i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

Porta dos Fundos, machismo e o manual prático do passapanista do bem

Conheça as pseudocondenações e pseudodesculpas, armas perfeitas para justificar erros que você aponta nos outros.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 24/11/2020 13:44
Porta dos Fundos
Porta dos Fundos| Foto:

O Porta dos Fundos fez um vídeo reproduzindo um dos clichês preferidos dos machistas, o de que mulher só ascende profissionalmente usando sexo. Eles tiraram o vídeo do ar, o Sleeping Giants condenou o vídeo, várias personalidades progressistas e de esquerda se manifestaram contra o vídeo. Ainda assim, aposto que você tem uma sensação de desproporção entre as reações diante desse caso e de outros semelhantes, com pessoas de outro campo político.

Isso não é magia, é tecnologia. Trago para vocês o "Manual Prático do Passapanista do Bem", um conjunto de técnicas objetivas de discurso para você livrar os seus amigos das responsabilidades que atribui aos inimigos. Mas não se preocupe, com essas técnicas revolucionárias você conseguirá culpabilizar a vítima mas continuar dizendo que está do lado certo da história. A seguir, o passo a passo do truque infalível da PSEUDOCONDENAÇÃO.

No caso específico, nós temos um vídeo machista. É como esses casos impressionantes que vez ou outra aparecem na imprensa: carros que atropelam, armas que matam, drogas que se traficam sozinhas. Nos casos em que se trata de um amigo, jamais a responsabilidade é dele, ele sempre tem de ser completamente afastado do tema. Nenhum machista fez o vídeo, ele se fez sozinho, era machista, se enfiou na plataforma e, assim que detectado, foi expurgado. No caso, o vídeo é machista e errou:

Caso o autor seja um adversário, uma única ação o marcará para a vida toda e não haverá possibilidade de redenção jamais. Nesse caso, jamais será um vídeo machista, mas um machista que fez um vídeo. Supõe-se que todos os vídeos que ele fizer sempre serão machistas. Machismo é discurso de ódio. Todos os lugares onde ele discursa são propagadores de discurso de ódio. Portanto, todas as mulheres que têm espaço no mesmo lugar que ele devem ser esculachadas publicamente porque compactuam com discurso de ódio.

A primeira técnica é a do deslocamento de responsabilidade, que exige sublimar o conceito de dignidade humana e considerar que apenas pessoas de determinado grupo têm direito a redenção. Quando se tratar de um amigo, ele não é responsável, desloca-se o mal para o objeto problemático. Quando se tratar de inimigo, ele é mais que responsável, ele é a semente do mal que contaminará todo objeto que toque.

Aplicar constantemente essa técnica é fundamental para manter ativa a cultura do cancelamento. A parte mais evidente dessa cultura é ter um inimigo por dia a destruir completamente, mas há uma outra tão importante quanto, a construção de um panteão de monopolistas da virtude. Os perseguidores não têm defeitos, cometem deslizes em casos isolados que não se repetem. Ainda que se repitam, é necessário frisar que é um caso isolado e todos condenam o caso, o vídeo, o carro, a arma, jamais o grupo ou o ser humano. É dessa forma que será construída a reputação para perseguir outros grupos.

Utilizo aqui o caso específico do machismo no Porta dos Fundos para explicar essas técnicas de comunicação, mas elas não têm cor ideológica, são democráticas. Inclusive, se você reparar, são largamente utilizadas por diversos outros grupos que se unem pela negação. São grupos que não têm um objetivo claro em comum, são contra "tudo isso que está aí", querem "derrubar o establishment", mas não concordarão quanto ao que deve ficar no lugar. Aliás, muito provavelmente nem dialogam sobre isso, unem-se contra um inimigo comum.

A técnica de união contra o inimigo comum é ancestral, mas muito potencializada na era da hipercomunicação. O primeiro motivo é que todos estão em contato o tempo inteiro e é muito mais fácil e rápido construir consensos de negação do que de construção. Sabemos o que rejeitamos ainda que não tenhamos a menor ideia do que queremos. O outro motivo é que os algoritmos das redes sociais impulsionam conteúdos que tenham emoções energizantes, como ódio, indignação e medo, exatamente aqueles que formam grupos contra inimigos comuns.

A segunda técnica importante é jamais reconhecer a dignidade humana da pessoa atacada por um aliado. Se possível, minimizar o ataque feito e até criticar a pessoa atacada antes de condenar o ataque do aliado. É importante deixar implícito que a pessoa atacada, de certa forma, merece aquilo mas o grupo é tão virtuoso que condena ataques mesmo contra uma pessoa que merece ser atacada. Observe que não são técnicas separadas, é necessário agregar.

Obviamente que fazer essas afirmações de forma direta resultaria em condenação pública, então é necessário embalar o produto no pacote do monopolista da virtude. No caso específico, o ideal é começar apontando tudo o que despreza na pessoa atacada e muito importante não falar em ações ruins dela, mas colar as qualidades ruins na essência do ser da pessoa atacada. Depois, sinalizar virtude, dizendo que mesmo diante de tanta malignidade é contra ataques. E então condenar o ato - ou o vídeo - como se fosse um ente autônomo, jamais deixando que a característica ruim seja associada ao aliado. Por exemplo: a vereadora é do Partido NOVO, um partido horrível que quer o mal da galáxia, por isso merece todo repúdio mas eu não aceito machismo nunca então condeno publicamente esse vídeo machista.

O tweet feito por Felipe Neto segue à risca a estrutura: "Eu acho o partido NOVO patético. Típica turminha neoliberaloide que sonha em ver ricos ficando mais ricos, enquanto grita "É MERITOCRACIA" pros mais pobres. Contudo, o vídeo feito pelo Porta dos Fundos sobre a vereadora do partido foi inaceitável. Totalmente horrível" . É uma forma elegante de reforçar as ofensas sobre a vítima e afastar a responsabilidade do ofensor, afinal o vídeo é autônomo e quem o publico não é machista, é virtuoso.

São mudanças sutis na linguagem, mas que geram reações completamente diferentes de quem ouve. Percebam que a deputada Tábata Amaral, frequentemente esculhambada por machistas de esquerda e de direita, não passa pano para eles. Como o crescimento dela tem outra lógica, não a de eleger um inimigo ao dia e atacar em massa, pode responsabilizar pessoas pelo que fazem e admitir que seres humanos não são perfeitos. É, na verdade, o caso da grande maioria dos políticos de todos os matizes ideológicos, embora as exceções façam mais barulho.

Percebam que primeiro ela fala do problema em si, o machismo, que é característica de pessoas em geral, não de objetos inanimados ou produções cinematográficas autônomas. Salienta que, na visão dela, pode existir em várias ideologias políticas, atribui a responsabilidade ao Porta dos Fundos - não ao vídeo autônomo - e expressa solidariedade à pessoa ofendida. Além disso, importante notar, não condena o ofensor ao cancelamento eterno, mas espera uma redenção:

Quais seriam as consequências práticas de adotar um discurso como o que fez a deputada Tábata Amaral e que apenas um punhado de progressistas fez? Admitir que errar é humano e erros não são corrigidos com cancelamento. Isso desmonta completamente o ideal de pureza do parquinho de areia antialérgico, que o credencia a perseguir de maneira implacável todos os que considera impuros.

Já o outro comportamento, que culpa esse vídeo malvadão por tentar manchar a reputação imaculada do Porta dos Fundos, preserva a ideia de que é possível ter monopólio da virtude e pureza de alma. É uma blindagem que serve para justificar o comportamento reiteradamente machista e arrogante do grupo nas respostas. Na verdade, se o vídeo foi um acidente de colocar para fora porções escuras da alma, algo a que todos estamos sujeitos, as respostas foram machismo deliberado.

PSEUDODESCULPAS: como dar armas aos seus passapanistas do bem

Se você é um monopolista da virtude que sempre está do lado certo da história, obviamente que não pode admitir ter falhas de caráter ou errar na vida. Só que, se você não fizer isso publicamente, vai dificultar a vida dos passapanistas do bem. Aí, só restarão em seu socorro os mais radicais, o que será muito ruim para a reputação. Enquanto você ficar em silêncio, as pessoas que o defendem por inércia só poderão lançar mão de um recurso: culpabilizar a vítima. No caso, concreto, é sair pela tangente sobre o tema central, machismo, e focar no caso de que a personagem já existia, portanto não pode ser sobre a vereadora. Se preciso até dar uma espinafrada no vídeo, esse vilão maldoso.

Calma! Você não vai precisar admitir que tem machismo no coração e nem reconhecer a dignidade de mulheres que despreza. É só seguir passo a passo a técnica da PSEUDODESCULPA, em que você faz um pronunciamento que supostamente seria para reparar o ocorrido mas dobra a aposta. Usar linguagem passivo/agressiva, sinalizar virtude e reforçar estereótipos de quem você atacou é um plus.

A primeira coisa a ter em mente é que você não está se dirigindo à pessoa que foi ofendida porque, afinal, não é obrigado a reconhecer que ela tem dignidade. Você finge se dirigir a ela para falar com o seu público, que conhece sua índole perfeita. É preciso conhecer os valores desse grupo a quem você se dirige para reforçá-los. Uma boa estrutura é começar dizendo que não teve a intenção, lamenta que algumas pessoas tenham se sentido ofendidas e reafirma seu compromisso com qualquer coisa virtuosa que você achar legal.

Se você utilizar palavras suaves ou mais formais, vai poder dobrar a aposta e atacar a vítima de novo. No caso de mulheres, o mais comum é redobrar preconceitos ou xingamentos que dormitam no imaginário popular: louca, escandalosa, velha, mal comida, recalcada, invejosa. Não use essas palavras especificamente, pareça gentil mas deixe a bola quicando. Por exemplo, explique uma obviedade completa à mulher como se ela tivesse 5 anos de idade. Vamos a um exemplo prático:

Jamais a vereadora disse que a personagem era ela especificamente. Sentiu-se obviamente atingida por esse espasmo machista do Porta dos Fundos que bate na tecla de conquistas profissionais movida a sexo. Qual a resposta deles? Desconsiderar completamente a reclamação dela e tratá-la como se tivesse a simplicidade intelectual do Dollynho e fosse frígida. Claro, mais uma vez sinalizando a própria virtude.

Alguns chamam esse recurso de "espantalho", criar um argumento que não existe e vira o centro do debate. Jamais houve discussão sobre a personagem ser ou não inspirada na vereadora, mas é uma boa saída argumentativa. Por quê? Primeiro para fazer parecer que ela exagerou na reclamação, acha que tudo é com ela, autorreferente, louca para perseguir os outros. Depois porque é sensacional para tirar o foco do centro da discussão: o machismo. Não basta dizer que defende mulheres, é preciso defender. Isso não foi feito.

Tem ainda a outra parte, uma emenda pior que o soneto. A vereadora reclama do recurso machista de associar o sucesso profissional de uma mulher à conotação sexual. Qual a resposta? "Ela explora sua sexualidade livremente". Aproveita-se o estereótipo sobre mulheres de direita para inferir que a vereadora reagiu assim por ser mal comida? Não, jamais. Um progressisto jamais deixaria isso escapar das entranhas numa hora de raiva. Foi completamente desconsiderada a reclamação, mas os fãs têm já um material para argumentar que se desculparam.

Se você for de direita e tiver atacado uma mulher, o trabalho está terminado. Daí em diante, se ela reclamar, pode até perguntar: "mas está querendo que eu faça mais o quê? Te chame para jantar?". Não tenha dúvidas de que ela será massacrada e ridicularizada pelos seguidores, que se voltarão contra ela. Mas, se você for de esquerda ou de centro, vai ter feministas e feministos entre os seus apoiadores e eles vão precisar de alguma atitude concreta para pararem de cobrar.

Não se preocupe porque a atitude não terá de ter consequências como rever seu posicionamento ou compensar quem você tenha ofendido. Aí já seria demais. É apenas dizer: olha, repensei e fiz algo. No caso, o Porta dos Fundos retirou o vídeo do ar. E comunicou como? Triplicando a aposta: ignorou a reclamação da vereadora, não admitiu o machismo, sinalizou virtude de novo e voltou à história do personagem não ser a vereadora:

O ápice do deslocamento de responsabilidade é: "o vídeo não condiz com o que acreditamos", como se ele fosse produzido por aliens maus, muito diferentes dessas pessoas imaculadas do canal. Daí, em vez de se desculpar, dá uma desculpa, dizendo que não teve a intenção de fazer algo que fez. Então, sinaliza virtude com uma frase feita e dá um estímulo aos apoiadores. É um modelo que se utiliza muito, mais ousado até do que o Carrefour usou num primeiro momento, mas está saindo de moda.

Uma dose de vida real

Desde a década de 90 e, sobretudo, após 2010 com a popularização da internet de banda larga e as redes sociais, lacrar passou a ser visto como sinônimo de virtude. Dizer a coisa certa, apoiar as campanhas certas e, sobretudo, perseguir de forma implacável quem desobedece essa cartilha, são indicadores de que a pessoa presta. O mundo passa a ser dividido em dois times, ambos pensando que só seus integrantes prestam, não reconhecendo a dignidade do outro grupo e recorrendo a um chiqueiro moral de táticas de ataque e manifestação para sentirem emoção.

Existe um teto para essas táticas, a realidade. Na vida real, não fazemos o bem que queremos e fazemos o mal que não queremos. Pessoas boas fazem coisas ruins, pessoas ruins fazem coisas boas, há quem se perca no caminho e quem encontre redenção. Todos temos preconceito dentro de nós e ele acaba se mostrando nos momentos de descuido. São oportunidades de reconhecer o privilégio de conviver com uma criação de seres únicos, todos diferentes entre si, e evoluir.

Há ainda uma outra situação, muito comum para os humoristas, que lidam com os limites do que uma sociedade aceita: quando um tema perde a graça. O Brasil viu a luta de grandes humoristas como Jorge Dória, Paulo Silvino e Agildo Ribeiro quando simplesmente deixou de ter graça ridicularizar gays, contar piadas de preto e de loira burra. O Porta dos Fundos passa por isso. Já teve graça intolerância religiosa e machismo passivo/agressivo, está caindo em desuso.

A grande diferença é que nessa era não existia cancelamento porque vivíamos um outro período de mudanças na sociedade, muito mais palpável, ativo. Todos compreendíamos a dificuldade que as pessoas tinham de entender que aquilo tão certo tinha mudado. O humorista Marcio Américo me disse que, pouco mais de 40 anos atrás, era uma piada de sucesso seguro dizer: "Entrei no avião. (Pausa dramática) O comandante era mulher". Hoje, o mundo mudou tanto que não precisa mais nem de protesto para que alguém deixe de contar uma piada dessas. Ninguém mais entende se ela for contada. Vai ter que explicar, contextualizar historicamente.

Houve muitas reclamações sobre personagens e piadas dos humoristas antigos, ainda apegados a seus repertórios de segurança. Não houve, no entanto, tentativa de apagar o trabalho deles, o talento, o brilho, a história. O Porta dos Fundos vive essa transição em um momento muito diferente. Por exemplo, o preconceito religioso que ainda insistem em conservar rende ataques que vão muito além do caso em si ou da insistência nessa visão obtusa de mundo. Há quem questione a dignidade de todos os participantes do grupo. Trata-se de uma empresa enorme, não espanta a reação defensiva diante de grupos adversários canceladores.

O humor é a arte mais desafiadora no sentido de questionar publicamente as contradições e incoerências mais incômodas. A questão é que dele não se salvam nem os próprios humoristas. Quando se tenta encaixar o humor, incontrolável por excelência, na lógica da militância ou nas premissas da guerrilha de redes sociais, ele pode se rebelar. É o caso.

Na lógica da militância de redes, há pessoas perfeitas e uma luta entre o bem e o mal, onde só a aniquilação repara deslizes. Na vida real, há humor, amor, tropeços e redenção. Inclusive há militância real, aquela que é feita para mudar as coisas até não ser mais necessária. Infelizmente, nesse episódio as coisas permaneceram estacionadas. Negar um problema é a melhor forma de eternizá-lo.

34 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 34 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    JORGEHF

    25/11/2020 22:32:42

    É de extremo mau gosto chegando à canalhice

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      JORGEHF

      25/11/2020 21:31:35

      É de extremo mau gosto chegando à canalhice

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • R

        Rômulo Viel

        25/11/2020 20:38:03

        Didático!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • W

          waldir rodrigues de morais

          25/11/2020 20:05:11

          Bom texto Alguem, fora da bolha, ainda ri das piadas deste grupo ???? Logo eles serão lembrados como aquele grupo que fazia piadas de tudo mas ninguem ria ou reclamava Contra eles só existia a indiferença...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcelo Duarte Andreassa

            25/11/2020 17:30:40

            Excelente matéria! Essa é a estratégia da esquerda globalista, todos alinhados e em blocos. Precisamos aprender a falar e defender a mesma língua. Neste sentido os de direita precisam aprender com os esquerdopatas.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • W

              Wilson Wistuba

              25/11/2020 14:49:59

              Excelente texto! Você usa uma linha pensamento filosófico muito próxima a qual eu acredito, que, não enxerga os seres humanos como pretos ou brancos mas sim como cinzas. Ninguém é um ser humano bonzinho que vive em virtude plena. Pondé fala bastante disso em textos e vídeos. Alguns autores de História como Eduardo Bueno e jornalistas como Leandro Narloch publicaram livros sobre personagens do Brasil com essa base. O ser humano de 2020 ainda acredita em mocinho e vilão e de forma surpreendente a geração mais nova está se tornando inapta para lidar com a verdade do cinza

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • W

                Wilson Wistuba

                25/11/2020 14:49:18

                Excelente texto! Você usa uma linha pensamento filosófico muito próxima a qual eu acredito, que, não enxerga os seres humanos como pretos ou brancos mas sim como cinzas. Ninguém é um ser humano bonzinho que vive em virtude plena. Pondé fala bastante disso em textos e vídeos. Alguns autores de História como Eduardo Bueno e jornalistas como Leandro Narloch publicaram livros sobre personagens do Brasil com essa base. O ser humano de 2020 ainda acredita em mocinho e vilão e de forma surpreendente a geração mais nova está se tornando inapta para lidar com a verdade do cinza....

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • P

                  Philipe Spier

                  25/11/2020 14:47:10

                  Excelente texto!!!! O erro é intrínseco ao ser humano, não existe ideologia com o monopólio da virtude!!!!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Carlos Alberto da Silva Lopes

                    25/11/2020 12:29:53

                    O "humor" para essa gente é apenas uma ferramenta. São asquerosos.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Correa

                      25/11/2020 11:53:58

                      Parabéns, Madeleine, excelente texto. Desnudou completamente essa corja chamada Porta dos Fundos. Indiara, parabéns, pela serenidade com que tratou esta ofensa machista.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        Carneiro

                        25/11/2020 11:53:08

                        Parabéns Madeleine, seu texto é simplesmente sensacional, reflete a realidade do passapanismo, esta é uma matéria de respeito. Este canal do Porta já passou dos limites aceitáveis e tentam postar goela abaixo uma opinião ou "humor" (que deixou de ter a muito tempo) desacerbado, para que achemos graça ou compartilhe dando ibope, Porchat se passa de santo, Duvivier o Politicamente correto, seus produtores são uns santos, Sleeping não passa da segunda página... Eles sim são a piada...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          Jim Kirk

                          25/11/2020 11:07:47

                          Excelente texto! E votei no Novo sim! E fiquei feliz pela eleição da Indiara sim!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Cel Vamilton

                            25/11/2020 10:55:42

                            Nosssaaaa!!!!! O Sleeping Giants condenou o vídeo? Sério? Vc poderia me dizer quem é Sleeping Giants? Estou ansioso!!!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              ROSI LOPES

                              25/11/2020 9:27:58

                              Deixa eu entender o Sleeping Giants. Diz sutilmente apenas que vídeo machista e nada contra seus produtores?. Fosse uma produção da Direita, seriam atacados de machistas e o constrangimento de botar terror a empresas para boicote estaria até hoje em plena atuação, obtendo êxito.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Ayrton

                                25/11/2020 1:30:12

                                Esse episódio e o texto mostram que a cultura do cancelamento é uma "truculência de bando", autoritária, intolerante, incoerente e hipócrita. Com acerto, a imprensa está expondo e cobrando coerência do grupo. Mas eu tenho sentido falta de alguém falando da liberdade de expressão. Meu sonho não é viver numa cultura do cancelamento "coerente", que ataque esquerda e direita com a mesma virulência, mas superar essa cultura autoritária e coletivista.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • L

                                  LB_Bravo

                                  25/11/2020 13:32:56

                                  Perfeito!! Tenho visto surgir o mimimi do mimimi. As pessoas estão cobrando coerência na crítica (o que não está, em si, errado), mas na verdade, em um mundo realmente livre e desenvolvido, cada pessoa faria sua avaliação individual do que consome, sem esses movimentos manipuladores de manada.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • O

                                ODAIR FERNANDES AGUIAR FILHO

                                24/11/2020 22:52:56

                                Excelente artigo. Parabéns. Sigo suas colunas a pouco tempo mas só tenho tido admiração pelo que escreve.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  LB_Bravo

                                  24/11/2020 22:34:39

                                  Excelente trabalho de análise das respostas. Minha única ressalva é qto a insurgência contra a peça, em si. Sempre me diante de uma argumentação: qual é o ponto? No caso, o ponto de Madeleine, me parece, é que há humor que deve ser superado, esquecido. Em tese, posso até concordar, mas na prática qq um que se erija à posição de dizer qual assunto pode ser abordado e qual não estará agindo como um sensor. Eu, como entusiasta do NOVO e defensor da liberdade de expressão e pensamento, só tenho a dizer q, de fato, a personagem não parodia a Indianara; q as referências ao partido são desconexas e q o episódio é absolutamente s/ graça. No mais, eles podem continuar dizendo o que quiserem.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    Julio

                                    24/11/2020 22:12:48

                                    Infelizmente assim como no caso de Carrefour tem movimentos querendo se aproveitar da situação. Os Esquerdistas esperando anciosos para a polícia dizer que a morte no Carrefour foi racismo, para eles ecoarem seus gritos falsos de apoio aos negros. E no caso da porta dos fundos tem Bolsonarista agora se aproveitando. Antes do vídeo, o Partido Novo para os Bolsonaristas era a nova esquerda, agora eles vão servir de algo. Parabéns pelo texto, demonstrou como é o pensamento dos radicais, eles sempre justificam seus atos e os alienados acreditam.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • V

                                      Viviane Carvalho Otoni

                                      24/11/2020 22:08:51

                                      Madá, adorei o texto. Aliás, foi teu posicionamento esclarecedor nesta questão que me fez hoje assinar este veículo que sofre ataques de cancelamentos de ads movida pelos passapanistas. Tentam enfraquecer o veículo por dar voz a opiniões discordantes e que não necessariamente são a sua opiniao propriamente.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Mateus

                                        24/11/2020 21:37:43

                                        Nota 10... texto impecável!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • L

                                          Luiz

                                          24/11/2020 21:22:04

                                          Parabénd pela abordagem ampla e não radicalizada deste assunto atual e fundamental para o entendimento global entre as pessoas ... Um manual de orientacão completo

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • P

                                            Paulo Augusto Daschevi

                                            24/11/2020 20:27:17

                                            Excelente texto!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              Jean Sander Gonçalves

                                              24/11/2020 20:14:45

                                              Muito bom texto, talvez tenhamos que lidar com estupro Desculposo, acusações Desculposas, violações a dignidade Desculposas, é só fazer pseudo pedido de Desculpas e vamos prá próxima Piada infame. Vergonha deste humor lacrador.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • P

                                                Patrícia Loureiro de Gouveia

                                                24/11/2020 19:48:40

                                                Texto Excelente!!! Seu trabalho fica melhor a cada dia que passa!!!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • P

                                                  Paulo César de Castro Silveira

                                                  24/11/2020 19:41:04

                                                  Você não deixa machista dar a versão dele. Você tem uma visão feminista do que seria o machismo.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • J

                                                    JOÃOT

                                                    24/11/2020 21:34:43

                                                    vai procurar sua turma, cara!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • E

                                                  e-leitor.

                                                  24/11/2020 19:22:06

                                                  Madeleine, que trabalho incrível de análise argumentativa você fez. Esse tipo de trabalho é essencialíssimo nos temas envolvendo política e ideologia (como este prório que você explicou), porque o discurso é... tudo! Meus parabéns.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • A

                                                    Arthur Ant

                                                    24/11/2020 19:07:10

                                                    Na vida real, há humor, amor, tropeços e redenção. Inclusive há militância real, aquela que é feita para mudar as coisas até não ser mais necessária. Belo fechamento. Não sei se me afobei, ou não, mas tive que reler alguns trechos por achar meio confusos. Bem, também não sou nenhum leitor perspicaz, muito menos escritor. Parabéns.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • L

                                                      LB_Bravo

                                                      24/11/2020 22:21:05

                                                      O texto é difícil mesmo em razão da análise analítica da estrutura das respostas. Mas não se sinta mal. Estamos juntos na necessidade de reler alguns trechos... rsrs

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    Caio Martins Fonte Pereira

                                                    24/11/2020 19:04:50

                                                    Gostei

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • J

                                                      JOSE CARLOS FERRARO FERRARO

                                                      24/11/2020 19:03:56

                                                      Porta dos fundos ...vergonha...

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        Joaquim

                                                        24/11/2020 18:59:32

                                                        Não me interessa nem um pouco saber o que esses devasssos falam sobre Jesus Cristo. Inclusive cancelei minha assinatura da SKY devido a essa palhaçada desse babaca que participa dessa tal bobagem porta dos fundos. A França está sobre constantes atentados por excesso de liberdade concedidos aos idiotas que gostam de satirizar as religiões.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • E

                                                          Emerson

                                                          24/11/2020 18:32:41

                                                          Tudo o que menos precisamos em tempos de tantas desgraças e pandemias é de tais pandemônios problemáticos. Na ausência total de coisas melhores para fazer resolvem tirar graça da religião alheia ou de personalidades políticas.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          Fim dos comentários.