• Carregando...

Começo pedindo desculpas. Não consegui, infelizmente, apurar quem é o gênio criativo por trás de uma das mais belas peças do nosso cancioneiro popular, o Rap do Rodrigo Maia. Levo longos dias curiosa. Aguardo uma resposta da produção do Programa do Ratinho, pois tenho alguns suspeitos e, quem sabe, nos concedam um exame de DNA. Talvez você não saiba do que se trata. Vou explicar com todos os detalhes porque eu vi, não tenho como desver, então vou obrigar todo mundo a ver isso também.

O vídeo começou a circular nas redes sociais semana passada e obviamente chamou a atenção dos jornalistas. Muitos publicaram que, de saída da presidência da Câmara, Rodrigo Maia lançou um vídeo em homenagem a si próprio. Pura maldade, não imagino que um político brasileiro seria capaz disso. O próprio deputado disse depois que nem fez nem autorizou o vídeo. Deve ser um fã.

Jornalistas maldosos, exatamente os mesmos que perseguem impiedosamente o presidente Bolsonaro e apoiaram o golpe de 2016 contra a presidenta Dilma, têm outra versão. Segundo eles, o próprio deputado teria postado o vídeo e depois apagado devido à repercussão negativa. Impossível acreditar. Qual é a fonte primária de informação deles? Muito mais plausível a versão que pessoas próximas ao presidente da Câmara tem dito em off aos jornalistas, mas isso a mídia não mostra. Deve ser uma produtora que quer ser contratada por Rodrigo Maia e então fez esse presente de forma apócrifa.

Passada mais de uma semana, ainda não se sabe quem é o autor da obra de arte. A minha curiosidade não tem nada com política, mas com arte. Desde o jingle feito por Latino para a pré-campanha de Flávio Rocha à presidência da República eu não via uma peça política dessa qualidade. Intitulada "Ou Vai Ou Rocha", a música tinha potencial para entrar no panteão sagrado em que estão a vassourinha de Jânio Quadros, o Lulalá de Carlito Maia, e o Eeeeeeymael um democrata cristão.

São tantos os escândalos bizarros que o Rap do Rodrigo Maia simplesmente não recebeu todos os holofotes que merece. Seria da autoria de Latino, o único músico brasileiro capaz de uma obra dessa magnitude? Teria sido feito por algum ardoroso fã do presidente da Câmara dos Deputados? Óbvio que não foi feito o a pedido dele nem pela equipe da TV Câmara nem com verba pública. Estamos na boca da eleição para a presidência da Câmara. Terminaremos a era Rodrigo Maia sem saber quem é o artista?

Confesso que não entendo muito de música. Fiz várias tentativas infrutíferas de aprender a tocar um instrumento direito. Talvez você entenda mais de música do que eu e possa ajudar a desvendar esse mistério. O Brasil está perdendo muito ao não saber quem é esse talento por trás do Rap do Rodrigo Maia. Faço questão de transcrever para facilitar a vida dos letristas que possam me ajudar na busca por esta jóia anônima da Música Popular Brasileira.

RAP DO RODRIGO MAIA (autoria desconhecida)

Essa história eu vou contar prá vocês
De um homem com um sonho em 2016
E, quando eleito, um compromisso ele assumiu
De devolver a independência ao parlamento do Brasil

Você precisa conhecer o seu legado
O que Rodrigo construiu com cada deputado
Você precisa conhecer o seu legado
Rodrigo Maia é brasileiro, irmão
Muito obrigado!

Combateu o desperdício e incentivou a doação
Para matar a fome dos vulneráveis da nação
Protegeu nossa floresta do desastre ambiental
Saneamento sem lixão com novo marco legal

Defendeu e aprovou a nova lei da Previdência
Que cortou os privilégios e aumentou a eficiência
Enfrentou muita pressão e o Congresso resistiu
Esse foi o parlamento que o Rodrigo presidiu uhuuuuu

Você precisa conhecer o seu legado
O que Rodrigo construiu com cada deputado
Você precisa conhecer o seu legado
Rodrigo Maia é brasileiro, irmão
Muito obrigado!


Teve coragem para enfrentar a pandemia
E aprovou projetos para manter o emprego e a economia
Aprovou e trouxe verba para nossos hospitais
E, para milhões de brasileiros, 600 reais

Mesmo com alguns negando essa calamidade
Que não poupou milhões de vidas de nenhuma idade
Mas Rodrigo é pró-ciência, está do nosso lado
Garantimos a vacina, agora estamos saaaaalvos!

Você precisa conhecer o seu legado
O que Rodrigo construiu com cada deputado
Você precisa conhecer o seu legado
Rodrigo Maia é brasileiro, irmão
Muito obrigado!

Quer saber uma coisa mais secreta que o Rap do Rodrigo Maia? Em quem cada deputado vai votar para a presidência da Câmara. Ainda temos o voto secreto para este tema. A justificativa é uma tecnicalidade daquelas de linha fina, difícil de explicar e mais ainda de entender. Os advogados Ronan Botelho e Emanuel Grillo entraram com uma ação no STF pedindo o voto aberto. Está nas mãos do ministro Barroso.

São muitos os anônimos ilustres dessa pátria de chuteiras. Mas o show tem que continuar. Se não sabemos quem é o artista que criou o Rap do Rodrigo Maia nem em quem cada deputado realmente votará para presidente da Câmara, poderemos avaliar a obra do ministro Barroso. Irá pautar o tema a tempo da eleição? Como irá votar? Como decidirá o STF? Nós não temos Três Poderes, temos a Sétima Arte em todo seu esplendor.

Falando em cinema, São Paulo nos deu um artista que representa a dramaturgia na Câmara dos Deputados, Alexandre Frota. Hoje, ele resolveu lançar a própria candidatura à presidência da casa com uma entrevista coletiva à imprensa. Ninguém sabe se tem chances reais ou se pretende ganhar. A versão do deputado é que se trata de uma candidatura de protesto contra o governo de Jair Bolsonaro. Assim que as câmeras foram ligadas, o parlamentar começou a distribuir leite condensado para os jornalistas. Termino com o vídeo que registra este momento solene do nosso parlamento. Depois dele, são inúteis as palavras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]