontrará entre cidadãos de bem pessoas que ficam muito indignadas enquanto ativamente colaboram com um ou com outro. Há o que despreza a criminalidade e a violência, mas compra de traficantes. Há o que despreza "os maconheiros hipócritas", mas é leniente com milícia. E há ainda quem xingue os dois e seja leniente com a presença do poder paralelo no carnaval.

Seria simples tratar o fenômeno como uma falha de caráter ou deslize moral, já que individualmente seria possível evoluir. Ocorre que criamos no Brasil um sistema que tolera tacitamente a hipocrisia e condena quem aponta o problema da existência de poderes paralelos. Na democracia, todo poder emana do povo e em nome dele é exercido. O poder paralelo emana da mistura de miséria com violência e é exercido em nome de muita coisa, jamais do povo.

Essas estruturas gigantescas são caras, precisam de dinheiro para funcionar e competir umas com as outras. As opções de financiamento até agora eram tráfico de drogas, de armas e de pessoas e serviços como gatonet, entrega de gás, proteção de pessoas, ameaça a inimigos, cobrança de taxa das famílias de presos. São todas de altíssimo risco e retorno difícil, pois é necessário fazer muitas operações simultâneas com pequenos valores para juntar grandes quantias. Risco por risco, estamos diante de uma nova atividade desses grupos, a de roubar de uma vez dos bancos sitiando cidades. Agora, chegamos a um passo além, escudos humanos.

Pouco importa se você é contra ou a favor de armar a população, somente pessoas com a complexidade de raciocínio do Dollynho colocam essa questão como possível solução para esse fenômeno. Há uma discussão liberal e teórica sobre o Estado ter ou não o monopólio da violência, com posicionamentos muito respeitáveis de ambos os lados. Isso é muito diferente de sugerir que a dona Josefa, 63 anos, aposentada do BESC em Criciúma, tenha uma arma pessoal para se defender das bazucas do novo cangaço.

A discussão sobre ter ou não uma arma está no campo dos direitos individuais e do monopólio estatal da violência. Colocá-la como solução de Segurança Pública pode ser oportunismo ou insegurança e fantasia a respeito da própria capacidade de reação. Já conheci pessoas que nem atiram e gostam de ter armas em casa, colecionadores. Conheço muita gente que pratica tiro como esporte, alguns têm armas próprias e outros não se sentem bem tendo arma em casa. Também há um fator de individualidade na questão, que é complexa. Pode haver gente gritando contra armas e que tem arma em casa e outros que acreditem no direito de ter armas mas que não fariam essa escolha.

A sequência de vídeos mais impressionante que vi foi coletada pelo perfil Fla Resenha News, que se dedica a notícias sobre o Flamengo. Ela mostra claramente como os bandidos utilizaram pessoas que estavam nas ruas ou garis como escudos para garantir a fuga. Ameaçavam com armas de grosso calibre, faziam tirar a roupa e punham para andar, abrindo caminho, com as mãos na cabeça.

Nas operações no interior de São Paulo, a ação policial já era muito difícil pelo risco à população civil. O objetivo de uma ação policial é, em primeiro lugar, preservar vidas inocentes e garantir a segurança das pessoas. Brigar com bandido vem depois, não antes, como supõem alguns. A polícia paulista chegou a resistir e, embora não tenha conseguido impedir, prejudicou a ação de grupos que colocavam fogo nas entradas das cidades, faziam reféns e provocavam explosões. Como agir quando cidadãos comuns são forçados a se despir e usados como escudos humanos por bandidos? É um cenário trágico e gravíssimo.

Foram chamados policiais de diversas cidades, inclusive o Choque e o BOPE de Florianópolis. Conseguiram impedir assassinatos, mas não o terror nem o sucesso da operação. Um comboio de 10 carros lotados de dinheiro deixou a cidade na madrugada, levando os bandidos. Estamos diante de um alerta para as aventuras de políticos que usam impeachment como se fosse aspirina infantil. O cangaço urbano toma conta de Santa Catarina depois de um abalo importante na cadeia de comando da polícia, o entra e sai de governadores.

Governadores são os chefes das polícias civil e militar. Quando essa liderança é abalada, por mais que os comandantes e delegados gerais sejam firmes, há reflexos na tropa. Durante o período eleitoral, foram abertos dois processos de impeachment contra o governador Carlos Moisés. São pedidos com justificativas muito questionáveis, o primeiro deles julgado totalmente inepto. Na realidade, o problema foi político, como em todo processo do tipo. Bombeiro militar eleito pelo bolsonarismo, o governador era visto como traidor por ter convidado Sergio Moro para a Secretaria de Segurança do Estado assim que saiu do governo.

O grupo que arquitetou o plano é o departamento artístico do PSL, aquele que é mais ativo nas redes sociais do que trabalhando. Assumiu a vice-governadora Daniela Reinehr que, desde o primeiro momento se mostrou publicamente muito frágil como líder. Confrontada com declarações nazistas do próprio pai, não foi capaz de se posicionar com firmeza. Acabou refém do mesmo grupo político que causou o impeachmet e não conseguia exercer autoridade nem sobre a própria conta de Twitter. Se postava algo que causava chiliques nos deputados mais estridentes, apagava, ainda que fosse de utilidade pública.

A vice-governadora, durante o tempo em que esteve como governadora, realizou dois atos simbólicos que pesam bastante na estrutura de poder. Primeiro demitiu, sem consulta prévia, o chefe de gabinete de Carlos Moisés. No serviço público, em situações como essa, é um recado enorme de que não reconhece a liderança ou a legitimidade do outro e de seu grupo. Se fez isso, por exemplo, quando Delcídio Amaral foi preso, após votação do Senado permitindo a prisão. É uma medida extrema. A outra atitude foi cancelar o aumento dos procuradores, determinado pela Justiça do Estado, e que gerou todo o imbroglio do impeachment.

Durante um mês no governo provisório durante o impeachment, foram exonerados 60 integrantes do primeiro escalão. Qual o impacto desse furacão sobre a cadeia de comando das polícias e a eficiência do trabalho no dia a dia? Boa reflexão para os 33 deputados estaduais que não hesitaram em substituir o comando e aproveitar os holofotes para resolver um tema que poderia ser apurado de outra forma.

Após o impeachment de Dilma Rousseff, o primeiro feito na era das redes sociais, o mundo parlamentar compreendeu os dividendos que tira de um evento como esses. Santa Catarina não é o único Estado com processos do tipo em andamento, há por todo o Brasil. Muitos falam de superfaturamento ou ilícito no enfrentamento da pandemia. Quem faz discursos apaixonados contra os governadores acaba produzindo um belíssimo material de marketing, demonstração cabal da postura contra a corrupção. Só não contam que, com a loucura que foi o início da pandemia, a não ser em ações muito evidentes é impossível apurar tão rápido o que está dentro das regras ou não.

Provavelmente houve casos de superfaturamento e de gente que se aproveitou da situação. A maioria da gritaria, no entanto, é sobre casos em que não há comprovação contundente. Muitos produtos tiveram enorme alta de preços, foi necessário fazer essas compras e o próprio Ministério da Saúde recomendou salvar vidas primeiro e debater burocracia depois. Lembremos que, àquela altura, Luiz Otávio Duarte foi esculhambado na imprensa por recomendar o certo, ficou com pecha de leniente com a corrupção. Foi a senha para os aventureiros.

É direito desses parlamentares todos brincar de impeachment para bombar redes sociais, só não é dever. Somos um país que ama direitos e corre dos deveres mais que o diabo da cruz. É preciso que tanto os políticos quanto a imprensa e os eleitores repensem as consequências de ações midiáticas que abalam cadeias de comando, principalmente na Segurança Pública, uma chaga brasileira. Tirando os 5 deputados que foram contra fazer um impeachment para investigar uma questão que já estava na Justiça, os demais têm seu quinhão de responsabilidade.

Durante o governo provisório, Daniela Reinehr tirou dinheiro da Polícia Militar do Estado. Transferiu R$ 140 milhões do orçamento para cobrir o rombo da previdência. Juntas, essas ações causaram abalo nas forças policiais, que pode ou não ter sido determinante para o ataque do novo cangaço em Criciúma. Uma coisa é certa: a instabilidade não dificultou a vida dos bandidos no Estado. Em todos os lugares onde há processos parecidos, movidos principalmente a holofotes, esse risco se repete.

Tratar a política como espetáculo e dividir o mundo entre mocinhos e vilões pode ser eletrizante, mas é um luxo caríssimo. Estamos pagando a conta. Em todo momento grave surgirão oportunistas. Levar a sério quem pretende usar este episódio para levantar um debate inflamado sobre armas é um erro. Essa atitude legitima os políticos que estão fazendo o mesmo, vivendo de debates inflamados que ignoram a realidade e as consequências na vida do cidadão.

Pessoas são complexas, todos temos virtudes e defeitos, todos nós acertamos e erramos. Em Criciúma, por exemplo, após a fuga dos bandidos, a polícia acabou prendendo 4 pessoas com R$ 810 mil. Não eram da quadrilha. Eram, até então, cidadãos comuns, moradores do centro da cidade que, num primeiro momento, também se apavoraram com o tiroteio. Depois, no entanto, saíram para recolher na rua o dinheiro que os bandidos deixaram para trás. Não foram os únicos. A polícia teve que tirar das ruas um monte de gente que fazia o mesmo.

"Para todo problema complexo há uma solução simples, elegante e completamente errada", disse H. L. Mencken. Estamos diante de uma novidade dantesca da criminalidade, a prática do novo cangaço, que só pode ser enfrentada por instituições fortes. E vivemos isso na era da apoteose da superficialidade, em que há líderes de todas as áreas priorizando as redes sociais em detrimento das consequências reais de seus atos. Seria sensacional se fosse possível resolver tudo isso na base da bala, bravata, gritaria ou discurso de valentia. Desconfio que já teríamos resolvido. É hora de chamar os adultos na sala.

31 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 31 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    LSB

    07/12/2020 20:42:07

    Considerações válidas, PORÉM não há a mínima correlação do impeachment do governador com a ação criminosa. Estas também aconteceram em Estados nos quais não havia processos de impeachment... tb trata-se de ação planejada com antecedência... ninguém teve esse ideia só depois que a cadeia de comando “bambeou”...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • S

      Sandro Volpato

      03/12/2020 12:28:18

      Bom texto...entretanto nos manuais de oficialidade existe um item denominado "Ocupação Tática"....e claro....a resposta a ocupação...essa parte final do manual, não houve na fatidica noite de Criciúma....e como sempre no Brasil...a culpa é dos outros...só contribuindo...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • B

        Bmk P

        02/12/2020 14:56:48

        Um texto sóbrio, honesto e digno da inteligência da autora. Tenho dúvidas, entretanto, que o Brasil é mais rigoroso com o pequeno bandido. A lei penal é a mesma, mas é tão contraditória e benevolente que contra grandes criminosos não produz qualquer efeito dissuasório. Assim, um cidadão que se envolve em um acidente de trânsito com vítima fatal tem mais motivos para temer a Justiça do que um criminoso contumaz e com vários homicídios dolosos, notadamente se a atividade criminal deste permitir pagar ex-assessores de ministros do STF como advogados. Reunificação das penas, presunção eterna de inocência... O Direito Penal é "cientificamente" projetado para ser ineficiente. Com esse STF, então..

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          Alisson Soldera

          02/12/2020 12:49:39

          Como sempre, muito lúcida em suas palavras. Não encontrei, no entanto, nada que vincule o impeachment do Governador ao crime. Não vi evidências robustas no que escreveu. Ressalto, porém, ser sempre um prazer ler o que você escreve.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • K

            Kátia Fraga

            03/12/2020 20:12:53

            Sou policial militar e sem bem do que ela fala. Sempre que há mudanças de comando, a cadeia toda sofre mudanças, de cima para baixo, e cada um novato que assume, quer fazer a sua maneira, de modo que leva um tempo para as coisas andarem nos eixos. Até mesmo questões administrativas sofrem um retardo com essas mudanças.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • R

          Renata de Paula Xavier Moro

          02/12/2020 12:31:44

          E no mesmo dia, uma outra gang fez um arregaço em Floraí, no norte do PR, deslocando-se em seguida pra Ponta Grossa, onde tocaram o terror também.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            antonio sergio ferreira baptista

            02/12/2020 12:23:32

            Este é o chamado jornalismo mau caráter. Também conhecido como jornalismo "Samba do Crioulo Doido" . Fala muito, só diz bobagens, mistura pandemia, desarmamento da população (insinuando que quem defende armas para a população está querendo que a vovozinha ao lado ande com um fuzil pela rua) ou seja a amiga do Luciano Ayan acha que a policia, um dia, estará presente em todos os lugares do território nacional e assim não haverá mais nenhum crime pois ao seu lado, caro cidadão e cara vovozinha, haverá um policial para protegê-lo. Bullshit

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • V

              Vinicius Obadowski

              02/12/2020 12:00:08

              A colocação pertinente é essa, o Estado deve ou não ter o monopólio da coerção? Armar todos os cidadãos é por outra razão, não para se defender do neocangaço. Posso estar sendo leviano em minha afirmação, mas creio que nossas cidades estão vulneráveis a este tipo de ato criminoso, a polícia tem seus braços atados ao perceber que transformaria a cidade em um campo de batalha. As medidas preventivas contra esse tipo de ação envolve qualificação em inteligência policial e melhores tecnologias de segurança pública. A tradicional abordagem de combate frontal não funcionará contra esse grupo, não estamos lidando com amadores que assaltam por comida e sim com profissionais, um grupo paramilitar.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Celito Medeiros

                02/12/2020 3:13:58

                Nos encontramos novamente Madeleine, em tantos comentários seus que eu entrei para comentar e não opino sobre o que eu não domino, e nem se meta a saber por que, pois saberia facilmente. Cara, esta reportagem é na cidade de minha família, do Celso Freitas ex globo e hoje sei lá onde, depois da Record, etc, ele que iniciou na TV Eldorado de Criciúma. Tudo ok em seu texto, escreveu mais sabe muito mais, fácil perceber nas entrelinhas. Sim, ação coordenada que já foi executada em tantos lugares pelo PCC. E lá, existem membros do PCC para ajudar no Plano. Só que a Polícia ficou esperta e não desejou intervir para não ocasionar mortes. Espalharam dinheiro como tática, mas serão todos presos!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  JOSMAR PORTUGAL VAZ

                  02/12/2020 0:27:21

                  Vergonha ... o povo desarmado e os bandidos atuando . Vergonha ... o povo não pode fazer nada ....simplesmente ficar olhando ....o culpado é o Bolsonaro . Parabéns Brasil....

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • H

                    HELOISA DE MOURA BUENO

                    01/12/2020 23:20:14

                    Com todo respeito pela jornalistas autora deste artigo mas ela falou falou e não disse nada. Vamos aos fatos então. Esses bandidos não precisam de autorização pra ter arma mas a população ordeira não tem direito de ter um mínimo de defesa própria. Acham que as pessoas de bem são um bando de néscios que não têm competência pra usar uma arma. Sorte da bandidagem que deita e rola. Só faltou a jornalista culpar o impeacheman da Dilma e do governador pelo assalto. Em seu artigo, culpa veladamente o Bolsonaro . Continue falando nada com nada e os bandidos aplaudirão! Continuem desarmando a população e verão no que esse país vai dar! Fraquinho e sem noção! Esse é artigo da jornalista.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • H

                      HELOISA DE MOURA BUENO

                      01/12/2020 23:20:14

                      Com todo respeito pela jornalistas autora deste artigo mas ela falou falou e não disse nada. Vamos aos fatos então. Esses bandidos não precisam de autorização pra ter arma mas a população ordeira não tem direito de ter um mínimo de defesa própria. Acham que as pessoas de bem são um bando de néscios que não têm competência pra usar uma arma. Sorte da bandidagem que deita e rola. Só faltou a jornalista culpar o impeacheman da Dilma e do governador pelo assalto. Em seu artigo, culpa veladamente o Bolsonaro . Continue falando nada com nada e os bandidos aplaudirão! Continuem desarmando a população e verão no que esse país vai dar! Fraquinho e sem noção! Esse é artigo da jornalista.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • S

                        Stephano Zibetti

                        04/12/2020 10:29:52

                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • P

                          Portugal

                          01/12/2020 21:49:00

                          Quem sabia que havia tanto dinheiro aquele dia nesse banco? Qual a lista de pessoas que alugaram imóveis nos últimos meses na cidade? Qual a origem dos carros usados? Tem imagem por onde passaram, tipo pedágios e postos de gasolina? Se pegarem um suspeito, vai rolar uma delação premiada interessante? Trabalho minucioso, de inteligência...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • P

                            pprado

                            01/12/2020 21:36:52

                            Bom artigo. Com vários pontos a se pensar. Exceto com relação ao armamento civil. Isso não é opinião, é um fato. População mais arma significa menos criminalidade. Brasileiro não é esse demente que as pessoas pensam não, que vai sair fazendo besteira com uma arma na mão. Brasileiro médio, o brasileiro real que sofre no dia a dia, é uma pessoa de valor e moral.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • S

                              SERGIO RODRIGUES MARTINS

                              01/12/2020 21:15:17

                              Penso que Madeleine, às vezes, na tentativa de abarcar multiplas facetas dos fatos, acaba por misturar tudo e acaba por não chegar a lugar algum!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Edivaldo S

                                01/12/2020 19:03:52

                                Nos parece que temos dois novos cangaço: a mídia que distorce os fatos, sempre a favor do **** . E o congresso que legisla só a favor dos **** . Sorte que temos o competentíssimo judiciário e STF....

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • E

                                  Edivaldo S

                                  01/12/2020 19:03:52

                                  Nos parece que temos dois novos cangaço: a mídia que distorce os fatos, sempre a favor do **** . E o congresso que legisla só a favor dos **** . Sorte que temos o competentíssimo judiciário e STF....

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Regina Célia Baldin

                                    01/12/2020 18:57:11

                                    Muito bem colocado.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      Jfaraujo

                                      01/12/2020 18:20:40

                                      Mostrou muito amadorismo jornalístico, não vi nenhum armamentista sério defender que se enfrentasse os fuzis dos bandidos com 38 5 polegadas, é lógico que esse tipo ataque à sociedade só reflete o retumbante fracasso do estatuto do desarmamento, afinal com certeza esses terroristas não foram no exército tirar o CR para fazer assaltos

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Antônio Carlos

                                        01/12/2020 18:20:12

                                        Eita confusão, ela coloca no texto tudo que dá clique, liberação de armas, impeachment, Bolsonaro, liberação de verbas, bombeiro, PSL, milícia e outros tro-lo-ló, cruzes, que maçaroca. O interesse do ladrão é conseguir grana. A solução é a polícia investigar e depois prender os ladrões, sem muita firula política/sociológica/psicológica do roubo/crime.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • H

                                          Hugo Dalla Zanna

                                          01/12/2020 18:15:23

                                          Excelente análise. Fico pensando se a ação criminosa não teve início com alguma "informação privilegiada" de que o enfrentamento seria um "mamão com açúcar".

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            Júlio

                                            01/12/2020 18:08:37

                                            Infelizmente para combater este tipo de crime organizado , somente um serviço de inteligência aguçado para investigar previamente estas organizações criminosas, pois quando eles agem normalmente utilizam força brutal e a policia local não tem como impedir a ação!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • F

                                              FRANCIELY

                                              01/12/2020 17:25:41

                                              Defendo e defenderei até o fim da minha vida: o politicamente correto acabará conosco. Ficamos discutindo quem colocou o bode na sala ao invés de o tirarmos daí. Excelente texto.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                Julio C. Valaski

                                                01/12/2020 17:15:50

                                                Vou fazer um resumo para quem, como o leitor abaixo, achou que o texto é tem "muito assunto": há muito político muito bom em fazer discurso sobre segurança e armamento, mas que não é capaz de elaborar um plano para enfrentar uma organização criminosa liderada a partir dos presídios.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • G

                                                  Guilherme Tavares Malizia Alves

                                                  01/12/2020 17:09:02

                                                  Sniper resolve.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  4 Respostas
                                                  • L

                                                    Luis_GonzagaBR

                                                    02/12/2020 1:31:58

                                                    André Luís Vianna: Bandido tem c* e quem tem c* tem medo... Não temos atores de hollywood barbarizando nesses espetáculos de horror: temos bandidos protegidos por outros bandidos (de toga, de mandato, de cargo púbico, de função gratificada e de DAS)...

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • A

                                                    André Luís Vianna

                                                    01/12/2020 22:37:40

                                                    E todos os snipres precisam acertar todos os bandidos ao mesmo tempo caso não se queira que eles atirem a esmo ou nos primeiros cidadãos inocentes que estiverem ao alcance dos tiros.Que bom seria se as coisas fossem assim,de faceis,de rapidas,de simples soluções...

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • G

                                                    Glauco Mascarenhas

                                                    01/12/2020 18:00:06

                                                    Em minutos se poderia posicionar dezenas de snipers e acabar com essa farra. Mas estamos em um país em que se o comandante da polícia fizer isso estará enterrado vivo pela atuação cúmplice de bandidos da mídia e pelos políticos frouxos que temos. Esse é o Brasil, país de isentões sugestionáveis.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • G

                                                    Gilberto Nascimento

                                                    01/12/2020 17:11:15

                                                    Sim, se ele souber de antemão um local e hora para se posicionar.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  André Hauter

                                                  01/12/2020 16:23:47

                                                  Acho que esse texto foi gerado no "gerador de lero lero". Muito assunto e pouca informação.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  Fim dos comentários.